Buscar

religião e religiosidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Religião e religiosidade
 A religião é um termo de origem latina que significa “religação” com o divino (DEUS). Além da religião também existe a religiosidade, que para muitos nada mais é que ter a qualidade de ser religioso, ou seja, ter uma religião.
 A religião tem a ver com templo lugar de encontros de pessoas, hierarquia, conjuntos de rituais e conjunto de crenças.
 A experiência da religiosidade ela é anterior da religião, ela é o alicerce da experiência da religião.
 A religiosidade tem a ver com uma conexão interior, e não é material esse processo; A verdade que a religiosidade é uma experiência íntima e a religião é um processo coletivo.
 O medo é o berço rústico da fé, palavras de André Luiz, o que significa o medo do grandioso.
 A experiência religiosa, quando você tem que tomar decisões e o momento das decisões são religiosas que só você em que decidir, você sente a condição humana e a condição divina, e a outra grandiosa e a condição da dor, porque a dor tem uma capacidade de nos dimensionar, enquanto o orgulho a prepotência e a vaidade aumenta, nós achamos que é maior do é, a dor nos coloca no nosso exato tamanho, a dor é a mão niveladora, não em cor, não em língua e não tem país.
 De que forma deveríamos tomar o conceito de religiões para que todos os seres humanos deveria ser como conceito divino que clarifica o caminho das almas.
 A religião algumas situações estão no nosso controle, mas outras não estão na nossa alçada.
 Na religiosidade o que está em jogo é o relacionamento, esse é o ponto desafiador.
 Desde o princípio do mundo o homem buscou acreditar que além dele existe uma força suprema capaz de mudar, ajudar e até mesmo transforma-lo em um ser melhor e para a maior parte da população mundial, esse ser supremo se chama Deus.
 Podemos dizer que a religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas por uma grande massa de pessoas de acordo com seus ensinamentos, doutrinas e costumes.
 Além da religião também existe a religiosidade, que para muitos nada mais é que ter a qualidade de ser religioso, ou seja, ter uma religião.
 Religião e religiosidade são termos que dividem opiniões que também confundem muitas pessoas, principalmente religiosos.
 Qual a diferença de religião e religiosidade¿ Alan Kardec dizia que toda a religião é boa quando consegue promover e criar criatura, quando ela não consegue ou ela é falsa ou foi falsificada, quando jesus coloca os seus discípulos e diz; serão conhecidos por muitos que se amarem, então percebemos que a maior religião acima de tudo é a conduta da pessoa.
 Cada um de nós viemos de uma determinada religião, assim como cada um de nós estudamos num grupo escolar e nos alfabetizamos, a religião tem esse sentido de “religare”, nos ligar ao sagrado nos ligarmos a Deus, mas o mais importante é a religiosidade, porque independe da crença que eu venha me confessar perante a religião é a minha conduta, é aquela que busca agir conforme o divino.
 Fazer ao próximo aquilo que gostaria que fora feito a si, é aquela pessoa que quando passa na via pública ela respeita aquela flor porque vem logo alguém atrás e aquela pessoa busca ter uma conduta de solidariedade, de fraternidade deixando o ouro muitas vezes que está mais apressado a passar, porque ela também em outro momento estará precisando de ajuda alguém.
 Portanto a religião e a religiosidade está muito ligado a nossa conduta, nós estamos alinhando a nossa própria atitude aquilo que nós conversamos, e a maio religião acima de tudo é o que realmente colocou o divino, nós buscamos o exercício do amor.
 Toda religião é uma de um caminho e o caminho você exclui todos os outros, essa é a grande verdade.

Continue navegando