Buscar

AD1 BIOCEL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 BIOCEL 2
1- Mitocôndrias e cloroplastos são organelas produtoras de energia que surgiram na evolução das células eucariontes muito depois dos peroxissomos. Responda em, no máximo, 300 caracteres com espaços ou 50 palavras para as duas partes da questão:
A- Qual a grande vantagem evolutiva que as células com peroxissomos adquiriram em relação às que não possuíam esta organela? (2,5 pontos)
B- Que vantagem as células com mitocôndrias adquiriram em relação às que possuíam peroxissomos? (2,5 pontos)
2- Apenas uma parte dos microtúbulos do fuso mitótico se liga a cromossomos. Cite quais são e explique a função que os outros microtúbulos têm no processo de divisão celular? (Responda em, no máximo, 450 caracteres com espaços ou até 100 palavras) (2,5 pontos)
s microtúbulos podem exercer uma função predominantemente esquelética, auxiliando na manutenção da forma da célula. Exemplo disso são os feixes de microtúbulos (axonema) dispostos longitudinalmente ao longo de projeções celulares de alguns tipos de células, como nos axópodes dos heliozoários (Fig. 5) e axônios das células nervosas. Em outras situações, os microtúbulos estão associados a certos movimentos celulares, atingindo seu mais alto grau nos movimentos cromossômicos, durante a divisão celular, e nos movimentos ciliar e flagelar.
3- O envoltório nuclear é muito mais que uma simples membrana. Quais as funções dos complexos de poro e da lâmina nuclear?  (Responda em, no máximo, 500 caracteres com espaços ou 100 palavras) (2,5pontos)

Outros materiais