Buscar

Avaliação Final- Comercio Exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei, mas para haver um certo controle de determinados produtos ingressando no país, o governo adota instrumentos para controlar o comércio internacional de seu país. Estes instrumentos são utilizados como forma de protecionismo através do aumento das alíquotas, impostos, taxas e demais barreiras ou estabelecendo cotas para as importações. Disserte sobre as Cotas de Importação.
FONTE: http://www.investexportbrasil.gov.br/definicao-de-importacao. Acesso em: 17 set. 2018.
Resposta esperada:
Certos produtos a serem importados são controlados pelo governo, ou seja, determinados produtos são simplesmente restritos na quantidade a serem importados. As cotas de importações tornam-se um tipo de barreira, isto é, a quantidade é limitada. Podemos mencionar a importação de carros que sofreram sobretaxas aos veículos vindos do exterior, restrições na maioria das vezes são utilizadas para proteção ao comércio interno do país. O Brasil importa veículos do México sem sofrer a cobrança do Imposto de Importação, mas somente para um determinado limite de veículos, ultrapassando esse limite a taxa é cobrada normalmente. Este controle é feito através de licenças de importação concedida pelo governo aos importadores.
2Nas comercializações de mercadorias e bens entre países, temos severas fiscalizações nas alfândegas, Receita Federal e demais órgãos competentes, respeitando as leis de cada país. Com relação às mercadorias exportadas ou importadas, o despacho aduaneiro tem a função de verificar os dados declarados pelo exportador ou importador na documentação apresentada para o desembaraço aduaneiro. Diante do exposto, disserte sobre o Despacho Aduaneiro.
Resposta esperada:
Qualquer mercadoria proveniente do exterior deve ser sujeita ao despacho aduaneiro de importação realizado com base na declaração apresentada à repartição aduaneira que detém o controle sobre a mercadoria. Através do despacho aduaneiro é verificado código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), ou seja, o código da mercadoria, como as necessidades administrativas da mercadoria perante os órgãos os governamentais responsáveis pelo comércio exterior, além da verificação da documentação observando com exatidão os dados apresentados nos processos da exportação ou importação. Após sucesso na conferencia pode se continuar com o processo de internacionalização ou nacionalização das mercadorias.

Outros materiais