Buscar

Aula 02 D Penal Legislação Especial - 01032021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 02 – D. Penal Legislação Especial - 01/03/2021
Gravação de conversa foi introduzida na lei de intercepção telefônica (art. 8 A) pela lei do Pacote Anticrime.
A gravação de conversa não necessita de autorização judicial quando configurada a legítima defesa (jurisprudência STF e STJ).
A gravação em lugares públicos não configura gravação ilegal quando sem autorização, pelo princípio da privacidade.
Art. 7º Lei do Marco Civil da Internet, é necessário autorização judicial para acesso das conversas telefônicas (WhatsApp, Telegram, Instagram).
Utilizar-se das últimas ligações para investigação sem autorização judicial não configura quebra do sigilo telefônico (jurisprudência STJ).
2º Requisito da Interceptação telefônica - único fim: criminal (o que não significa que só pode ser usada em processos criminais – como prova emprestada (jurisprudência do STF e STJ), inclusive contra o servidor público que não está na ação criminal, mas está nas conversas (STF).
3º Requisito da Interceptação Telefônica - a ordem judicial - reserva de jurisdição. A interceptação telefônica só pode ser autorizada por um juiz competente ao processo criminal, pois é uma medida cautelar probatória.
Art. 3º, Pacote Anticrime - juiz das garantias diferente do juiz competente para ação criminal.
Se a Interceptação Telefônica foi autorizada por um juiz no momento do fato competente é legal, pois é aparentemente competente.
CPI pode autorizar interceptação telefônica? - Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
§ 3º As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 
Poderes próprios é diferente de poderes de juiz - reserva constitucional de jurisdição - NÃO PODE AUTORIZAR POIS CPI NÃO É INVESTIGAÇÃO CRIMINAL.
***QUEBRA DE SIGILO TELEFÔNICO - CPI PODE – PODERES PRÓPRIOS DE JUIZ.

Outros materiais