Buscar

Business Intelligence

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Business Intelligence
O que é BI Business Intelligence?
Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. Assim, o objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos.
Basicamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.
Quais são os pilares Business Intelligence?
· Coleta de dados: no primeiro momento, todas as informações e dados da empresa são coletados e analisados. São determinadas características como produtividade; oportunidades; reputação etc.
· Organização e análise: os dados e informações recolhidos e analisados são organizados em bancos de dados. Para facilitar a visualização dos gestores, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas.
· Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.
Diferença entre Business Intelligence e Big Data?
· Big Data (acúmulo de dados)
Com a inovação digital e a enorme quantidade de dados que a tecnologia permite ser trocados, essas milhares de informações e dados são analisados por especialistas de data science. Eles procuram achar correlações entre esses dados que, sozinhos, não têm utilidade, mas que juntos podem trazer diversos benefícios para as organizações.
Os dados podem vir de diversos canais: sites, blogs, redes sociais, ferramentas, apps, vídeos, áudios, imagens etc.
· Business Intelligence (Inteligência empresarial)
O BI, no entanto, surge como o próximo passo do Big Data. Utilizando-se dos dados estruturados, o Business Intelligence ajuda a compreender a base de dados do negócio, orientando os envolvidos nas melhores estratégias a serem tomadas.
O BI estrutura as informações – essas que, geralmente, já fazem sentido e se comunicam entre si, refina, avalia e as orientam estrategicamente para aumentar a competitividade.
Ou seja, o ideal é utilizar os dois conceitos para entender de forma mais profunda e clara como os dados podem atrapalhar ou ajudar sua empresa. Além disso, é interessante utilizar o BI após o Big Data para se ter mais compreensão da relação entre os dados, até mesmo para talvez mudar o caminho proposto pela correlação das informações.

Continue navegando