Buscar

Registros e Fontes do Conhecimento

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: REGISTRO E FONTES DO CONHECIMENTO
 TEMA: TIPOS DE CONHECIMENTO - AULA 02
 
 Pesquisa AUTOESTUDO O conhecimento artístico é baseado na intuição, que produz emoções, tendo por objetivo maior manifestar o sentimento e não o pensamento. Baseado no conceito acima exposto, responda: O conhecimento artístico é oposto ao conhecimento filosófico? Justifique suas colocações.
O conhecimento filosófico é uma forma de conhecimento baseado na tarefa de questionar a ordem natural aparente do mundo. A partir da dúvida, a filosofia constrói um pensamento sistemático e racional.
Na narrativa tradicional ocidental, a origem da filosofia é colocada na Grécia antiga, embora isso seja contestado hoje em dia: há evidências anteriores de conhecimento filosófico, por exemplo, na África.
Embora a filosofia ocidental não seja necessariamente uma ciência, também não deve ser confundida com a mitologia. Assim, um de seus objetivos é formular o conhecimento baseado na razão, negando os mitos tradicionais.
Há muitos conhecimentos filosóficos possíveis. No Ocidente, como o conhecemos, é importante apontar pelo menos 4 características importantes a serem levadas em conta neste conhecimento:
Reflexiva: visa compreender o pensamento e as idéias humanas, gerando especulações e hipóteses sobre o assunto. Portanto, o exercício da reflexão deve ser constante;
P: Filosofia é um questionamento porque começa por duvidar do mundo. Portanto, não aceitar as coisas como dadas e certas, e pensar nelas é primordial;
Racionalmente: o pensamento adotado para criar filosofia deve ser guiado pela razão. Em outras palavras, o conhecimento filosófico deve ser baseado em critérios lógicos e coerentes;
Sistemático: além de formular hipóteses sobre o mundo, estas idéias devem ser sistemáticas, relacionando-se umas com as outras. Portanto, as contradições são indesejáveis.
Estas características são critérios importantes para a discussão do conhecimento filosófico. Também são úteis para orientar debates mais gerais, garantindo uma atitude mais democrática na sociedade.
O conhecimento filosófico é apenas uma forma de conhecimento que existe na humanidade. 
 DISCIPLINA: REGISTRO E FONTES DO CONHECIMENTO
 TEMA: RACIONALISMO - AULA 04
 
 
 AUTOESTUDO Teoria do Conhecimento: Racionalismo e Empirismo Acesse https://www.youtube.com/watch?v=fBXrwHmOv9k Faça um quadro comparativo entre o racionalismo e o empirismo
 
Para a abordagem racionalista, o conhecimento tem origem na mente, e tal conhecimento é inato e independente da experiência sensorial. Um exemplo clássico de racionalismo é o estudo da matemática, no qual 1+1 = 2, ou seja, as experiências sensoriais não são necessárias para atingir este raciocínio.
Para o racionalismo, o conhecimento inato consiste em um conhecimento de ordem superior que dá acesso a uma verdade profunda além do que sabemos na vida cotidiana. Na abordagem racionalista, existem basicamente 3 maneiras de se chegar ao conhecimento. Estes são:
 
Dedução: consiste na aplicação de princípios específicos para se chegar a conclusões.
Idéias internas: De acordo com este conceito, as pessoas nascem com verdades essenciais/fundamentais e até mesmo com experiências que trazemos de vidas anteriores.
Motivo: É o uso da lógica para determinar a conclusão e são utilizados diferentes métodos.
De acordo com o empirismo, o conhecimento humano vem da experiência sensorial (relacionada aos sentidos). Assim, os únicos tipos de conhecimento validados pela abordagem empírica são aqueles que podem ser medidos e verificados.
 
 DISCIPLINA: REGISTRO E FONTES DO CONHECIMENTO
 TEMA: OUTROS CAMINHOS PARA O CONHECIMENTO - AULA 06
 
 Pesquisa AUTOESTUDO O positivismo é um sistema filosófico que explica a humanidade em uma história de progresso. Conforme essa filosofia, a espécie humana deve superar as formas primitivas de pensamento e alcançar o estado positivo – a condição mais elevada e refinada do conhecimento. Portanto, ele não apenas prescreve um modo de fazer ciência, mas também como a sociedade deveria ser. Pesquise e descreva a história do positivismo e seus principais pensadores.
O positivismo é uma corrente filosófica que teve origem na França no século XIX e cresceu a partir do pensamento Iluminista. Pode-se dizer que seu fundador foi o filósofo e também criador da "Sociologia", Auguste Comte (1798 - 1857). Outro nome importante do positivismo é John Stuart Mill (1806 - 1873), que adaptou o pensamento positivista ao utilitarismo moral inglês, que teria tido origem com Jeremy Bentham, advogado, filósofo e professor de Mill. Com a adaptação ao utilitarismo, o positivismo adquiriu um tom mais focado na filosofia moral, delineando os preceitos éticos da teoria de Mill.
Outros fatores que caracterizaram o positivismo foram a revolução industrial e as crises sociais que ocorreram como consequência direta desta revolução, bem como a explosão demográfica dos grandes centros urbanos europeus causada pelo rápido surgimento de muitas indústrias. Durante este período, a fome e a desigualdade social espalharam-se pelos centros urbanos, enquanto os velhos paradigmas medievais e o antigo régime foram sendo lentamente superados.
Assustados por uma sociedade nova e complexa, os intelectuais acharam difícil entender este novo modelo social, completamente diferente de tudo o que havia acontecido antes. A teoria positivista e a sociologia foram sugestões da Comte para entender a nova organização que tanto assustou os pensadores e mudou a vida das pessoas.
O método positivista também deu origem a uma teoria historiográfica inspirada nas idéias do Comte de Saint-Simon (1760-1825), um filósofo francês para quem a humanidade evoluiria constantemente, sempre para frente e nunca para trás. De acordo com a historiografia positivista, o progresso histórico deve ser constantemente medido, baseado apenas nos fatos que são constantemente registrados.
No Brasil, o positivismo influenciou fortemente os militares e políticos associados ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que em 1889 derrubou o Imperador Dom Pedro II e tornou-se o primeiro presidente do Brasil, tentando uma política baseada no positivismo, com o cultivo e a imposição da ordem social para alcançar o progresso.
Já nos séculos XIX e XX, com o surgimento do positivismo legal e do positivismo lógico entre os filósofos, o termo positivismo adquiriu outros significados, o que implicaria a crença de que a análise lógica da linguagem seria a forma de resolver todos os problemas filosóficos.
 Atenciosamente.
 Deoclides Gomes dos Santos
 FONE: 38-998053892
 email: gdeoclides@gmail.com

Continue navegando