Buscar

ATIVIDADE 3 AUDITORIA CONTÁBIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma auditoria financeira é um exame e uma avaliação objetivos das demonstrações financeiras de uma organização para garantir que os registros financeiros sejam uma representação justa e precisa das transações que eles afirmam representar. A auditoria pode ser conduzida internamente pelos funcionários da organização ou externamente por uma firma externa de auditoria independente. A partir do nosso material de estudos descreva os objetivos da auditoria externa.
A auditoria externa é uma atividade que examina e atesta a integridade, adequação e veracidade das contas de uma companhia. Utilizando um conjunto de procedimentos técnicos, a auditoria externa analisa as demonstrações contábeis da empresa, para apontar, por meio de um parecer, se estas estão de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade e com as normas contábeis brasileiras.
Realizada por uma equipe profissional especializada, contratada especificamente para a tarefa, a auditoria externa não possui relação com a empresa auditada. Ou seja, se trata de uma auditoria independente, apresentando assim resultados isentos de interesse ou influência da empresa.
No Brasil, todas as empresas de grande porte (aquelas com receita bruta superior a R$ 300 milhões de reais por ano) são obrigadas pela Lei 11.638/07 a sujeitar suas demonstrações contábeis a análise de auditores externos devidamente certificados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A auditoria externa ocorre periodicamente, geralmente a cada semestre ou ano.
Qual é o objetivo da auditoria externa?
A auditoria externa tem a finalidade principal de comprovar a veracidade dos registos e informações contábeis apresentados por uma empresa. Ela irá informar se a posição patrimonial da empresa, o resultado financeiro das operações, a evolução do patrimônio e a origem e aplicação de recursos são verdadeiras e estão de acordo com o que foi informado nas demonstrações contábeis.
Dessa forma, a auditoria externa acaba se provando como um instrumento essencial para transmitir segurança e confiabilidade quanto as informações divulgadas pela companhia. Ou seja, será apenas através da auditoria externa que os acionistas e potenciais investidores terão certeza que a empresa é transparente e que seus números são reais.
Logo, a realização periódica da auditoria externa eleva o nível de governança corporativa da empresa, melhorando sua imagem da empresa junto ao mercado e facilitando a obtenção de novos investimentos e aportes.

Continue navegando