Buscar

Controle m

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Controle mecânico e químico do biofilme supra gengival
O biofilme supra gengival é a causa etiológica das doenças periodontais. O controle deve ser dado no inicio de sua formação. Existem três tipos de prevenção:
· Primária: evita a formação do biofilme (baseada no controle do BF)
· Secundária: impede a progressão da doença (baseada no controle do BF)
· Terciária: fornece suporte periodontal
Os objetivos do controle são reduzir e eliminar o biofilme, alterar a composição da microbiota, prevenir a adesão de microrganismos, gengivite e periodontite.
A terapia depende do profissional e paciente, está relacionada com a motivação do paciente, índice de higiene oral (I.H.O), raspagem e alisamento radicular (R.AR.), remoção de fatores de retenção e controle químico e mecânico do biofilme.
- Motivação do paciente: explicar sintomas da doença, verificar o IHO, índice de sangramento a sondagem, profundidade a sondagem, e promover o auto-controle do biofilme supra.
- O controle mecânico se dá pelo uso de escova dental, fio dental, fira dental, gaze, limpadores de língua e irrigadores.
A qualidade da escovação depende da habilidade individual, frequência e tempo de escovação, assim como o tipo da escova:
· Escovas convencionais: o ideal é que possuam cabeça pequena (08-10 tufos), arredondada para melhorar o acesso a região retromolar. Além disso deve-se analisar a curvatura do cabo (deve ser angulado), formato das cerdas (devem ser paralelas e macias ou extra macias).
A escovação com escovas convencionais limpa as superfícies livres, remove cerca de 60% do biofilme). A escova deve ser substituída quando as cerdas perdem sua angulação. 
Técnicas de escovaão: circular/fones, vertical/leonard, horizontal (mais usada), são as técnicas do esfregaço; sulcular/Bass; vibratória/stilmann/charters; rotação;
*Stilmann/Bass modificada: a escova deve ficar inclinada 45º para se conseguir uma maior área de acesso, além disso, permite que as cerdas entrem no sulco. Após o posicionamento, vibra a escova para frente e para trás e então rotaciona. Na face oclusal pressiona a escova contra o sulco e faz movimentos vibratórios.
*Efeitos colaterais da escovação: retração gengival e abrasão dental.
· Escova interdental: a combinação de escovas convencionais com escovas interdentais mostrou ser mais efetiva na remoção do biofilme que o uso isolado de escovas convencionais e fio dental. Promove limpeza de superfícies interproximais, principalmente em casos de perca de inserção e região de furca. O movimento deve ser de V-L e L-V.
· Escova unitufo: indicada para regiões de difícil acesso.
· Escova elétrica: a efetividade é semelhante, é indicada para pacientes com dificuldades motoras.
- Fio dental/fita dental: promovem limpeza das faces proximais, devem adentrar no sulco gengival de duas a três vezes. Para regiões de difícil acesso opta-se pelo fio dental. A fita dental 
promove uma limpeza mais efetiva por apresentar maior superfície de contato, entretanto, a possibilidade de machucar é maior.
- Limpadores de língua: indicado para casos de dificuldade de higiene da língua com escovas convencionais. Em casos de reflexo nauseoso se faz progressão de escovação lentamente.
- Irrigadores: normalmente usados por pacientes protéticos. O controle se dá pelo jato de líquido que remove o biofilme.
- Gaze: usado para limpas superfícies proximais em casos de grandes diastemas.
- Controle químico: agente que inibem o desenvolvimento e maturação da placa, antiadesivos, antimicrobianos, removedores de placa e antipatogênicos. É feito com uso de dentifrícios e enxaguantes bucais.
Os agente antimicrobianos devem possuir segurança, estabilidade, especificidade, facilidade, eficácia, sabor agradável e substantividade (capacidade do produto em ter maior tempo de duração). Os componentes são: produto ativo, aromatizante, flavorizante umectante, espessadores e detergente.
Os fatores mais importantes são o principio ativo e a substantividade. São classificados em gerações de acordo com a substantividade:
	1ª geração:
	Pouca ou nenhuma substantividade
	Cetilpiridinio e compostos fenólicos
	2ª geração:
	Substancial- são os melhores a nível de mercado
	Clorexidina, triclosan com gantrez e citrato de zinco
	3ª geração:
	Possui substantividade
	Demopinol
· Creme dental: triclosan é o melhor em termos de ser antimicrobiano.
· Enxaguatório
· Cloreto de Cetilpiridinio: cepacol, oral B, Plax. É uma amônia quaternária, apresenta baixa substantividade (3-4 horas), possui apenas 20% de efetividade, sua ação se sá por precipitação 
citoplasmática (rompe o citoplasma celular), possui curto espectro de ação (atuam apenas em gram+), possuem poucos efeitos colaterais. 
· Gluconato de Clorexidina: Periogard e NeoplaK. É uma biguanidina catiônica, possui amplo espectro de ação (gram-, vírus, leveduras e fungos), alta substantividade (12hrs), possui baixa toxicidade, se liga a mucosa-dente-película salivar, atua na saliva reduzindo a microbiota em 90%. Reduz 65-70% de biofilme e 55% da gengivite. Pode ser bacteriostático (estágio reversível – 0,12%) ou bactericida (estágio irreversível 0,2% ). É indicado para casos específicos. Não deve ser usado logo após a escovação pois interage com o lauril sulfato do dentifrício, o que acaba por interferir na sua ação.
· Efeitos colaterais: manchamento temporário, descamação epitelial, reações alérgicas, maior formação de calcula supra gengival e alteração do paladar.
· Podem se apresentar na forma de gel e spray. Indicados para após d=cirurgia oral, durante tratamento periodontal. A INDICAÇÃO SEMPRE É TERAPÊUTICA!

Outros materiais