Buscar

desafio estágio I

Prévia do material em texto

1 - As atividades desenvolvidas pelas estagiárias estão de acordo com a Legislação do segmento e a Lei do Estágio?
2 - Como você observa as ações de liderança e de atenção farmacêutica nessa Farmácia de Manipulação?
3 – Quais os impactos das ações de Joana e Larissa para os pacientes, caso elas cumprissem o que lhes foi determinado?
4 – Tomando como base as Diretrizes do Código de Ética Farmacêutico, como Joana e Larissa poderiam contornar essa situação?
Em certa parte as atividades das estagiárias estão corretas, uma vez que algumas não foram executadas. Quanto a avaliação de prescrição realizada sozinha por Larissa, não está observando as normas do estágio. 
 Dentre as atividades do coordenador farmacêutico do estágio estão:
a) planejar, executar e supervisionar o estágio curricular obrigatório;
b) dar assistência ao estagiário, desde a formulação do plano de atividades até a elaboração do relatório de estágio;
c) ser responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
d) zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local em caso de descumprimento de suas normas;
Caso Joana e Larissa obedecessem o que lhe foram solicitados poderiam ocasionar aos pacientes que iam fazer uso dessas medicações, reações adversas. Podendo leva-los até o hospital, ou até mesmo coisa pior.
Basicamente, a atenção farmacêutica é um modelo que abrange os seguintes itens: a consulta com o farmacêutico, verificação do tratamento medicamentoso em uso e checagem do problema e promoção de soluções. Para fazer isso, o profissional farmacêutico deverá utilizar metodologias para a prestação do serviço e efetuar o registro das ações e resultados. Nesse caso não existe essa atenção com o paciente porque é solicitado o uso de compostos vencidos, sua substituição. Não existe nenhuma organização no ambiente de trabalho. Materiais vencidos ainda estão em estoque, dentre outros fatores. 
Na base do diálogo – Como todo estagiário tem um supervisor, em primeiro lugar, ele deve conversar diretamente com ele e explicar, com o contrato em mãos, o que não está sendo cumprido. Caso o problema continue, o estudante deve entrar em contato com a área de Recursos Humanos da empresa e explicar o ocorrido.
Comunicando a Instituição de Ensino – Se as alternativas acima não resolveram, você pode comunicar à faculdade o que está acontecendo. As instituições de ensino são responsáveis pela fiscalização do estágio, mas muitas vezes não cumprem esse papel. Ao ser notificada, a faculdade deve averiguar o que está acontecendo pessoalmente ou mediante uma notificação à empresa.
Delegacia Regional do Trabalho – Como não existem órgãos sindicais para representar os estagiários, o estudante deve recorrer à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) com o contrato em mãos e registrar uma reclamação. O órgão federal, por sua vez, envia uma notificação para a empresa para que ela esclareça a queixa.
REFERÊNCIAS:
https://www.manipulae.com.br/artigos/10-duvidas-sobre-medicamentos-manipulados-em-farmacia-de-manipulacao%C2%A0
https://www.contabeis.com.br/noticias/16955/e-se-a-empresa-em-que-trabalho-nao-cumpre-as-leis-de-estagio/
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=333716
https://eurofarma.com.br/artigos/atencao-farmaceutica

Continue navegando