Buscar

Avaliação II- Representação descritiva I - Catalogação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676286) ( peso.:1,50)
	Prova:
	33256866
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os catálogos são os instrumentos mais antigos existentes nas bibliotecas, e as notícias de seu aparecimento como um instrumento com um pouco mais de estruturação técnica, apesar de embrionárias, acompanham o trabalho realizado na Biblioteca de Alexandria, quando, na organização de seu acervo, o bibliotecário elaborou um catálogo com a descrição dos autores das obras com ordenação alfabética. Relativo aos catálogos desenvolvidos na antiguidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos, na antiguidade, representavam, em vias práticas, teóricas e técnicas, apenas uma lista arranjada simbolicamente para a organização e recuperação do acervo.
(    ) Os catálogos eram elaborados para os bibliotecários organizarem os acervos e coleções, bem como direcionados aos usuários para que estes tivessem acesso à coleção.
(    ) Estes não eram projetados para servir ao usuário para que ele pudessem recuperar a informação.
(    ) Os catálogos, na sua versão mais embrionária, não podem ser considerados um produto advindo de um processo de catalogação propriamente dito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Os estudos atuais acerca da catalogação estão voltados para readequar os catálogos ao escopo das tecnologias, mas é válido reforçar que, independentemente do suporte em que este é elaborado e disponibilizado - virtual/digital ou impresso -, na sua essência, eles continuam a desempenhar as mesmas funções. Sobre os catálogos virtuais/digitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos virtuais/digitais também são conhecidos como Catálogos em Linha.
(    ) Quando bem elaborado, oportunizam ao usuário buscar a informação com mais agilidade e rapidez.
(    ) Em decorrência do "bum" informacional com o advento da internet, a elaboração de um catálogo não é acompanhada por um controle mais rigoroso da inserção dos dados que os compõem.
(    ) Implica em um maior controle de inserção dos dados, bem como em uma maior e efetiva padronização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	O Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR) apresenta um conjunto de regras de criação e padronização de descrições bibliográficas, e a sua primeira edição foi publicada em 1967 pela American Library Association (ALA), a Canadian Library Association e a Library Association. Atualmente, encontra-se em sua segunda edição, atualizada em 2002. Referente ao AACR/AACR2, analise as sentenças a seguir:
I- Seu uso é projetado para a construção de catálogos e outras listas em geral, com a ressalva de não poder ser utilizado em bibliotecas de todos os tamanhos.
II- Em 1980, foi autorizado à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) a publicação do referido Código em língua portuguesa.
III- Suas normas abrangem a descrição bibliográfica e a oferta de pontos de acesso para diferentes tipos materiais de coleções disponibilizadas pelas bibliotecas
IV- O Código está dividido em duas partes. A primeira parte se refere à delimitação dos itens que descrevem o que está sendo catalogado e a segunda parte trata da determinação e estabelecimento dos pontos de acesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	Os catálogos, desde a sua mais famosa aparição, na Biblioteca de Alexandria, evoluíram continuamente e são amplamente utilizados para salvaguardar a representação de todas as informações das obras de um acervo e disponibilizar, de maneira adequada, diversificadas coleções aos seus usuários. Diante desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os catálogos passaram, após algumas décadas, a servir ao usuário e permitir a disseminação do conteúdo físico e temático do acervo das unidades de informação.
	 b)
	Os catálogos são os instrumentos mais antigos de bibliotecas, mas nem sempre foram projetados para usuários externos, e sim para os bibliotecários, quase que estritamente, organizarem os seus acervos.
	 c)
	A descrição temática e a descrição física de uma obra devem estar implícitas nas informações contidas em um catálogo.
	 d)
	Os catálogos possuem a função de acesso à informação ao conduzirem os usuários a encontrar uma obra apenas pela sua descrição física.
	5.
	Em 1946, a Biblioteca Nacional decide reformular seus critérios e regras de catalogação, e em 1978 um novo formato de catalogação é lançado em cenário nacional, denominado CALCO - Catálogo Legível de Computador. No que se refere ao CALCO, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Em 1996, técnicos da FGV responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do CALCO efetivaram a conversão dos registros pertencentes aos catálogos da Biblioteca Nacional para o Formato USMARC.
	 b)
	Em 1982, como a proposta de automatização do catálogo que possuía, a Biblioteca Nacional se integra ao sistema Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo o catálogo automatizado em formato MARC.
	 c)
	A biblioteconomia brasileira evoluía com a mesma intensidade que a rede Bibliodata/CALCO e por este motivo ela foi utilizada pela Biblioteca Nacional como seu principal formato até a adesão efetiva do Formato MARC 21.
	 d)
	Na época de sua implementação, em especial pela Biblioteca Nacional, o CALCO era considerado uma metodologia a ser adotada em nível nacional, com vistas à compatibilidade de normas para a troca de informações em nível internacional.
	6.
	A considerar as evoluções tecnológicas e sociais inerentes ao fluxo de produção, armazenamento, organização, disponibilização e recuperação da informação, regras e normas técnicas direcionadas para a gestão cada vez mais qualificada da informação são elaboradas e constantemente atualizadas por profissionais e estudiosos da área da biblioteconomia. Com relação aos códigos para a Representação Descritiva - Catalogação da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os códigos de catalogação dizem respeito ao conjunto de regras ou símbolos desenvolvidos para padronizar a descrição bibliográfica.
	 b)
	As regras e normativas para as escolhas dos pontos de acesso também estão presentes nos códigos de catalogação.
	 c)
	A catalogação representativa e de qualidade oportuniza uma sustentabilidade para que os catálogos se tornem de fácil acesso aos bibliotecários, não necessariamente, auxilia numa relação mais efetiva entre os recursos e os usuários da informação.
	 d)
	São instrumentos utilizados para auxiliar o bibliotecário no processo de tratamento técnico da informação.
	7.
	Os catálogos, quando elaborados no contexto das Tecnologias da Informação da Comunicação - TICs -, também permeiam os processos inerentes à Representação Descritiva - Catalogação - ditos mais tradicionais. Estes processos podem ser divididos em três principais eixos, a saber: representação formal, representação temática e authority work. No que se referem aos referidos eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Representação formal.
II- Representação temática.
III- Authority work.
(    ) Processo de decisão por parte do catalogador, cujo um dos objetivos é manter o vocabulário controlado na construção dos catálogos.
(    ) É a identificação que se refere à busca dos elementos e características que existem nos itens, bem como a descrição propriamente dita destes itens.
(    ) Tem como objetivo definir os pontos de acesso dostemas e/ou assuntos relativos ao documento.
(    ) Permite ao usuário a recuperação do item informacional a partir da identificação do conteúdo dos documentos de acordo com seus aspectos particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - II - I.
	 b)
	III - I - II - II.
	 c)
	I - II - II - III.
	 d)
	II - II - III - I.
	8.
	Os catálogos podem ser considerados, mesmo que não com as mesmas especificidades e complexidades inerentes às técnicas, regras e contextos da sociedade atual, os primeiros instrumentos para a organização e consequente recuperação da informação em uma biblioteca. Sobre os catálogos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os catálogos, mesmo na sua versão mais simplificada, como as listas e inventários produzidos na Idade Média, sempre respeitaram regras específicas de catalogação para serem elaborados.
	 b)
	Com o advento da tecnologia, os catálogos são constituídos, essencialmente, em formato digital, e, por este motivo, desempenham funções bastante distintas de quando eram impressos.
	 c)
	Os catálogos não costumam ser considerados o principal instrumento de recuperação da informação nas bibliotecas, mas, dentre várias outras possibilidades, auxiliam o usuário a localizar os livros nas estantes.
	 d)
	São direcionados ao usuário e permitem a disseminação do conteúdo físico e temático do acervo pertencente da biblioteca.
	9.
	Ao descrever a informação, condicionada pelas regras de padronização existentes nos diversos códigos já elaborados, o catalogador precisa garantir que o catálogo represente de maneira adequada todos os dados das obras contidas em seus acervos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para auxiliar o catalogador em seu trabalho, além dos códigos de catalogação, existem as listas de cabeçalhos de assunto ou de autoridade.
(    ) Para que um catálogo consiga atender ao seu propósito, é necessário que o catalogador potencialize características como a integridade, a clareza, a lógica e a consistência do item informacional.
(    ) O desenvolvimento de tecnologias foram transformando a prática, sistematizando os itens da descrição e os conteúdos, mas a necessidade de catalogar não mudou: é preciso fornecer os metadados precisos para auxiliar na identificação da informação.
(    ) Ao seguir as regras inerentes aos processos de Representação Descritiva e Temática, não cabe ao catalogador uma decisão especializada sobre qual a forma um nome, título, série ou assunto será usado como cabeçalho autorizado em um catálogo de biblioteca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	A Biblioteca Nacional lançou o seu primeiro catálogo em 1883 e este é atualmente denominado Catálogo Antigo. Desde então, a Biblioteca Nacional tem disponibilizado diversificados catálogos que abrangem uma série de obras para diversificados tipos e necessidades de usuários. Relativo ao desenvolvimento de catálogos elaborados e disponibilizados pela Biblioteca Nacional, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A Biblioteca Nacional organizou os catálogos técnicos de autoridades de nomes/entidades e terminologia de assuntos para auxiliar o profissional nas referidas informações inerentes aos processos da catalogação.
	 b)
	Em 1946, a Biblioteca adotou como padrão de catalogação as regras e critérios estabelecidos pelo Código da American Library Association (ALA).
	 c)
	A direção da Biblioteca Nacional já no século XX vislumbrava a necessidade de normalizar as fichas de catálogos com o propósito principal de corrigir os erros dos antigos catálogos.
	 d)
	A Biblioteca Nacional, para estruturar um instrumento de consulta interno que facilitasse e guiasse o trabalho da equipe de bibliotecários, adotou o modelo da lista de cabeçalhos de assunto da American Library Association (ALA).
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando