Buscar

Hematologia e Imunologia Básica Discursiva


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
	A síndrome mais conhecida associada à alergia é a asma. A asma é uma manifestação clínica causadas pela produção do anticorpo IgE contra antígenos estranhos. Esses antígenos são chamados de alérgenos, que podem ser derivados do pólen, de insetos, pelos de animais, alguns medicamentos, alguns alimentos. Podemos denominar esse tipo de reação alérgica como hipersensibilidade do Tipo I. Explique como ocorre os mecanismos imunológicos da hipersensibilidade do Tipo I.
	Resposta Esperada:
*Ocorre em vários estágios, o primeiro é a sensibilização, em que ocorre a exposição ao alérgeno e envolve a produção do anticorpo IgE. *A produção de anticorpos IgE ocorre através da ativação das células TCD4+, que se diferenciam em células TH2, células TFH (células T foliculares auxiliares) produtoras de IL-4, que, por sua vez, estimulará as células B a secretarem IgE. *Os anticorpos IgE produzidos ligam-se aos mastócitos através dos receptores Fc. *A exposição inicial ao alérgeno não envolve normalmente sintoma, mas os anticorpos IgE permanecem ligados aos mastócitos por meses ou anos. *Após uma nova exposição ao alérgeno, esse se liga ao IgE específico para o alérgeno unido ao Fc em mastócitos. *Isso causará uma reação cruzada que resulta na ativação dos mastócitos.
	2.
	Os leucócitos ou glóbulos brancos são células de defesa do nosso organismo, combatendo microrganismos invasores (bactérias, vírus, fungos, parasitas), pois são células capazes de migrar para os locais onde a sua ação seja necessária. Os leucócitos são divididos em dois grupos: granulócitos e agranulócitos. Descreva as células que fazem partem desses dois grupos, com as suas respectivas funções.
	Resposta Esperada:
Fazem parte do grupo dos granulócitos:
- Neutrófilos (células de defesa, sendo as mais numerosas no sangue periférico, possuem de três a quatro lóbulos, cromatina densa, citoplasma abundante com grânulos finos que ajudam na degradação do patógeno);
- Eosinófilos (possuem grânulos citoplasmáticos de cor avermelhada-alaranjada, quando corados, na maioria das vezes bilobulados, com cromatina densa. Atuam no sistema imunológico na defesa contra parasitas helmínticos e nos mecanismos de alergia);
- Basófilos (núcleo arredondado obscurecido por grânulos de coloração azul escuro ou roxo. Participam de processos alérgicos com a função de liberação de histamina e heparina):
Fazem parte do grupo dos agranulócitos:
- Monócitos (possuem um núcleo grande, central e endentado; citoplasma abundante de coloração acinzentado ou azul claro. Quando migram para os tecidos são chamados de macrófagos (células fagocitárias) e desempenham um papel muito importante no sistema imunológico contra os microrganismos invasores, a fagocitose);
- Linfócitos (com citoplasma escasso e basofílico (roxo), núcleo com cromatina condensada, fazem parte do grupo dos linfócitos: linfócitos T e B que atuam na resposta imunológica. O linfócito B, quando ativado, se diferencia em plasmócito que produz anticorpos).