Buscar

Socialização Paper Politicas Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Constituição Federal de 1988 representou um marco para as políticas sociais ao estabelecer um modelo de seguridade social baseado no tripé: saúde, previdência e assistência social. Esse cenário proporcionou novos espaços de atuação do Serviço Social, bem como estabeleceu novas formas de enfrentamento das situações de vulnerabilidade social. Tendo em vista as pesquisas realizadas para a elaboração de seu paper, elabore uma reflexão a respeito das transformações nas políticas sociais após a promulgação da Constituição de Federal de 1988. ( * Máximo 4000 caracteres )
Antes da Constituição Federal de 1988, as políticas sociais do Brasil eram resultado de ações desconectas e fragmentadas. Somente quem era trabalhador com carteira assinada tinha acesso aos serviços de saúde e previdência. A Constituição Federal de 1988, Constituição Cidadã ou ainda Carta Magna do Brasil, foi um importante marco na conquista dos direitos sociais que são: educação, saúde, trabalho, segurança, previdência social , proteção a maternidade e a infância, assistência aos desamparados, e na inclusão da população no sistema público de seguridade social, o Tripé da Seguridade Social (Saúde , Previdência e Assistência Social). Após a sua promulgação as mesmas passaram a ter reconhecimento de política social, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços básicos, buscando prover os mínimos para sobrevivência na busca pela redução das desigualdades sociais e de uma vida digna para os cidadãos.
2.	A noção de cidadania é essencial para a compreensão das políticas sociais no âmbito da seguridade social. Destaca-se nesse contexto o artigo 194 da Constituição Federal de 1988 que dispõe no Capítulo II sobre a seguridade social e assegura direitos à saúde, à previdência e à assistência social. Contudo, a realidade mostra que no decorrer do percurso histórico o texto da lei não foi efetivado em sua totalidade. Partindo desse pressuposto e das pesquisas que resultaram na produção de seu paper, elabore uma reflexão a respeito dos entraves para as efetivação da políticas sociais e a garantia do status de cidadão para todos os brasileiros. ( * Máximo 4000 caracteres )

Outros materiais