Buscar

Farmacologia e Toxicologia Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A cocaína é uma droga com relatos de uso de mais de mil anos, com diferentes finalidades. Não é errado afirmar que a substância e a fonte de onde é extraída fazem parte da cultura andina. Apesar de já ter integrado o arsenal de clínicos do século XIX e posterior, a droga apresenta grande potencial de gerar dependência em seus usuários. Não é por menos que a cada ano que passa a quantidade de usuários, na melhor das hipóteses, mantem-se estável. Além disso, ainda existem atualmente derivados da cocaína no narcotráfico que barateiam seu uso, tornando a droga mais popular e acessível a indivíduos de baixa renda. Esse fato agrava ainda mais a situação com relação ao aumento de usuários. A respeito da cocaína, descreva os principais pontos a seu respeito, expondo a origem da droga, forma de consumo, ações e seus respectivos mecanismos.
	Resposta Esperada:
*A cocaína é extraída das folhas da planta Erythroxylum coca, e pode ser consumida através de chás, inalada, via intravenosa ou fumada. *O padrão de uso mais comum da cocaína em si entre usuários é inalando o pó. *A cocaína, a depender da via de administração, apresenta atividade estimulante do sistema nervoso central ou anestésico local. *Seu mecanismo de ação estimulante do sistema nervoso central está relacionado à inibição da recaptação da noradrenalina, aumentando de forma indireta a concentração dessa monoamina na fenda sináptica. *O mecanismo mesmo parece ocorrer com a dopamina e serotonina. *Seu mecanismo de ação anestésico (quando usado topicamente, por exemplo) está relacionado à capacidade da substância de bloquear canais de sódio voltagem dependente, retardando assim a transmissão ao estímulo relacionado à dor. *Algumas drogas são derivadas da cocaína, como o crack e a merla.
	2.
	Diversos são os fatores que são capazes de influenciar a forma com que o organismo irá eliminar os agentes tóxicos ao qual é exposto. Esse fenômeno chama-se toxicocinética e uma das fases críticas do processo é a biotransformação. Dividida em duas fases, a biotransformação pode apresentar diferença entre indivíduos expostos ao mesmo toxicante devido as suas diferenças genéticas, de idade, estado nutricional, entre outros. Outro fator importante capaz de modular a biotransformação de agentes tóxicos é a interação com enzimas responsáveis pelo metabolismo. Dessa forma, explique como processos de indução e inibição enzimática ocorrem e como influenciam na biotransformação de agentes tóxicos e fármacos.
	Resposta Esperada:
*A indução enzimática, como o nome já explana, aumenta a atividade ou expressão das enzimas e, dessa forma, aumenta a taxa de biotransformação do agente tóxico. *O fenômeno ocorre pela interação da substância indutora (fármaco ou agente tóxico) com enzimas do complexo P450. *Essa interação pode aumentar a expressão ou atividade de enzimas P450. *Substâncias indutoras tendem a diminuir o tempo de meia vida de alguns fármacos, devido ao aumento da biotransformação, além de em alguns casos aumentarem as concentrações de metabólitos ativos e/ou tóxicos. *A inibição enzimática diminui a atividade das enzimas e, dessa forma, diminui a taxa de biotransformação do agente tóxico. *O fenômeno ocorre pela interação da substância inibidora (fármaco ou agente tóxico) com enzimas do complexo P450. *Essa interação pode diminuir a expressão ou atividade de enzimas P450. *Substâncias inibidoras tendem a aumentar o tempo de meia vida de alguns fármacos e agentes tóxicos, devido à diminuição da biotransformação. *Sendo assim, podem influenciar no tempo que o agente tóxico seria eliminado, causando seus efeitos deletérios durante mais tempo no organismo.

Continue navegando