Buscar

Prova 1º Bimestre Manejo e Conservação do Solo

Prévia do material em texto

Avenida Manoel Guirado Segura, 1898
E-mail: faculdade.teodorosampaio@outlook.com
	ALUNO (A):_ANDREYNA MARTINS DE OLIVEIRA 
	DATA: 27/09/2020
	CURSO: AGRONOMIA
	TURMA: 
	TERMO: 4.º
	DISCIPLINA: Manejo e Conservação do Solo
	PROFESSOR (A): Érica dos A. Rodrigues. 
	BIMESTRE: 1º ( X )
 2º ( )
	SEMESTRE: 1º( ) 
 2º ( X )
	PROVA: (X) BIMESTRAL ( ) REPOSITIVA 
( ) EXAME 
	VALOR DA PROVA: 5,0
	
	NOTA:_____________________
Atividade Avaliativa de Pesquisa:
1- Cite a definição de Erosão:
Erosão do solo consiste no processo de desprendimento e transporte das partículas do solo; ou erosão do solo é um fenômeno que, com intensidades diferentes e em conseqüências diversas, acarreta perdas de água, de solo, de nutrientes e de colóides orgânicos.
2- Explique o que é Erosão Hídrica e como apresenta-se no solo:
Processo erosivo geralmente envolvendo o solo, deflagrado pela ação de chuvas, compreendendo as seguintes etapas: impacto da chuva, provocando desagregação das partículas; remoção e transporte pelo escoamento superficial; e deposição do material formando depósitos de assoreamento.
3- Explique os processos:
Desertificação e Assoreamento
4- Quais os fatores que provocam a Erosão Hídrica?
Atualmente, o clima vem nos impondo uma situação de alternância nos fenômenos associados ao El Nino e La Nina com menor intervalo de recorrência. A consequência disso é a presença de estiagens mais frequentes, precipitações com alta intensidade e volume, alteração na evapotranspiração, impactos de redução na produção e produtividade, aumento na taxa de erosão e produção de sedimentos, assoreamento, enchentes, depauperamento da qualidade da água e problemas sociais. Soma-se como agravante à este contexto uso e manejo inadequado dos solos, que potencializam ainda mais os efeitos das alterações climáticas.Todos esses fatores associados as ações do homem, listado na terceira questão.
5- Explique o que é o processo de Erosividade:
6- Em função da Erosão o solo sofre várias consequências. De acordo com o estudado, discorra sobre seus efeitos nos recursos naturais:
Se o processo erosivo se intensifica, causa danos irreversíveis que se refletem na flora e fauna. E esse aumento da atividade erosiva tem ocorrido cada vez mais intenso pela interferência do ser humano. A crescente destruição das florestas,pelo desmatamento,pela queimadas, é um exemplo. Quando grandes quantidades de terra deslizam para locais férteis, diminuem a probabilidade de geração de vida. Isso provoca a extinção da flora e, de consequência, a fauna deixa de existir. Se o material arrastado cair em lagos e rios, o soterramento põe fim à vida e a biodiversidade está comprometida. 
Ainda que a terra não encubra o leito, turva a água e mata a flora aquática na falta de luz. E se não há algas, não haverá fotossíntese e, por conseguinte, faltará oxigênio na água, comprometendo a fauna. Se ocorrer assoreamento, os leitos são preenchidos com excesso de sedimento e as chuvas causarão enchentes no entorno.
7- Explique a evolução e consequências da Erosão em Sulcos:
Começa com a Erosão em splash: que é o efeito gerado pelo impacto das gotas de chuva sobre o solo. Aparentemente simples esse processo pode ocasionar problemas maiores caso se intensifique pela total ou parcial desagregação das partículas do solo e das rochas. Posteriormente; Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o. Após; Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos. Geralmente, esse é o princípio para a formação de erosões mais graves em áreas de declividade. Conseqüentemente; Ravinas: é quando a água das chuvas, com o tempo, vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno.
Professora Érica dos Anjos Rodrigues

Continue navegando