Buscar

Atividade Prática Final de Introdução a Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática Final
INSTRUÇÕES:
  Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
  Ao terminar SALVE o arquivo com o nome Atividade Prática;
  Envie o arquivo em formato WORD (.doc, doc.x e etc) pelo sistema no local indicado;
o   Lembrando: Se o arquivo for enviado em formato diferente do solicitado a atividade sera "ZERADA".
  Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Atividade Prática Final de Introdução a Administração
Nome: Thiago Carvalho da Silva
CPF: 046.841.955-58
Pesquise e responda a seguir:
01. Solange é uma costureira que sempre atendeu suas clientes em casa para fazer roupas sob medida, sendo conhecida pelo capricho e pontualidade das encomendas. Recentemente, Solange foi convidada para integrar a equipe de costureira de uma grande confecção da cidade, resultado de sua fama, mas ficou em dúvida em trocar sua clientela pela segurança do trabalho formal, com salário por produtividade, verbas e benefícios trabalhistas e pede sua ajuda para tomar a melhor decisão.
Então, pesquise e apresente sobre a produção artesanal e produção fabril e aponte para Solange as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Lembre-se de fazer isso pensando em um contexto atual. 
02. Pesquise e reúna as principais características do sistema fabril antes do surgimento dos estudos voltados à Administração que ainda são praticados até os dias atuais. 
03. Edilson estava prestes a empreender um quiosque de café no shopping, quando foi surpreendido com a notícia do aumento de 30% nos equipamentos em função da cotação do dólar, que são importados. Edilson sempre pensou que o câmbio fosse algo distante do cotidiano de um pequeno negócio e fez uma pesquisa para saber se a máquina atendia seus objetivos e se tinha recursos para comprar naquele momento. De acordo com o pensamento sistêmico, como Edilson deveria ter tomado a decisão?
01. A produção artesanal tem sua vantagens por ter produtos exclusivos e que dependem somente de um indivíduo para a confecção. Poder controlar a qualidade do produto no momento em que estivesse produzindo, e se chegar a cometer algum erro, o mesmo pode desfazer sem que haja perdas e consequentemente teria produtos de qualidade. a produção artesanal dá características diferenciadas a cada produto. Outra vantagem é gerar renda as pessoas que podem trabalhar livremente, (autônomos). Além disso, no modo de produção artesanal o produtor tem maior contanto com os produtos.
As desvantagens da produção artesanal são os custos elevados dos materiais, o artesão necessita juntar componentes, usar várias ferramentas e exercer vários tipos de tarefas que pode tornar o processo exaustivo e demorado. 
Na produção fabril com a inserção de máquinas o esforço físico é menor, o tempo utilizado na produção é reduzido. O modo de produção industrial tem sua vantagem principalmente por sua maior produtividade e possibilidade de produzir maiores quantidades a preços menores, devido a fragmentar as etapas de produção. Produtos acessíveis e no caso de algum problema, a facilidade de reparo.
Desvantagens:
Falta de exclusividade dos produtos, pois em um linha de produção, tais produtos serão similares ou iguais, o trabalhador não tem o controle no momento da confecção, tendo o controle apenas no final do processo da produção. Isso impossibilita que o operário possa consertar o produto antes que ele seja finalizado. Com o aumento das máquinas, o aumento do desemprego é evidente, pois uma máquina faz o trabalho de muitos, precisando apenas de alguns operadores na máquina.
02. O sistema fabril, alimentado pelo progresso tecnológico, tornou a produção muito mais rápida, mais barata e mais uniforme, mas também desconectou os trabalhadores dos meios de produção e os colocou sob o controle de poderosos industriais. O sistema fabril começou a crescer rapidamente quando a fiação de algodão era mecanizada.  Diversas indústrias seguiram introduzindo novas práticas que avançaram o sistema de fábrica, incluindo a produção em massa usando peças intercambiáveis ​​ou materiais modernos, como guindastes e trilhos através dos edifícios para o manuseio de itens pesados.
 As principais características do sistema fabril são a forma capitalista de produção, em que a mão-de-obra não possui uma parte significativa da empresa; os proprietários capitalistas fornecem os meios de produção e são responsáveis ​​pela venda; a produção depende de mão de obra não qualificada; os produtos são produzidos em uma escala muito maior do que nos sistemas de distribuição ou artesanato; a localização da produção é mais flexível; componentes precisamente uniformes são produzidos graças ao maquinário; os trabalhadores recebem salários diários ou trabalho por peça, seja na forma de dinheiro ou de uma combinação de dinheiro, bens e serviços.
 
 O sistema fabril foi uma nova maneira de organizar o trabalho, tornado necessário pelo desenvolvimento de máquinas, que eram grandes demais para abrigar na cabana de um trabalhador. As horas de trabalho eram tão longas quanto as do fazendeiro: do amanhecer ao anoitecer, seis dias por semana. As fábricas também reduziram essencialmente os trabalhadores qualificados e não qualificados a produtos substituíveis. Surgiu um debate sobre a moralidade do sistema fabril, pois os trabalhadores reclamavam de condições de trabalho injustas.
03. O importante antes da tomada de decisão é comparar o risco financeiro, que pode trazer um retorno abaixo do esperado ou nenhum retorno. Conhecer os números reais, vai lhe dar a oportunidade de aplicar valores e conseguir construir um patrimônio a longo prazo. O fluxo de caixa do investidor também é um ponto importante, já que ele precisa ter um controle rigoroso dos valores. Até mesmo para especular é importante conhecer o mercado financeiro a fundo. Esse é o ponto principal para entender como o mercado reage a determinados acontecimentos e como os preços dos ativos costumam variar.
Primeiros Socorros

Outros materiais