Buscar

Portifólio aula 06 - Jornais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: SERVIÇO DE REFERÊNCIA E FONTE DA INFORMAÇÃO
 TEMA: JORNAIS - AULA 06
 
 
 
 Quer um jornal seja diário, semanal ou mensal, o primeiro passo para produzir um jornal é a coleta de notícias. Esta reunião pode tomar muitas formas, como entrevistas, reportagens e edição, fotografia, organização de um comunicado de imprensa e redação de cartas para o editor. 
 O jornal depende da receita publicitária para ganhar dinheiro. Como alguns jornais são gratuitos e outros custam um valor nominal, a receita importante vem dos anunciantes. Portanto, cada jornal tem uma equipe de publicidade encarregada de vender espaço publicitário às empresas. Alguns anúncios podem ser locais, enquanto outros podem ser nacionais ou estaduais. Eles são vendidos em diferentes tamanhos e formatos e são colocados em cada página do jornal.
 A fase de layout de um jornal é o processo pelo qual o conteúdo editorial e os anúncios são colocados no jornal, editados e refinados. Em uma pequena empresa, este trabalho deve ser feito pelo pessoal editorial e/ou publicitário. Em editoras maiores, a equipe de layout se encarrega desta etapa. As páginas são criadas com programas como Adobe InDesign ou Quark XPress, depois o conteúdo é revisado pelos editores e os anúncios são revisados pelo gerente de publicidade.
 A última etapa na produção de jornais é o processo de impressão. Uma vez que o jornal está no papel, ele é enviado eletronicamente para a impressora. No caso de grandes jornais, a gráfica geralmente está localizada no mesmo prédio dos escritórios editoriais e de publicidade do jornal. As imagens para o jornal são carregadas nas impressoras e as cópias são impressas, empilhadas e agrupadas. De lá, eles são entregues (ou recolhidos) por agentes de imprensa que entregam os papéis de porta em porta, os empilham em caixas de correio por toda a vizinhança e os entregam em lojas e bancas de jornal.

Continue navegando