Buscar

ASILO, REFUGIO, EXILADOS

Prévia do material em texto

ASILO POLÍTICO*
Asilo político tem previsão constitucional (artigo 4º, inciso X) e consiste no acolhimento de estrangeiro por parte de um Estado que não o seu, em virtude de perseguição por ele sofrida e praticada por seu próprio país ou por terceiro.
As causas motivadoras dessa perseguição, ensejadora da concessão do asilo, em regra são: dissidência política, livre manifestação de pensamento ou, ainda, crimes relacionados com a segurança do Estado, que não configurem delitos no direito penal comum.
Basicamente, o asilo político apresenta natureza territorial, ou seja, será concedido ao estrangeiro que tenha ingressado nas fronteiras do novo Estado, colocando-se no âmbito especial de sua soberania.
A concessão de asilo político a estrangeiro é ato de soberania estatal, de competência do Presidente da República, e, uma vez concedido, o Ministério da Justiça lavrará termo no qual serão fixados o prazo de estada do asilado no Brasil e, se for o caso, as condições adicionais aos deveres que lhe imponham o direito internacional e a legislação vigente, as quais ficará sujeito.
No prazo de trinta dias a contar da concessão do asilo, o asilado deverá registrar-se no Departamento de Polícia Federal, bem como identificar-se pelo sistema datiloscópico. Em seu registro deverão constar os seguintes dados: nome, filiação, cidade e país de nascimento, nacionalidade, data de nascimento, sexo, estado civil, profissão, grau de instrução, local e data de entrada no Brasil, espécie e número de documento de viagem, número e classificação do visto consular, data e local de sua concessão, meio de transporte utilizado, bem como dados relativos aos filhos menores e locais de residência, trabalho e estudo. "conceder asilo político não é obrigatório para Estado algum, e as contingências da própria política - exterior e doméstica - determinam, caso a caso, as decisões do governo". 
O asilado que desejar se ausentar do país e nele, posteriormente, reingressar, sem renúncia de sua condição, deverá solicitar autorização prévia do Ministro da Justiça. Igualmente, compete ao Ministro da Justiça a prorrogação dos prazos de estada do asilado. 
A saída do país, sem previa autorização do governo brasileiro, importará em renúncia ao asilo e impedirá o reingresso nessa condição.
Asilo político e extradição: ressalte-se que a concessão anterior de asilo político não é fator impeditivo de posterior análise, e consequente concessão, de pedido extradicional, desde que o fato ensejador do pedido não apresente características de crime político ou de opinião, pois nesses casos existirá expressa vedação constitucional (CF, art. 5º, inciso LII). 
Características do asilo político :
a) Instituto jurídico regional (América Latina);
b) Normalmente, é empregado em casos de perseguição política individualizada;
c) Motivado pela perseguição por crimes políticos;
d) Necessidade de efetiva perseguição;
e) A proteção pode se dar no território do país estrangeiro (asilo territorial) ou na embaixada do país de destino (asilo diplomático);
f) Inexistência de cláusulas de cessação, perda ou exclusão;
g) Efeito constitutivo;
h) Constitui exercício de um ato soberano do Estado, sendo decisão política cujo cumprimento não se sujeita a nenhum organismo internacional;
i) Medida de caráter político.
Brasil >> 
*Pedido no exterior. 
*Pode ser extraditado em caso de crime. 
*Decisão Diplomática do Presidente da República.
_________________
ASILO DIPLOMÁTICO*
Tem as mesmas características e natureza do asilo político, porém possui algumas particularidades, conforme abaixo:
O asilo pode ser concedido fora do Brasil, tem caráter provisório e pode ser concedido na embaixada Brasileira. Exemplo: Um político do Uruguai foge para a embaixada Brasileira e lá solicita o asilo diplomático, nessa situação o asilo pode ser ou não concedido. Caso o asilo diplomático seja concedido para esse político, 
ele recebe um salvo conduto para sair do país e vir para o Brasil onde receberá o asilo político.
__________________
REFUGIADO*
é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.
ACNUR - Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados 
(adotada em 28 de julho de 1951, entrando em vigor em 22 de abril de 1954).
Características do refúgio :
a) Instituto jurídico internacional de alcance universal;
b) Aplicado a casos em que a necessidade de proteção atinge a um número elevado de pessoas, onde a perseguição tem aspecto mais generalizado;
c) Fundamentado em motivos religiosos, raciais, de nacionalidade, de grupo social e de opiniões políticas;
d) É suficiente o fundado temor de perseguição;
e) Em regra, a proteção se opera fora do país;
f) Existência de cláusulas de cessação, perda e exclusão (constantes da Convenção dos Refugiados);
g) Efeito declaratório;
h) Instituição convencional de caráter universal, aplica-se de maneira apolítica;
i) Medida de caráter humanitário, ou seja, risco de morte.
BRASIL >> 
*Pedido de quem já chegou no Brasil.
*geralmente nas embaixadas e não pode ser extraditado. 
*Decidodo pelo Ministro da Justiça.
OPNIÃO
O asilo aos refugiados é previsto em Constituição e por este motivo não deve ser negado. Na questão social o asilo e abrigo solidário aqueles que necessitam é de ordem moral, pois ajudar ao próximo é um dever de todo cidadão de personalidade civil e jurídica, porém deve-se impor limites na questão de "quantidade" de pessoas o qual será oferecido o abrigo em nosso país como refúgio, uma vez que estamos passando por crise econômica, é necessário encontrar uma maneira de lidar com o fluxo crescente de refugiados e então poder atender as necessidades como alojamentos, alimentação, saúde entre outros e não podemos esquecer dos funcionários e colaboradores. A não organização do Estado mediante a situação, pode colocar o país em estado de Urgência, pois a crise aumenta e os recursos diminuem.
_______________________
EXILADO*
Expulso da sua pátria, banido, proscrito, degredado, desterrado.

Continue navegando