Buscar

PRODUCAO DE TEXTO INDIVIDUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas Administrativas - Produção de Texto Individual
Tema: Administração CIENTÍFICA, CLÁSSICA E HUMANÍSTICA
Prof.ª: Silmara Gomes
Aluna: Ana Roberta Melo 
Nas escolas Científica, Clássica e Humanística, a indústria ditou as regras da administração, devido à expansão industrial que desencadeava. Ao pesquisar sobre as escolas Científica e Clássica, é nítido que a manufatura dos produtos sempre foi o alvo de preocupação de ambas, e a Humanística, apesar do foco no cunho humanista, ainda sim é uma teoria com fundo produtivista. Ambas escolas visavam o produtivismo, ou seja, o aumento da eficiência na produção.
As características das organizações atuais que se aproximam das três escolas base da ciência da administração são: departamentalização; diminuição dos custos; recompensas para os funcionários; especialização do trabalhador; produção em massa/padronização de ferramentas e instrumentos; testes de seleção de pessoal (onde o pioneiro foi Hugo Munsterberg, adepto da Teoria Clássica).
As características das organizações atuais que se afastam das três escolas base da ciência da administração são: quase não existe mais a estrutura clássica de subordinação, onde as pessoas eram organizadas em longa hierarquia, por funções; os funcionários não são mais vistos como recursos de produção, e sim, como parte da organização; o aumento da eficiência dos funcionários é feito através da concessão de benefícios e garantia de bem-estar no ambiente de trabalho, e não através da racionalização do trabalho (como na filosofia de Taylor, adepto da Administração Científica).
Como já dito, as escolas base da ciência da administração nasceram como resposta à principal questão organizacional da época. E não diferente, a abordagem da administração na atualidade exige um modelo atualizado por práticas baseadas no conhecimento (que passou a ser a principal questão organizacional devido ao desenvolvimento tecnológico e avanço da Tecnologia de Informação), mas que não deixa de carregar na sua estrutura organizacional elementos da administração Científica, Clássica e Humanística.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
É melhor ser um profissional especialista ou generalista?. Revista Valor Econômico, São Paulo, 28 de fevereiro de 2018. Disponível em: <http://www.valor.com.br/carreira/diva-executivo/5350691/e-melhor-ser-uma-profissional-especialista-ou-generalista> Acesso em: 08 de setembro de 2020.
MARQUES, J. J. Práticas Administrativas. São Paulo, 2014. (Apostila).
BARRETO, J. M. Introdução à Administração. Salvador, 2017. (Apostila).
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital. Editora Atlas SA, 2000.

Continue navegando