Buscar

Agenciamento e transporte

Prévia do material em texto

De acordo com o Estudo da Competitividade do Turismo Brasileiro, “a formação de alianças estratégicas entre empresas e grupos turísticos, bem como sua crescente internacionalização” está gerando a “concentração nas mãos de grandes grupos integrados e internacionalizados”. As mudanças recentes no segmento de transporte aéreo têm contribuído para o enfraquecimento do papel de intermediação tradicional das agências. 
 
O crescente uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) traz eficiência e agilidade às agências de viagem e transporte, auxiliando as principais funções da venda e atendimento ao cliente. Contudo, fomenta também a conexão entre pessoas (peer-to-peer), aumentando os processos de desintermediação entre operadoras, destinos, meios de hospedagem, agências e outros prestadores de serviços turísticos e os consumidores.  
 
Esse cenário de crescente desintermediação vem afetando os antigos modelos de comissionamento aos agentes de viagem e transporte, assim como outros intermediadores de serviços e produtos turísticos. 
Transaction fee (taxa por transação), management fee (taxa de administração), flat fee (taxa fixa) e sucess fee (taxa de sucesso) são os tipos de desregulamentação oferecidas ao mercado de agenciamento de viagens e transportes turísticos.  
 
Quais segmentos de turismo podem ser identificados na oferta de experiências de turismo à venda no site AirBnb? https://www.airbnb.com.br/host/experiences 
 
Selecione 10 experiências e busque identificar os segmentos de turismo à que pertencem. 
 
Regra da política. Descreva os impactos das políticas de desregulamentação e comissionamento de viagens, destacando os impactos das medidas no tocante aos canais de distribuição do turismo.

Continue navegando