Buscar

Variações linguisticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

I Unidade - Comunicação
Comunicação:
· A comunicação escrita, falada e sinalizada sempre nos oferece oportunidades de conhecimento e aprendizado. Derivada do termo latim communicare, a comunicação é o ato de tornar comum e associar, ou seja, é a ação social de tornar algo comum. Entretanto, como se comunicar de formar linear, clara, homogênea? Como fazer com que as pessoas compreendam realmente o que queremos transmitir? No livro, “A técnica da comunicação humana – J. R. Whitaker Penteado” afirma que linguagem é comunicação, personalidade é comunicação, cada palavra, cada gesto é ação comunicativa. Assim como é comunicação: cada página de livro cada folha de jornal, cada som de receptor de rádio, cada imagem de televisão e até mesmo o login que fazemos em nossas redes sociais. A forma de nos comunicarmos tem a ver com a diversidade cultural, as tradições dos vários povos que desembarcaram no Brasil, a educação familiar e escolar, a localização geográfica, etc. Tem a ver também com verdades e mentiras, notícias reais e fictícias, postagens honestas e Fake News. Em um diálogo existem intensas trocas entre os participantes: Que não se limitam a assumir unicamente a posição de emissor ou receptor da mensagem.
Norma linguística 
· A língua portuguesa é falada por 300 milhões de pessoas em 8 países diferentes. Será que ela é utilizada da mesma maneira? Claro que não, a língua varia de um lugar para o outro, de uma geração para outra, de uma situação para outra. Entretanto ela obedece a gramática normativa que busca explicitar como a língua deve ser. Linguagem: Quando falamos em linguagem consideramos a capacidade que uma pessoa tem de se comunicar ou transmitir informações, pensamentos, desejos e emoções. A linguagem pode ser verbal ou não-verbal, a verbal é o que falado ou escrito e a não-verbal se refere a imagens, cores e gestos. Considerada uns dos componentes da linguagem a língua se forma a partir de um conjunto de códigos e palavras usada por uma mesma comunidade, também conhecida como idioma, o uso da língua obedece determinadas leis, normas e regras. A língua pertence à comunidade; a fala pertence ao indivíduo; a língua é abstrata; a fala é concreta, essa dicotomia entre língua e fala foi desenvolvida pelo linguista Ferdinand de Saussure e seus alunos em 1916 na obra “Curso de Linguística Geral”. Quais são os canais de comunicação? Temos os meios oral, escrito, fisiológico, eletrônico que conduze a mensagem ao receptor, como exemplo citamos: voz, livro, revista, jornal, emissora de rádio, tv, outdoor, sites, blogs, painel eletrônico, telefone, celular, correio eletrônico, web conferência, redes sociais, etc. A ação de se comunicar vai da organização mental necessária para transmissão de uma mensagem até a sua elaboração física: a transmissão e a recepção, inclui ainda a criação, a operação e a manutenção dos meios materiais: o corpo, câmeras, programas, cadernos, livros que permitem a existência do processo comunicativo. Como a comunicação se realiza? O ato de comunicar só acontece a partir de dois interlocutores, no caso, o emissor e o receptor; a criação e o relato de uma mensagem; a existência de um assunto e a definição de códigos são elementos necessários à comunicação.
· O emissor: aquele que diz algo a alguém.
· O receptor: aquele com quem o emissor se comunica.
· A mensagem: o texto que o emissor transmite
Mas como acontece o processo da comunicação? Podemos descobrir a partir de alguns questionamentos básicos: Quem faz a comunicação? O emissor. Quem recebe a mensagem? O receptor. Em ambos os casos, hora podemos ser p emissores, hora podemos ser receptores. O que diz a mensagem? A mensagem pode apresentar um discurso formal ou informal. Em que canal acontece a comunicação? Em canais que apresentam formalidade ou informalidade? Como transmitir essa mensagem? Organização das ideias, código escolhido, tonalidade da voz, clareza na transmissão. Quando enviar uma mensagem? No momento oportuno e no inoportuno, em situação de relaxamento ou de tenção. E onde expressar a mensagem? Em ambiente social, no fórum apropriado e até mesmo no fórum inapropriado. 
· Códigos da comunicação: Que são um conjunto de sinais verbais e não-verbais, que combinados possibilitam a transmissão da mensagem. A comunicação humana opera com elementos que representa a realidade, eles recebem o nome de signos ou símbolos. Só funcionam como signos se carregam esse poder de representar e/ou substituir uma outra coisa isso somente o contrato social pode estabelecer, signo não é o objeto ele é apenas está no lugar do objeto; os signos podem ser naturais: elementos da natureza, fenômenos naturais, sentimentos e emoções; e artificiais: que representam criações do homem. Os valores expressos subjetivos pode ser diversos, variam de acordo com a cultura social de um povo ou a cultura institucional e/ou organizacional que o símbolo representa, por exemplo, o símbolo da proibição do ato de fumar tem valor social quem desobedece-lo não será bem aceito; os símbolos são convenções estabelecidas, cuja a representação simbólica transcende a compreensão racional; quando a mente explora um símbolo muitas vezes é conduzida a ideias que estão fora do alcance da razão; o processo de comunicação possibilita a compreensão mútua e o estabelecimento de relações de interferências entre indivíduos e grupos mediados e/ou influenciados por fatores diversos, ele permite a existência de todas as práticas sociais: a organização da família, o trabalho em grupo, a partilha de bens culturais, a criação de relações de poder e de cooperação.
Relações Interpessoais
· Para escrever um texto, proferir uma palestra, fazer networking é preciso estudar e cuidar das relações interpessoais. Elas acontecem de pessoas de um mesmo grupo ou de diferentes grupos estabelecidas a partir do desenvolvimento de habilidades sociais, permitem a criação de vínculos rápidos ou duradouros tudo vai depender dos objetivos e do ambiente e, que as relações ocorrem. Relaciona-se é oferecer e receber ao mesmo tempo, é se abrir para um novo; a comunicação começa pela a capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e está preparado para aceita-lo e sobretudo, aceitar a nós mesmo. Entender o processo de comunicação é preciso considerar os seguintes fatores: Quem comunica à quem? Quais os papéis que essas pessoas desempenham? Trata-se de um chefe e seu subordinado? Perfeito! A partir daí se estabelece a linguagem ou os códigos que serão empregados para a comunicação, afim de que a mensagem seja compreendida por ambas as partes. A comunicação só se efetiva após a finalização de todo o processo comunicativo, ou seja, quando o destinatário (receptor) decodifica ou compreende a mensagem.
· Principais linguagens oral e escrita:
· Variação Diacrônica: É a variação da linguagem que se percebe com o passar do tempo. Exemplo: Moça prendada.
· Variação Diatópica: É a variação que se percebe com a mudança geográfica. Exemplo: Guri, Guria.
· Variação Diastrática: É a variação percebida entre diferentes grupos sociais, ou culturais. Exemplo: A gente vai.
· Variação Diafásica: É a variação de acordo com o contexto que se está inserido em determinada região que você está.
· Como diferenciar um texto literário e não-literário?
· Exemplo de literário: “Seus pensamentos passeavam por entre nuvens abundantes, chovendo alegrias e recordações... Ele estava, realmente, encantado com a natureza das águas.” Tem uma certa poesia, uma certa liberdade no texto, para que você possa mostrar os seus sentimentos. 
· Exemplo de não-literário: “De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, o caso da fã que agrediu foi denunciado na 4ª DP do Rio de Janeiro. O que é esperado de uma boa comunicação escrita e falada? Nos dois textos, você pode perceber isso: atenção, clareza, objetividade, fluência verbal, raciocínio lógico, empatia, saber ouvir, adequada expressão não-verbal. O sucesso de uma boa comunicação inclui habilidades de ler, raciocinar e escrever além da capacidade de codificar e decodificar códigosverbais e não-verbais. Vale salientar, ainda, que a comunicação obedece a um processo lógico, pensar, planejar e transmitir. O que ocasiona uma comunicação com barreiras? Escolha inadequada, momento, local, meio, confiabilidade, informações ambíguas, ideias confusas, falta de clareza na codificação.

Continue navegando