Buscar

Atividade Avaliativa - Psicologia Jurídica

Prévia do material em texto

Professora: Ana Vladia Cruz
Aluna: Thais Eduarda RA: 202051246189
1. Nos estudos relativos às prisões e ao desenvolvimento dos métodos punitivos, destacam-se três autores que, por sua obra, tornaram-se referência para as/os pesquisadoras/es da Psicologia na interface com a Justiça e a Criminologia. São eles: *
Jean Piaget, Humbert Maturana e Michel Foucault.
Sigmund Freud , Carl Gustav Jung e Massimo Pavarini.
Michel Foucault, Georg Rusche e Massimo Pavarini.
Jürgen Habermas, José Bleger e Cesare Beccaria.
Donald Woods Winnicott, Edgar Morin e Cesare Lombroso.
2. De acordo com a professora Vera Malaguti Batista, o crime é “um constructo social, uma decisão política, e não um ente natural ou ontológico aparecido na natureza como os peixes, os abacates e as esmeraldas”. Do mesmo modo, os diferentes métodos punitivos não são meras consequências do delito mas, antes, encontram nas relações sociais um importante fator condicionante. Sobre o tema, considere as alternativas a seguir: I. A Política Criminal adotada em cada período histórico corresponde ao conjunto de forças sociais que atuam para a manutenção ou a alteração da legislação penal e das instituições encarregadas de sua operacionalização, dentre as quais destacam-se as relacionadas ao sistemas judiciário, carcerário e de segurança pública. II. Cristina Rauter, importante pesquisadora sobre a atuação da Psicologia em instituições de encarceramento, aponta o determinismo resumido na fórmula “carências familiares na infância + miséria = crime” como um dos principais mecanismos de criminalização e patologização da condição de pobreza. III. De acordo com Foucault, na obra Vigiar e Punir, para que o cárcere fosse útil como mecanismo de “correção” dos indivíduos, o aparelho penitenciário recorreu a três grandes esquemas: o politico – moral, o econômico e o técnico-médico. IV. O princípio de less eligibility considerava que as condições de vida na prisão e o sofrimento dos reclusos deveriam ser piores do que a dos trabalhadores livres. . Está correto o que se afirma em: *
Todos os itens
I e II
I e III
I, II e III
I, III e IV
3. Sobre o SINASE e o Estatuto da Criança e do Adolescente, marque V para verdadeiro e F para Falso: ( ) O Plano Individual de Atendimento (PIA) deve ser elaborado sob a responsabilidade exclusiva da equipe técnica do respectivo programa de atendimento, sendo obrigação do adolescente submeter-se a ele.( ) A PEC 171/1993, que trata da Redução da Maioridade Penal, é uma importante medida de redução da violência no Brasil, uma vez que a mesma teve eficácia comprovada quando aplicada em outros países. ( ) A medida socioeducativa privativa de liberdade não pode ultrapassar o prazo máximo de 36 meses, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.( ) A construção do termo menor possui características de discriminação social e econômica. A sequencia correta dos itens é: *
F V V V
F F V V
V F V V
F V F V
V V V F
4. De acordo com Nilo Batista (2011, p. 32), "a Criminologia Crítica procura verificar o desempenho prático do sistema penal, a missão que efetivamente lhe corresponde, em cotejo funcional e estrutural com outros instrumentos formais de controle social. Insere o sistema penal – e sua base normativa, o direito penal – na disciplina de uma sociedade de classes historicamente determinada e trata de investigar, no discurso penal, as funções ideológicas de proclamar uma igualdade e neutralidade desmentidas pela prática". A nova criminologia trata, portanto, de estudar, por meio de uma teoria materialista do desvio, a gênese do sistema e da política criminal, sua forma, conteúdo e efeitos, situando-os em uma sociedade de classes. Nessa perspectiva, considerando o texto de Salo de Carvalho intitulado Criminologia Crítica: Dimensões, Significados e Perspectivas atuais, assinale o item que NÃO corresponde a agenda desta abordagem:
negação dos discursos de igualdade e imparcialidade na eleição dos bens jurídicos
demonstração das contradições entre as funções reais e as declaradas pelo sistema punitivo
demonstração da relação de dependência existente entre o sistema político-econômico (poder e relações de produção) e o sistema de controle social punitivo
busca a compreensão da natureza patológica do desviante
projeta a construção de políticas públicas para prevenção da criminalidade
5. Considerando os sistemas punitivos em relação ao contexto histórico de suas formulações, considere as afirmativas a seguir. a) De acordo com Rusche, todo sistema de produção tende a descobrir formas punitivas que lhe correspondem. b) Os suplícios consistiam em uma forma deliberadamente violenta de punição. Sua manifestação histórica encontra-se em vigor até o século XII, quando são substituídos pelas Penitenciárias modernas. c) As Casas de Correção, entendidas como uma instituição para tornar os indivíduos dóceis e uteis através de um trabalho cada vez mais preciso sobre seu corpo, possibilitou a generalização da Prisão na passagem do feudalismo para o capitalismo. d) No contexto do Mercantilismo, o sistema criminal atentou para a possibilidade de exploração do trabalho de prisioneiros diante da ampliação dos setores urbanos e da extensão dos mercados. e) Pode-se afirmar que as Casas de Correção consistiam em uma junção da casa de assistência aos pobres (poorhouse), oficinas de trabalho (workhouse) e encarceramento.
Todas são verdadeiras
Todas são verdadeiras, exceto o item a
Todas são verdadeiras, exceto o item b
Todas são verdadeiras, exceto o item e
São Falsos os itens B e E.
6. Em nosso curso estudamos as alterações históricas da pena - dos suplícios às prisões - e as concepções que fundamentaram os diferentes sistemas criminais em consonância com o período histórico em que foram produzidos. Inspirados/as em Foucault, demos a este módulo o título de “Vigiar e Punir a quem, como e por quê?”. Com relação as abordagens estudadas (Escola Clássica; Escola Italiana ou do Positivismo Naturalista e Criminologia Critica) assinale a afirmativa INCORRETA:
A obra Dos Delitos e Das Penas, originalmente publicada em 1764, representa as proposições iluministas dentro do especifico setor penal .
Dentre as principais inovações de Cesare Beccaria podemos citar a ênfase na prevenção e a proporcionalidade entre os delitos e as penas.
Existe um conteúdo ideológico geralmente ocultado na concepção de Defesa Social, que pode ser apontado como uma definição universalista dos crimes, sem consideração sobre as contradições da realidade social.
A escola italiana inaugurada por Lombroso teve pouco impacto no Brasil, embora tenha sido amplamente difundida na Europa.
Lombroso, na obra O Homem delinquente, afirmava a periculosidade nata/orgânica do criminoso.
7. A Criminologia Crítica afirma a existência de uma ideologia da defesa social presente na abordagem clássica do direito penal, relacionada, entre outros fatores, ao princípio de igualdade perante a lei. No que consiste esta Ideologia?
De acordo com Alessandro Baratta, há 6 principios na ideologia da defesa social, que estão no Direito Penal, mas que não o representam, já que nossa justiça não é neutra como ela diz, mas que distingue cor, classe social e gênero.

Continue navegando