Buscar

Eletricidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME:SMAILLER DA SILVA DATA:07/06/2021
Em equipamentos de som automotivo de grandes potências (superiores a 1000 Watts RMS), normalmente existe uma bateria especial de 12 Volts, com alta descarga de corrente para absorver picos de potência, principalmente nos graves. Além da bateria especial, existe um componente no mercado que melhora a performance do sistema de som, o chamado Mega capacitor com capacitâncias elevadíssimas, como 10 a 40 Farads.
Explique as características do componente e o motivo da melhora do desempenho desse componente, no desempenho do som automotivo
Os Megacapacitores são capacitores de grande capacidade, tem a definição de mega porque um Farad é equivalente a um milhão de microFarads, os valores comerciais mais comuns de capacitores são de 1uF (um microfarad) a 470uF (valores derivados de 1, 2.2, 4.7, 6.8 são os mais comuns), são necessários mais de 2000 capacitores de 470uF para se conseguir um valor de 1 Farad.São totalmente lacrados portanto podem ser utilizados na horizontal, vertical ou de ponta cabeça.
 A única restriçãona instalação é não obstruir uma saída de ventilação que previne a explosão do mesmo caso a tempe ratura internaaumente o que acontece quando utilizado acima da tensão nominal ou ligado invertido.
A tensão de isolamento do capacitor indica que acima dessa tensão o capacitor pode entrar em curto. Para uso automotivo, uma tensão de 16 a 20 Volts está bom, acima disso é desperdício e terá uma carga devagar, não sendo eficiente para uso em áudio. Resumindo, um capacitor com isolamento de 250Volts tende a carregar mais lento que outro com isolamento de 20Volts, como queremos rapidez, o melhor é o de 20Volts.O Megacapacitor é carregado pela bateria e descarrega corrente para o amplificador no s momentos das batidas das músicas, cessando a batida, o capacitor se carrega rapidamente em milésimos de segundo.
Capacitor não é bateria,o megacapacitor é um acumulador de cargas, portanto, ele vai fornecer elétrons na mesma proporção que foi carregado com elétrons, não é igual a uma bateria que é uma fonte de elétros por geração química.

Continue navegando