Buscar

Projeto Empresarial

Prévia do material em texto

26
UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL ADMINISTRAÇÃO
ANDREZA MIRANDA FIUZA FIGUEIREDO
FRANCISCO FILIPE DE SOUZA
 ISAÍAS SAMPAIO PINHEIRO DE ALMEIDA 
LIBIA SOARES ALGARVE
NATANAEL LOPES ARAUJO
NATANEL PENA
REGIANE ANDRADE DE OLIVEIRA
 
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL
2021
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
ANDREZA MIRANDA FIUZA FIGUEIREDO
FRANCISCO FILIPE DE SOUZA
ISAÍAS SAMPAIO PINHEIRO DE ALMEIDA 
LIBIA SOARES ALGARVE
NATANAEL LOPES ARAUJO
NATANAEL PENA
REGIANE ANDRADE DE OLIVEIRA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Empresarial, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutores: Gabriele Carvalho e Marcio Francisco.
2021
RESUMO
Neste trabalho objetiva-se mostrar os preditores da felicidade no trabalho e como eles se manifestam na percepção de trabalhadores. Entende-se que a felicidade no trabalho está relacionada às três dimensões: bem-estar psicológico, considerada a partir das categorias realização e expressividade; bem-estar subjetivo que engloba os afetos positivos e negativos e a satisfação com a vida; e bem estar no trabalho, que é conceituada como a prevalência de emoções positivas e a percepção do indivíduo de que o seu trabalho expressa, realiza e desenvolve suas habilidades, avançando em direção ao alcance de suas metas de vida. O presente trabalho será desenvolvido por uma abordagem bibliográfica e pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionário na intenção de conhecer melhor e identificar a temática como preponderante no bem estar de uma empresa. A metodologia será aplicada através do método dedutivo e uma pesquisa qualitativa descritiva.
Palavras-chave: Felicidade, trabalho, bem-estar no trabalho, bem-estar psicológico, bem-estar subjetivo.
SUMÁRIO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................05
2. FELICIDADE...................................................................................................06
3. FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO..............................................07
4. FIB INDIVIDUAL.............................................................................................09
5. NUVEM DE PALAVRAS.................................................................................24
6. CONCLUSÃO..................................................................................................25
REFERÊNCIAS...............................................................................................27
1. INTRODUÇÃO
	Este projeto tem como propósito analisar a felicidade no ambiente de trabalho bem como no contexto de vida geral, observando os benefícios que a mesma pode trazer para o desenvolvimento do ser humano.
	Dessa forma, pode-se definir a felicidade como apenas uma autorealização? Não! A felicidade é muito mais que isso. Ser feliz é ter várias autorrealizações, mesmo não sendo o que as pessoas pediram. Antes, nem todo mundo podia ter saúde, família, comida na mesa, uma habitação para poder descansar, ter um emprego e, principalmente, ter uma vida. Durante a pandemia, a felicidade e a vida mostrou-se sinônimos a todos. Ser feliz era estar vivo, não importando se você perdeu uma parte do pulmão, uma parte da circulação sanguínea no coração ou alguns poucos nervos cerebrais para COVID-19. O primordial era conseguir sair do leito de UTI, no caso dos doentes, independente das limitações, e manter-se vivo, para aqueles que não ficaram doentes ou tiveram sintomas leves. 
	O objetivo geral desse trabalho é entender o significado da felicidade de acordo com o ponto de vista de cada componente da equipe, tendo como questão norteadora a definição de felicidade não apenas como uma autorrealização. Para cumprir tal objetivo, será realizado um levantamento bibliográfico e pessoal do significado da felicidade de maneira geral, abordando o ponto de vista de cada integrante da equipe, bem como de autores que falam sobre o tema.
	Em seguida, será realizada uma análise da felicidade no mercado de trabalho. A abordagem será feita de acordo com a vivência dos componentes do grupo. 
	Para finalizar, serão apresentadas as tabelas FIB (Felicidade Interna Bruta) de cada membro da equipe. Essa tabela é uma integração dos desenvolvimentos materiais, espirituais e culturais dos indivíduos que dará origem a nuvem de palavras.
2. FELICIDADE
Nos dias de hoje, felicidade se resume em bem estar e saúde, tanto física como mental. A felicidade é um estado adorável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo, tendo ainda o significado de bem estar espiritual ou paz interior.
Felicidade é encarar as dificuldades como uma oportunidade, são atitudes que nos proporcionam felicidade, afinal o tentar é a busca do melhor para nós mesmos, estando a qualidade de vida diretamente interligada a felicidade. Felicidade é compartilhar o tempo junto com quem amamos ao nosso lado.
Segundo Tal Ben Shahar (Revista Veja São Paulo Nov.2018) “O Professor da Felicidade” a felicidade não depende de conquistas e nem de dinheiro, o que contribui para a felicidade são relacionamentos. 
Felicidade é estar e sentir-se bem consigo e com o próximo, é ter Deus no coração, o qual a cada dia nos dá uma nova chance de sermos pessoas melhores. E para aqueles que não acreditam em Deus, a felicidade pode estar ligada a seus princípios, atos e crenças. 
Segundo Cortella (2019), a felicidade é um desejo permanente, mas uma ocorrência eventual. Sendo assim, não somos felizes o tempo todo, mas vivemos/temos momentos felizes. Dessa forma, a vida deve ser vivida intensamente, aproveitando cada dia como se fosse o último, entendendo que vida é cheia de surpresas e que podemos lidar com elas de forma leve. 
Amor, paz, alegria, satisfação, são um conjunto de sentimentos. Ser uma pessoa feliz não é sorrir todos os minutos do dia, mas saber saborear a presença na hora do sorriso vendeiro, da alegria presente na potência da vida. A felicidade também é estar presente ao saber vivenciar os momentos não tão felizes que fazem parte da vida.
Encontramo-nos em meio a uma pandemia que a mais de um ano nos assusta e nos deixa amedrontados com tantas informações e com tantas pessoas ao nosso redor perdendo suas vidas, mas em tempos difíceis aprendemos que precisamos de pouco para ser feliz. Estar ao lado das pessoas que amamos, aproveitar o nosso lar, os pequenos momentos, entender as perdas, lidar com os conflitos internos, sermos felizes da maneira que é possível. A felicidade inclui adaptações.
Felicidade também inclui a ideia de uma vida autêntica (…) e autenticidade descreve o ato de obter gratificação e emoção positiva através do exercício das próprias forças pessoais, que são caminhos naturais e permanentes para a gratificação.” (Seligman, 2004, p. 288).
Seligman (2004) ainda sugere que quando as pessoas estão mais felizes, maior é sua resistência a dor, melhora sua saúde, convivência e sua qualidade de vida.
A felicidade pode ser definida como uma combinação de satisfação que uma pessoa tem com a sua vida pessoal e profissional (família, casal, trabalho). Segundo Karnal (2019), a felicidade é um exercício e não uma meta prática é uma decisão.
Vivemos na constante busca da felicidade e é essa busca que nos permite lutar por dias melhores.
 3. FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
	A satisfação em realizar as atividades do dia a dia nos proporciona motivação de crescimento na carreira. Felicidade no mercado de trabalho se resume em um conjunto de sentimentos, emoções e percepções que define, se nos sentimos bem com o que fazemos todos os dias durante todo o expediente.
	Passamos a maior parte de nossos dias no trabalho e neste período, caso não haja prazer em desenvolver as atividades, nãoseremos satisfeitos com nós mesmo, cada minuto torna-se um sacrifício. 
	O ambiente de trabalho deve ser agradável, amistoso e sem competições; que haja condições para execução do trabalho e dê oportunidades para o crescimento profissional dos colaboradores; que haja um plano de carreira que incentive a evolução do profissional; que o profissional seja reconhecido pelo seu trabalho e não por amizades; ser bem remunerado e com benefícios que o incentive a acordar todos os dias para mais um dia de trabalho.
	Felicidade no ambiente de trabalho pode ser descrita em três sentimentos:
· Entusiasmo: É um estado de energia elevada que incentiva as pessoas a criar e buscar a inovação, mobilizando esforços em equipe.
· Interesse: É o que define o foco do trabalho, ajudando a manter o comprometimento com as tarefas e a responsabilidade com o objetivo do negócio.
· Contentamento: É uma emoção subjetiva, que se traduz na satisfação em fazer um bom trabalho e orgulho do trabalho com um todo.
	Pessoas infelizes produzem menos, o que resulta de forma negativa para os números da empresa e assim aumentam os números de turnover, absenteísmo e a eficácia despencam, a saúde sente o peso do estresse e os resultados nem sempre são os desejados. O bem-estar das pessoas, tanto na vida pessoal, como dentro da empresa, reflete na produtividade.
	A contratação de profissionais que se alinham a cultura e valores da empresa é uma realidade. Quando um colaborador é contratado e seus princípios são alinhados aos da empresa, gera uma cadeia de profissionais de atitude, cada vez mais compatíveis com que a empresa busca. 
	É muito difícil encontrar felicidade no trabalho se a cultura da empresa não é bem aceita. Hoje contratar pessoas só por competências já não basta, é preciso avaliar atitudes, comportamentos e conduta de vida do profissional, se o colaborador gosta do que faz e se sente motivado, acaba se sentindo bem em estar naquele local, logo as atitudes serão refletidas nas ações. Pensando no bem-estar e a satisfação dos colaboradores a empresa poderá alcançar excelentes resultados.
4. FIB INDIVIDUAL
Após o disposto durante o andamento do trabalho, serão apresentadas as tabelas FIB (Felicidade Interna Bruta) de cada membro da equipe. Essa tabela é uma integração dos desenvolvimentos materiais, espirituais e culturais dos indivíduos. Assim, ela se baseia em nove variáveis: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e, por último, padrão de vida.
Tabela 1 – Andreza Miranda Fiuza Figueiredo
Fonte: Andreza Miranda Fiuza Figueiredo; 2021
Gráfico 1 – Andreza Miranda Fiuza Figueiredo 
Fonte: Andreza Miranda Fiuza Figueiredo; 2021
Tabela 2 – Francisco Filipe De Souza
Fonte: Francisco Filipe De Souza; 2021
Gráfico 2 – Francisco Filipe De Souza
Fonte: Francisco Filipe De Souza; 2021
Tabela 3 – Isaias Sampaio Pinheiro De Almeida  
Fonte: Isaias Sampaio Pinheiro De Almeida; 2021
Gráfico 3 – Isaias Sampaio Pinheiro De Almeida  
Fonte: Isaias Sampaio Pinheiro De Almeida; 2021
Tabela 4 – Libia Soares Algarve
Fonte: Libia Soares Algarve; 2021
Gráfico 4: Libia Soares Algarve
Fonte: Libia Soares Algarve; 2021
Tabela 5 – Natanael Lopes Araujo
Fonte: Natanael Lopes Araujo; 2021
Gráfico 5 – Natanael Lopes Araujo
Fonte: Natanael Lopes Araujo; 2021
Tabela 6 - Regiane Andrade De Oliveira
Fonte: Regiane Andrade De Oliveira; 2021
Gráfico 6 - Regiane Andrade De Oliveira 
Fonte: Regiane Andrade De Oliveira; 2021
 
Tabela 7 - Natanael Pena
Fonte: Natanael Pena; 2021
Gráfico 7: Natanael Pena
Fonte: Natanael Pena; 2021
5. NUVEM DE PALAVRAS
Apresentamos agora a nuvem de palavras, uma representação gráfica do valor das palavras, onde podemos observar a sinergia do grupo e como nós sentimos em relação a definição da felicidade em um contexto geral.
No que diz respeito aos termos que melhor representam o que é felicidade para o grupo, a partir da nuvem de palavras na Figura 1, é possível observar claramente a palavra FAMÍLIA se destacando no grupo.
Figura 1: Nuvem de Palavras
CONCLUSÃO
Este trabalho teve como objetivo principal entender o significado da felicidade de acordo com o ponto de vista de cada componente da equipe, tendo como questão norteadora a definição de felicidade não apenas como uma autorrealização. Para isso, foi realizado um breve estudo sobre a felicidade no contexto de vida geral, abordando seu significado de diversas formas.
Através desse estudo, pode-se perceber que todo ser humano busca a felicidade e a tem como uma motivação/combustível para trabalhar, juntar dinheiro, estudar, viajar, dar e receber afeto, ter sucesso, entre outra coisa. Salienta-se que para o ser humano a felicidade poderia ser algo permanente, porém ao contrário disso, podemos afirmar que a maioria das pessoas já alcançaram algum momento de felicidade, fazendo desse sentimento algo eventual e não duradouro, para sempre.
De acordo com as tabelas FIB do grupo, a felicidade está baseada na família, na fé em Deus e no dinheiro. 
	Para tanto, quando tratamos sobre a felicidade no ambiente de trabalho, percebemos que essa é medida de acordo com alguns requisitos pessoais. Para alguns, a felicidade no mercado de trabalho se resume em um conjunto de sentimentos, emoções e percepções que define se nos sentimos bem com o que fazemos todos os dias durante todo o expediente. Para outros, a felicidade vai além dos sentimentos. A mesma está relacionada a motivação, a um plano de carreira, ao reconhecimento do trabalhado feito, ao ambiente, ao líder ou chefe e até mesmo a remuneração.
	Por outro lado, percebe-se que se o indivíduo trabalha feliz, ele desenvolve suas atividades de forma mais produtiva. Um ambiente profissional que possibilita condições de trabalho dignas tem como base a justiça e o respeito, a motivação para realizações profissionais e pessoais, a valorização dos colaboradores e principalmente o orgulho por fazer parte daquela organização.
Por fim, concluímos que a busca pela felicidade é algo eterno independente do ambiente de análise. A felicidade é uma experiência individual, logo o que é bom para um pode ser ruim para o outro. Cada ser humano escolhe ser feliz ou não, sendo que, ter um bom ambiente de trabalho é um ponto de partida importante para o desenvolvimento de todos nós.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Regis Rodrigues de. FIB-Felicidade Interna Bruta. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fibfelicidade-interna-bruta.htm>. Acesso em: 15 de abril de 2021.
CALAÇA, Caroline. Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Titulo da matéria: Felicidade no trabalho. Disponível em: Felicidade no trabalho - Portal Carreira & Sucesso (catho.com.br) .2011. Acesso: 14 de abril de 2021.
CORTELLA, Mario Sergio, Felicidades Modo de UsarEditora Planeta do Brasil- São Paulo, pg 15, 2019.
Criação nuvem de palavras. Disponível em: <https://wordart.com/create>. Disponível em: https://wordart.com/create. Acesso em 17 de abril de 2021.
Karnal, Leandro, Felicidades Modo de Usar. Editora Planeta Brasil-São Paulo, p.45, 2019.
MARQUES, José Roberto. Coach e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Titulo da matéria: Felicidade no trabalho. Disponível em: Felicidade no trabalho - Portal Carreira & Sucesso (catho.com.br) . 2011. Acesso: 14 de abril 2021
PEDERIVA, Mateus de Oliveira. Coordenador de Compras – Drogaria Americana LTDA. Titulo da matéria: Felicidade no trabalho. Minas Gerais: Varginha, abril 2021.
SIQUEIRA, DALVANA. Compradora HB – Drogaria Americana LTDA. Titulo da matéria: Felicidade no trabalho. Minas Gerais: Varginha, abril 2021.
SOUZA, Francisco Filipe de. Comprador – Drogaria Americana LTDA. Titulo da matéria: Felicidade no trabalho. Minas Gerais: Varginha, abril 2021.
SELIGMAN, M. E. P., STEEN, T. A., PARK, N., & PETERSON, C. Positive Psychology Progress; empirical validation of Intervention. American Psychological Association, n. 5, vol. 60, p. 410-421, 2005.
TalBen Shahar “O Professor da Felicidade”-Revista Veja São Paulo(2018). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JYX_W6FhlOw-Nov.2018. Acesso em: 11 de março de 2021.

Continue navegando

Outros materiais