Buscar

Aspectos sensoriais - psicologia e marketing

Prévia do material em texto

Aspectos sensoriais – a psicologia aliada ao marketing
As marcas que utilizam o marketing como aliado no seu processo mercadológico sabem que a psicologia do consumidor é fator imprescindível para a conquista de resultados positivos. Todos os aspectos implementados em uma campanha de marketing são projetados para que o consumidor adquira o produto ou serviço. Para que isso ocorra as marcas estudam os consumidores, buscando compreender o que eles querem, do que precisam e como querem, criando um impacto mais assertivo e otimizado no consumidor. Nota-se que a psicologia ajuda os profissionais da área do marketing a entender como funciona a mente do consumidor e as suas necessidades, para que a empresa possa explorar os desejos de seus clientes
Basicamente há três fatores psicológicos de consumo que influenciam o comportamento das pessoas constantemente:
1) Percepção: composta pelo estímulo, a interpretação dele e os fenômenos psíquicos associados a ele. Seja por meio de cores, imagens ou até mesmo preços.
2) Motivação: tem como objetivo gerar valor pessoal e social. Utiliza-se aqui a hierarquia de necessidades de Maslow, que expões as situações que todo ser humano procura suprir em uma interação de consumo. Na campanha publicitária pode-se utilizar da motivação positiva: quando a empresa se utiliza de argumentos que reforçam os benefícios de se adquirir determinado produto, evocando a necessidade do cliente para com o produto; ou da motivação negativa: quando a empresa se utiliza de argumentos que reforçam os malefícios em não adquirir o produto ofertado, evocando a necessidade do cliente em resolver um problema. Nesse ponto é essencial ter muito claro o propósito da empresa e revisar com frequência a visão, missão e os valores para fazer um direcionamento assertivo.
3) Aprendizagem: nada mais é que um processo de aquisição de comportamentos. Ela depende do vínculo entre a motivação, a experiência de aprendizagem (a geração de valor desde o processo de compra, realizado de forma prática e agradável) e a aquisição de conduta (a satisfação do cliente e sua fidelização).
Trabalhar com marketing é compreender que as ações envolvem o lado emocional e racional do consumidor. A psicologia aplicada ao marketing trabalha para estimular o impulso de compra no consumidor. Este impulso é instigado quando os anunciantes criam situação instintivas para o cérebro, como quando precisa tomar decisões impulsivas. As marcas tentam fazer com que o consumidor tome decisões principalmente através das emoções, mas não somente através desta, uma vez que o valor entregue pela empresa deve satisfazer emocionalmente e racionalmente o consumidor, pois somente assim poderá haver a almejada fidelização.
Uma vez determinado e estudado com afinco o público-alvo, a empresa parte para o trabalho na área da percepção do consumidor, fazendo o possível para o impactar e incitar o envolvimento do público com a marca e com o seu posicionamento. São diversos os fatores levados em consideração nesta etapa, como as embalagens, cores, desenhos, músicas, preços e experiências. A percepção final da marca vai ser influenciada pela maneira que a marca escolha vender, anunciar divulgar e relacionar o seu produto com os consumidores.
Para que isso ocorra de maneira efetiva, as empresas utilizam-se de pesquisas qualitativas, de análise de material, ou descritivas buscando compreender a forma de pensar do consumidor, seus comportamentos, os hábitos e costumes e ainda seus desejos e necessidades. De maneira geral, para serem mais eficazes a cada dia, os profissionais do marketing devem manter um estudo constante e atualizado do mercado, suas tendências e motivações.
A psicologia se torna uma ótima aliada ao marketing por estudar os comportamentos humanos auxiliando as marcas a trabalharem de forma mais efetiva atraindo a percepção e o interesse dos consumidores pelos produtos. Com ela é possível analisar e pesquisar a melhor forma de posicionar determinados produtos nos pontos de venda, o melhor argumento de divulgação ou ainda as melhores cores para ressaltar determinados sentimentos. 
https://amenteemaravilhosa.com.br/psicologia-aplicada-ao-marketing/
https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/psicologia/noticias/qual-a-relacao-entre-psicologia-e-marketing
https://marketingcomcafe.com.br/marketing-psicologia-acoes-que-estimulam-os-sentimentos-do-consumidor/
https://www.digai.com.br/2017/10/psicologia-para-estrategia-marketing/
https://www.theschooloflife.com/saopaulo/blog/o-desejo-da-autorrealizacao/ imagem
http://mktsemsegredos.com/psicologia-e-marketing-o-que-e/
http://www.psicologiafree.com/areas-da-psicologia/psicologia_organizacional/marketing-e-psicologia/

Continue navegando