Buscar

Biografia Martins Pena

Prévia do material em texto

Biografia Martins Pena
Luís Carlos Martins Pena nasceu no Rio De Janeiro, em 5 de novembro de 1815. Ficando órfão de pai com um ano de idade e de mãe aos dez anos, foi educado pelo avô e, depois por um tio materno.
 Embora não coincidisse com suas inclinações, por imposição do tio estudou comércio de 1832 a 1835. Durante esse período, assistiu a aulas da Academia de Belas-Artes, onde chegou a adquirir algum conhecimento de arquitetura e pintura. Finalmente, quando se libertou da tutela do tio, passou a estudar línguas estrangeiras, sobretudo francês e italiano. 
 Como precisava garantir o próprio sustento, ingressou no funcionalismo público por volta de 1838. Em 1847, trabalhando na Secretaria de Estado de Negócios Estrangeiros, foi para a Europa, como adido à legação brasileira em Londres. Em 1848, com tuberculose, resolver voltar ao Brasil, mas faleceu no caminho, em Lisboa, no dia 7 de dezembro, com 33 anos.
 Quando Martins Pena iniciou sua carreira como escritor de peças teatrais, havia na Corte (Rio De Janeiro) um movimento para criação de uma literatura e de um teatro genuinamente brasileiros. Até então, dava-se preferência à encenação de obras dramáticas europeias (com temas relacionados com a realidade europeia) e á contratação de atores portugueses.
 A primeira comédia de Martins Pena, O juiz de paz na roça, foi escrita, provavelmente, em 1833 (ele teria 18 anos) e encenada em 1838. Muito aplaudida pelo público, essa peça marca o início da comédia brasileira de costumes. A partir daí, Martins Pena cria uma série de comédias que apresentam um quadro crítico de costumes da vida urbana e rural. Suas personagens representam verdadeiros retratos da corrupção, da ignorância, da avareza e do caipirismo 
 8

Continue navegando