Buscar

DIREITO EMPRESARIAL (UNINGÁ) - AVALIAÇÃO UNIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL (UNINGÁ) – AVALIAÇÃO UNIDADE I
1- De acordo Com o Código Civil Brasileiro, são pessoas jurídicas de direito público interno:
a. as autarquias, inclusive as associações públicas;
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. os Estados, o Distrito Federal e os Territórios;
d. União.
e. os Municípios;
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
2- Relativamente à Eireli (empresa individual de responsabilidade limitada), assinale a alternativa incorreta:
a. Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.
b. A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
c. A desconsideração da personalidade jurídica nunca se aplicará a esse tipo empresarial.
d. Somente o patrimônio social da empresa responderá pelas dívidas da empresa individual de responsabilidade limitada, não se confundindo em qualquer situação com o patrimônio da pessoa natural que a constitui, conforme descrito em sua declaração anual de bens entregue ao órgão competente.
e. A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
A resposta correta é: Somente o patrimônio social da empresa responderá pelas dívidas da empresa individual de responsabilidade limitada, não se confundindo em qualquer situação com o patrimônio da pessoa natural que a constitui, conforme descrito em sua declaração anual de bens entregue ao órgão competente.
3- Thiago, titular de uma empresa individual do ramo de padaria, veio a ser interditado judicialmente e declarado absolutamente incapaz para os atos da vida civil por conta de uma doença mental que lhe sobreveio. A Thiago, nesse caso, é:
a. permitido continuar a empresa por meio de representante, caso em que todos os bens que já possuía ao tempo da sua interdição ficarão sujeitos ao resultado da empresa, ainda que estranhos ao acervo desta
b. permitido continuar a empresa por meio de representante, independentemente de prévia autorização judicial.
c. permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que poderá ser revogada, também judicialmente, sem prejuízo dos direitos de terceiros.
d. permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que não é passível de revogação.
e. vedado continuar a empresa, ainda que por meio de representante.
A resposta correta é: permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que poderá ser revogada, também judicialmente, sem prejuízo dos direitos de terceiros.
4- De acordo com o Código Civil Brasileiro, são pessoas jurídicas de direito privado EXCETO:
a. as associações;
b. as empresas individuais de responsabilidade limitada.
c. as autarquias, inclusive as associações públicas;
d. as fundações.
e. as sociedades;
A resposta correta é: as autarquias, inclusive as associações públicas;
5- Possui(em) capacidade para ser empresário, EXCETO:
a. O falido não reabilitado.
b. O falido, assim declarado e aqueles que cometem crimes falimentar podem a qualquer tempo figurar como administrador de nova sociedade empresarial.
c. O incapaz, desde que representado ou assistido, poderá continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz.
d. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.
e. Os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.
A resposta correta é: O falido não reabilitado.
6- Assinale a alternativa INCORRETA.
a. A pessoa natural que constituir Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli, titular exclusiva do capital integralizado não inferior a cem vezes o salário mínimo, somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
b. A sociedade civil tem seu conceito no art. 981 do código civil, onde consta que “Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.”
c. Com o trespasse do estabelecimento empresarial, o adquirente continua solidariamente obrigado, pelo prazo de um ano, pelo pagamento dos créditos vencidos e vincendos, desde que regularmente contabilizados.
d. todas as alternativas estão incorretas.
e. para a aquisição da personalidade jurídica diversa de seus membros as sociedades civis devem cumprir os requisitos previsto no art. 985 do código civil onde determina que “A sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos
A resposta correta é: todas as alternativas estão incorretas.
7- Sobre as empresas individuais de responsabilidade limitada e com base no Código Civil (Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002), assinale a afirmativa INCORRETA:
a. A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
b. Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional
c. A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
d. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por pelo menos duas pessoas, ambas titulares da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário mínimo vigente no País.
e. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
A resposta correta é: A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por pelo menos duas pessoas, ambas titulares da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário mínimo vigente no País.
8- Antônio é empresário individual, como tal inscrito no Registro de Empresas e no CNPJ há mais de dez anos. Com exceção daqueles legalmente impenhoráveis, respondem pelas dívidas contraídas por Antônio no exercício da atividade empresarial:
a. todos os seus bens, inclusive os não afetados à atividade empresarial, desde que deferida judicialmente a desconsideração da personalidade jurídica da empresa.
b. todos os seus bens, mas limitadamente ao valor do capital da empresa.
c. somente os seus bens afetados à atividade empresarial.
d. somente os seus bens afetados à atividade empresarial, mas limitadamente ao valor do capital da empresa.
e. todos os seus bens.
A resposta correta é: todos os seus bens.
9- No tocante a natureza jurídica da pessoa jurídica a doutrina não é pacifica, e na tentativa de explicá-la, algumas teorias se destacam, que são: teoria da ficção, teoria da realidade jurídica e teoria e teoria da realidade técnica. Sobre essas teorias, assinale a alternativa INCORRETA:
a. A despeito da Teoria da Realidade jurídica “A personalidade jurídica é um atributo que a ordem jurídica estatal outorga a entes que a merecerem”, Ou seja, as pessoas naturais se reúnem no intuito de atingir determinados fins sociais (serviços e ofícios).
b.Teoria da ficção defendida por Savigni consiste no entendimento de que a pessoa jurídica é uma ficção jurídica, pois somente a pessoa natural é detentora de direitos e deveres no ordenamento jurídico. Os direitos das pessoas jurídicas se restringem aos direitos patrimoniais.
c. Já a teoria da Realidade Técnica defendida por Colin e Capitant, definem que a personalidade jurídica da pessoa jurídica é um atributo que o Estado concede a um grupo de pessoas ou bens que possuem objetivos comuns e que cumprem os requisitos exigidos pela lei.
d. Os críticos da Teoria da ficção defendida por Savigni apontam que ela não se sustenta porque os direitos das pessoas jurídicas não se restringem aos direitos patrimoniais, na medida que o código civil em seu art. 52 possibilita a aplicação dos direitos das personalidades às pessoas jurídicas no que couber.
e. Os defensores da Teoria da Realidade jurídica consideram pessoas jurídicas como sendo uma organização social destinada a um serviço ou ofício e, por isso, personificadas. Esta é a Teoria adotada pelo Brasil.
A resposta correta é: Os defensores da Teoria da Realidade jurídica consideram pessoas jurídicas como sendo uma organização social destinada a um serviço ou ofício e, por isso, personificadas. Esta é a Teoria adotada pelo Brasil.
10- Quais dos elementos indicados a seguir são considerados indispensáveis para a existência de uma empresa?
a. Eficiência, registro no órgão competente e estabilidade.
b. Atividade, empresário e estabelecimento.
c. Lucro, sociedade e aviamento.
d. Produção racional, comercialização dos produtos e função social.
e. Nenhuma das assertivas estão corretas.
A resposta correta é: Atividade, empresário e estabelecimento.

Continue navegando