Buscar

NOÇÕES SOBRE O SISTEMA UNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA - Atividade Unidade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão: A Lei 13.675/18 institui o Sistema Único de Segurança Pública e, segundo o artigo 1°, tem “a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade” (BRASIL, 2018).
Dessa forma, as políticas públicas podem ser tratadas como um instrumento de efetivação desses direitos, objetivando o bem estar de todos. Com base no conteúdo estudado desta Unidade, defina o que é Política Pública de promoção humana e de que forma as ações preventivas, na área da segurança pública e em outras áreas, podem contribuir com o combate à violência. As ações preventivas têm efetivado os direitos previstos no Sistema Único de Segurança Pública?
Resposta: As Políticas Públicas são um conjunto de atos e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade. Dito de tal maneira, as Políticas Públicas são a conjunto de ações, metas e planos que os governos sejam eles, nacionais, estaduais e municipais, traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Portanto, consistem em mecanismo importante para a promoção humana, para a satisfação de necessidades humanas, sendo que, não havendo a formulação e implementação de tais políticas, haverá a influência (negativa) do mercado de consumo. Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se divulgar de forma integral e amplamente. Sobre os direitos previstos no Sistema Único de Segurança Pública, não creio que estão surtindo efeito ou saindo realmente como foi planejado, pois estamos vivendo em uma insegurança e quem realmente tem direitos, são os que tem condições financeiras.

Continue navegando