Buscar

A1 - KAIQUE NOVAES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E
CULTURA BRASILEIRA 		KAIQUE NOVAES
Matéria: ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 
Atividade A1
ATIVIDADE A1
A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
KAIQUE VINICIUS DOS SANTOS NOVAES
Quando paramos para analisar os elementos de nossa cultura, podemos ter uma explosão de pensamentos e ideias, pois se tem uma coisa que o Brasil é rico, é na cultura.
A formação cultural brasileira resultou da integração de elementos das culturais indígenas, do português colonizador, do negro africano m como também de diversos imigrantes. Se formos analisar os costumes trazidos, já existentes e formados de nossas etnias, temos diversos hábitos, como: culinários, musicais, dança, religiões, festas.
Foram muitas as contribuições de ambas as etnias. Por parte dos índios, tivemos o vocabulário, com diversas expressões e termos indígenas usados até o atual e presente momento, a culinária típica ainda muito usada, como a mandioca o tucupi, a tacaca e a maniçoba, as histórias e lendas folclóricas que ainda se propagam de gerações a gerações sem dizer os métodos de sobrevivência de pesca. 
Os Africanos trazidos para serem escravizados, trouxeram uma enorme e rica variedade de características culturais que ainda vivem nos tempos atuais, a tão conhecida “cultura Afro-Brasileira. Suas tradicionais festas com instrumentos musicais originários, vestes típicas em total distinção dos portugueses e índios, dialetos Afros e os tão marcantes ritos religiosos com o candomblé, umbanda e o xangô. Os Portugueses trouxeram a maior e mais usada característica. Influenciada pela língua dos colonizadores da terra mãe, a língua também implantada e utilizada, é o Português. Os colonizadores do Brasil tiveram grande influência e quase todas as características culturas implantas e até hoje utilizada, o catolicismo que compõe em 64,6% dos brasileiros, as construções, cidadelas e os meios de agricultura típicos de Portugal, além das histórias folclóricas que também se prolongam pelos tempos e a organização de interesses no ponto político já trazida e desenvolvida nessa época.
 É sabido que a identidade cultural de um determinado lugar ocorre através de sua construção social, e ao passar dos tempos a identidade cultural, evolui e tem novas identidades, diferentes contextos constroem e reformulam uma identificação cultural, onde uma cultura dialoga com a outra e criam um determinado modo de vida, mas como bem levantado acima, muitos desse hábitos ainda se encontram vivos, fazendo com que haja diferentes posicionamentos filosóficos e socioculturais. Algumas culturas são muito distintas das outras, determinadas características até extremas umas das outras. De conflito a isso a sociedade ainda mantem sua identidade cultural em evolução, pois ainda podemos nos deparar com situações ocorridas na era colonial ainda acontecendo de maneira negativa, como o racismo e o escravismo, tais circunstancias hoje vista como crime. Muito embora, alguns fatos convergem para uma positiva em construtiva identidade cultural, como as festas folclóricas, o carnaval e a crença, independente da fé religiosa.

Continue navegando