Logo Passei Direto
Buscar

3 Legislação Penal e Processual Penal Especial para OAB Exame XL - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Relativamente à lei de interceptações telefônicas, assinale a afirmativa incorreta.
Qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) A interceptação das comunicações telefônicas poderá ser determinada pelo juiz, de ofício ou a requerimento da autoridade policial, na investigação criminal.
b) Deferido o pedido de interceptação, o ofendido conduzirá os procedimentos de interceptação.
c) O pedido de interceptação de comunicação telefônica conterá a demonstração de que a sua realização é necessária à apuração de infração penal, com indicação dos meios a serem empregados.
d) Só será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando a prova não puder ser feita por outros meios disponíveis.
e) Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

A interceptação de comunicações telefônicas é admitida para prova somente em instrução.
Assinale a alternativa correta.
a) processual penal.
b) processual penal e civil.
c) processual penal e bancária.
d) processual penal e inquérito policial.

Quanto às disposições constitucionais e legais em relação à tortura, considere os seguintes itens. Ao final, assinale a alternativa correta:
I. A prática da tortura será considerado crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia. II. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. III. Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa. IV. A condenação em crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
I. A prática da tortura será considerado crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.
II. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
III. Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.
IV. A condenação em crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
a) Somente uma assertiva está incorreta.
b) Duas alternativas estão incorretas.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Todas as alternativas estão incorretas.
e) Somente uma alternativa está correta.

Nos termos da Lei nº 9.455/97, que define os crimes de tortura, quando um agente policial submete alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, é possível afirmar que
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) não há previsão legal de punição penal para aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las.
b) o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça, cabendo, contudo, o benefício da anistia em situações excepcionais.
c) a condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
d) sendo o crime cometido por agente policial, aumenta-se a pena de um terço até metade.

Tendo em vista as premissas da Lei Federal nº 9.455 de 7 de abril de 1997, constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental. Com isso, assinale a alternativa correta relativa ao delito de tortura.
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) Constitui crime de tortura o ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro.
b) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão, independentemente de sua natureza.
c) Constitui crime de tortura o ato de empregar violência contra pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para outrem.
d) Constitui crime de tortura o ato de obrigar alguém a fazer alguma coisa, por meio de violência psicológica, desde que a intenção seja a obtenção de vantagem ou lucro.
e) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.

A respeito do tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes, do crime organizado, dos crimes de tortura e dos crimes hediondos, julgue o item que se segue.
A caracterização da conduta de submeter pessoa presa a sofrimento mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei, como crime de tortura, dispensa, para seu aperfeiçoamento, o especial fim de agir por parte do agente.
Certo
Errado

Em relação à Lei dos Crimes Hediondos e à Lei de Tortura, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Supremo Tribunal Federal, considerando a gravidade dos delitos, entende como constitucional a obrigatoriedade do regime inicial fechado para os condenados por crimes hediondos e equiparados. ( ) A prisão temporária em relação a crimes hediondos e equiparados terá o prazo de cinco dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade. ( ) Incide causa de aumento de pena no crime de tortura se dela resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima. ( ) A condenação pelo crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
a) F – F – F – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – F – V – V.

Durante uma investigação, um suspeito foi constrangido por policiais com emprego de violência ou grave ameaça, o que lhe causou sofrimento físico e mental, tudo com o fim de se obter informação, declaração ou confissão acerca de fatos apurados no inquérito policial em trâmite. Devidamente apurados e comprovados os fatos, os policiais foram identificados e denunciados pelo Ministério Público. Considerando apenas os fatos narrados e a legislação vigente, assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) A prática de tortura com o fim de se obter informação, declaração ou confissão quanto aos fatos apurados em inquérito policial não encontra tipificação específica na legislação penal brasileira.
b) A Lei no 9.455/1997 não prevê nenhum tipo de punição para aquele que se omite diante dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou de apurá-las.
c) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, devendo o juiz impor, sempre, o regime inicial fechado para o início do cumprimento da pena.
d) A Lei no 9.455/1997 não prevê qualquer aumento de pena para o caso de o réu ser agente público.
e) Caso os policiais sejam condenados pela prática de crime de tortura, nos termos da Lei no 9.455/1997, a condenação acarretará a perda do cargo, da função ou do emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Não tipifica crime de tortura:
Assinale a alternativa correta.
a) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para garantir a impunidade em outro delito.
b) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.
c) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão de natureza criminosa.
d) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.

De acordo com a Lei nº 9.455/1997 (e suas alterações), que define os crimes de tortura, assinale a alternativa incorreta.
Qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Constitui crime de tortura constranger alguém, com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.
b) Na mesma pena do delito de tortura incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.
c) Se o crime de tortura for perpetrado por agente público, a pena será aumentada na metade.
d) A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Acerca do crime de tortura, tipificado na Lei nº 9.455/97, assinale a afirmativa correta.
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) A tipicidade objetiva do crime de tortura exige a imposição de sofrimento físico, não se amoldando à hipótese de imposição de sofrimento psicológico.
b) A Lei nº 9.455/97 exige que o sujeito ativo seja agente público para caracterização do delito de tortura.
c) O tipo penal de tortura exige como especial fim de agir que a conduta do agente seja motivada por qualquer forma de discriminação.
d) Se a tortura resulta em lesão corporal de natureza grave ou se resulta na morte da vítima, aplicam-se, respectivamente, causas de aumento de 1/3 e 2/3 da pena.
e) As disposições da Lei nº 9.455/97 aplicam-se mesmo que o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.

José, após longa apuração, foi acusado pelo Ministério Público da prática do crime de tortura no exercício de suas funções públicas. Considerando a robustez das provas existentes, consultou o seu advogado a respeito das consequências de eventual condenação criminal, mais especificamente em relação à sua situação funcional, pois ocupava cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Executivo do Estado Alfa.
O advogado respondeu corretamente que, ante os termos da Lei nº 9.455/1997, José
a) deve perder o cargo de provimento efetivo e não mais poderá ingressar no serviço público, mesmo após o período de cinco anos de reabilitação penal.
b) ficará suspenso do cargo de provimento efetivo durante o período de cumprimento da pena, não tendo direito à remuneração correspondente.
c) deve perder o cargo de provimento efetivo, mas não há óbice a que reingresse no serviço público, a qualquer tempo, caso preencha os requisitos exigidos.
d) deve perder o cargo de provimento efetivo, e sofrerá a interdição para o exercício de cargo, função ou emprego público pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Em certo presídio, foi encontrado um apetrecho que permitia aplicar choques, com a inscrição “DIREITOS HUMANOS”. Após a devida investigação, por meio de uma câmera do circuito interno de televisão, verificou-se que o agente de segurança penitenciário Gabriel fez uso do apetrecho contra o preso José, para que ele delatasse outros presos que teriam recebido celulares no presídio de forma ilícita. Comprovou-se, também, que o Diretor Geral do presídio teve conhecimento e detinha provas do fato, mas nada fez para apurá-lo e aplicar as devidas punições a Gabriel.
Diante desse cenário e à luz da Lei nº 9.455/1997, assinale a afirmativa correta.
a) O crime cometido por Gabriel é insuscetível de fiança, embora suscetível de concessão de graça.
b) O juiz, caso condene Gabriel, poderá fixar o regime semiaberto para início do cumprimento da pena.
c) O Diretor Geral incorre nas mesmas penas que Gabriel, em razão de sua omissão.
d) Gabriel, caso condenado, terá aplicada uma causa de aumento de pena, por ser agente público.
e) A condenação de Gabriel acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo triplo do prazo da pena aplicada.

Com relação ao crime militar de tortura, assinale a afirmativa incorreta.
(A) O sargento que presencia a tortura de outro militar por um cabo, e nada fizer para impedi-lo, praticará o crime militar de tortura, incorrendo no mesmo tipo penal e pena que o cabo, em coautoria.
(B) O bem jurídico tutelado no crime de tortura é a dignidade da pessoa humana, visto que este tipo penal visa proteger tanto a integridade física quanto psíquica do ser humano.
(C) A ação penal no crime militar de tortura será sempre pública incondicionada.
(D) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
(E) Se da prática do crime militar de tortura resultar lesão corporal grave, a pena aplicada será a de reclusão de quatro a dez anos.

Em relação à perda do cargo como efeito da sentença penal condenatória, a Constituição da República de 1988 estabeleceu, no Art. 125, § 4º, um sistema especial em que cabe ao Tribunal competente a decisão. No entanto, por força de tratados internacionais, uma lei especial confere competência ao juiz de direito, em primeiro grau, para decretar a perda do cargo do militar como efeito automático da condenação penal.
Trata-se da lei de:
a) Tortura (Lei nº 9.455/1997);
b) Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013);
c) Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019);
d) Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990);
e) Terrorismo (Lei nº 13.260/2016).

Zélia, professora de determinada escola particular, no dia 12 de setembro de 2019, presencia, em via pública, o momento em que Luiz, nascido em 20 de dezembro de 2012, adota comportamento extremamente mal-educado e pega brinquedos de outras crianças que estavam no local. Insatisfeita com a omissão da mãe da criança, sentindo-se na obrigação de intervir por ser professora, mesmo sem conhecer Luiz anteriormente, Zélia passa a, mediante grave ameaça, desferir golpes com um pedaço de madeira na mão de Luiz, como forma de lhe aplicar castigo pessoal, causando-lhe intenso sofrimento físico e mental.
Considerando apenas as informações expostas, a defesa técnica de Zélia, no momento da apresentação da apelação, poderá, sob o ponto de vista técnico, requerer
a) a absolvição de Zélia do crime imputado, pelo fato de sua conduta não se adequar à figura típica do crime de tortura.
b) a absolvição de Zélia do delito de tortura, com fundamento na causa de exclusão da ilicitude do exercício regular do direito, em que pese a conduta seja formalmente típica em relação ao crime imputado.
c) o afastamento da causa de aumento de pena em razão da idade da vítima, restando apenas a agravante com o mesmo fundamento, apesar de não ser possível pugnar pela absolvição em relação ao crime de tortura.
d) o afastamento da agravante em razão da idade da vítima, sob pena de configurar bis in idem, já que não é possível requerer a absolvição do crime de tortura majorada.

Durante uma operação em favela do Rio de Janeiro, policiais militares conseguem deter um jovem da comunidade portando um rádio transmissor. Acreditando ser o mesmo integrante do tráfico da comunidade, mediante violência física, os policiais exigem que ele indique o local onde as drogas e as armas estavam guardadas. Em razão das lesões sofridas, o jovem vem a falecer. O fato foi descoberto e os policiais disseram que ocorreu um acidente, porquanto não queriam a morte do rapaz por eles detido, apesar de confirmarem que davam choques elétricos em seu corpo molhado com o fim de descobrir o esconderijo das drogas.
Diante desse quadro, que restou integralmente provado, os policiais deverão responder pelo crime de:
a) lesão corporal seguida de morte.
b) tortura qualificada pela morte com causa de aumento.
c) homicídio qualificado pela tortura.
d) abuso de autoridade.

Ressalvada a situação daquele que se omite, quando tinha dever de evitar ou apurar, os condenados por crime de tortura, na forma da Lei nº 9.455/97, devem cumprir a pena em regime:
a) integralmente fechado;
b) inicialmente fechado;
c) inicialmente semiaberto;
d) inicialmente semiaberto, no caso de tortura vindicativa;
e) aberto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Relativamente à lei de interceptações telefônicas, assinale a afirmativa incorreta.
Qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) A interceptação das comunicações telefônicas poderá ser determinada pelo juiz, de ofício ou a requerimento da autoridade policial, na investigação criminal.
b) Deferido o pedido de interceptação, o ofendido conduzirá os procedimentos de interceptação.
c) O pedido de interceptação de comunicação telefônica conterá a demonstração de que a sua realização é necessária à apuração de infração penal, com indicação dos meios a serem empregados.
d) Só será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando a prova não puder ser feita por outros meios disponíveis.
e) Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

A interceptação de comunicações telefônicas é admitida para prova somente em instrução.
Assinale a alternativa correta.
a) processual penal.
b) processual penal e civil.
c) processual penal e bancária.
d) processual penal e inquérito policial.

Quanto às disposições constitucionais e legais em relação à tortura, considere os seguintes itens. Ao final, assinale a alternativa correta:
I. A prática da tortura será considerado crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia. II. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. III. Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa. IV. A condenação em crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
I. A prática da tortura será considerado crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.
II. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
III. Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.
IV. A condenação em crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
a) Somente uma assertiva está incorreta.
b) Duas alternativas estão incorretas.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Todas as alternativas estão incorretas.
e) Somente uma alternativa está correta.

Nos termos da Lei nº 9.455/97, que define os crimes de tortura, quando um agente policial submete alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, é possível afirmar que
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) não há previsão legal de punição penal para aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las.
b) o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça, cabendo, contudo, o benefício da anistia em situações excepcionais.
c) a condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
d) sendo o crime cometido por agente policial, aumenta-se a pena de um terço até metade.

Tendo em vista as premissas da Lei Federal nº 9.455 de 7 de abril de 1997, constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental. Com isso, assinale a alternativa correta relativa ao delito de tortura.
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) Constitui crime de tortura o ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro.
b) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão, independentemente de sua natureza.
c) Constitui crime de tortura o ato de empregar violência contra pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para outrem.
d) Constitui crime de tortura o ato de obrigar alguém a fazer alguma coisa, por meio de violência psicológica, desde que a intenção seja a obtenção de vantagem ou lucro.
e) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.

A respeito do tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes, do crime organizado, dos crimes de tortura e dos crimes hediondos, julgue o item que se segue.
A caracterização da conduta de submeter pessoa presa a sofrimento mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei, como crime de tortura, dispensa, para seu aperfeiçoamento, o especial fim de agir por parte do agente.
Certo
Errado

Em relação à Lei dos Crimes Hediondos e à Lei de Tortura, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Supremo Tribunal Federal, considerando a gravidade dos delitos, entende como constitucional a obrigatoriedade do regime inicial fechado para os condenados por crimes hediondos e equiparados. ( ) A prisão temporária em relação a crimes hediondos e equiparados terá o prazo de cinco dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade. ( ) Incide causa de aumento de pena no crime de tortura se dela resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima. ( ) A condenação pelo crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
a) F – F – F – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – F – V – V.

Durante uma investigação, um suspeito foi constrangido por policiais com emprego de violência ou grave ameaça, o que lhe causou sofrimento físico e mental, tudo com o fim de se obter informação, declaração ou confissão acerca de fatos apurados no inquérito policial em trâmite. Devidamente apurados e comprovados os fatos, os policiais foram identificados e denunciados pelo Ministério Público. Considerando apenas os fatos narrados e a legislação vigente, assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) A prática de tortura com o fim de se obter informação, declaração ou confissão quanto aos fatos apurados em inquérito policial não encontra tipificação específica na legislação penal brasileira.
b) A Lei no 9.455/1997 não prevê nenhum tipo de punição para aquele que se omite diante dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou de apurá-las.
c) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, devendo o juiz impor, sempre, o regime inicial fechado para o início do cumprimento da pena.
d) A Lei no 9.455/1997 não prevê qualquer aumento de pena para o caso de o réu ser agente público.
e) Caso os policiais sejam condenados pela prática de crime de tortura, nos termos da Lei no 9.455/1997, a condenação acarretará a perda do cargo, da função ou do emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Não tipifica crime de tortura:
Assinale a alternativa correta.
a) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para garantir a impunidade em outro delito.
b) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.
c) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão de natureza criminosa.
d) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.

De acordo com a Lei nº 9.455/1997 (e suas alterações), que define os crimes de tortura, assinale a alternativa incorreta.
Qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Constitui crime de tortura constranger alguém, com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.
b) Na mesma pena do delito de tortura incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.
c) Se o crime de tortura for perpetrado por agente público, a pena será aumentada na metade.
d) A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Acerca do crime de tortura, tipificado na Lei nº 9.455/97, assinale a afirmativa correta.
Qual das alternativas a seguir é correta?
a) A tipicidade objetiva do crime de tortura exige a imposição de sofrimento físico, não se amoldando à hipótese de imposição de sofrimento psicológico.
b) A Lei nº 9.455/97 exige que o sujeito ativo seja agente público para caracterização do delito de tortura.
c) O tipo penal de tortura exige como especial fim de agir que a conduta do agente seja motivada por qualquer forma de discriminação.
d) Se a tortura resulta em lesão corporal de natureza grave ou se resulta na morte da vítima, aplicam-se, respectivamente, causas de aumento de 1/3 e 2/3 da pena.
e) As disposições da Lei nº 9.455/97 aplicam-se mesmo que o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.

José, após longa apuração, foi acusado pelo Ministério Público da prática do crime de tortura no exercício de suas funções públicas. Considerando a robustez das provas existentes, consultou o seu advogado a respeito das consequências de eventual condenação criminal, mais especificamente em relação à sua situação funcional, pois ocupava cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Executivo do Estado Alfa.
O advogado respondeu corretamente que, ante os termos da Lei nº 9.455/1997, José
a) deve perder o cargo de provimento efetivo e não mais poderá ingressar no serviço público, mesmo após o período de cinco anos de reabilitação penal.
b) ficará suspenso do cargo de provimento efetivo durante o período de cumprimento da pena, não tendo direito à remuneração correspondente.
c) deve perder o cargo de provimento efetivo, mas não há óbice a que reingresse no serviço público, a qualquer tempo, caso preencha os requisitos exigidos.
d) deve perder o cargo de provimento efetivo, e sofrerá a interdição para o exercício de cargo, função ou emprego público pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Em certo presídio, foi encontrado um apetrecho que permitia aplicar choques, com a inscrição “DIREITOS HUMANOS”. Após a devida investigação, por meio de uma câmera do circuito interno de televisão, verificou-se que o agente de segurança penitenciário Gabriel fez uso do apetrecho contra o preso José, para que ele delatasse outros presos que teriam recebido celulares no presídio de forma ilícita. Comprovou-se, também, que o Diretor Geral do presídio teve conhecimento e detinha provas do fato, mas nada fez para apurá-lo e aplicar as devidas punições a Gabriel.
Diante desse cenário e à luz da Lei nº 9.455/1997, assinale a afirmativa correta.
a) O crime cometido por Gabriel é insuscetível de fiança, embora suscetível de concessão de graça.
b) O juiz, caso condene Gabriel, poderá fixar o regime semiaberto para início do cumprimento da pena.
c) O Diretor Geral incorre nas mesmas penas que Gabriel, em razão de sua omissão.
d) Gabriel, caso condenado, terá aplicada uma causa de aumento de pena, por ser agente público.
e) A condenação de Gabriel acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo triplo do prazo da pena aplicada.

Com relação ao crime militar de tortura, assinale a afirmativa incorreta.
(A) O sargento que presencia a tortura de outro militar por um cabo, e nada fizer para impedi-lo, praticará o crime militar de tortura, incorrendo no mesmo tipo penal e pena que o cabo, em coautoria.
(B) O bem jurídico tutelado no crime de tortura é a dignidade da pessoa humana, visto que este tipo penal visa proteger tanto a integridade física quanto psíquica do ser humano.
(C) A ação penal no crime militar de tortura será sempre pública incondicionada.
(D) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
(E) Se da prática do crime militar de tortura resultar lesão corporal grave, a pena aplicada será a de reclusão de quatro a dez anos.

Em relação à perda do cargo como efeito da sentença penal condenatória, a Constituição da República de 1988 estabeleceu, no Art. 125, § 4º, um sistema especial em que cabe ao Tribunal competente a decisão. No entanto, por força de tratados internacionais, uma lei especial confere competência ao juiz de direito, em primeiro grau, para decretar a perda do cargo do militar como efeito automático da condenação penal.
Trata-se da lei de:
a) Tortura (Lei nº 9.455/1997);
b) Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013);
c) Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019);
d) Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990);
e) Terrorismo (Lei nº 13.260/2016).

Zélia, professora de determinada escola particular, no dia 12 de setembro de 2019, presencia, em via pública, o momento em que Luiz, nascido em 20 de dezembro de 2012, adota comportamento extremamente mal-educado e pega brinquedos de outras crianças que estavam no local. Insatisfeita com a omissão da mãe da criança, sentindo-se na obrigação de intervir por ser professora, mesmo sem conhecer Luiz anteriormente, Zélia passa a, mediante grave ameaça, desferir golpes com um pedaço de madeira na mão de Luiz, como forma de lhe aplicar castigo pessoal, causando-lhe intenso sofrimento físico e mental.
Considerando apenas as informações expostas, a defesa técnica de Zélia, no momento da apresentação da apelação, poderá, sob o ponto de vista técnico, requerer
a) a absolvição de Zélia do crime imputado, pelo fato de sua conduta não se adequar à figura típica do crime de tortura.
b) a absolvição de Zélia do delito de tortura, com fundamento na causa de exclusão da ilicitude do exercício regular do direito, em que pese a conduta seja formalmente típica em relação ao crime imputado.
c) o afastamento da causa de aumento de pena em razão da idade da vítima, restando apenas a agravante com o mesmo fundamento, apesar de não ser possível pugnar pela absolvição em relação ao crime de tortura.
d) o afastamento da agravante em razão da idade da vítima, sob pena de configurar bis in idem, já que não é possível requerer a absolvição do crime de tortura majorada.

Durante uma operação em favela do Rio de Janeiro, policiais militares conseguem deter um jovem da comunidade portando um rádio transmissor. Acreditando ser o mesmo integrante do tráfico da comunidade, mediante violência física, os policiais exigem que ele indique o local onde as drogas e as armas estavam guardadas. Em razão das lesões sofridas, o jovem vem a falecer. O fato foi descoberto e os policiais disseram que ocorreu um acidente, porquanto não queriam a morte do rapaz por eles detido, apesar de confirmarem que davam choques elétricos em seu corpo molhado com o fim de descobrir o esconderijo das drogas.
Diante desse quadro, que restou integralmente provado, os policiais deverão responder pelo crime de:
a) lesão corporal seguida de morte.
b) tortura qualificada pela morte com causa de aumento.
c) homicídio qualificado pela tortura.
d) abuso de autoridade.

Ressalvada a situação daquele que se omite, quando tinha dever de evitar ou apurar, os condenados por crime de tortura, na forma da Lei nº 9.455/97, devem cumprir a pena em regime:
a) integralmente fechado;
b) inicialmente fechado;
c) inicialmente semiaberto;
d) inicialmente semiaberto, no caso de tortura vindicativa;
e) aberto.

Prévia do material em texto

401) 
402) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial para OAB Exame XL - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3DaJ5
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/272189
FGV - Insp Pol (PC RJ)/PC RJ/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.296/1996 - Interceptação Telefônica
Relativamente à lei de interceptações telefônicas, assinale a afirmativa incorreta.
a) A interceptação das comunicações telefônicas poderá ser determinada pelo juiz, de ofício ou a requerimento da autoridade policial, na investigação criminal.
b) Deferido o pedido de interceptação, o ofendido conduzirá os procedimentos de interceptação.
c) O pedido de interceptação de comunicação telefônica conterá a demonstração de que a sua realização é necessária à apuração de infração penal, com indicação
dos meios a serem empregados.
d) Só será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando a prova não puder ser feita por outros meios disponíveis.
e) Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com
objetivos não autorizados em lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479677
FCC - Sec OAB SP/OAB/2007
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.296/1996 - Interceptação Telefônica
Um Juiz determinou interceptação telefônica atendendo representação da autoridade policial para investigação de ameaça que vinha sendo cometida por telefone.
Ele
a) agiu ilegalmente porque, embora a interceptação telefônica esteja permitida na Constituição, não há lei que a regule.
b) agiu ilegalmente porque a interceptação telefônica, segundo a lei que a regula, não pode ser deferida em face de representação da autoridade policial.
c) agiu legalmente porque está autorizado, pela lei que regula a interceptação telefônica, a determinar a interceptação em qualquer crime e atendendo
representação da autoridade policial.
d) agiu ilegalmente porque a lei que regula a interceptação telefônica somente a permite em crimes punidos com reclusão.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3DaJ5
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/272189
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479677
403) 
404) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2442672
VUNESP - Sec OAB NE/OAB/2003
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.296/1996 - Interceptação Telefônica
A interceptação de comunicações telefônicas é admitida para prova somente em instrução
a) processual penal.
b) processual penal e civil.
c) processual penal e bancária.
d) processual penal e inquérito policial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2324902
IDECAN - ST (PM CE)/PM CE/Oficial Combatente/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Quanto às disposições constitucionais e legais em relação à tortura, considere os seguintes itens. Ao final, assinale a alternativa correta:
 
I. A prática da tortura será considerado crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.
 
II. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
 
III. Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de
discriminação racial ou religiosa.
 
IV. A condenação em crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena
aplicada.
a) Somente uma assertiva está incorreta.
b) Duas alternativas estão incorretas.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Todas as alternativas estão incorretas.
e) Somente uma alternativa está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2373457
FGV - Cabo (PM SP)/PM SP/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2442672
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2324902
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2373457
405) 
406) 
407) 
Nos termos da Lei nº 9.455/97, que define os crimes de tortura, quando um agente policial submete alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego
de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, é possível afirmar que
a) não há previsão legal de punição penal para aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las.
b) o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça, cabendo, contudo, o benefício da anistia em situações excepcionais.
c) a condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
d) sendo o crime cometido por agente policial, aumenta-se a pena de um terço até metade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2432334
IBFC - Sold (PM RN)/PM RN/QPM (Praças Músicos)/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Assinale a alternativa incorreta, de acordo com Lei de Tortura (Lei nº 9.455/97):
a) A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada
b) O condenado por crime previsto nesta Lei sempre iniciará o cumprimento da pena em regime fechado
c) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia
d) O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em
local sob jurisdição brasileira
e) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter
informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa
www.tecconcursos.com.br/questoes/2485922
IDIB - Sarg (PM ES)/PM ES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Tendo em vista as premissas da Lei Federal nº 9.455 de 7 de abril de 1997, constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave
ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental. Com isso, assinale a alternativa correta relativa ao delito de tortura.
a) Constitui crime de tortura o ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem,
recompensa ou lucro.
b) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou
omissão, independentemente de sua natureza.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2432334
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2485922
408) 
409) 
c) Constitui crime de tortura o ato de empregar violência contra pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si
ou para outrem.
d) Constitui crime de tortura o ato de obrigar alguém a fazer alguma coisa, por meio de violência psicológica, desde que a intenção seja a obtenção de vantagem
ou lucro.
e) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter
informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2503656
CEBRASPE (CESPE) - Del Pol (PC AL)/PC AL/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
A respeito do tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes, do crime organizado, dos crimes de tortura e dos crimes hediondos, julgue o item que se
segue.
 
A caracterização da conduta de submeter pessoa presa a sofrimento mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei, como crime de tortura, dispensa, para
seu aperfeiçoamento, o especial fim de agir por parte do agente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2523961
Instituto AOCP - Sold (PM DF)/PM DF/Combatente/2023Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Em relação à Lei dos Crimes Hediondos e à Lei de Tortura, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a
sequência correta.
 
( ) O Supremo Tribunal Federal, considerando a gravidade dos delitos, entende como constitucional a obrigatoriedade do regime inicial fechado para os
condenados por crimes hediondos e equiparados.
 
( ) A prisão temporária em relação a crimes hediondos e equiparados terá o prazo de cinco dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada
necessidade.
 
( ) Incide causa de aumento de pena no crime de tortura se dela resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima.
 
( ) A condenação pelo crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena
aplicada.
a) F – F – F – V.
b) F – V – V – F.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2503656
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2523961
410) 
411) 
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – F – V – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2559803
IADES - Per Cri (SPTC GO)/SPTC GO/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Durante uma investigação, um suspeito foi constrangido por policiais com emprego de violência ou grave ameaça, o que lhe causou sofrimento físico e mental, tudo
com o fim de se obter informação, declaração ou confissão acerca de fatos apurados no inquérito policial em trâmite. Devidamente apurados e comprovados os fatos, os
policiais foram identificados e denunciados pelo Ministério Público. Considerando apenas os fatos narrados e a legislação vigente, assinale a alternativa correta.
a) A prática de tortura com o fim de se obter informação, declaração ou confissão quanto aos fatos apurados em inquérito policial não encontra tipificação
específica na legislação penal brasileira.
b) A Lei no 9.455/1997 não prevê nenhum tipo de punição para aquele que se omite diante dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou de apurá-las.
c) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, devendo o juiz impor, sempre, o regime inicial fechado para o início do cumprimento da pena.
d) A Lei no 9.455/1997 não prevê qualquer aumento de pena para o caso de o réu ser agente público.
e) Caso os policiais sejam condenados pela prática de crime de tortura, nos termos da Lei no 9.455/1997, a condenação acarretará a perda do cargo, da função ou
do emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2624971
DRH DPE-SP - Estag (DPE SP)/DPE SP/Pós-Graduação em Direito/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Não tipifica crime de tortura:
a) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para garantir a impunidade em outro delito.
b) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter informação, declaração ou
confissão da vítima ou de terceira pessoa.
c) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para provocar ação ou omissão de natureza
criminosa.
d) constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2656351
IBFC - AgPP (IAPEN AC)/IAPEN AC/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2559803
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2624971
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2656351
412) 
413) 
414) 
De acordo com a Lei nº 9.455/1997 (e suas alterações), que define os crimes de tortura, assinale a alternativa incorreta.
a) Constitui crime de tortura constranger alguém, com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação
racial ou religiosa
b) Na mesma pena do delito de tortura incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da
prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal
c) Se o crime de tortura for perpetrado por agente público, a pena será aumentada na metade
d) A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928348
FGV - Alun Of (PM AM)/PM AM/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Acerca do crime de tortura, tipificado na Lei nº 9.455/97, assinale a afirmativa correta.
a) A tipicidade objetiva do crime de tortura exige a imposição de sofrimento físico, não se amoldando à hipótese de imposição de sofrimento psicológico.
b) A Lei nº 9.455/97 exige que o sujeito ativo seja agente público para caracterização do delito de tortura.
c) O tipo penal de tortura exige como especial fim de agir que a conduta do agente seja motivada por qualquer forma de discriminação.
d) Se a tortura resulta em lesão corporal de natureza grave ou se resulta na morte da vítima, aplicam-se, respectivamente, causas de aumento de 1/3 e 2/3 da
pena.
e) As disposições da Lei nº 9.455/97 aplicam-se mesmo que o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o
agente em local sob jurisdição brasileira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2046850
FGV - Ag TE (SEFAZ BA)/SEFAZ BA/Administração e Finanças/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
José, após longa apuração, foi acusado pelo Ministério Público da prática do crime de tortura no exercício de suas funções públicas. Considerando a robustez das
provas existentes, consultou o seu advogado a respeito das consequências de eventual condenação criminal, mais especificamente em relação à sua situação funcional,
pois ocupava cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Executivo do Estado Alfa.
O advogado respondeu corretamente que, ante os termos da Lei nº 9.455/1997, José
a) deve perder o cargo de provimento efetivo e não mais poderá ingressar no serviço público, mesmo após o período de cinco anos de reabilitação penal.
b) ficará suspenso do cargo de provimento efetivo durante o período de cumprimento da pena, não tendo direito à remuneração correspondente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928348
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2046850
415) 
416) 
c) deve perder o cargo de provimento efetivo, mas não há óbice a que reingresse no serviço público, a qualquer tempo, caso preencha os requisitos exigidos.
d) deve perder o cargo de provimento efetivo, e sofrerá a interdição para o exercício de cargo, função ou emprego público pelo dobro do prazo da pena aplicada.
e) terá a sua situação funcional apreciada pela autoridade administrativa competente, que somente não aplicará a sanção de perda do cargo se houver bons
antecedentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2180213
FGV - Ag Sg Pen (DEPEN MG)/DEPEN MG/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Em certo presídio, foi encontrado um apetrecho que permitia aplicar choques, com a inscrição “DIREITOS HUMANOS”.
Após a devida investigação, por meio de uma câmera do circuito interno de televisão, verificou-se que o agente de segurança penitenciário Gabriel fez uso do apetrecho
contra o preso José, para que ele delatasse outros presos que teriam recebido celulares no presídio de forma ilícita. Comprovou-se, também, que o Diretor Geral do
presídio teve conhecimento e detinha provas do fato, mas nada fez para apurá-lo e aplicar as devidas punições a Gabriel.
Diante desse cenário e à luz da Lei nº 9.455/1997,assinale a afirmativa correta.
a) O crime cometido por Gabriel é insuscetível de fiança, embora suscetível de concessão de graça.
b) O juiz, caso condene Gabriel, poderá fixar o regime semiaberto para início do cumprimento da pena.
c) O Diretor Geral incorre nas mesmas penas que Gabriel, em razão de sua omissão.
d) Gabriel, caso condenado, terá aplicada uma causa de aumento de pena, por ser agente público.
e) A condenação de Gabriel acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo triplo do prazo da pena aplicada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672556
FGV - Del Pol (PC RN)/PC RN/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
A Lei nº 9.455/1997 tipifica o crime de tortura e aponta as suas diversas espécies. Sobre o delito em questão, analise as afirmativas a seguir.
I. admite tentativa;
II. é insuscetível de graça ou anistia, mas permite o indulto;
III. pode ser praticado por conduta comissiva ou omissiva.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2180213
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672556
417) 
418) 
Está correto somente o que se afirma em:
a) I;
b) III;
c) I e II;
d) I e III;
e) II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1794499
FGV - Sold (PM CE)/PM CE/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Com relação ao crime militar de tortura, assinale a afirmativa incorreta.
a) O sargento que presencia a tortura de outro militar por um cabo, e nada fizer para impedi-lo, praticará o crime militar de tortura, incorrendo no mesmo tipo
penal e pena que o cabo, em coautoria.
b) O bem jurídico tutelado no crime de tortura é a dignidade da pessoa humana, visto que este tipo penal visa proteger tanto a integridade física quanto psíquica
do ser humano.
c) A ação penal no crime militar de tortura será sempre pública incondicionada.
d) O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
e) Se da prática do crime militar de tortura resultar lesão corporal grave, a pena aplicada será a de reclusão de quatro a dez anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1838015
FGV - Of (PM PB)/PM PB/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Em relação à perda do cargo como efeito da sentença penal condenatória, a Constituição da República de 1988 estabeleceu, no Art. 125, § 4º, um sistema especial
em que cabe ao Tribunal competente a decisão. No entanto, por força de tratados internacionais, uma lei especial confere competência ao juiz de direito, em primeiro
grau, para decretar a perda do cargo do militar como efeito automático da condenação penal.
Trata-se da lei de:
a) Tortura (Lei nº 9.455/1997);
b) Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013);
c) Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019);
d) Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990);
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1794499
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1838015
419) 
420) 
e) Terrorismo (Lei nº 13.260/2016).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1017749
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Zélia, professora de determinada escola particular, no dia 12 de setembro de 2019, presencia, em via pública, o momento em que Luiz, nascido em 20 de dezembro
de 2012, adota comportamento extremamente mal-educado e pega brinquedos de outras crianças que estavam no local.
Insatisfeita com a omissão da mãe da criança, sentindo-se na obrigação de intervir por ser professora, mesmo sem conhecer Luiz anteriormente, Zélia passa a, mediante
grave ameaça, desferir golpes com um pedaço de madeira na mão de Luiz, como forma de lhe aplicar castigo pessoal, causando-lhe intenso sofrimento físico e mental.
Descobertos os fatos, foi instaurado inquérito policial. Nele, Zélia foi indiciada pelo crime de tortura com a causa de aumento em razão da idade da vítima. Após a
instrução, confirmada a integralidade dos fatos, a ré foi condenada nos termos da denúncia, reconhecendo o magistrado, ainda, a presença da agravante em razão da
idade de Luiz.
Considerando apenas as informações expostas, a defesa técnica de Zélia, no momento da apresentação da apelação, poderá, sob o ponto de vista técnico, requerer
a) a absolvição de Zélia do crime imputado, pelo fato de sua conduta não se adequar à figura típica do crime de tortura.
b) a absolvição de Zélia do delito de tortura, com fundamento na causa de exclusão da ilicitude do exercício regular do direito, em que pese a conduta seja
formalmente típica em relação ao crime imputado.
c) o afastamento da causa de aumento de pena em razão da idade da vítima, restando apenas a agravante com o mesmo fundamento, apesar de não ser possível
pugnar pela absolvição em relação ao crime de tortura.
d) o afastamento da agravante em razão da idade da vítima, sob pena de configurar bis in idem, já que não é possível requerer a absolvição do crime de tortura
majorada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/341254
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Durante uma operação em favela do Rio de Janeiro, policiais militares conseguem deter um jovem da comunidade portando um rádio transmissor. Acreditando ser o
mesmo integrante do tráfico da comunidade, mediante violência física, os policiais exigem que ele indique o local onde as drogas e as armas estavam guardadas.
Em razão das lesões sofridas, o jovem vem a falecer. O fato foi descoberto e os policiais disseram que ocorreu um acidente, porquanto não queriam a morte do rapaz por
eles detido, apesar de confirmarem que davam choques elétricos em seu corpo molhado com o fim de descobrir o esconderijo das drogas.
Diante desse quadro, que restou integralmente provado, os policiais deverão responder pelo crime de
a) lesão corporal seguida de morte.
b) tortura qualificada pela morte com causa de aumento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1017749
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341254
421) 
422) 
423) 
c) homicídio qualificado pela tortura.
d) abuso de autoridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/342529
FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Judiciária/Escrivão Judicial/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Ressalvada a situação daquele que se omite, quando tinha dever de evitar ou apurar, os condenados por crime de tortura, na forma da Lei nº 9.455/97, devem
cumprir a pena em regime:
a) integralmente fechado;
b) inicialmente fechado;
c) inicialmente semiaberto;
d) inicialmente semiaberto, no caso de tortura vindicativa;
e) aberto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243122
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
A tortura, conduta expressamente proibida pela Constituição Federal e lei específica,
a) pode ser praticada por meio de uma conduta comissiva (positiva, por via de uma ação) ou omissiva (negativa, por via de uma abstenção).
b) é crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.
c) exige, na sua configuração, que o autor provoque lesões corporais na vítima ao lhe proporcionar sofrimento físico com o emprego de violência.
d) se reconhecida, não implicará aumento de pena, caso seja cometida por agente público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/403652
FGV - Of Cart (PC RJ)/PC RJ/2009
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Com relação ao crime de tortura, previsto na Lei 9.455/97, analise as afirmativas a seguir:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/342529
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243122
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/403652
424) 
425) 
I. A condenação pelo crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena
aplicada.
 
II. Constitui crime de tortura submeter alguém sob sua guarda,com emprego de grave ameaça, a intenso sofrimento mental como forma de aplicar medida de
caráter preventivo.
 
III. O disposto na Lei de Tortura (Lei 9.455/97) aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira.
 
Assinale:
a) se nenhuma afirmativa estiver correta.
b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/272186
FGV - Insp Pol (PC RJ)/PC RJ/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Em relação aos atos que podem constituir crimes de tortura, assinale a afirmativa incorreta.
a) constranger alguém com emprego de violência ou ameaça, causando-lhe sofrimento físico com o fim de obter informação
b) constranger alguém com emprego de violência ou ameaça, causando-lhe sofrimento físico para provocar ação ou omissão de natureza criminosa
c) constranger alguém com emprego de violência ou ameaça, causando-lhe sofrimento físico em razão de discriminação racial ou religiosa
d) submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou ameaça, a intenso sofrimento mental, como forma de aplicar castigo
pessoal
e) constranger alguém sem emprego de violência nem ameaça, para que faça algo que a lei não obriga
www.tecconcursos.com.br/questoes/272187
FGV - Insp Pol (PC RJ)/PC RJ/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Relativamente ao crime de tortura (Lei 9.455/97), é correto afirmar que a pena do crime é aumentada quando:
a) o crime é cometido contra agente público.
b) o crime é cometido por pessoa maior de sessenta anos.
c) o crime é cometido por agente público.
d) o crime é cometido durante o repouso noturno.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/272186
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/272187
426) 
427) 
428) 
e) a pessoa que tinha o dever de evitá-las ou apurá-las se omite em face dessas condutas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2389641
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB RJ/OAB/2007
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura
Considerando a Lei de Tortura, assinale a opção incorreta.
a) O condenado por crime de tortura, por constranger com violência alguém, causando-lhe intenso sofrimento físico, com o fim de obter confissão, inicia o
cumprimento da pena em regime fechado, com posterior possibilidade de progressão de regime, se atendidos os critérios legais.
b) O crime de tortura é inafiançável.
c) O crime de tortura é insuscetível de graça ou anistia.
d) Não cabe como forma de extinção da punibilidade o instituto do indulto no crime de tortura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2288760
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PA)/MPE PA/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Carlos sabia que Frederico era inabilitado para dirigir veículo automotor. Apesar disso, Carlos entregou a Frederico as chaves de seu carro para que este dirigisse o
veículo até um mercado próximo. No caminho, Frederico foi parado em uma blitz, momento em que os policiais constataram que ele não era habilitado.
 
Nessa situação, Carlos responderá
a) pelo crime de tentativa de entrega de direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, tendo em vista que tal conduta poderia ter resultado em situação de
perigo concreto.
b) pelo crime de entrega de direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, na forma consumada, haja vista que o crime é de perigo abstrato.
c) por nenhuma conduta, respondendo Frederico pela conduta de dirigir veículo automotor sem habilitação.
d) por nenhuma conduta, assim como Frederico.
e) por nenhuma conduta, respondendo Frederico por perigo para a vida ou a saúde de outrem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2332321
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Em relação aos crimes de trânsito, assinale a opção correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2389641
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2288760
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2332321
429) 
430) 
a) A suspensão ou a proibição de se obter permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor não pode ser imposta cumulativamente com outras penalidades.
b) No caso de homicídio culposo na direção de veículo automotor, a prática desse crime em faixa de pedestres ou em calçada configura circunstância agravante.
c) No caso de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, a circunstância de o agente conduzir o veículo com capacidade psicomotora alterada em razão
da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência constitui causa especial de aumento de pena.
d) Em qualquer fase da investigação ou da ação penal, havendo necessidade para a garantia da ordem pública, o juiz poderá, como medida cautelar, de ofício, ou a
requerimento do MP, ou, ainda, mediante representação da autoridade policial, decretar, em decisão motivada, a suspensão da permissão ou da habilitação do
acusado para dirigir veículo automotor, ou a proibição de sua obtenção.
e) É inconstitucional a imposição da pena de suspensão de habilitação para dirigir veículo automotor ao motorista profissional condenado por homicídio culposo no
trânsito, haja vista a ilegítima violação ao direito ao exercício de atividades profissionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2334211
Instituto AOCP - PJ (MPE RR)/MPE RR/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Um indivíduo, na condução de veículo automotor, sem ser devidamente habilitado, envolve-se em acidente de trânsito e, sem que tenha dado causa ao evento, foge
do local sem prestar qualquer socorro ao outro motorista, que ficou lesionado. Nesse caso, é correto afirmar que
a) o indivíduo somente pode responder pelo crime do art. 304 do CTB.
b) o indivíduo deve responder pelo crime do art. 304 e pelo crime do art. 305, eis que fugiu do local do acidente para evitar a responsabilização civil ou criminal.
c) o indivíduo deve responder pelos crimes dos arts. 304 e 305 e pelo crime do art. 309 do CTB, ainda que estivesse conduzindo o veículo de forma regular.
d) o indivíduo deve responder somente pelo crime do art. 309 do CTB, eis que não deu causa ao acidente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2373561
FGV - Cabo (PM SP)/PM SP/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência é
conduta prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
Sobre o tema, é correto afirmar que
a) a conduta descrita somente será crime previsto no CTB se for constatada concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou
superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.
b) a conduta descrita será crime e infração administrativa previstos no CTB qualquer que seja a concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar
alveolar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2334211
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2373561
431) 
432) 
c) em se tratando de conduta criminosa, a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine
dependência somente poderá ser obtida mediante teste de alcoolemia ou toxicológico ou exame clínico.
d) a conduta descrita somente será infração administrativa prevista no CTB se for constatada concentração igual ou superior a 9 decigramas de álcool por litro de
sangue ou igual ou superiora 0,6 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2412415
FGV - JE TJMS/TJ MS/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Alberto, ao volante de um automóvel, recebe uma chamada de vídeo de seu patrão, circunstância que o leva a empunhar seu aparelho de telefonia celular e a
travar conversa com ele, enquanto permanece dirigindo o veículo. Enquanto Alberto fala ao celular, a pedestre Bianca cruza a via pública, em local inapropriado, alguns
metros à frente do veículo conduzido por Alberto, o qual, distraído com a chamada, não percebe a presença de Bianca na via pública, mantendo a velocidade e a
trajetória do automóvel, vindo a atropelá-la. Ato seguido, temendo ser responsabilizado, Alberto deixa o local, não prestando socorro à vítima, que fica bastante ferida.
Dois minutos depois, Bianca é socorrida por outro motorista, que a conduz a um hospital, onde ela é internada, tendo alta médica após três semanas.
Diante do caso narrado, é correto afirmar que Alberto:
a) deverá responder pelos crimes de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, omissão de socorro no trânsito e fuga do local de acidente
automobilístico;
b) não deverá responder por crime algum, pois os fatos decorreram de culpa exclusiva da vítima, que cruzou a via pública em local inadequado;
c) deverá responder pelos crimes de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e omissão de socorro no trânsito;
d) deverá responder pelos crimes de lesão corporal grave, pois agiu com dolo eventual, omissão de socorro no trânsito e fuga do local de acidente automobilístico;
e) deverá responder pelos crimes de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, com a pena aumentada, em decorrência da omissão de socorro à
vítima, e fuga do local de acidente automobilístico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2485916
IDIB - Sarg (PM ES)/PM ES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Aos crimes praticados na direção de veículo, previstos no Código de Trânsito Brasileiro, aplicam-se as normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal,
desde que o Código de Trânsito na preveja de modo diverso. Quanto a suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor,
podemos afirmar que
a) a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor se inicia, mesmo enquanto o sentenciado, por
efeito de condenação penal, estiver recolhido a estabelecimento prisional, desde que a decisão seja irrecorrível.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2412415
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2485916
433) 
b) a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor não pode ser imposta cumulativamente com outras
penalidades, sob pena de ocorrência de “bis in idem”.
c) a penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois a cinco anos, mais
multa.
d) quando transitada em julgado a sentença condenatória, o réu será intimado a entregar à autoridade judiciária, em 30 dias, a Permissão para Dirigir ou a Carteira
de Habilitação.
e) a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor pode ser imposta isolada ou cumulativamente com outras
penalidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2490707
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Bruno, 20 anos, residente no Rio de Janeiro/RJ, conduzia seu veículo de madrugada com destino à cidade de São Paulo/SP. Bruno dirigia dentro da velocidade
permitida, portando sua carteira de habilitação e seu veículo apresentava condições adequadas de tráfego.
Em determinado momento, André, 21 anos, que conduzia uma motocicleta alcoolizado, na outra mão, entrou na faixa na qual trafegava Bruno, violando a regra legal de
mudança de faixa de rolamento. Bruno não conseguiu frear o veículo e evitar o contato. O veículo e a motocicleta chocaram-se lateralmente.
Na sequência, André caiu da moto e esbarrou num fio de alta tensão que estava rompido de um poste na estrada. Bruno, assustado com o ocorrido, acelerou seu veículo,
em retirada. Após 1 km, avistou um posto policial, mas acometido por forte emoção, optou por não parar para comunicar o fato.
André permaneceu em coma por uma semana e depois veio a óbito. O laudo de necropsia constatou que a causa mortis fora determinada por eletrocussão, em razão do
contato com o fio de alta tensão.
Pelas razões expostas, analise penalmente as condutas praticadas por Bruno e assinale a afirmativa correta.
a) Deverá ser penalmente responsabilizado por omissão de socorro (Art. 304 do CTB), tendo em vista que o resultado morte foi determinado por culpa exclusiva da
vítima.
b) Ele não praticou crime algum, porque a presença de concausa independente afasta a imputação de homicídio culposo, assim como a violenta emoção afasta a
tipicidade do crime de omissão de socorro.
c) Deverá ser penalmente responsabilizado por homicídio culposo na condução de veículo, com a incidência da causa de aumento de omissão de socorro.
d) Bruno deverá ser penalmente responsabilizado por homicídio culposo na condução de veículo e omissão de socorro, em concurso material.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2624969
DRH DPE-SP - Estag (DPE SP)/DPE SP/Pós-Graduação em Direito/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2490707
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2624969
434) 
435) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
O Código de Trânsito Brasileiro prevê agravantes para os crimes de trânsito. Não está previsto em tal dispositivo:
a) Ter cometido a infração com dano potencial para duas ou mais pessoas ou com grande risco de grave dano patrimonial a terceiros.
b) Ter cometido a infração sobre efeito de álcool.
c) Ter cometido a infração sobre faixa de trânsito temporária ou permanentemente destinada a pedestres.
d) Ter cometido a infração com Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação de categoria diferente da do veículo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1887566
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Ricardo, motorista profissional e legalizado para transporte escolar, conduzia seu veículo de trabalho por uma rua da Comarca de Celta (MS), sendo surpreendido
com a travessia repentina de Igor que conduzia uma bicicleta, vindo com isso a atropelá-lo. Igor ficou caído no chão reclamando de muita dor no peito, não conseguindo
levantar-se.
 
Ricardo, diante das reclamações de dor da vítima, e com receio de agravar o seu estado de saúde, permaneceu no local e pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros, ligando
para o número 193.
 
A polícia militar chegou, fez o teste em Ricardo para apurar a concentração de álcool por litro de sangue, sendo 0 (zero) o resultado de miligrama de álcool. Diante da
situação de flagrância, Ricardo foi preso e, no dia seguinte, levado à audiência de custódia.
 
Igor foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros constatando-se no hospital, por exame de imagem, que a vítima havia fraturado 03 (três) costelas e o tornozelo direito, sendo
operado com sucesso.
 
Você, como advogado(a) de Ricardo, postularia
a) concessão da liberdade provisória, sem fiança, diante da legalidade da prisão, por se tratar de indiciado primário e de bons antecedentes, além de ter prestado
imediato e integral socorro à vítima.
b) somente a imposição da medida cautelar diversa da prisão, consistente no comparecimento periódico em juízo, diante da legalidade da prisão e considerandoque a custódia cautelar deve ser a última medida imposta diante do princípio da proporcionalidade.
c) relaxamento da prisão de Ricardo por ser ilegal, haja vista que prestou imediato e integral socorro à vítima.
d) concessão da liberdade provisória, mediante fiança, arbitrado o menor valor legal, diante da legalidade da prisão, por ser o indiciado primário e de bons
antecedentes, bem como em razão da sua capacidade econômica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1940632
FGV - Del Pol (PC AM)/PC AM/4ª Classe/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1887566
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1940632
436) 
437) 
No dia 13 de dezembro de 2021, Joaquim trafegava em seu veículo automotor, em via urbana, no Município de Manaus, com sinalização expressa de velocidade
máxima de 40 km/h, por estar em área escolar. No entanto, violando seu dever de cuidado, fez o carro alcançar a marca de 80 km/h, vindo a atropelar motociclista que
trafegava pela mesma via, que, em virtude das lesões sofridas, veio a falecer no local.
 
Instaurada a devida investigação, enquanto se aguardava a elaboração das peças técnicas, surgiu a informação de que a escola havia sido desativada e que o local
passou a ter nova velocidade limite, de 90 km/h, determinada por ato administrativo municipal.
 
Diante dessa hipótese assinale a afirmativa correta.
a) Não há alteração da situação jurídico-penal, pois não houve modificação do fim de proteção do tipo penal.
b) Houve abolitio criminis, em razão da alteração ocorrida na norma integradora, acarretando extinção da punibilidade.
c) Houve abolitio criminis, em razão da sucessão de normas convocadas pelos elementos normativos.
d) Houve abolitio criminis, em razão da ocorrência de novatio legis administrativa, que favorece o agente.
e) Não há alteração da situação jurídico-penal, em razão da incidência da regra do tempus regit actum.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1975549
FGV - Inv Pol (PC AM)/PC AM/4ª Classe/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Na madrugada de 01/01/2022, José estava dirigindo seu veículo regularmente, dentro do limite de velocidade da via, portando sua carteira nacional de habilitação,
quando foi surpreendido por Manoel, 71 anos, que conduzia sua bicicleta e atravessava a estrada. José não conseguiu frear para evitar a colisão,; tomado de violenta
emoção, José fugiu do local. Ao prosseguir pela estrada, José avistou um posto da Polícia Rodoviária a 20 minutos do local, porém prosseguiu a viagem. Manoel morreu
de hemorragia ao chegar no hospital. Posteriormente, exame constatou a presença de 8 dg/L de álcool no sangue de Manoel.
 
Em relação ao caso, é correto afirmar que
a) José praticou o crime de omissão de socorro, previsto no Art. 135 do CP.
b) José praticou o crime de omissão de socorro, previsto no Art. 304 do CTB.
c) José praticou o crime de homicídio culposo na condução de veículo, previsto no Art. 302 do CTB, com a incidência da causa de aumento pela omissão de socorro.
d) José praticou os crimes de homicídio culposo na condução de veículo (Art. 302 do CTB) e omissão de socorro (Art. 304 do CTB).
e) José não praticou crime algum.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1975592
FGV - Per (PC AM)/PC AM/4ª Classe/Biologia/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1975549
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1975592
438) 
439) 
440) 
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) contempla modalidades especiais dos crimes de homicídio e lesão corporal, todas praticadas na direção de veículo
automotor.
 
Caso reste demonstrado que o condutor do veículo automotor se encontrava sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine
dependência quando causou a morte de um pedestre, é correto afirmar que será responsabilizado pelo crime de homicídio
a) doloso do Código Penal comum, com dolo eventual, caracterizado pela presença do álcool ou substância psicoativa que determine dependência.
b) culposo do Código Penal comum, em razão da presença da culpa consciente, caracterizada pela presença do álcool ou substância psicoativa que determine
dependência.
c) culposo do Código de Trânsito, na modalidade qualificada, caracterizada pela presença do álcool ou substância psicoativa que determine dependência.
d) doloso do Código de Trânsito, na modalidade qualificada, caracterizada pela presença do álcool ou substância psicoativa que determine dependência.
e) culposo do Código de Trânsito, com a incidência da agravante em razão da presença do álcool ou substância psicoativa que determine dependência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2062781
FGV - AS (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Condutor de Motolância/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
É considerado crime de trânsito a condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.
 
Essa conduta pode ser constatada observando-se uma concentração mínima da substância igual a
a) 0 decigramas de álcool / litro de sangue.
b) 2 decigramas de álcool / litro de sangue.
c) 4 decigramas de álcool / litro de sangue.
d) 6 decigramas de álcool / litro de sangue.
e) 8 decigramas de álcool / litro de sangue.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2064331
FGV - AS (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Motorista de Autos/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
A condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool é considerada crime de trânsito.
 
Essa conduta pode ser constatada observando-se uma concentração mínima da substância igual a
a) 0 decigramas de álcool / litro de sangue.
b) 2 decigramas de álcool / litro de sangue.
c) 4 decigramas de álcool / litro de sangue.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2062781
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2064331
441) 
442) 
d) 6 decigramas de álcool / litro de sangue.
e) 8 decigramas de álcool / litro de sangue.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2211895
FGV - JL (TJ GO)/TJ GO/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Quanto ao crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (Art. 303 da Lei nº 9.503/1997), é correto afirmar que:
a) se cuida de crime que admite tentativa;
b) é inaplicável o instituto da transação penal;
c) se inicia a ação penal por intermédio de queixa do ofendido;
d) se aumenta de 1/3 à metade da pena se o agente conduz o veículo com excesso de velocidade;
e) implica extinção da punibilidade no caso de ser cabível a composição civil dos danos e ser esta homologada em juízo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1626390
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Cláudio, durante a comemoração do aniversário de 18 anos do filho Alceu, sem qualquer envolvimento pretérito com o aparato policial e judicial, permitiu que este
conduzisse seu veículo automotor em via pública, mesmo sabendo que o filho não tinha habilitação legal para tanto.
Cerca de 50 minutos após iniciar a condução, apesar de não ter causado qualquer acidente, Alceu é abordado por policiais militares, que o encaminham para a Delegacia
ao verificarem a falta de carteira de motorista. Em sede policial, Alceu narra o ocorrido, e Cláudio, preocupado com as consequências jurídicas de seus atos, liga para o
advogado da família para esclarecimentos, informando que a autoridade policial pretendia lavrartermo circunstanciado pela prática do crime de entregar veículo a pessoa
não habilitada (Art. 310 da Lei nº 9.503/97, Código de Trânsito Brasileiro, cuja pena em abstrato prevista é de detenção de 06 meses a 01 ano, ou multa). Considerando
apenas as informações narradas, o(a) advogado(a) de Cláudio deverá esclarecer que, de acordo com as previsões da Lei nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro), sua
conduta
a) configura o delito imputado, na forma consumada, com natureza de crime de perigo abstrato, cabendo oferecimento de proposta de transação penal por parte
do Ministério Público.
b) configura o crime previsto no Art. 310 do CTB, na forma consumada, que independe de lesão ou perigo concreto, cabendo oferecimento de proposta de
composição civil dos danos por parte do Ministério Público.
c) não configura o crime do Art. 310 do CTB, mas mero ilícito de natureza administrativa, tendo em vista que o crime trazido pelo Código de Trânsito Brasileiro para
aquele que entrega a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada é classificado como de perigo concreto.
d) configura o crime de entrega de veículo a pessoa não habilitada, em sua modalidade tentada, tendo em vista que a punição do agente pelo crime previsto no
Código de Trânsito Brasileiro na modalidade consumada exige que haja resultado lesão, sendo classificado como crime de dano.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2211895
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1626390
443) 
444) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1656153
FGV - Ag Pol (RN)/PC RN/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Andressa dirigia seu carro, em velocidade compatível com o local, quando, por desatenção, perdeu a direção do veículo e atropelou Zilda, que sofreu lesões
gravíssimas. Cientificada do fato, a autoridade policial se dirigiu ao hospital da localidade, lá encontrando Andressa, que prontamente havia socorrido a vítima e
aguardava a chegada de familiares desta. O exame de alcoolemia constatou que Andressa não havia feito uso de álcool ou entorpecentes. Em seu relatório de vida
pregressa, constava a existência de uma única anotação relacionada também a crime de trânsito.
Tratando-se de delito de trânsito, ocorre que:
a) o crime praticado é de ação penal pública incondicionada;
b) a gravidade da lesão culposa praticada no contexto altera a tipificação da conduta de Andressa;
c) a autora não poderá ser presa em flagrante, por ter prestado pronto e integral socorro à vítima;
d) a autoridade policial poderá determinar, direta e cautelarmente, a suspensão da habilitação para dirigir de Andressa;
e) a autoridade policial poderá representar pela decretação da prisão preventiva em caso de reincidência específica de Andressa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672560
FGV - Del Pol (PC RN)/PC RN/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Durante almoço comemorativo, José emprestou seu carro a Matheus, para que ele fosse buscar sua namorada, ciente de que este não possuía carteira de
habilitação. Quando trafegava normalmente pela via pública, Matheus foi parado em blitz rotineira, sendo constatado que não possuía a devida autorização legal para
dirigir.
Diante desse quadro fático, de acordo com as previsões legais e jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:
a) José responderá pelo crime de entregar veículo automotor a pessoa não habilitada, enquanto Matheus deverá ser absolvido em razão da atipicidade
comportamental;
b) José e Matheus não responderão por qualquer infração penal, pois suas condutas não geraram qualquer perigo de dano ao bem jurídico protegido;
c) a conduta de José é atípica, devendo Matheus responder pelo crime de dirigir veículo em via pública sem a devida permissão ou habilitação;
d) caso viesse a causar lesão culposa em terceiro, Matheus responderia pelos crimes de lesão culposa na direção de veículo automotor e de dirigir em via pública
sem a devida permissão ou habilitação, em concurso material;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1656153
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672560
445) 
446) 
e) José responderá pelo crime de entregar veículo automotor a pessoa não habilitada, enquanto Matheus responderá pelo crime de dirigir veículo em via pública
sem a devida permissão ou habilitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1749111
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Fernando foi preso em flagrante e indiciado pela suposta prática do crime previsto no Art. 306 da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro), pois conduzia veículo
automotor em via pública sob a influência de álcool.
O magistrado competente, ao analisar o auto de prisão em flagrante, concedeu a liberdade provisória, aplicando a cautelar de suspensão da habilitação para dirigir
veículo automotor. Fernando, entendendo que a cautelar prejudicaria seu sustento, já que era motorista de caminhão, solicita que você, como advogado(a), adote as
medidas cabíveis para questionar a decisão do magistrado de aplicar a cautelar alternativa de suspensão da habilitação.
Considerando apenas as informações expostas, de acordo com a Lei nº 9.503/97, o(a) advogado(a) de Fernando
a) não poderá apresentar recurso, tendo em vista que a decisão que aplica cautelar alternativa é irrecorrível.
b) poderá apresentar recurso de apelação.
c) poderá apresentar recurso em sentido estrito.
d) poderá apresentar recurso de agravo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/971449
FGV - AgTT (Pref Salvador)/Pref Salvador/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
A condução de veículos automotores sob a influência de álcool é considerado crime de trânsito se o condutor apresentar concentração igual ou superior a
a) 0,0 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
b) 0,1 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
c) 0,2 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
d) 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
e) 0,4 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/972067
FGV - GM (Pref Salvador)/Pref Salvador/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1749111
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/971449
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/972067
447) 
448) 
449) 
Antônio, para desviar de um caminhão que bloqueava a rua, decidiu passar com seu carro sobre a calçada, vindo, porém, a atropelar Joaquim, que saía da portaria
de seu prédio para caminhar.
Após ajudar a vítima a se levantar e constatar a natureza leve dos ferimentos por ela sofridos, Antônio comunicou por telefone o ocorrido a uma autoridade policial e
acionou uma ambulância para prestar o socorro, seguindo seu caminho antes que as autoridades chegassem ao local, pois teria que buscar sua filha na escola.
Considerando as informações narradas, é correto afirmar que Antônio
a) responderá pelo crime de omissão de socorro previsto no Código de Trânsito Brasileiro, pois não prestou diretamente socorro à vítima, em concurso com o crime
de lesão corporal culposa praticada na direção de veículo automotor de natureza simples.
b) não responderá por crime previsto no Código Brasileiro de Trânsito, pois, apesar da violação do dever objetivo de cuidado, o fato foi praticado sobre a calçada, e
não na via de tráfego, como exige esse diploma legal.
c) responderá por crime de lesão corporal culposa praticada na direção de veículo automotor, podendo ter sua pena aumentada em razão de o fato ter sido
praticado sobre a calçada.
d) responderá pelo crime de tentativa de homicídio culposo praticado na direção de veículo automotor, com a causa deaumento por não ter prestado socorro à
vítima.
e) poderá ter sua habilitação suspensa por um período de até 10 anos, caso seja condenado por crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/972077
FGV - GM (Pref Salvador)/Pref Salvador/2019
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
As opções a seguir apresentam alguns crimes de trânsito dispostos no Código de Trânsito Brasileiro, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.
b) Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima.
c) Trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de hospitais, gerando perigo de dano.
d) Dirigir sob a influência de álcool em qualquer quantidade no sangue, mesmo sem sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora.
e) Participar, na direção de veículo automotor, de disputa automobilística não autorizada pela autoridade competente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/661981
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2018
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Maicon, na condução de veículo automotor, causou lesão corporal de natureza leve em Marta, desconhecida que dirigia outro automóvel, que inicialmente disse ter
interesse em representar em face do autor dos fatos, diante da prática do crime do Art. 303, caput, do Código de Trânsito Brasileiro. Em audiência preliminar, com a
presença de Maicon e Marta acompanhados por seus advogados e pelo Ministério Público, houve composição dos danos civis, reduzida a termo e homologada pelo juiz
em sentença. No dia seguinte, Marta se arrepende, procura seu advogado e afirma não ter interesse na execução do acordo celebrado.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/972077
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/661981
450) 
Considerando apenas as informações narradas, o advogado de Marta deverá
a) interpor recurso de apelação da sentença que homologou a composição dos danos civis.
b) esclarecer que o acordo homologado acarretou renúncia ao direito de representação.
c) interpor recurso em sentido estrito da sentença que homologou composição dos danos civis.
d) esclarecer que, sendo crime de ação penal de natureza pública, não caberia composição dos danos civis, mas sim transação penal, de modo que a sentença é
nula.
www.tecconcursos.com.br/questoes/285093
FGV - TDP (DPE RO)/DPE RO/Motorista/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Joaquim é motorista e dirigia seu veículo sob forte chuva. Ao se deparar com um pedestre desavisado, atropelou-o, causando sua morte.
 
Considere as situações a seguir:
I. pedestre estar na faixa de pedestres ou calçada;
II. motorista ter prestado socorro à vítima;
III. motorista não possuir Carteira de Habilitação;
IV. pedestre ter atravessado a rua fora da faixa;
V. motorista ter como profissão a condução de veículo de transporte de passageiros.
A pena aplicável seria aumentada em um terço nos seguintes contextos apresentados:
a) I, II e III;
b) I, III e V;
c) II, III e IV;
d) II, III e V;
e) III, IV, V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/285093
451) 
452) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/311362
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Vinícius, primário e de bons antecedentes e regularmente habilitado, dirigia seu veículo em rodovia na qual a velocidade máxima permitida era de 80 km/h. No
banco do carona estava sua namorada Estefânia. Para testar a potência do automóvel, ele passou a dirigir a 140 km/h, acabando por perder o controle do carro, vindo a
cair em um barranco. Devido ao acidente, Estefânia sofreu lesão corporal e foi socorrida por
policiais rodoviários. No marcador do carro ficou registrada a velocidade desenvolvida. Apesar do ferimento sofrido, a vítima afirmou não querer ver o autor processado
por tal comportamento imprudente.
Apresentado o inquérito ao Ministério Público, foi oferecida denúncia contra Vinícius pela prática do injusto do Art. 303 da Lei nº 9503/97 (Código de Trânsito Brasileiro),
que prevê a pena de 06 meses a 02 anos de detenção e a suspensão ou proibição da permissão ou da habilitação para dirigir veículo automotor.
Considerando o acima exposto, a defesa de Vinícius deverá requerer
a) a extinção do processo por não ter o Ministério Público legitimidade para oferecer denúncia, em razão da ausência de representação da vítima.
b) a realização de audiência de composição civil.
c) a realização de audiência para proposta de transação penal.
d) a suspensão condicional do processo, caso a denúncia seja recebida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/322056
FGV - GM (Paulínia)/Pref Paulínia/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Oito amigos saíram para festejar o aniversário de um deles, Carlos, num pequeno bar, próximo à Avenida das Flores. Após quatro horas de conversas e bebida,
André e Xavier propõem uma pequena competição de corrida de carro na avenida mencionada. Vendo que eram 3 horas da manhã e que a Avenida das Flores estava
vazia, os outros seis amigos – dentre eles, Carlos – toparam participar do desafio. No primeiro minuto de corrida, Carlos, que estava dirigindo um dos carros, atingiu um
táxi que adentrou a avenida nesse instante, matando o motorista.
É correto afirmar que Carlos:
a) se servidor público, estará sujeito apenas à pena de demissão do seu cargo;
b) se habilitado, terá sua carteira de habilitação suspensa e poderá ser condenado a cumprir pena de reclusão de até 2 anos;
c) se habilitado, terá sua carteira de habilitação suspensa e poderá ser condenado a cumprir pena de reclusão de até 10 anos, na hipótese de homicídio culposo;
d) se ainda não habilitado, poderá ser proibido de obter habilitação para dirigir veículo automotor e condenado a pena de reclusão de até 3 anos;
e) se ainda não habilitado, poderá ser proibido de obter habilitação para dirigir veículo automotor e condenado à pena de reclusão de até 6 anos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/311362
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/322056
453) 
454) 
455) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/342531
FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Judiciária/Escrivão Judicial/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Aristharco conduzia seu VW Karmann-Guia 1969, em via pública, nas proximidades da Praça Desembargador Edgard Nogueira, Centro Cívico, Teresina/PI, sem
documento, vindo a colidir, por imprudência, com o Audi TT, de Rico, provocando-lhe escoriações diversas. Por ter reservado um camarote numa boate, Rico disse que
não queria fazer qualquer tipo de registro policial, declarando expressamente sua vontade de não representar criminalmente contra Aristharco. Ainda assim, Policiais
Militares conduzem todos à Delegacia de Polícia, onde Rico reitera sua vontade, terminando a autoridade policial por registrar todo o fato, encaminhando o procedimento
ao Ministério Público. A conduta de Aristharco deve configurar:
a) lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e crime de dirigir sem habilitação;
b) lesão corporal culposa na direção de veículo automotor;
c) crime de dirigir sem habilitação;
d) lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, agravada pela ausência de habilitação;
e) crime algum, diante da extinção da punibilidade, pela renúncia à representação, absorvida a direção sem habilitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/282561
FGV - Age Tran (Osasco)/Pref Osasco/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts.291 a 312-B)
Sergio, em confraternização, ingeriu bebida alcóolica. Temeroso, entrega a direção de seu veículo ao seu filho, Luiz, cuja habilitação encontra-se suspensa. Nesse
caso:
a) apenas Luiz comete crime de trânsito;
b) apenas Sergio comete crime de trânsito;
c) ambos cometem crime de trânsito, mas a pena máxima prevista para o crime cometido por Luiz é maior do que a pena atribuída à conduta de Sergio;
d) ambos cometem crime de trânsito, mas a pena máxima atribuída para o crime cometido por Sergio é maior do que a pena máxima atribuída à conduta de Luiz;
e) ambos cometem crime de trânsito, e as penas previstas aos crimes em questão são idênticas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/283293
FGV - Moto (Osasco)/Pref Osasco/Funerária/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Marcelo conduzia veículo automotor quando se distraiu e colidiu com um veículo estacionado. Pretendendo fugir da responsabilidade, se afastou imediatamente do
local do acidente. Marcelo, nesse caso:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/342531
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/282561
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283293
456) 
457) 
a) cometeu crime de trânsito, cuja pena é de detenção de três a cinco anos;
b) não cometeu crime de trânsito, mas sim infração passível de multa;
c) não cometeu crime de trânsito e tampouco infração passível de multa;
d) cometeu crime de trânsito, cuja pena é de detenção de seis meses a um ano, ou multa;
e) não cometeu crime de trânsito, porque não houve vítima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/283297
FGV - Moto (Osasco)/Pref Osasco/Funerária/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Milton provocou um acidente de trânsito enquanto dirigia o veículo da prefeitura, na ocasião Cláudia foi vítima com ferimentos aparentemente leves. Milton,
temeroso quanto às consequências, deixa de prestar socorro imediato, evadindo-se rapidamente do local. Milton, nesse caso:
a) cometeu crime de trânsito, cuja pena é detenção de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave;
b) não cometeu crime de trânsito, porque conduzia veículo da prefeitura;
c) não cometeu crime de trânsito, porque Cláudia possuía apenas ferimentos aparentemente leves;
d) cometeu crime de trânsito, cuja pena é detenção, de três a cinco anos;
e) não cometeu crime de trânsito, porque saiu do local rapidamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/283356
FGV - Moto (Osasco)/Pref Osasco/Transportes Pesados/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Marco Antônio, motorista profissional, cometeu crime de trânsito enquanto realizava o seu trabalho. Na ocasião estava sob as seguintes circunstâncias:
I. utilizando o veículo com placas adulteradas;
II. sobre faixa de trânsito permanentemente destinada a pedestres;
III. exercendo a função de motorista profissional de transportes pesados, profissão que exige cuidados especiais com o transporte de carga.
A penalidade do crime de trânsito é agravada:
a) apenas sob a circunstância I;
b) apenas sob a circunstância II;
c) apenas sob as circunstâncias I e II;
d) apenas sob as circunstâncias II e III;
e) sob as circunstâncias I, II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283297
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283356
458) 
459) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/283361
FGV - Moto (Osasco)/Pref Osasco/Transportes Pesados/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Osmar conduz caminhão em via pública, estando com a sua capacidade psicomotora alterada pela ingestão de anfetaminas (substância psicoativa que determina
dependência). Osmar, nesse caso:
a) comete crime de trânsito cuja pena é de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação para dirigir;
b) não comete crime de trânsito, mas apenas infração de natureza gravíssima;
c) comete crime de trânsito e infração média;
d) não comete crime de trânsito ou infração;
e) comete crime de trânsito cuja pena é de detenção, de três a cinco anos, multa e suspensão da habilitação para dirigir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240060
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Joaquim, conduzindo seu veículo automotor (que se encontrava sem as placas de identificação) em velocidade superior à máxima permitida para a via – 50km/h –,
pratica o crime de lesões corporais culposas em virtude da sua não observância ao dever objetivo de cuidado no trânsito.
Com base na situação acima e à luz do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) Por se tratar a lesão corporal culposa praticada na direção de veículo automotor de uma infração de menor potencial ofensivo, Joaquim responderá pelo seu
crime no Juizado Especial Criminal.
b) Sem prejuízo da pena de detenção correspondente, Joaquim estará sujeito à suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo
automotor.
c) Pelo fato de Joaquim praticar o fato na condução de veículo automotor sem placas de identificação, o Juiz poderá, caso entenda necessário, agravar a penalidade
do crime.
d) A pena a que Joaquim estará sujeito não se alterará se a lesão corporal culposa for praticada em faixa de pedestres ou mesmo na calçada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243112
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283361
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240060
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243112
460) 
461) 
Guiando o seu automóvel na contramão de direção, em outubro de 2010, Tício é perseguido por uma viatura da polícia militar. Após ser parado pelos agentes da lei,
Tício realiza, espontaneamente, o exame do etilômetro e fornece aos militares sua habilitação e o documento do automóvel. No exame do etilômetro, fica constatado que
Tício apresentava concentração de álcool muito superior ao patamar previsto na legislação de trânsito. Além disso, os policiais constatam que o motorista estava com a
habilitação vencida desde maio de 2009.
Com relação ao relatado acima, é correto afirmar que o promotor de justiça deverá denunciar Tício
a) pela prática dos crimes de embriaguez ao volante e direção sem habilitação
b) apenas pelo crime de embriaguez ao volante, uma vez que o fato de a habilitação estar vencida constitui mera infração administrativa.
c) apenas pelo crime de direção sem habilitação, uma vez que o perigo gerado por tal conduta faz com que o delito de embriaguez ao volante seja absorvido, em
razão da aplicação do Princípio da Consunção.
d) apenas pelo crime de direção sem habilitação, pois o delito de embriaguez ao volante só se configura quando ocorre acidente de trânsito com vítima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/272549
FGV - Del Pol (PC AP)/PC AP/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
José da Silva dirigia seu automóvel em velocidade acima da permitida e de forma imprudente. Ao passar por um cruzamento, José não percebe que o sinal estava
vermelho e atropela Maria de Souza, que vem a sofrer uma fratura exposta na perna direita e fica mais de 30 dias impossibilitada de desenvolver suas ocupações
habituais.
A fim de socorrer a vítima, José da Silva para o carro, sai do veículo e retira Maria do meio da via. Contudo, ao ver um grupo de pessoas vociferando e gritando
“assassino!”, “pega!” e “lincha!”, José retorna para seu veículo e se evade do local, sendo parado alguns metros adiante por uma patrulha de policiais militares que olevam preso em flagrante à Delegacia de Polícia.
Com base no relato acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo a lei 9.503/97 (Código Nacional de Trânsito), José não poderia ser preso em flagrante porque prestou socorro à vítima e só não permaneceu no local
porque corria risco pessoal.
II. José praticou o crime de lesão corporal culposa grave na direção de veículo automotor.
III. José praticou o crime do art. 305, da Lei 9.503/97 (Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe
possa ser atribuída).
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/272549
462) 
463) 
464) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1965279
FGV - Ass Tec (DETRAN RN)/DETRAN RN/Administrativa/Gerenciamento de Recursos Humanos/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
“Amadeu Paes da Silva conduzia veículo automotor pela via pública, após ter consumido bebida alcoólica. Abordado por policiais, negou-se a se submeter a teste de
alcoolemia.” O principal argumento utilizado por ele, de acordo com a doutrina e a jurisprudência, é o princípio da:
a) Presunção de inocência.
b) Não auto-incriminação.
c) Inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos.
d) Verdade real.
e) Coisa julgada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1965284
FGV - Ass Tec (DETRAN RN)/DETRAN RN/Administrativa/Gerenciamento de Recursos Humanos/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
“A conduz veículo automotor em via pública quando percebe que B, seu inimigo, atravessará a rua, momento em que A, objetivando causar lesões corporais em B,
o atropela, tendo a vítima sofrido lesões corporais de natureza leve.” A será responsabilizado pelo crime de:
a) Lesões corporais dolosas, previsto no Código Penal (art. 129 do Decreto-Lei nº. 2848, de 7 de dezembro de 1940).
b) Lesões corporais culposas, previsto no Código de Trânsito (art. 303, da Lei nº. 9503/97, de 23 de setembro de 1997).
c) Lesões corporais culposas, previsto no Código Penal (art. 129, §6º do Decreto-Lei nº. 2848, de 7 de dezembro de 1940).
d) Perigo para a vida ou saúde de outrem (art. 132 do Decreto-Lei nº. 2848, de 7 de dezembro de 1940).
e) Omissão de socorro, previsto no Código Penal (Decreto-Lei nº. 2848, de 7 de dezembro de 1940).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1965287
FGV - Ass Tec (DETRAN RN)/DETRAN RN/Administrativa/Gerenciamento de Recursos Humanos/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
De acordo com a Lei nº. 9503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), são circunstâncias que sempre agravam as penalidades dos crimes de
trânsito ter o condutor do veículo cometido a infração, EXCETO:
a) Com dano potencial para duas ou mais pessoas ou com grande risco de grave dano patrimonial a terceiros.
b) Utilizando o veículo sem placas, com placas falsas ou adulteradas.
c) Quando a sua profissão ou atividade exigir cuidados especiais como transporte de passageiros ou de carga.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1965279
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1965284
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1965287
465) 
466) 
467) 
d) Utilizando veículo em que tenham sido adulterados equipamentos ou características que afetem sua segurança ou seu funcionamento de acordo com os limites
de velocidade prescritos nas especificações do fabricante.
e) Fora da faixa de trânsito temporária ou permanentemente destinada a pedestres.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1965293
FGV - Ass Tec (DETRAN RN)/DETRAN RN/Administrativa/Gerenciamento de Recursos Humanos/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
De acordo com a Lei nº. 9503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), aplica-se aos crimes de trânsito de lesão corporal culposa a composição
dos danos civis, a transação penal e a necessidade de a vítima oferecer representação, EXCETO:
a) Se o agente for amigo íntimo da vítima.
b) Se o agente for inimigo capital da vítima.
c) Se o agente estiver participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de
veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente.
d) Transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 30km/h.
e) Se o agente for parente em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, da vítima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644394
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Com base na legislação penal, não se impõe o dever de agir
a) ao condutor do veículo que, por motivo de segurança, deixa de prestar socorro à vítima de acidente, mas solicita auxílio da autoridade pública.
b) ao pai que deixa de prover ao filho em idade escolar a instrução primária, porque deseja que este o ajude no trabalho.
c) ao médico que, em face de pedido do paciente, deixa de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação seja obrigatória.
d) ao servidor público que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer sentimento pessoal de comiseração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2480609
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Assinale a opção correta no que se refere aos crimes de trânsito.
a) Responde por crime de trânsito o agente que viola a suspensão de dirigir veículo automotor.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1965293
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2480609
468) 
469) 
b) O indivíduo que, pilotando uma lancha em alto mar, mata, culposamente, uma pessoa comete, de acordo com a Lei n.º 9.503/1997, que trata dos crimes de
trânsito, crime de homicídio culposo.
c) O agente que, dirigindo automóvel, causa, culposamente, lesão corporal na vítima e deixa de prestar socorro a ela responde tanto pelo crime de lesão corporal
culposa tratado nos crimes de trânsito quanto por crime de omissão de socorro.
d) Responde como co-autor pelo crime de homicídio o pai ou responsável que empresta veículo automotor a menor de idade que, acidentalmente, atropele e mate
uma pessoa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2471357
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2001
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
Xisto, dirigindo imprudentemente um automóvel, imprimindo-lhe velocidade excessiva, atropelou Fagundes, que sofreu ferimento do qual resultou debilidade
permanente no seu membro superior direito. Diante do exposto, assinale a disjuntiva correta.
a) Xisto responderá pelo crime de lesão corporal grave.
b) Xisto responderá pelo crime de lesão corporal culposa, tipificado no Novo Código de Trânsito Brasileiro e cuja ação penal depende da representação da vítima.
c) Xisto responderá pelo crime de lesão corporal culposa, tipificado no Novo Código de Trânsito Brasileiro e cuja ação penal é pública incondicionada.
d) Tendo resultado lesão corporal de natureza grave, a ação penal será pública incondicionada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2457724
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/1999
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.503/1997 - Crimes no Código de Trânsito Brasileiro (arts. 291 a 312-B)
José de Souza produziu lesões corporais culposas em MarcondesJosé em razão de uma colisão de veículos. O laudo pericial anexo aos autos demonstrou que a
vítima sofreu amputação de membro superior direito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro,
a) a vítima deverá representar no prazo decadencial de seis meses por tratar-se de crime de ação penal pública condicionada a representação.
b) o Ministério Público poderá oferecer denúncia, independentemente de representação, pois a lesão produzida é tipificada como de "natureza gravíssima".
c) o crime de lesões corporais produzidas em razão de acidente de trânsito, por força da lei, independe de representação por ser de ação penal pública
incondicionada.
d) a vítima deverá oferecer queixa-crime no prazo decadencial de seis meses por tratar-se de crime de ação penal privada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2460812
IBFC - Ana Amb (SEAD GO)/SEAD GO/Agronomia/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2471357
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2457724
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2460812
470) 
471) 
472) 
A Lei nº 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. De acordo com a mencionada
lei, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade da pessoa jurídica.
a) A responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato
b) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal
ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade
c) No caso de lesão ao meio ambiente, não é possível a desconsideração da personalidade jurídica, por falta de previsão legal
d) Mesmo que a personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente, não é possível a desconsideração da
personalidade jurídica se não houver comprovação de dano ao erário
e) As pessoas jurídicas apenas podem ser responsabilizadas administrativamente, não sendo possível sua responsabilidade penal
www.tecconcursos.com.br/questoes/2466806
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Direito/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
Sobre a responsabilidade criminal ambiental, assinale a alternativa INCORRETA, considerando o preconizado pela Lei nº 9.605/1998.
a) Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos na Lei nº 9.605/1998 incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua
culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica,
que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la.
b) A responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.
c) Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.
d) Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa, prevista no Art. 76 da Lei nº
9.099/1995, somente poderá ser formulada desde que tenha havido a prévia composição do dano ambiental, de que trata o Art. 74 da mesma lei, salvo em caso de
comprovada impossibilidade.
e) Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização
ou de licenciamento ambiental é delito típico, previsto na Lei nº 9.605/1998.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1925599
FGV - Estag (MPE BA)/MPE BA/Direito/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
Promotoria de Justiça com atribuição em investigação penal do Ministério Público do Estado da Bahia recebeu inquérito policial em que foram colhidas provas de
que a sociedade empresária Alfa praticou ato tipificado como crime ambiental, pois cortou e transformou em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do poder
público, para fins industriais, em desacordo com as determinações legais.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2466806
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1925599
473) 
No caso em tela, de acordo com a Lei nº 9.605/1998, em tese, a pessoa jurídica sociedade empresária Alfa:
a) não poderá ser responsabilizada penalmente, pois pessoa jurídica não comete qualquer crime;
b) não poderá ser responsabilizada penalmente, pois pessoa jurídica não comete crime ambiental;
c) não poderá ser responsabilizada penalmente pelo promotor de Justiça, mas, se for o caso, apenas o Procurador-Geral de Justiça pode oferecer denúncia em face
de pessoa jurídica;
d) será responsabilizada penalmente, pois se beneficiou do ilícito ambiental, mas a pessoa que praticou o crime não pode ser ré na ação penal, para evitar o
chamado bis in idem;
e) será responsabilizada penalmente se o crime tiver sido cometido por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse
ou benefício da sua entidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223069
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e Segurança Pública/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
Sobre a responsabilidade penal da pessoa jurídica por crimes ambientais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A reponsabilidade penal da pessoa jurídica não exclui a das pessoas naturais que tenham concorrido para o mesmo crime.
 
II. A pessoa jurídica responde penalmente se o delito tiver sido cometido por funcionário a seu serviço e se o cometimento do crime atender aos seus interesses
econômicos.
 
III. A responsabilidade penal da pessoa jurídica por crimes ambientais não tem previsão expressa em texto normativo, mas é fruto de construção jurisprudencial.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/282689
FGV - Age Fisc (Osasco)/Pref Osasco/Meio Ambiente/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223069
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/282689
474) 
475) 
A empresa Madereira Power Ltda., para atender a um pedido extra de cliente importante e antigo, por decisão de seu administrador, apesar do dever de zelar pelo
meio ambiente e observar as normas vigentes, teve que destruir parte de uma floresta de preservação permanente. No que se refere aos crimes ambientais e à proteção
do meio ambiente, analise as afirmativas a seguir:
I- A empresa poderá ser responsabilizada administrativa, civil e penalmente pela sua conduta;
II- O administrador da empresa será responsabilizado criminalmente;
III- A empresa não pode ser responsabilizada criminalmente.
Assinale se:
a) somente a afirmativa I estiver correta;
b) somente a afirmativa II estiver correta;
c) somente a afirmativa III estiver correta;
d) somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
e) todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/175539
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Advogado/2013
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
A Lei n. 9.605/98 trata de crimes contra o meio ambiente e de infrações administrativas ambientais.
Nos termos deste diploma legal, assinale a afirmativa correta.
a) A pessoa jurídica só pode ser responsabilizada quando houver intervenção de uma pessoa física, que atua em nome e em benefício do ente moral, em crimes
culposos e dolosos.
b) A Lei ambientalpreviu, para as pessoas jurídicas, penas autônomas de multas, de prestação de serviços à comunidade, restritivas de direito, liquidação forçada e
desconsideração da pessoa jurídica.
c) A responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras coautoras ou partícipes do mesmo fato.
d) A responsabilidade penal pelo cometimento de crimes ambientais é objetiva.
e) Os delitos elencados no referido diploma legal são de autoria singular e, portanto, cometidos apenas por um único agente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240057
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/175539
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240057
476) 
477) 
478) 
A Lei 9.605/98, regulamentada pelo Decreto 6.514/2008, que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio
ambiente, trouxe novidades nas normas ambientais.
Entre elas está a
a) desconsideração da pessoa jurídica, que foi estabelecida para responsabilizar a pessoa física sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de
prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.
b) possibilidade de assinatura de termos de ajustamento de conduta, que somente é possível pelo cometimento de ilícito ambiental.
c) responsabilidade penal objetiva pelo cometimento de crimes ambientais.
d) substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direito quando tratar-se de crime doloso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2479121
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB SP/OAB/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Disposições Gerais (arts. 1º a 5º da Lei nº 9.605/1998)
Assinale a opção correta acerca dos crimes contra o meio ambiente.
a) As pessoas jurídicas devem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante
legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.
b) Punem-se pelo crime ambiental o autor e os co-autores, mas não o partícipe.
c) A competência para o julgamento desses crimes, em regra, é da justiça federal.
d) Quando animais forem exterminados dentro de unidade de conservação ambiental mantida pela União, a competência para julgamento do crime ambiental será
da justiça estadual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2288763
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PA)/MPE PA/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta
a) em extinção da punibilidade, independentemente da análise de ter havido ou não fraude na incorporação.
b) em nenhuma consequência jurídica, uma vez que se trata de pessoas jurídicas distintas.
c) na transferência da responsabilização penal para a empresa B pelo crime ambiental, em razão da transferência de direitos e obrigações.
d) em extinção da punibilidade de A, se demonstrada a ausência de fraude na incorporação.
e) na impossibilidade legal da incorporação, enquanto não resolvida a questão penal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2479121
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2288763
479) 
480) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296590
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Engenharia Civil/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Segundo a Lei nº 9.605/1998, uma circunstância que pode atenuar a pena de um agente que cometeu um crime ambiental é
a) o desconhecimento da legislação em vigor.
b) a doação monetária para atenuação dos danos ambientais.
c) a não participação prévia dos estudos de impacto ambiental do empreendimento.
d) não ter cometido previamente crimes ambientais de mesma natureza.
e) possuir baixo grau de instrução ou escolaridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2380176
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Engenharia Ambiental/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
“Nos crimes previstos, a suspensão condicional da pena pode ser aplicada nos casos de condenação a pena privativa de liberdade não superior a
__________. O cometimento de nova infração ambiental pelo mesmo infrator, no período de __________, contado da data em que a decisão
administrativa que o tenha condenado por infração anterior tenha se tornado definitiva, implicará na aplicação da multa em triplo, no caso de
cometimento da mesma infração; ou na aplicação da multa em dobro, no caso de cometimento de infração distinta. As penas de interdição temporária
de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de
participar de licitações, pelo prazo de __________, no caso de crimes dolosos, e de __________, no de crimes culposos. O prazo de vigência de um
termo de compromisso, que, em função da complexidade das obrigações nele fixadas, poderá variar entre o mínimo de __________ e o máximo de
__________.” “Com base na Lei nº 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a
afirmativa anterior.
a) três anos / cinco anos / cinco anos / três anos / três meses / três anos
b) cinco anos / seis meses / seis anos / doze meses / três anos / seis anos
c) seis anos / seis anos / cinco meses / cinco anos / seis meses / dois anos
d) seis meses / quatro anos / dez anos / dois anos / dois meses / dez meses
e) dois anos / três anos / quatro anos / dois anos / quatro meses / cinco anos
www.tecconcursos.com.br/questoes/2395159
VUNESP - Bio (Pref GRU)/Pref GRU/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296590
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2380176
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2395159
481) 
482) 
483) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
A aplicação de penas, regulamentada pela Lei de Crimes Ambientais – Lei no 9.605/1998, deve ser exemplar, de modo a punir os infratores e a desencorajar, de
maneira explícita, a ação de novas infrações.
 
Cabe à autoridade competente, na aplicação da pena, avaliar
a) a gravidade do fato, sem considerar de imediato os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para o meio ambiente.
b) os antecedentes criminais do infrator, minimizando ao máximo a pena, em casos primários de infração.
c) a situação econômica do infrator, no caso de multa.
d) a restrição da pena quando se tratar de crime culposo ou quando for aplicada a pena privativa de liberdade superior a dez anos.
e) a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, exclusivamente quando o mesmo for uma autoridade política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2424923
FEPESE - Proc (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Assinale a alternativa correta nos termos da Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao
meio ambiente.
a) A responsabilização de um coautor exime o copartícipe da responsabilidade sobre o fato.
b) A responsabilização das pessoas jurídicas automaticamente exclui a das pessoas físicas e coautoras do mesmo fato.
c) A responsabilidade da pessoa jurídica isenta os copartícipes do mesmo fato da responsabilização.
d) A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.
e) A responsabilização da pessoa física exclui totalmente a da pessoa jurídica e dos partícipes do fato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2460813
IBFC - Ana Amb (SEAD GO)/SEAD GO/Agronomia/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei nº 9.605/1998prevê penas restritivas de direito aos infratores. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma pena restritiva de
direito prevista na supracitada lei.
a) Suspensão parcial ou total de atividades
b) Prestação pecuniária
c) Recolhimento prisional
d) Prestação de serviços à comunidade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2424923
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2460813
484) 
485) 
e) Interdição temporária de direitos
www.tecconcursos.com.br/questoes/2460816
IBFC - Ana Amb (SEAD GO)/SEAD GO/Agronomia/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
De acordo com o disposto na Lei nº 9.605/1998, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
( ) A sentença penal condenatória, sempre que possível, fixará o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos
sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente.
 
( ) A perícia de constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de
multa.
 
( ) A perícia produzida no inquérito civil ou no juízo cível não poderá ser aproveitada no processo penal, tendo em vista a independência das instâncias.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V - F
e) F - V - F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2461666
IADES - AFAU (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Controle Ambiental/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Com relação aos crimes ambientais, pode ser considerada atenuante a circunstância de
a) o infrator for pessoa com idade acima de 60 anos.
b) o agente utilizar-se de coação para a execução material da infração.
c) a infração for facilitada por funcionário público no exercício de suas funções.
d) arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano.
e) a infração ter sido cometida durante o período de defeso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2460816
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2461666
486) 
487) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2462261
IBFC - Ana Amb (SEAD GO)/SEAD GO/Engenharia Ambiental e Sanitária/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Diante
do exposto, considere as seguintes penas restritivas de direito.
 
I. Recolhimento domiciliar.
II. Prestação de serviços à comunidade.
III. Suspensão parcial ou total de atividades.
IV. Prestação pecuniária.
V. Interdição temporária de direitos.
 
Com base na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, assinale a alternativa correta.
a) Apenas os itens I e IV podem substituir penas privativas de liberdade, e somente quando: I. Se tratar de crime culposo ou a pena privativa de liberdade for
inferior a cinco anos; II. A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e circunstância do crime,
indicarem que a substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime
b) O item IV se refere à “proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de
participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos”
c) São circunstâncias que agravam a pena a comunicação prévia pelo agente do perigo eminente de degradação ambiental e ter o agente cometido a infração
facilitada por funcionário público no exercício de suas funções
d) Apenas os itens III e V podem substituir penas privativas de liberdade, e somente quando se tratar de crime doloso ou a pena privativa de liberdade for inferior a
dez anos; e a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e circunstância do crime, indicarem que a
substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime
e) Todas os itens são penas autônomas e substituem as privativas de liberdade quando se tratar de crime culposo ou a pena privativa de liberdade for inferior a
quatro anos; e a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e circunstância do crime, indicarem que a
substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime
www.tecconcursos.com.br/questoes/2462381
IBFC - Ana Amb (SEAD GO)/SEAD GO/Engenharia Civil/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei 9.605 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. As penas
restritivas de direitos a que se refere este artigo terão a mesma duração da pena privativa de liberdade substituída. Pelo Art. 8º as penas restritivas de direito são:
 
I. prestação de serviços à comunidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2462261
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2462381
488) 
489) 
II. interdição temporária de direitos.
III. suspensão parcial ou total de atividades.
IV. prestação pecuniária.
V. recolhimento domiciliar.
 
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II apenas
b) II e III apenas
c) III e IV apenas
d) IV apenas
e) I, II, III, IV e V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2463688
IBFC - Tec Amb (SEAD GO)/SEAD GO/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa correta.
a) Para a imposição e gradação da penalidade, no caso de multa, a situação econômica do infrator não deve ser levada em consideração
b) Os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental devem ser considerados ao determinar a pena aplicada
c) A pena restritiva de direitos não pode nunca substituir a pena privativa de liberdade
d) Quando as penas restritivas de direitos substituírem a pena privativa de liberdade pode haver alteração no tempo imposto pela pena
e) Nenhum produto apreendido, perecível ou não, pode ser doado, ainda que para instituições públicas ou de pesquisa
www.tecconcursos.com.br/questoes/2463835
CEBRASPE (CESPE) - AAmb (São Cristóvão)/Pref São Cristóvão/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Às pessoas jurídicas que praticarem condutas e atividades lesivas ao meio ambiente será aplicável pena restritiva de direitos consistente em
 
I suspensão parcial das atividades.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2463688
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2463835
490) 
491) 
II interdição temporária do estabelecimento.
III proibição de contratar com o poder público.
IV proibição de obter subvenções do poder público.
 
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item IV está certo.
c) Apenas os itens II e III estão certos.
d) Todos os itens estão certos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2486914
AVANÇASP - Ag (Pref Morungaba)/Pref Morungaba/Fiscalização/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
No que tange aos preceitos da Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/1998 –, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e
atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa correta:
a) Quanto às condutas previstas na lei, serão responsabilizados apenas aqueles agentes que agem dolosamente para praticá-las, não sendo alcançadas por suas
punições as pessoas que poderiam agir para evitar o ilícito.
b) A Lei aplica-se apenasàs pessoas físicas.
c) No caso de imposição de penalidade de multa, a situação econômica do infrator não é um fator a ser considerado.
d) A colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental é uma circunstância atenuante da conduta do infrator.
e) Os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação ambiental não serão levados em conta para imposição e gradação de penalidade às
disposições desta lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2504262
Instituto Consulplan - Ana (FEPAM RS)/FEPAM RS/Administrador/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Conforme disposto na Lei nº 9.605/1998, as penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas são: multa, restritivas de direitos e
prestação de serviços à comunidade.
 
Como penas restritivas de direito podem ser apontadas pela lei em comento:
 
I. Perda de bens e valores.
 
II. Interdição temporária de estabelecimento.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2486914
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2504262
492) 
493) 
III. Limitações de fins de semana.
 
IV. Proibição de contratar com o Poder Público.
 
Está correto o que se afirma apenas em
a) IV.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2508197
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Nos termos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio
ambiente, marque a alternativa CORRETA.
a) Não há responsabilidade penal para pessoa jurídica.
b) O baixo grau de instrução ou escolaridade do agente atenua a pena, enquanto que cometer o crime em domingos ou feriados pode agravar a pena.
c) A situação econômica do infrator não poderá ser critério para gradação da penalidade.
d) A perícia de constatação do dano ambiental sempre fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2517232
IDECAN - Papilo (COGERP SE)/COGERP SE/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
“Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como
o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta
criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la”. O texto se refere ao art. 2º, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Nessa
linha de raciocínio, marque a alternativa correta quanto à aplicação da pena nos termos da citada Lei.
a) A proibição de contratar com o Poder Público e dele obter subsídios, subvenções ou doações poderá exceder o prazo de dez anos.
b) A sentença penal condenatória, sempre que possível, fixará o valor máximo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos
pelo ofendido ou pelo meio ambiente.
c) A multa será calculada segundo os critérios do Código Penal; se revelar-se ineficaz, ainda que aplicada no valor máximo, poderá ser aumentada até três vezes,
tendo em vista o valor da vantagem econômica auferida.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2508197
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2517232
494) 
495) 
d) Nos crimes previstos na Lei nº 9.605/1998, a suspensão condicional da pena pode ser aplicada nos casos de condenação a pena privativa de liberdade não
superior a dois anos.
e) As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade quando tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de
liberdade superior a quatro anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2538174
FUNDATEC - Eng (N Santa Rita)/Pref Nova Santa Rita/Ambiental Sanitarista/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei Federal nº 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Nesse contexto,
assinale a alternativa que NÃO consiste em uma pena de prestação de serviços à comunidade aplicável às pessoas jurídicas.
a) Custeio de programas e de projetos ambientais.
b) Execução de obras de recuperação de áreas degradadas.
c) Manutenção de espaços públicos.
d) Proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.
e) Contribuição a entidades ambientais ou culturais públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2567384
FURB - FAmb (FUJAMA)/FUJAMA/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
No que se refere à Lei de Crimes Ambientais, conforme consta no art. 15, algumas circunstâncias agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime.
Tendo o agente cometido a infração conforme o contexto a seguir: Vinícius foi agente em uma situação de crime ambiental, tendo ele o praticado em um domingo
durante o dia, não obtendo vantagem pecuniária, sem o emprego de métodos cruéis visíveis para captura dos animais e transportando-os de forma ilegal, sem
documentação. Diante disso, que situações concorrem para o agravamento da pena de Vinícius?
a) O crime ter sido cometido sem o emprego de métodos cruéis que fossem visíveis, na captura dos animais.
b) O crime ter sido cometido com um transporte ilegal, sem as devidas documentações dos animais capturados.
c) O crime ter sido cometido não obtendo vantagem pecuniária, pois assim não ficaria registrado em nome do agente a possível fraude, dificultando o trabalho de
perícia ambiental.
d) O crime ter sido cometido em um domingo, pois segundo a lei, ocorre agravamento quando cometido em domingos e feriados.
e) O crime ter sido cometido ao dia, pois segundo consta na Lei, durante o dia, há peso de agravamento 1 e, durante a noite, peso de agravamento 2.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2574688
Unifil - Vet (Pref Faz RG)/Pref Faz RG/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2538174
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2567384
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2574688
496) 
497) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
De acordo com as penas restritivas de diretos da pessoa jurídica na Lei Federal De Crimes Ambientais Lei n. 9.605/98, analise as assertivas e assinale a alternativa
correta.
 
I. Suspensão parcial ou total de atividades. A suspensão de atividades será aplicada quando estas não estiverem obedecendo às disposições legais ou
regulamentares, relativas à proteção do meio ambiente.
 
II. Interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade. A interdição será aplicada quando o estabelecimento, obra ou atividade estiver funcionando sem a
devida autorização, ou em desacordo com a concedida, ou com violação de disposição legal ou regulamentar.
 
III. Proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações. A proibição de contratar com o Poder Público e dele
obter subsídios, subvenções ou doações não poderá exceder o prazo de dez anos.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2574689
Unifil - Vet (Pref Faz RG)/Pref Faz RG/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
De acordo com a Lei Federal De Crimes Ambientais Lei n. 9.605/98, analise as assertivas e assinale a alternativa correta sobre no que consiste a prestação de
serviços à comunidade pela pessoa jurídica.
 
I. Custeio de programas e de projetos ambientais;
II. Execução de obras de recuperação deáreas degradadas;
III. Manutenção de espaços públicos;
IV. Contribuições a entidades públicas ou culturais privadas.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I, II e III estão corretas.
c) Apenas II, III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2591368
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2574689
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2591368
498) 
499) 
500) 
CEBRASPE (CESPE) - AFM (Pref Fortaleza)/Pref Fortaleza/Engenharia Civil/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Julgue o item que se segue com base na Lei n.º 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividade lesivas ao
meio ambiente.
A interdição permanente de direitos inclui-se entre as penas restritivas de direitos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2591369
CEBRASPE (CESPE) - AFM (Pref Fortaleza)/Pref Fortaleza/Engenharia Civil/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Julgue o item que se segue com base na Lei n.º 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividade lesivas ao
meio ambiente.
A pena restritiva de direitos deve ter a mesma duração da pena privativa de liberdade substituída.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2612371
Legalle - AnaDP (DPE PA)/DPE PA/Arquitetura/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
De acordo com Lei Federal nº 9.605/98, que trata das sanções derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, a prestação de serviços à comunidade
pela pessoa jurídica consistirá em, EXCETO:
a) Execução de obras de recuperação de áreas degradadas.
b) Suspensão provisória de licitar com o Poder Público.
c) Manutenção de espaços públicos.
d) Contribuições a entidades ambientais ou culturais públicas.
e) Custeio de programas e de projetos ambientais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2591369
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2612371
501) 
502) 
503) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2624970
DRH DPE-SP - Estag (DPE SP)/DPE SP/Pós-Graduação em Direito/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Sobre a lei 9605/1998 é incorreto afirmar que:
a) Prevê a punição penal das pessoas jurídicas por crimes ambientais.
b) A penalidade deve observar a gravidade do fato, inclusive as consequências para a saúde pública e o meio ambiente.
c) A pena privativa de liberdade pode ser substituída por restritivas de direitos quando o crime for culposo ou a pena for inferior a 04 anos.
d) As penas alternativas são apenas a suspensão parcial ou total das atividades e prestação pecuniária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2198125
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Pedro, proprietário de imóvel localizado em área rural, com vontade livre e consciente, executou extração de recursos minerais, consistentes em saibro, sem a
competente autorização, permissão, concessão ou licença e vendeu o material para uma fábrica de cerâmica.
 
O Ministério Público, por meio de seu órgão de execução com atribuição em tutela coletiva, visando à reparação dos danos ambientais causados, ajuizou ação civil pública
em face de Pedro, no bojo da qual foi realizada perícia ambiental. Posteriormente, em razão da mesma extração mineral ilegal, o Ministério Público ofereceu denúncia
criminal, deflagrando novo processo, agora em ação penal, e pretende aproveitar, como prova emprestada no processo penal, a perícia produzida no âmbito da ação civil
pública.
 
No caso em tela, de acordo com a Lei nº 9.605/98, a perícia produzida no juízo cível
a) poderá ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditório.
b) não poderá ser utilizada, em razão da independência das instâncias criminal, cível e administrativa.
c) não poderá ser aproveitada no processo criminal, eis que é imprescindível um laudo pericial produzido pela Polícia Federal, para fins de configuração da
existência material do delito.
d) poderá ser aproveitada na ação penal, mas apenas pode subsistir uma condenação judicial final, para evitar o bis in idem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2349932
FGV - Per Cri (PCA AP)/PCA AP/Engenheiro Florestal/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Sobre a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao
meio ambiente, é correto afirmar que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2624970
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2198125
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2349932
504) 
a) as pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, mas não penalmente conforme o disposto na Lei, mesmo que não haja interesse ou benefício da sua
entidade.
b) a responsabilidade penal das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, quanto ao mesmo fato.
c) a perícia de constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de reparação do dano ambiental.
d) a sentença penal condenatória, sempre que possível, fixará o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos
pelo ofendido ou pelo meio ambiente.
e) a perícia produzida no inquérito civil ou no juízo cível não poderá ser aproveitada no processo penal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/669556
FGV - Ana (MPE AL)/MPE AL/Jurídica/2018
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Diante de grave situação financeira, a Construtora Pedra Branca começa a utilizar como insumo para a construção de um edifício, a areia extraída de floresta
inserida em Área de Preservação Permanente.
Acerca da responsabilidade ambiental aplicável ao caso, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Há responsabilidade criminal ainda que haja prévia autorização do Poder Público competente.
( ) Há responsabilidade criminal da pessoal jurídica e da pessoa física autora do fato.
( ) Sem prejuízo da multa fixada na ação penal condenatória da pessoa física causadora do dano, poderá haver liquidação para apuração do dano efetivamente
sofrido.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem indicada.
a) V – V – F.
b) V – F – V.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) F – F – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/702140
FGV - Ana Leg (ALERO)/ALERO/Processo Legislativo/2018
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/669556
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/702140
505) 
506) 
Januário é autuado pela autoridade competente por destruir floresta considerada de preservação permanente.
 
Com relação às circunstâncias que podem agravar a aplicação da pena de Januário, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A ação foi praticada com a intenção de obter vantagem pecuniária.
 
II. A ação foi facilitada por funcionário público no exercício de suas funções.
 
III. A ação foi praticada por agente com alto grau de instrução ou escolaridade.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/438514
FGV - Ana San (COMPESA)/COMPESA/Engenheiro de Meio Ambiente/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei Federal nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Segundo esse instrumento legal, um exemplo de circunstância que atenua a penaé
a) a reincidência nos crimes de natureza ambiental.
b) a infração concorrer para danos à propriedade alheia.
c) o fato de o agente ter coagido outrem para a execução material da infração.
d) o baixo grau de instrução ou escolaridade do agente.
e) o fato de o agente ter cometido a infração à noite.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24968
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438514
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24968
507) 
508) 
509) 
FGV - Adv (SEN)/SEN/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Relativamente aos crimes contra o meio ambiente, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Nos crimes previstos na Lei 9.605/98, o baixo grau de instrução ou escolaridade do agente constitui circunstância que atenua a pena.
II. Nos crimes previstos na Lei 9.605/98, a prática do crime no domingo é circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime.
III. Constitui crime reformar estabelecimentos potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes.
IV. Constitui crime impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação.
Assinale:
a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se apenas a afirmativa II estiver correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/261441
FGV - JE TJMS/TJ MS/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Segundo a Lei 9605/98, as penas restritivas de direito por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente estão relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção
de uma. Assinale-a.
a) prestação de serviços à comunidade
b) interdição temporária de direitos
c) prestação pecuniária não inferior a um salário mínimo nem superior a quatrocentos e vinte salários mínimos
d) suspensão parcial ou total de atividades
e) recolhimento domiciliar
www.tecconcursos.com.br/questoes/2338496
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2007
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Assinale a opção correta no que se refere à tutela ambiental penal do meio ambiente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/261441
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2338496
510) 
511) 
a) Em razão da prática de crime ambiental, são aplicáveis às pessoas jurídicas, de forma isolada ou cumulativa, penas de multa, suspensão total ou parcial de
atividades, interdição temporária, proibição de recebimento de subvenções ou subsídios, prestação de serviços à comunidade, independentemente da obrigação de
reparar os prejuízos causados.
b) Nos crimes ambientais, a aplicação de pena de multa decorrente de sentença transitada em julgado impede a cominação de multa por infração administrativa
relativamente ao mesmo fato, em razão do princípio do non bis in idem.
c) Admite-se, na legislação brasileira, em caráter excepcional, a responsabilidade penal objetiva da pessoa jurídica por crime ambiental, exigindo-se, para sua
caracterização, a culpabilidade social da empresa.
d) Na hipótese de o diretor de uma empresa determinar a seus empregados que utilizem veículos e instrumentos a ela pertencentes, em horário normal de
expediente, para extraírem e transportarem madeira de lei, sem autorização do órgão ambiental competente, destinada a construção particular daquele dirigente,
fica caracterizada a responsabilidade penal da pessoa jurídica e da pessoa física.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2476483
VUNESP - Sec OAB SP/OAB/2007
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Aplicação da Pena (arts. 6º a 24 da Lei nº 9.605/1998)
Com relação à sentença condenatória envolvendo crime ambiental,
a) deverá o juiz obrigatoriamente fixar o valor mínimo da reparação do dano.
b) deverá o juiz, somente quando possível, fixar o valor mínimo da reparação do dano.
c) não deverá o juiz fixar o valor da reparação do dano, a ser discutida no juízo cível.
d) deverá o juiz, após proferi-la, enviar os autos ao perito para estimar o valor da reparação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2632267
VUNESP - Proc Mun (Pref SJRP)/Pref SJRP/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Apreensão do Prod. e do Inst. de Infração Adm. ou Crime (art. 25 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, estabelece, sobre a
apreensão do produto e do instrumento de infração administrativa ou crime, o seguinte:
a) tratando-se de produtos não perecíveis ou madeiras, serão estes avaliados e alienados a preço módico a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com
fins beneficentes.
b) os animais serão libertados em seu habitat ou, sendo tal medida inviável por questões sanitárias, entregues a organizações não governamentais e parques
ecológicos, para cuidados realizados por médicos veterinários e equipe especializada.
c) os subprodutos da fauna perecíveis serão incinerados ou doados a instituições designadas pela vigilância sanitária.
d) os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.
e) verificada a infração, serão apreendidos e avaliados seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos pelo Ministério Público e autoridade do
CONAMA.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2476483
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2632267
512) 
513) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/176066
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Médico Veterinário/2013
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Apreensão do Prod. e do Inst. de Infração Adm. ou Crime (art. 25 da Lei nº 9.605/1998)
O capítulo III da Lei n. 9.605/98, que trata da apreensão do produto e do instrumento de infração administrativa ou de crime, após verificada a infração, os
produtos e instrumentos serão apreendidos, lavrando‐se os respectivos autos.
 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os animais serão libertados em seu habitat ou entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade
de técnicos habilitados.
II. Os produtos perecíveis ou madeiras serão avaliados e vendidos a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins comerciais.
III. Os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis serão destruídos ou doados a instituições científicas, culturais ou educacionais.
Assinale:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente a afirmativa II estiver correta.
e) se somente a afirmativa III estiver correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/236855
FGV - JE TJPA/TJ PA/2009
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Apreensão do Prod. e do Inst. de Infração Adm. ou Crime (art. 25 da Lei nº 9.605/1998)
No que se refere à apreensão pela autoridade de produtos e instrumentos em razão de infrações administrativas ambientais, quanto à destinação dos objetos
apreendidos, analise as afirmativas a seguir.
I. As madeiras ilegalmente extraídas poderão ser doadas a instituições hospitalares e penais.
II. Os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis poderão ser destruídos.
III. Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.
IV. Os animais que estiverem presos não poderão mais ser libertados, devendo ser entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas.
Assinale:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176066
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/236855
514) 
515) 
a) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas II, III e IV estiveremcorretas.
c) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2422449
OBJETIVA CONCURSOS - ECiv (Itaipulândia)/Pref Itaipulândia/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Ação e do Processo Penal (arts. 26 a 28 da Lei nº 9.605/1998)
Em conformidade com a Lei nº 9.605/1998 - Crimes Ambientais, as infrações penais previstas na referida lei são de ação penal:
a) Privada.
b) Pública condicionada.
c) Pública incondicionada.
d) Mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2489266
FUNDATEC - Adv (COMUSA)/COMUSA/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Ação e do Processo Penal (arts. 26 a 28 da Lei nº 9.605/1998)
Com referência na Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, analise as
assertivas abaixo:
 
I. Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa deverá ser formulada sem haver
prévia e possível composição do dano ambiental.
 
II. Provocar incêndio em mata ou floresta, de forma culposa, é crime previsto na lei com imposição da pena de detenção e multa.
 
III. Segundo a lei, não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística,
desde que consentida pelo proprietário e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas
editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2422449
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2489266
516) 
517) 
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2224225
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Meio Ambiente/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Ação e do Processo Penal (arts. 26 a 28 da Lei nº 9.605/1998)
Em relação aos aspectos processuais penais previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), é correto afirmar que nos crimes ambientais
a) a ação penal é pública condicionada à representação, independentemente da pena máxima cominada ao injusto.
b) as medidas despenalizadoras previstas na Lei nº 9.099/1995 são aplicáveis, independentemente da pena máxima cominada ao injusto.
c) as medidas despenalizadoras previstas na Lei nº 9.099/1995 não são aplicáveis, independentemente da pena máxima cominada ao injusto.
d) a declaração de extinção de punibilidade pelo cumprimento das condições da suspensão condicional do processo prevista na Lei nº 9.099/1995 não dependerá,
em regra, de laudo de constatação de reparação do dano ambiental.
e) de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de transação penal prevista na Lei nº 9.099/1995 somente poderá ser formulada desde que tenha
havido a prévia composição do dano ambiental, salvo em caso de comprovada impossibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238909
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Ação e do Processo Penal (arts. 26 a 28 da Lei nº 9.605/1998)
Mévio recebeu intimação para comparecer ao Juizado Especial Criminal pelo fato de ter em sua guarda espécie silvestre considerada ameaçada de extinção. Mévio
não aceitou a proposta de transação penal ofertada pelo membro do Parquet, tendo sido denunciado por crime previsto na Lei 9.605/98, nada sendo mencionado sobre o
instituto da suspensão condicional do processo. A esse respeito, é correto afirmar que
a) nos crimes previstos na Lei Ambiental, após o cumprimento das condições da proposta, o juiz somente declarará a extinção da punibilidade após o laudo de
constatação de reparação do dano ambiental, salvo no caso de impossibilidade de fazê-lo.
b) não é possível a suspensão condicional do processo nos crimes definidos na Lei Ambiental.
c) o juiz, entendendo cabível o instituto, poderá formular e oferecer a proposta de suspensão do processo ao acusado.
d) nos crimes previstos na Lei Ambiental, após o cumprimento das condições da proposta, o juiz declarará extinta a punibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2338451
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Biologia/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2224225
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2338451
518) 
519) 
520) 
A Lei dos Crimes Ambientais contempla os crimes contra a fauna, e o art. 29 estabelece que os atos de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna
silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, impõem pena de detenção de seis meses a um ano, e
multa. A pena é aumentada até o triplo se o crime
a) decorre do exercício de caça profissional.
b) ocorre em período de proibição à caça.
c) ocorre com emprego de métodos capazes de provocar destruição em massa.
d) ocorre em unidades de conservação.
e) é praticado durante a noite.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2342244
Unifil - GM (Pref Maringá)/Pref Maringá/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Com base na lei 9.605/98 e os crimes contra o meio ambiente, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
 
I. É crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da
autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
 
II. Não é crime introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença.
 
III. É crime destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada
alheia.
 
IV. Não é crime comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro.
a) Apenas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas II e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2368007
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
A respeito dos crimes contra o meio ambiente (Lei n.º 9.605/1998), julgue o item que se seguem.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2342244
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2368007
521) 
De acordo com a lei em apreço, o abate de animal para a proteção de lavouras, pomares e rebanhos de sua ação predatória ou destruidora não é crime,
independentemente de prévia autorização da autoridade competente, embora possa configurar infração administrativa.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2463693
IBFC - Tec Amb (SEAD GO)/SEAD GO/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Leia abaixo, o artigo 37 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
“Art. 37. o abate de animal, quando realizado:
 
I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;
 
II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade
competente;
 
III - (VETADO)
 
IV - por ser ______ o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente.”
 
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) É crime / nocivo
b) É crime / inofensivo
c) Não é crime / nocivo
d) Não é crime / inofensivo
e) É crime / benéfico
www.tecconcursos.com.br/questoes/2528524OBJETIVA CONCURSOS - EAA (Piratininga)/Pref Piratininga/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2463693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2528524
522) 
523) 
524) 
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, sobre os crimes contra o meio ambiente, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa
que apresenta a sequência CORRETA:
 
( ) Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente. Pena: apenas multa.
 
( ) Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente. Pena: detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas
as penas cumulativamente.
 
( ) Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. Pena:
detenção, de 1 a 3 anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
a) E - E - C.
b) E - C - C.
c) C - C - E.
d) C - E - C.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2563654
FGV - JS (TJ ES)/TJ ES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Hilda, médica veterinária, proprietária de um cão de raça pitbull, efetua a retirada parcial das orelhas do animal, para fins estéticos, no procedimento conhecido
como conchectomia, vetado em resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
 
Diante do caso narrado, é correto afirmar que Hilda:
a) não cometeu crime, pois o fato é atípico;
b) cometeu o crime de dano;
c) cometeu o crime de maus-tratos a animal, em sua forma simples;
d) cometeu o crime de maus-tratos a animal, em sua forma qualificada;
e) não cometeu crime, pois agiu amparada em excludente de ilicitude.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620707
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Direito/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Acerca da Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras
providências, em especial em relação aos Crimes contra a Fauna, tem-se que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2563654
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620707
525) 
526) 
a) caracteriza-se crime pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente.
b) não é crime o abate de animal, quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente, de sua família ou de vizinhos.
c) não caracterizam maus-tratos e atos de abuso a experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, realizada para fins didáticos ou científicos, quando haja recursos
alternativos.
d) no caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, reduzir 1/2 da pena.
e) quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural pode ter a pena reduzida até 1/4, caso o fato ocorra nos limites de sua propriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2627777
FAUEL - Bio (Pref Cambé)/Pref Cambé/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei Federal 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O artigo 29 da referida lei,
o qual trata dos crimes contra a fauna, configura como um desses crimes: “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota
migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.” Como pena para tal crime ambiental, é
determinada detenção de seis meses a um ano e multa. O parágrafo 5º do referido artigo 29 caracteriza uma situação em que tal pena é aumentada até o triplo. Assinale
a alternativa que descreve CORRETAMENTE a situação em que a pena prevista no artigo 29 é aumentada até o triplo.
a) Se o crime é praticado em unidade de conservação.
b) Se o crime é praticado durante a noite.
c) Se o crime for, especificamente, modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural.
d) Se o crime é praticado com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.
e) Se o crime decorre do exercício de caça profissional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1934267
FGV - Of Sau (PM AM)/PM AM/Médico/Veterinário/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
No Brasil, existem legislações que preveem punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A Lei nº 14.064/2020 alterou a Lei nº
9.605/1998, para aumentar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais.
 
O crime de maus-tratos a animais consta no Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/98. Sobre essas legislações, é correto afirmar que
a) islações não preveem pena de reclusão, somente multa.
b) preveem multa e isentam as instituições que utilizam animais para fins didáticos ou científicos.
c) consideram o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
d) isenta de pena quem realizar experimentos em animal vivo, quando existirem recursos alternativos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2627777
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1934267
527) 
528) 
e) a pena não é aumentada se ocorrer a morte do animal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2233961
FGV - 2º Ten (PM SP)/PM SP/Veterinário Estagiário/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
De acordo com o Art. 32, caput, da Lei nº 9605/98, a pena para quem praticar maus tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é
de detenção de três meses a um ano e multa.
Essa pena pode chegar a até 5 anos quando se tratar
a) de cão, gato ou peixe.
b) de cão, gato ou ave ornamental.
c) de cão, gato, roedor, peixe ou ave ornamental.
d) de cão, gato, roedor ou ave ornamental.
e) de cão ou gato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2233965
FGV - 2º Ten (PM SP)/PM SP/Veterinário Estagiário/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Sobre os crimes contra a fauna, segundo a Lei nº 9605/1998, capítulo V, assinale a afirmativa correta.
a) Quem transporta espécimes provenientes da pesca ilegal não incorre na mesma pena de quem pesca ilegalmente.
b) A introdução de um espécime animal no país sem licença não configura crime contra a fauna.
c) A permissão de autoridade competente para explorar campos naturais de invertebrados aquáticos não é necessária, não sendo considerado crime contra a fauna.
d) O abate animal, quando realizado em estado de necessidade para saciar a fome do agente, não é considerado crime.
e) A morte de espécimes da fauna aquática provocada pela emissão de efluentes é considerada crime ambiental, mas não crime contra a fauna.
www.tecconcursos.com.br/questoes/488005
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2233961
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2233965
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/488005
529) 
530) 
FGV - Ana Por (CODEBA)/CODEBA/Gestão Ambiental/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
 
Relacione os crimes aos respectivos enquadramentos previstos na Lei de Crimes Ambientais.
 
1. Deteriorar arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei.
 
2. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nasflorestas.
 
3. Produzir, exportar, ou comercializar substância nociva à saúde humana, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis.
 
4. Conceder, o funcionário público, licença em desacordo com as normas ambientais.
 
( ) Crime contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural
 
( ) Crime contra a Administração Ambiental
 
( ) Crime contra a Flora
 
( ) Poluição e Outros Crimes
 
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
a) 4 – 2 – 3 – 1.
b) 4 – 3 – 2 – 1.
c) 2 – 4 – 3 – 1.
d) 1 – 4 – 2 – 3.
e) 1 – 3 – 2 – 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/488292
FGV - Tec Por (CODEBA)/CODEBA/Meio Ambiente/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Com relação aos crimes previstos na Lei nº 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
 
( ) Não é crime o abate de animal, quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/488292
531) 
532) 
 
( ) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente quando a infração for cometida por decisão de seu representante legal.
 
( ) Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas é um exemplo de crime contra a fauna.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F – V – F.
b) F – V – V.
c) V – V – V.
d) V – V – F.
e) F – F – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/176064
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Médico Veterinário/2013
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Leia o fragmento a seguir.
Segundo o Art. 29, capítulo V, da Lei n. 9.605/98 a pena prevista para crimes contra a fauna é de _____, podendo ser aumentada _____, se o crime é praticado contra
espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) detenção de seis meses a um ano e multa – de metade além de prestação de serviços comunitários.
b) detenção de seis meses a um ano e multa – de seis meses apenas.
c) detenção de seis meses a um ano e multa – de metade.
d) detenção de um ano a um ano e meio ou multa – em mais um ano.
e) detenção de seis meses a um ano, ou multa – de metade ou multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238299
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2012
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Luísa, residente e domiciliada na cidade de Recife, após visitar a Austrália, traz consigo para a sua casa um filhote de coala, animal típico daquele país e inexistente
no Brasil.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176064
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238299
533) 
534) 
 
Tendo em vista tal situação, assinale a afirmativa correta.
a) Ao trazer o animal, Luísa não cometeu qualquer ilícito ambiental já que a propriedade de animais domésticos é livre no Brasil.
b) Ao trazer o animal, Luísa, em princípio, não cometeu qualquer ilícito ambiental, pois o crime contra o meio ambiente só se configuraria caso Luísa abandonasse
ou praticasse ações de crueldade contra o animal por ela adotado.
c) Ao trazer o animal, Luísa cometeu crime ambiental, pois o introduziu no Brasil sem prévio licenciamento ambiental, sendo a Justiça estadual de Pernambuco
competente para julgar a eventual ação.
d) Ao trazer o animal, Luísa cometeu crime ambiental, pois o introduziu no Brasil sem licença e sem parecer técnico oficial favorável, sendo a Justiça Federal
competente para julgar a eventual ação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243381
CEBRASPE (CESPE) - NAC UNI OAB/OAB/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Relativamente à tutela penal do meio ambiente, assinale a opção correta.
a) Não constitui crime o abate de animal quando realizado, entre outras hipóteses, em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.
b) Constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade
competente. Tal proibição não alcança, entretanto, os espécimes em rota migratória que não sejam nativos.
c) Comprovada a responsabilidade de pessoa jurídica na prática de crime ambiental, ficará automaticamente excluída a responsabilidade das pessoas físicas,
autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.
d) Os animais ilegalmente caçados que forem apreendidos deverão ser libertados em seu habitat, não podendo ser entregues a jardins zoológicos ou a entidades
similares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243656
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
Diante das disposições estabelecidas pela Lei n. 9.605/98 sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente,
assinale a alternativa correta.
a) A desconsideração da pessoa jurídica somente será admiti da se a pena restritiva de direitos se revelar inócua para os fins a que se destina.
b) A pena restritiva de direitos da pessoa jurídica, no que tange a proibição de contratar com o poder público, terá duração equivalente ao tempo de permanência
dos efeitos negativos da conduta delituosa sobre o meio ambiente.
c) Constitui inovação da lei de crimes ambientais a excludente de anti juridicidade relativamente ao comércio não autorizado de animais da fauna silvestre voltado
exclusivamente à subsistência da entidade familiar.
d) Os tipos penais ambientais, em regra, descrevem crimes de perigo abstrato, que se consumam com a própria criação do risco, efetivo ou presumido,
independentemente de qualquer resultado danoso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243381
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243656
535) 
536) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1096216
FGV - Per Crim (PC RJ)/PC RJ/Engenharia Florestal/2009
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei de Crimes Ambientais ou da Natureza (Lei 9.605/98), penaliza com detenção de seis meses a um ano e multa, quem pratica os seguintes crimes contra a
fauna:
 
I. apanhar, utilizar espécimes de peixes ou crustáceos nativos ou em migração, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
 
II. impedir a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a licença obtida.
 
III. extrair de florestas de domínio público, preservação ou arborização urbana, produtos não madeiráveis contendo insetos degradadores e seus inimigos
naturais.
 
IV. modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural.
 
V. vender, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou
em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da
autoridade competente.
 
Assinale:
a) se apenas I, II e III estiverem corretos.
b) se apenas I, II e V estiverem corretos.
c) se apenas II, IV, V estiverem corretos.
d) se apenas III e IV estiverem corretos.
e) se apenas III, IV e V estiverem corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1097260
FGV - Per Crim (PC RJ)/PC RJ/Medicina Veterinária/2009
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei 9605/98, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”, especifica uma série de crimes contra a fauna. Entre os crimes previstos na lei, não se enquadra:
a) a guarda doméstica de espécie em extinção.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1096216
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1097260
537) 
538) 
b) a comercialização de espécimes da fauna silvestre capturadasem rota migratória.
c) a introdução de espécie animal exótica no País.
d) a pesca no período de defeso.
e) o abate de animal da fauna silvestre, para saciar a fome, quando patente a situação de necessidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1097261
FGV - Per Crim (PC RJ)/PC RJ/Medicina Veterinária/2009
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), em seu artigo 32, define o que vem a ser maus-tratos aos animais. Segundo esse artigo, não é considerado crime:
a) ferir ou mutilar animais silvestres.
b) realizar experiência dolorosa em animal vivo, desde que para fins didáticos ou científicos, mesmo na existência de recursos alternativos.
c) abater animais que estejam causando prejuízos em lavouras ou rebanhos, desde que autorizado.
d) ferir ou mutilar animais domésticos ou domesticados.
e) realizar pequenas intervenções cirúrgicas com fins de melhorar a estética do animal silvestre com o justificado objetivo de aumentar seu valor de mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1645010
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Fauna (arts. 29 a 37 da Lei nº 9.605/1998)
De acordo com o que estabelece a legisção de combate aos crimes ambientais,
a) é crime abusar de animais domésticos ou domesticados, maltratá-los bem como realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins
didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
b) é contravenção abusar de animais domésticos ou domesticados, maltratá-los bem como realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins
didáticos ou científicos, salvo quando estas experiências resultarem em benefícios para a espécie humana.
c) é crime a utilização, ainda que parcial, do carboidrato, natural ou geneticamente modificado, na alimentação humana e na engorda do gado de corte.
d) é crime inafiançável executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais ainda que se disponha de competente autorização, permissão, concessão ou
licença, quando a exploração econômica de recursos ambientais nãorenováveis exceder a três quintos da zona de extração das bacias hidrográficas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1097261
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1645010
539) 
540) 
541) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2368008
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
A respeito dos crimes contra o meio ambiente (Lei n.º 9.605/1998), julgue o item que se seguem.
 
A destruição culposa de floresta de preservação permanente em formação é conduta penalmente atípica, embora possa configurar infração administrativa e ensejar
responsabilização civil pelos danos causados.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2661845
MS CONCURSOS - Eng (Patrocínio)/Pref Patrocínio/Florestal/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
Não é considerado crime contra a flora (Lei nº 9.605/1998):
a) Fabricar, vender, transportar, ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas, ou qualquer tipo de
assentamento humano.
b) Disseminar doença, praga, ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora, aos ecossistemas.
c) Destruir, danificar vegetação primária, secundária, em estágio avançado, médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das
normas de proteção.
d) Destruir, danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2349914
FGV - Per Cri (PCA AP)/PCA AP/Engenheiro Florestal/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, possui um capítulo sobre os crimes contra o meio ambiente.
 
Assinale a opção que não indica um crime contra a flora.
a) comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação sem licença ou registro da autoridade competente.
b) fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de
assentamento humano.
c) cortar árvores em floresta nativa sem permissão da autoridade competente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2368008
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2661845
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2349914
542) 
543) 
d) expor à venda, ter em depósito ou guardar madeira, lenha, carvão de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo do armazenamento, outorgada pela
autoridade competente.
e) destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672591
FGV - Del Pol (PC RN)/PC RN/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
João, conhecido latifundiário do interior do Estado Alfa, com vontade livre e consciente, transformou em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do poder
público, para fins industriais, em desacordo com as determinações legais.
Assim agindo, de acordo com a Lei nº 9.605/1998, João:
a) praticou crime, cuja pena é de reclusão, de um a dois anos, e multa;
b) praticou crime, cuja pena é de detenção, de um a três anos, e multa;
c) não praticou crime, porque incide excludente de ilicitude, mas responde civil e administrativamente;
d) não praticou crime, por falta de tipicidade de sua conduta, mas responde por infração administrativa com sanção pecuniária de multa;
e) não praticou crime, porque a finalidade do ato foi para produção industrial, mas responde por infração administrativa com sanção pecuniária de multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1713051
FGV - ATCE (TCE-AM)/TCE AM/Auditoria de Obras públicas/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
João, com a vontade livre e consciente, desmatou e explorou economicamente floresta nativa, em terras de domínio público, sem autorização do órgão competente.
 
Na esfera penal, consoante dispõe a Lei nº 9.605/1998, João praticou:
a) infração penal de menor potencial ofensivo, com pena privativa de liberdade de até dois anos e multa, sendo possível a transação penal ambiental;
b) crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa, e, se a área explorada for superior a mil hectares, a pena será aumentada de um ano por
milhar de hectare;
c) crime ambiental, com pena de reclusão de doze a vinte anos e multa, e a dosimetria da pena levará em consideração a extensão do dano ambiental praticado;
d) infração penal de menor potencial ofensivo, com pena privativa de liberdade de até dois anos e multa, sendo imprescindível para a extinção da punibilidade a
reparação integral do dano ambiental;
e) infração penal de médio potencial ofensivo, com pena privativa de liberdade de dois a quatro anos, sendo que quem recebe ou adquire, para fins comerciais, a
madeira extraída ilegalmente incorre nas mesmas penas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672591
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1713051
544) 
545) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1916183
FGV - Adv (Pref Paulínia)/Pref Paulínia/CREAS/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
João, sem prévia ciência e autorização de qualquer órgão público, de forma livre e consciente, com evidente dolo, provocou incêndio em floresta. De acordo com a
Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre assanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, João, em tese
a) não cometeu crime ambiental, exceto se ficar comprovado efetivo dano a animal silvestre ou à vegetação nativa.
b) cometeu crime ambiental e está sujeito à pena de reclusão de dois a quatro anos, e multa.
c) cometeu crime de incêndio previsto no Código Penal, com pena de detenção de um a dois anos e causa de aumento pela potencialidade de causar dano à fauna.
d) cometeu crime ambiental de competência do juizado especial criminal e está sujeito à pena de reclusão de seis meses a dois anos, e multa.
e) não cometeu crime ambiental, exceto se ficar comprovado dano potencial a animal silvestre ou vegetação nativa, sendo certo que o dano efetivo a tais bens
jurídicos tutelados é causa de aumento de pena.
www.tecconcursos.com.br/questoes/644603
FGV - Tec NS (Salvador)/Pref Salvador/Suporte Administrativo/Engenharia Ambiental/2017
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
“O Velódromo do Parque Olímpico pegou fogo nesta madrugada, no Rio de Janeiro. Ministro do Esporte afirmou que o incêndio foi provocado por um balão;
bombeiros já controlaram o fogo e acidente não deixou vítimas”.
 
Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br
 
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões, que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de
assentamento humano, deve ser punido, segundo a Lei de Crimes Ambientais, com a pena de
a) detenção (de seis meses a um ano) e multa.
b) detenção (de um a três anos) ou multa, ou ambas.
c) reclusão (de dois a quatro anos) e multa.
d) reclusão (de um a três anos) e multa.
e) reclusão (de um a cinco anos).
www.tecconcursos.com.br/questoes/438521
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1916183
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644603
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438521
546) 
547) 
548) 
FGV - Ana San (COMPESA)/COMPESA/Engenheiro de Meio Ambiente/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
Segundo a Lei Federal nº 9.605/98, assinale a opção que indica um exemplo de crime contra a flora.
a) Tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana.
b) Promover construção em solo não edificável, assim considerado em razão de seu valor paisagístico.
c) Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente.
d) Abater animal autorizado pela autoridade competente para proteger lavouras da ação predatória.
e) Causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/438659
FGV - Ana San (COMPESA)/COMPESA/Engenheiro Florestal/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
As plantas que ornamentam os logradouros devem ser conservadas pelos transeuntes, pois a punição para quem “ destruir, danificar, lesar ou maltratar, de qualquer
modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros ou em propriedades alheias” é prescrita no Art. 49, Seção II, da Lei nº 9.605, de 12/02/1998, que determina:
a) multa de um salário-mínimo e serviços prestados à comunidade.
b) detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas cumulativamente.
c) detenção de seis meses a 2 anos e multa de meio salário-mínimo.
d) multa de dois salários-mínimos e serviços à ONG ambiental.
e) detenção de dois a quatro anos ou multa de oito salários-mínimos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2170090
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Meio Ambiente/2012
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
A Madeireira Irmãos Silva Ltda é acusada de destruir floresta em área de preservação permanente, analisando a responsabilidade da pessoa jurídica e de seus
dirigentes, marque a alternativa correta nos termos da legislação em vigor:
a) A aplicação de pena administrativa à Madeireira Irmãos Silva Ltda pelo descumprimento da legislação ambiental afasta a possibilidade de sua responsabilização
civil pelos danos ambientais causados.
b) A condenação da Madeireira Irmãos Silva Ltda por crime ambiental afasta a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo
fato.
c) A Madeireira Irmãos Silva Ltda responde à ação criminal, considerando que o dano ou perigo de dano resulta de uma vontade institucional. A responsabilidade
do seu administrador é independente da responsabilidade da empresa.
d) Na hipótese de a Madeireira Irmãos Silva S/A ser condenada por crime ambiental, não poderá ser imposta pena de prestação de serviços à comunidade, apenas
de multa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438659
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2170090
549) 
550) 
e) Para fins de aplicação da pena será considerada a gravidade do dano, não tendo relevância a situação econômica da Madeireira Irmãos Silva Ltda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1096290
FGV - Per Crim (PC RJ)/PC RJ/Engenharia Florestal/2009
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
A pena estabelecida pela Lei Federal 9605/98, na Seção II/Artigo 49, para quem “destruir, danificar, lesar ou maltratar, de qualquer modo ou meio, plantas de
ornamentação de logradouros ou em propriedades alheias” é de:
a) detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas cumulativamente.
b) detenção de um a três anos e, ou, multa de quinhentos reais por árvore.
c) detenção de seis meses a dois anos e, ou, multa de mil reais por árvore.
d) detenção de dois meses e multa de cem reais por árvore ou arbusto danificado.
e) detenção de um a três meses e, ou, multa correspondente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/261444
FGV - JE TJMS/TJ MS/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Flora (arts. 38 a 53 da Lei nº 9.605/1998)
Assinale a afirmativa incorreta a respeito dos crimes ambientais.
a) Comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente: Pena – detenção, de
um a três anos, e multa.
b) Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: Pena –
detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
c) Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente: Pena – reclusão, de um a três
anos, e multa.
d) Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais
ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
e) Promover construção em solo não edificável, ou no seu entorno, assim considerado em razão de seu valor paisagístico, ecológico, artístico, turístico, histórico,
cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida: Pena – detenção, de
seis meses a um ano, e multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2379102
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1096290
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/261444
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2379102
551) 
552) 
553) 
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Engenharia Agronômica/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Poluição e outros Crimes Ambientais (arts. 54 a 61 da Lei nº 9.605/1998)
Uma empresa mineradora, após um incidente, lançou uma carga poluidora em um corpo hídrico próximo, a qual tornou necessária a interrupção
do abastecimento público de água da cidade a jusante do local dos fatos. Além disso, deixou de recuperar a área pesquisada ou explorada, nos termos
da autorização, permissão, licença,concessão ou determinação do órgão competente. Quais são as penas a serem aplicadas (incidentes sobre seu
responsável) para cada crime ambiental, respectivamente?
a) Multa. Reclusão de seis meses.
b) Reclusão de seis meses a seis anos, e multa, em ambos os casos.
c) Detenção, de quatro meses a dois anos. Reclusão, de dois a dez meses.
d) Reclusão, de um a cinco anos. Detenção, de seis meses a um ano, e multa.
e) Não estão previstas penalidades devido ao princípio do direito ambiental do “poluidor-pagador”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2583508
IBADE - Eng Amb (CIMCERO)/CIMCERO/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Poluição e outros Crimes Ambientais (arts. 54 a 61 da Lei nº 9.605/1998)
A LEI Nº 9.605/1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, determina a pena de
reclusão de um ano a cinco anos, se:
a) pescar mediante a utilização de explosivos ou substâncias que, em contato com a água, produzam efeito semelhante.
b) introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente.
c) pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente.
d) provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baias
ou águas jurisdicionais brasileiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2216573
FGV - JE TJPE/TJ PE/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Poluição e outros Crimes Ambientais (arts. 54 a 61 da Lei nº 9.605/1998)
João, de forma culposa, usou produto com substância tóxica, nociva ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e nos seus
regulamentos.
Em matéria criminal, de acordo com a Lei nº 9.605/1998, em tese, João:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2583508
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2216573
554) 
555) 
a) não praticou crime ambiental, pois não existe previsão legal para a modalidade culposa do crime narrado;
b) não praticou crime ambiental, mas cometeu contravenção penal ambiental, que não enseja possibilidade de transação penal, diante da natureza do ilícito;
c) praticou crime ambiental e é incabível a transação penal, diante da pena máxima abstratamente prevista, que é superior a dois anos;
d) praticou crime ambiental de menor potencial ofensivo, e é cabível proposta de transação penal, desde que haja prévia concordância do órgão ambiental
competente do Sisnama;
e) praticou crime ambiental de menor potencial ofensivo, mas a proposta de transação penal somente é viável mediante composição de eventual dano ambiental,
salvo em caso de comprovada impossibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672593
FGV - Del Pol (PC RN)/PC RN/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Poluição e outros Crimes Ambientais (arts. 54 a 61 da Lei nº 9.605/1998)
Josué, garimpeiro, se utiliza de material tóxico para a lavra de ouro, causando, com isso, a mortandade de peixes em lagoa contígua à jazida explorada.
Nesse caso, quanto à tipificação como crime ambiental, o ato:
a) apenas será tipificado como crime caso a espécie de peixe atingida esteja no rol de animais com risco de extinção;
b) apenas será tipificado como crime caso a lagoa esteja inserida em unidade de conservação de proteção integral;
c) apenas será tipificado como crime caso praticada em local em que é vedada a lavra de ouro;
d) é tipificado como crime ambiental, sendo a pena agravada caso a mortandade tenha ocorrido em período de defeso à fauna;
e) é tipificado como crime ambiental, salvo se a mortandade ocorrer em espécie de peixe que não seja nativa da fauna do bioma atingido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/337798
FGV - Ana Des Ec (CODEMIG)/CODEMIG/Analista Ambiental/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Poluição e outros Crimes Ambientais (arts. 54 a 61 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei nº 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Comete crime ambiental
tipificado no citado diploma legal aquele que:
a) causa poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana;
b) comete homicídio, cuja vítima seja funcionário público em sentido amplo de qualquer órgão público ambiental;
c) subtrai para si ou para outrem, mediante violência ou grave ameaça, coisa alheia móvel pertencente à Secretaria Estadual de Meio Ambiente;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672593
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/337798
556) 
557) 
d) reduz alguém a condição análoga à de escravo, sujeitando-o a condições degradantes de trabalho em área de preservação ambiental;
e) obtém vantagem ambiental ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante qualquer meio fraudulento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/338434
FGV - Ana Des Ec (CODEMIG)/CODEMIG/Engenheiro Agrimensor/2015
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Poluição e outros Crimes Ambientais (arts. 54 a 61 da Lei nº 9.605/1998)
João executou pesquisa, lavra e extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão e licença. De acordo com o ordenamento
jurídico, sua conduta constitui:
a) apenas infração administrativa, punível com as sanções de advertência e multa;
b) apenas infração administrativa, punível com as sanções de multa e apreensão do produto obtido;
c) apenas infração administrativa, punível com as sanções de embargo da atividade e multa;
d) crime previsto no Código Penal, punível com pena de detenção de dois a quatro anos e multa, além da obrigação de reparar e compensar o dano;
e) crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), punível com pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/488289
FGV - Tec Por (CODEBA)/CODEBA/Meio Ambiente/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural (arts. 62 a 65 da Lei nº
9.605/1998)
A Lei nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
 
Segundo esse instrumento legal deteriorar arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei é um exemplo de crime
a) contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural.
b) contra a administração ambiental.
c) contra o meio antrópico.
d) contra a flora.
e) contra a fauna.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/338434
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/488289
558) 
559) 
560) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336309
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Engenharia Civil/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Administração Ambiental (arts. 66 a 69 da Lei nº 9.605/1998)
Segundo a Lei no 9.605/1998, o processo administrativo para apuração de infração ambiental deve observar, entre outros, o prazo máximo de
a) quinze dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.
b) vinte dias para a autoridade competente julgar o auto de infração, contados da data da sua lavratura, apresentada ou não a defesa ou impugnação.
c) trinta dias para o infrator recorrer da decisão condenatória à instância superior do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.
d) trinta dias para o infrator recorrer da decisão condenatória à Diretoria de Portos e Costas.
e) cinco dias para o pagamento de multa, contados da data do recebimento da notificação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2572964
Unifil - Bio (Pref Faz RG)/Pref Faz RG/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Administração Ambiental (arts. 66 a 69 da Lei nº 9.605/1998)
Assinale a alternativa que não é um tipo penal previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
a) Poluiçãoe outros danos ambientais causados por atividade perigosa.
b) Caça de animais silvestres.
c) Criação de animais em cativeiro sem autorização.
d) Descumprimento das normas relativas ao transporte de substâncias perigosas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/438517
FGV - Ana San (COMPESA)/COMPESA/Engenheiro de Meio Ambiente/2016
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Dos Crimes contra a Administração Ambiental (arts. 66 a 69 da Lei nº 9.605/1998)
A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) define crimes contra a fauna, a flora, o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, a administração
ambiental e os crimes de poluição e outros.
Assinale a opção que apresenta um exemplo de crime contra a administração ambiental.
a) Obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais.
b) Destruir bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial.
c) Dificultar ou impedir o uso público das praias.
d) Inutilizar arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca ou instalação científica protegida por lei.
e) Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336309
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2572964
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/438517
561) 
562) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2465173
INSTITUTO MAIS - ATJ (Sant Parnaíba)/Pref S Parnaíba/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Da Cooperação Internacional para a Preservação do Meio Ambiente (arts. 77 e 78 da Lei nº
9.605/1998)
Nos termos da Lei n.º 9.605/1998, o prazo de vigência do termo de compromisso, que, em função da complexidade das obrigações nele fixadas, com possibilidade
de prorrogação por igual período, poderá variar entre o mínimo e o máximo de
a) 30 dias a 1 ano.
b) 60 dias a 2 anos.
c) 90 dias a 3 anos.
d) 120 dias a 5 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295507
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Direito/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
De acordo com a Lei dos crimes de lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/1998), em tema de responsabilidade administrativa, às pessoas sujeitas ao mecanismo de
controle previsto nesta lei, bem como aos administradores das pessoas jurídicas, que deixem de cumprir as obrigações previstas nos artigos 10 e 11 da citada lei
(identificação dos clientes e manutenção de registros, bem como comunicação de operações financeiras), serão aplicadas, cumulativamente ou não, pelas autoridades
competentes, algumas sanções, como
a) multa pecuniária variável não superior ao valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
b) cassação ou suspensão da autorização para o exercício de atividade, operação ou funcionamento.
c) suspensão dos direitos políticos dos administradores das pessoas jurídicas sujeitas ao mecanismo de controle previsto na lei, pelo prazo de até 8 (oito) anos.
d) inabilitação temporária, pelo prazo de até 3 (três) anos, para o exercício do cargo de administrador das pessoas jurídicas sujeitas ao mecanismo de controle
previsto na lei.
e) proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de
pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 8 (oito) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295625
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Direito/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2465173
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295507
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295625
563) 
564) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Dispõe a Lei de Lavagem de Dinheiro que algumas pessoas, de acordo com a atividade desenvolvida, têm o dever de prestar informações aos órgãos de controle,
notadamente sobre operações financeiras e dados cadastrais de clientes.
 
As opções a seguir apresentam pessoas ou atividades sujeitas aos mecanismos de controle impostos pela Lei nº 9.613/98, à exceção de uma. Assinale-a.
a) A comercialização de bens de alto valor de origem rural ou animal ou pessoas que intermedeiem a sua comercialização.
b) As dependências no exterior das entidades ofereçam serviços de gestão de fundos ou valores mobiliários, relativamente a residentes no exterior, quando a matriz
for no Brasil.
c) As filiais ou representações de entes estrangeiros que exerçam no Brasil qualquer das atividades especificadas na Lei, ainda que de forma eventual.
d) As empresas de arrendamento mercantil (leasing), as empresas de fomento comercial (factoring) e as Empresas Simples de Crédito (ESC).
e) A captação, intermediação e aplicação de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296062
FCM - CEFETMINAS - Ana Faz (Contagem)/Pref Contagem/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Sobre o crime de lavagem de bens, dinheiro e valores, Callegari e Weber prelecionam: “a palavra lavar vem do latim lavare, e significa expurgar, purificar, reabilitar,
daí a ideia de tornar lícito o dinheiro advindo de atividades ilegais e reinseri-lo no mercado como se lícito fosse."
 
(CALLEGARI, André Luis; WEBER, Ariel Barazzetti. Lavagem de dinheiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 08).
 
A respeito do crime de lavagem de dinheiro previsto na Lei nº 9.613, de 03 de março de 1998 (com as alterações promovidas pela legislação posterior), é correto afirmar
que
a) em razão do princípio da legalidade penal, o tipo penal de lavagem de bens, dinheiro e valores só se aperfeiçoa quando a infração penal antecedente for uma
daquelas previstas em seu rol legal taxativo.
b) a Lei nº 9.613/98 condiciona a persecução penal do crime de lavagem de bens, dinheiro e valores à prévia persecução penal da infração penal antecedente.
c) havendo concurso de pessoas para a prática do crime de lavagem de bens, dinheiro e valores não se admite que um dos agentes promova acordo de
colaboração premiada com o Ministério Público, em virtude da ausência de previsão legal expressa.
d) há três fases ou etapas de concretização do delito de lavagem de bens, dinheiro e valores: a fase da ocultação ou colocação, a fase de estratificação ou
escurecimento e a fase da integração, reinversão ou da lavagem propriamente dita.
e) durante a investigação do crime de lavagem de bens, dinheiro e valores não se admitem os mecanismos da ação controlada e da infiltração de agentes, salvo se
o crime for praticado por organização criminosa, caso em que a pena do crime de lavagem deverá ser majorada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2305008
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296062
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2305008
565) 
566) 
567) 
CEBRASPE (CESPE) - Proc (MP TCERJ)/TCE RJ/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Acerca da lavagem de dinheiro, julgue o item a seguir.
 
De acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores, que pacificou o conflito dos dispositivos previstos pela Lei n.º 9.613/1998 com as garantias estabelecidas pela
Convenção de Palermo, os integrantes de uma organização criminosa que, em 2006, dissimularam a origem e propriedade dos bens provenientes de suas condutas,
responderam pelo crime de lavagem de dinheiro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2305009
CEBRASPE (CESPE) - Proc (MP TCERJ)/TCE RJ/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Acerca da lavagem de dinheiro, julgue o item a seguir.
 
Conforme previsto na Lei n.º 9.613/1998, a pena imposta pelo crime de lavagem de dinheiro poderá ser reduzida de um a dois terços, facultando-se ao juiz deixar de
aplicá-la ou substituí-la por pena restritiva de direitos se o autor colaborar espontaneamente para localizar bens objeto do crime.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2332333
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2023Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Situação hipotética 1A12-I
 
Em determinado estado brasileiro, uma investigação revelou um esquema criminoso que envolvia a competição futebolística estadual: Cavalcante, empresário no ramo do
futebol, dono do time Tapauense, conseguia cooptar árbitros e jogadores de clubes de outros municípios para criar situações em momentos críticos durante as partidas,
com o objetivo de manipular resultados. A promessa era de que, após os jogos, o empresário faria investimentos para ajudar os envolvidos a migrar para o mercado de
futebol no Sudeste do país.
 
Quanto à comissão de arbitragem, constatou-se que seu presidente simulava os sorteios com um assistente e, assim, conseguia indicar árbitros que se alinhavam ao
esquema. Aos árbitros honestos eram destinados os mais distantes jogos e as piores condições de trabalho. Para os jogadores, a vantagem prometida ou a transferência
em dinheiro nunca eram realizadas, ao passo que aos árbitros era pago o dinheiro mediante a sua contratação falsa como professores de treino de uma escolinha
particular de futebol, que sequer existia. Everton respondia pela escolinha e era professor aposentado da secretaria de educação e desporto do estado.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2305009
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2332333
568) 
569) 
A investigação avançou devido à colaboração do jogador de futebol Kiko Jr., que havia participado do esquema por indicação de Alves, um dos árbitros. Segundo o próprio
jogador, Alves combinara com ele a marcação de um pênalti resultante de falta provocada pelo zagueiro Kiko Jr. em determinado momento da partida contra o
Tapauense, o que foi feito. No entanto, como não fora atendido nas promessas feitas dentro do esquema, Kiko Jr. se revoltou e, então, procurou a polícia, revelando os
fatos até então desconhecidos.
 
Tendo como referência a situação hipotética 1A12-I e a legislação especial pertinente, assinale a opção correta.
a) Não ficou caracterizada organização criminosa, por ausência do critério da pluralidade de infrações penais.
b) Alves praticou crime contra o consumidor.
c) Cavalcante deve ser imputado como autor mediato do crime relativo ao esquema articulado por Alves com Kiko Jr.
d) Everton não incorreu no crime de lavagem de dinheiro, porque não foi autor nem partícipe do crime antecedente, mas poderá ser-lhe imputado o crime de
organização criminosa.
e) Presente a conduta de lavagem de dinheiro por intermédio de organização criminosa, o juízo deverá aplicar causa especial de aumento de pena pelo crime de
lavagem na sentença, que poderá ser prolatada antes mesmo de eventual sentença condenatória nos crimes antecedentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336261
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Ciências Jurídicas/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
O crime de lavagem de dinheiro, nos termos do § 4o do artigo 1o da Lei no 9.613/98, tem suas penas aumentadas se for cometido
a) em ameaça à solidez e confiabilidade das finanças públicas ou do mercado financeiro.
b) em prejuízo da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
c) por funcionário público ou por pessoa sujeita aos mecanismos de controle trazidos pela própria Lei.
d) por meio que dificulte seu rastreamento.
e) de forma reiterada ou por intermédio de organização criminosa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2355132
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Em relação à prevenção do uso do Sistema Financeiro para atos ilícitos, em conformidade com a Lei nº 9.613/1998, assinale a afirmativa correta.
a) Na forma da Lei nº 9.613/1998, o Banestes tem de efetivar o registro de transações que ultrapassem os limites fixados pela autoridade competente, inclusive
quando esse limite somente é alcançado pela soma de diversas transações do cliente com uma mesma pessoa, conglomerado ou grupo.
b) A Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários não se inclui entre as pessoas jurídicas que precisam fazer comunicações referentes a transações que
ultrapassem os limites fixados pela autoridade competente estabelecidas na Lei nº 9.613/1998.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336261
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2355132
570) 
c) Os cadastros de clientes do Banestes requeridos pela Lei nº 9.613/1998 terão de ser eliminados imediatamente quando houver encerramento da conta desses
clientes no Banestes.
d) O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual Unidade de Inteligência Financeira (UIF), somente pode comunicar indícios de crimes de
“lavagem” ou ocultação de valores às autoridades competentes após a existência de processo judicial.
e) Somente se tiver autorização judicial é que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual Unidade de Inteligência Financeira (UIF) pode
requerer aos órgãos da Administração Pública as informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2355133
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Em relação à prevenção da utilização do Sistema Financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a Lei nº 9.613/1998, assinale (V) para afirmativa verdadeira
e (F) para a falsa.
 
( ) A identificação de clientes do Banestes, quando se tratar de pessoa jurídica, deverá abranger as pessoas físicas autorizadas a representá-la, bem como seus
proprietários.
 
( ) O Banestes fica desobrigado de fazer comunicações, na periodicidade estabelecida pelo órgão competente, quando não ocorrerem propostas, transações ou
operações passíveis de serem comunicadas.
 
( ) Uma pessoa condenada por crimes de "lavagem" ou ocultação de valores fica interditada para o exercício de cargo de diretor, de membro de conselho de
administração ou de gerência do Banestes pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, F e F.
b) F, F e V.
c) V, F e F.
d) V, F e V.
e) V, V e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2357185
FGV - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2355133
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2357185
571) 
572) 
Quanto a noções básicas sobre os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
 
( ) O fato de um cliente do Banestes tentar fechar um câmbio de exportação no qual o preço do produto exportado está por um valor de 40% do preço
internacional do produto constitui situação que precisa ser tratada para a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT).
 
( ) O fato de ocorrerem saques em espécie da conta de um cliente do Banestes que recebeu diversos depósitos por transferência eletrônica de várias origens em
curto período de tempo constitui situação que precisa ser tratada para a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT).
 
( ) Um cliente brasileiro do Banestes que é diretor presidente de uma grande empresa privada precisa ser tratado como pessoa exposta politicamente (PEP)
constante nas normas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT) editadas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, F e F.
b) F, F e V.
c) V, F e F.
d) V, V e F.
e) V, V e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2357186
FGV - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Em relação à prevenção da utilização do sistema financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a Lei nº 9.613/1998, analise as afirmativas a seguir.
 
I.O Banestes, por ser considerado um banco de menor porte (segmento S3 da definição do Banco Central do Brasil), pode adotar políticas, procedimentos e
controles internos para o cumprimento da obrigação de comunicação de atividades suspeitas proporcionalmente menores que os bancos maiores (S1 e S2).
 
II. As operações com indícios de ilicitudes devem ser comunicadas pelo Banestes ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual Unidade de
Inteligência Financeira (UIF), e ao cliente do Banestes a que se refira a operação.
 
III. Se o Banestes não cumprir com as obrigações relacionadas à lavagem ou à ocultação de bens, direitos e valores, poderá ter cassada ou suspensa sua
autorização para funcionamento.
 
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2357186
573) 
574) 
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2466813
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Direito/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Conforme preconizado pela Lei nº 9.613/1998 (Lavagem e Ocultação de Bens, Direitos e Valores), assinale a alternativa correta.
a) É da competência da Justiça Estadual o processo e julgamento dos crimes de lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, quando a infração penal
antecedente for de competência da Justiça Federal, haja vista a independência das instâncias.
b) O processo e julgamento do delito de lavagem de capitais depende do processo e julgamento da infração penal antecedente, em qualquer hipótese.
c) O processo e julgamento do delito de lavagem de capitais depende do processo e julgamento da infração penal antecedente apenas quando praticada em outro
país.
d) A denúncia dispensa instrução quanto à existência da infração penal antecedente.
e) A autoridade policial e o Ministério Público terão acesso, exclusivamente, aos dados cadastrais do investigado que informam qualificação pessoal, filiação e
endereço, independentemente de autorização judicial, mantidos pela Justiça Eleitoral, pelas empresas telefônicas, pelas instituições financeiras, pelos provedores de
internet e pelas administradoras de cartão de crédito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2486394
CEBRASPE (CESPE) - NeR (TJ SC)/TJ SC/Remoção/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Assinale a opção correta referente ao crime de lavagem de capitais.
a) Conforme a teoria da cegueira deliberada, é incabível a condenação pelo crime de lavagem de capitais se ausente o dolo direto.
b) Um condenado por esse crime ao cumprimento inicial da pena em regime fechado não poderá vir a cumpri-la em regime inicial aberto como benefício por
eventual delação premiada.
c) A possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade imposta por esse crime por pena restritiva de direitos restringe-se ao condenado que seja partícipe
e colabore espontaneamente com as autoridades, prestando-lhes esclarecimentos que conduzam à apuração da infração penal.
d) Tais como os crimes cibernéticos, os ambientais e as novas modalidades de extorsão mediante sequestro, o crime de lavagem de capitais é reconhecido como um
crime emergente, por ser fruto de uma sociedade considerada pós-moderna.
e) A lavagem de ativos constitui uma forma de participação post-delictum.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2466813
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2486394
575) 
576) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2532876
Com. Exam. (MPE SP) - PJ (MPE SP)/MPE SP/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Em relação à Lei no 9.613/98, que prevê as condutas que caracterizam o crime de lavagem de dinheiro, com as alterações trazidas pela Lei no 12.683/12, assinale a
afirmação correta.
a) A pena pelo crime de lavagem de dinheiro será aumentada de um a dois terços, se os crimes forem cometidos de forma reiterada, por intermédio de organização
criminosa armada ou por meio da utilização de ativo virtual.
b) A possibilidade de redução da pena, nos crimes da Lei no 9.613/1998, condiciona-se à colaboração espontânea do partícipe com os autores, sendo vedado
idêntico benefício ao coautor.
c) O reconhecimento da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva referente à infração penal antecedente não implica atipicidade do delito de
lavagem.
d) As condutas de ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta
ou indiretamente, de infração penal, tipificadas na Lei no 9.613/98, são crimes próprios, já que a lei exige especial qualidade dos sujeitos ativos.
e) A exemplo do que ocorre em outros países, a legislação brasileira não admite imputar à mesma pessoa a responsabilidade pela lavagem de dinheiro e pela
infração antecedente, caso tenha concorrido para ambas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2610456
Legalle - AnaDP (DPE PA)/DPE PA/Administração/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Analise as assertivas e julgue V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas, tendo em vista as disposições da Lei nº 9.613/1998 (Lei dos crimes de lavagem de
dinheiro).
 
( ) Constitui crime ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta
ou indiretamente, de infração penal.
 
( ) Para a apuração dos crimes de lavagem de dinheiro, admite-se a utilização da ação controlada e da infiltração de agentes.
 
( ) Um dos efeitos da condenação é a perda de todos os bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, à prática dos crimes dessa natureza em
favor dos Estados, nos casos de competência da Justiça Estadual.
 
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
a) V, V, V.
b) F, F, F.
c) V, F, V.
d) F, V, F.
e) V, F, F.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2532876
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2610456
577) 
578) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865113
FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A medida assecuratória de indisponibilidade de bens prevista no Art. 4º, §4º, da Lei nº 9.613/1998 permite a constrição de:
a) bens, direitos ou valores oriundos da prática criminosa apenas para reparação do dano decorrente do crime;
b) quaisquer bens, direitos ou valores para reparação do dano decorrente do crime ou para pagamento apenas de pena de multa;
c) bens, direitos ou valores oriundos da prática criminosa apenas para pagamento de prestação pecuniária, pena de multa e custas processuais;
d) quaisquer bens, direitos ou valores para reparação do dano decorrente do crime ou para pagamento de prestação pecuniária, pena de multa e custas
processuais;
e) bens, direitos ou valores oriundos da prática criminosa para reparação do dano decorrente do crime ou para pagamento de prestação pecuniária, pena de multa
e custas processuais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865544
FGV - JE TJAP/TJ AP/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Quanto à valorização artificial de bens ou falsa especulação com ativos (reverse flips), no crime de lavagem de capitais, é correto afirmar que:
a) o lavador adquire o bem por valor bastante inferior ao valor de mercado, registrando no instrumento do negócio jurídico um valor nominal igual ao da aquisição,
pagando a diferença informalmente;
b) após a compra, o lavador deve realizar benfeitorias no bem, o revender a terceiro, registrando no instrumento do negócio jurídico valor fictício, atenuando o
valor do tributo correspondente devido;
c) o lavador adquire o bem por valor bastante superior ao valor de mercado, registrando no instrumento do negócio jurídico um valor nominal igual ao da aquisição,
recebendo adiferença em relação ao valor real informalmente;
d) após a compra, o lavador, realizando ou não benfeitorias no bem, o revende a terceiro, registrando no instrumento do negócio jurídico seu valor superior, visando
regularizar o valor negociado informalmente;
e) o lavador adquire o bem pelo seu valor de mercado, registrando no instrumento do negócio jurídico um valor nominal inferior ao da aquisição, pagando a
diferença informalmente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1915879
FGV - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865113
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865544
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1915879
579) 
580) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A tipicidade da lavagem de dinheiro é composta por elementos objetivos e subjetivos. E o elemento subjetivo nuclear do crime em questão, no Brasil, se limita ao
dolo. Apenas o comportamento doloso é objeto de repreensão, caracterizado como aquele no qual o agente tem ciência da existência dos elementos típicos e vontade de
agir naquele sentido. É comum a referência em documentos internacionais à possibilidade de comprovação do dolo por elementos objetivos. Questão ainda mais
complexa é o grau de consciência exigido do agente sobre a procedência dos bens.
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) a intencionalidade do agente em se colocar deliberadamente em situação de ignorância não afasta o erro de tipo, impossibilitando o reconhecimento do dolo;
b) a cegueira deliberada equiparada ao dolo eventual exige que o agente crie consciente e voluntariamente barreiras ao seu conhecimento, com a intenção expressa
de deixar de tomar contato com a atividade ilícita, caso ela ocorra;
c) a cegueira deliberada, no Brasil, não substitui apenas o dolo, mas abarca também a culpa consciente, a depender dos elementos concretos verificados;
d) a desídia ou a negligência na criação de mecanismos de controle de atos de lavagem de dinheiro é suficiente à caracterização do dolo eventual, não se
confundindo com a chamada cegueira imprudente;
e) o agente deve representar que a criação de barreiras de conhecimento facilitará a prática de atos infracionais com ou sem a sua ciência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1915881
FGV - AUFC (TCU)/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A reparação do dano causado pelo delito é finalidade – ainda que secundária – da tutela penal condenatória. Assim sendo, o sistema processual penal necessita de
medidas cautelares que assegurem tal resultado, nas hipóteses em que o tempo necessário para a prolação do provimento condenatório permita que a situação
patrimonial do investigado ou do acusado se altere, gerando o risco de que, quando do provimento final, tal finalidade seja frustrada pela demora processual. Ademais,
dentre os efeitos civis da condenação penal, aquele que provavelmente terá nas medidas cautelares um meio mais eficaz de sua assecuração será a perda do produto ou
proveito do crime. Ainda assim, algumas distinções são necessárias.
 
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o lucro ou ganho aparentemente lícito, já reinserido na economia formal, consistirá no proveito do crime antecedente;
b) o produto da lavagem será algo obtido a partir do produto do crime antecedente, quando já encerrada a atividade de reciclagem;
c) o proveito da lavagem será algo obtido a partir do produto da lavagem, mesmo que ainda não encerrada a atividade de reciclagem;
d) o produto do crime antecedente será algo obtido a partir do produto da lavagem, mesmo que ainda não encerrada a atividade de reciclagem;
e) tanto o produto quanto o proveito da infração penal antecedente poderão ser objetos do crime de lavagem, uma vez inseridos nas operações de branqueamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924952
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1915881
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924952
581) 
582) 
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Correição e Combate à Corrupção/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
João, de forma livre e consciente, em comunhão de ações e desígnios com pelo menos outros três indivíduos já identificados, por intermédio de organização
criminosa, ocultou a origem e a propriedade de bens provenientes diretamente de infração penal.
No caso em tela, de acordo com a Lei nº 9.613/1998, João praticou crime de "lavagem" ou ocultação de bens, e está sujeito à pena privativa de liberdade:
a) com incidência da qualificadora consistente no concurso de agentes, e para a apuração do crime ou da correlata infração administrativa admite-se a utilização da
interceptação telefônica;
b) na forma simples, sem incidência de circunstância qualificadora ou causa de aumento, pois o concurso de agentes já integra o tipo penal, e para a apuração do
crime admite-se a quebra de sigilo bancário;
c) com incidência de causa de aumento de pena porque o delito foi cometido por intermédio de organização criminosa, e para a apuração do crime admite-se a
utilização da ação controlada e da infiltração de agentes;
d) com incidência da qualificadora, porque o delito foi cometido por intermédio de organização criminosa, mas a pena poderá ser reduzida pela metade se João
colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais, à identificação dos autores, coautores e
partícipes;
e) na forma simples, sem incidência de circunstância qualificadora ou causa de aumento, pois o concurso de agentes já integra o tipo penal, mas a pena poderá ser
reduzida pela metade se João colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à localização dos bens, direitos ou valores
objeto do crime.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1940644
FGV - Del Pol (PC AM)/PC AM/4ª Classe/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Ainda em relação às medidas assecuratórias da Lei nº 9.613/98, no que toca ao standard de prova (ou modelos de constatação) para o seu deferimento, é correto
afirmar que a lei exige
a) indícios veementes.
b) indícios fortes.
c) indícios suficientes.
d) fundadas razões.
e) prova cabal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1940644
583) 
584) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1990558
FGV - AFCTE (Sefaz AM)/SEFAZ AM/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A sociedade empresária Alfa tem, em caráter permanente, como atividade principal, o exercício de atividades de promoção imobiliária e de compra e venda de
imóveis.
 
Não obstante o sucesso dos negócios jurídicos que vem celebrando, a sociedade empresária Alfa praticou irregularidade no cumprimento da obrigação de identificar seus
clientes e de manter cadastro atualizado, nos termos de instruções emanadas das autoridades competentes.
 
Assim agindo, de acordo com a Lei nº 9.613/1998, que dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, e a prevenção da utilização do
sistema financeiro para os ilícitos previstos naquela Lei, a sociedade empresária Alfa
a) praticou crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.
b) praticou crime de participação em organização criminosa que antecede a lavagem de dinheiro.
c) está sujeita à sanção de advertência, em matéria de responsabilidade administrativa.
d) está sujeita à sanção de multa de até cem salários mínimos, em matéria de responsabilidade civil.
e) está sujeita à sanção de inabilitação temporária de cinco anos, em matéria de responsabilidade administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2049484
FGV - AJ (TJDFT)/TJDFT/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Em relação à denominada autolavagem, é correto afirmar que:
a) a tipificaçãoda lavagem de dinheiro independe da existência de infração antecedente;
b) a tipificação da lavagem de dinheiro depende da existência de imputação penal antecedente;
c) a autolavagem independe da demonstração de atos diversos e autônomos do crime antecedente;
d) a autolavagem não é possível no sistema brasileiro, em razão do fenômeno da consunção;
e) a ocultação ou dissimulação do proveito do crime pelo próprio autor não é alcançada pela consunção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2219082
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1990558
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2049484
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2219082
585) 
586) 
587) 
FGV - ACE (TCE TO)/TCE TO/Direito/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Relativamente às condutas que caracterizam o crime de lavagem de dinheiro previsto na Lei nº 9.613/1998, é correto afirmar que:
a) a infração penal antecedente deve ser crime punido com reclusão e gerar proveito econômico àquele que pratica o crime de lavagem;
b) não se punem as formas tentadas das condutas que consubstanciam o crime de lavagem de dinheiro;
c) a pena será aumentada de 1/3 a 2/3 se o crime for cometido por intermédio de organização criminosa;
d) não se pune a dissimulação de valores provenientes de infração penal quando são convertidos em ativos lícitos;
e) extinta a punibilidade da infração penal antecedente, deixa de ser punível o crime de lavagem de dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223067
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e Segurança Pública/2022
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Após receber propina pela concessão de licença ambiental indevida, o funcionário público Carlos comprou diamantes com o dinheiro recebido e pediu a Júlia, sua
mulher, que viajasse até a Suíça com as pedras preciosas, sem declará-las às autoridades alfandegárias, e que as depositasse no cofre de um banco em Zurique. Júlia,
que sabia da origem dos diamantes, atendeu ao pedido do marido.
 
Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
a) O produto da corrupção passiva não pode ser objeto de lavagem de dinheiro, por falta de previsão nesse sentido.
b) Júlia poderá ser punida por lavagem de dinheiro ainda que a punibilidade de Carlos pela corrupção passiva seja extinta.
c) A dupla punição de Carlos, pela corrupção passiva e pela lavagem de dinheiro, viola o princípio do ne bis in idem.
d) Júlia é isenta da pena por lavagem de dinheiro, pois agiu para favorecer seu cônjuge.
e) Os diamantes não podem ser objeto da lavagem de dinheiro, pois não são produto direto do crime antecedente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1838772
FGV - Ana TI (BANESTES)/BANESTES/Desenvolvimento de Sistemas/2021
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Por meio da Lei nº 9.613/1998, o Brasil regulamentou pela primeira vez a prática de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.
 
Dentre os delitos que configuram esse crime, encontra(m)-se:
a) o uso de informação privilegiada;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223067
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1838772
588) 
589) 
b) fraudes em demonstrativos contábeis;
c) o não recolhimento de IOF;
d) ocultar ou dissimular a natureza de bens e direitos;
e) a remessa de recursos para contas no exterior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/635338
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2018
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, que sofreu profundas alterações com a Lei nº 12.683/12, dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens,
direitos e valores, além da prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesse mesmo diploma legal. Alguns dos bens jurídicos protegidos pelos
ilícitos penais previstos na Lei são Estado, coletividade e, de maneira secundária, eventual particular prejudicado.
Com base nas previsões da legislação penal supramencionada, é correto afirmar que:
a) aquele que participa de associação em que a atividade apenas secundária é dirigida à prática de crimes previstos na Lei nº 9.613/98, ainda que tenha
conhecimento dessa situação, não será responsabilizado com as penas do crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores;
b) em sendo os valores ilícitos ocultados produtos de infrações penais anteriores praticadas por terceiros, não restará configurado o crime de “lavagem” ou
ocultação de bens, direitos e valores;
c) o crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores não é punível na forma tentada, ou seja, quando não se consuma por circunstâncias alheias à
vontade do agente;
d) por ter natureza permanente, não há aumento da pena quando os crimes da Lei nº 9.613/98 forem praticados de forma reiterada, em diferentes momentos, por
um mesmo agente;
e) em sendo os crimes da Lei nº 9.613/98 praticados por intermédio de organização criminosa, aplica-se causa de aumento de pena.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636091
FGV - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2018
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Analise as três situações a seguir.
I. Clara, para ocultar a utilização de bens provenientes de infração penal de receptação, os converte em ativos lícitos.
II. Joana, para dissimular a utilização de bens provenientes de crime anterior praticado por terceiro, os adquire e, posteriormente, troca aqueles bens.
III. Paloma oculta a origem de direitos provenientes indiretamente de infração penal de peculato.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/635338
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636091
590) 
591) 
De acordo com as previsões do Art. 1º da Lei nº 9.613/98, é correto afirmar que configura(m) crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, a(s)
conduta(s) de:
a) Clara, Joana e Paloma;
b) Clara e Joana, apenas;
c) Clara, apenas;
d) Joana, apenas;
e) Paloma, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1644868
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2008
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Acerca do crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei n.º 9.613/1998, assinale a opção incorreta.
a) O crime de lavagem de dinheiro pressupõe a existência de uma conduta antecedente, que não precisa ser, necessariamente, criminosa, mas que deve estar
prevista no rol exemplificativo da lei acima citada.
b) Esse crime constitui atividade complexa, que envolve três fases: a introdução do dinheiro ilícito no sistema financeiro, promovendo o distanciamento dos recursos
de sua origem; a transformação, quando, por meio de negócios, é ocultada a procedência dos recursos; e a integração, quando os bens aparentemente regulares
são incorporados ao sistema econômico.
c) No processo por crime de lavagem de dinheiro, não se aplica o disposto no art. 366 do Código de Processo Penal, que estabelece que o processo e o curso do
prazo prescricional fiquem suspensos caso o acusado, citado por edital, não compareça nem constitua advogado, situação em que o processo deve seguir à sua
revelia.
d) Esse crime admite ação controlada, pela qual a ordem de prisão de pessoas ou da apreensão ou seqüestro de bens, direitos ou valores poderá ser suspensa pelo
juiz, ouvido o Ministério Público, quando a sua execução imediata possa comprometer as investigações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2383387
CEBRASPE (CESPE) - Sec OAB RJ/OAB/2007
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A lavagem de dinheiro consiste na ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou
valores que são provenientes, direta ou indiretamente, de diversos crimes arrolados no artigo 1.º da Lei n.º 9.613/1998. Esses crimes não incluem
a) tráfico ilícito de substâncias entorpecentese terrorismo.
b) contrabando e extorsão mediante seqüestro.
c) corrupção e crime contra o Sistema Financeiro Nacional.
d) quadrilha ou bando e crime contra a ordem tributária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1644868
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2383387
592) 
593) 
594) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2339491
CEBRASPE (CESPE) - Reg (OAB)/OAB/2006
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
A conduta do agente que oculta ou dissimula natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens provenientes, direta ou
indiretamente, do crime de terrorismo corresponde a crime
a) de lavagem de dinheiro.
b) contra o sistema financeiro.
c) contra a administração pública.
d) de responsabilidade fiscal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2478423
FCC - Sec OAB SP/OAB/2006
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 9.613/1998 - Lavagem de Dinheiro
Crimes que constituem antecedentes do crime de lavagem de dinheiro:
a) tráfico ilícito de substâncias entorpecentes ou drogas afins e contra o sistema financeiro nacional.
b) contra o sistema financeiro nacional e contra o sistema tributário.
c) terrorismo e roubo.
d) extorsão mediante sequestro e roubo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2421403
OBJETIVA CONCURSOS - ASoc (Itaipulândia)/Pref Itaipulândia/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (crimes)
Conforme a Lei nº 10.741/2003 - Estatuto da Pessoa Idosa, concernente à temática alimentos, analisar os itens abaixo:
 
I. Os alimentos serão prestados à pessoa idosa na forma da lei civil.
 
II. A obrigação alimentar é solidária, podendo a pessoa idosa optar entre os prestadores.
 
III. As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de
título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2339491
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2478423
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2421403
595) 
596) 
 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Todos os itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2503660
CEBRASPE (CESPE) - Del Pol (PC AL)/PC AL/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (crimes)
No que concerne à violência doméstica e familiar contra a mulher, aos crimes contra a pessoa com deficiência e contra a pessoa idosa e à proteção intelectual ao
programa de computação, julgue o item a seguir, com base na legislação específica e na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
 
Aquele que discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo, comete crime e estará sujeito à penalidade de reclusão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2554611
FGV - Ana (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado (Saúde)/Assistência Social/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (crimes)
Impedir ou dificultar o acesso de pessoa idosa a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou, por qualquer outro meio ou instrumento
necessário, ao exercício da cidadania, por motivo de idade constitui:
a) infração leve;
b) delito grave;
c) preconceito;
d) injúria;
e) crime em espécie.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/669110
FGV - Of (TJ SC)/TJ SC/Infância e Juventude/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2503660
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2554611
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/669110
597) 
598) 
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (crimes)
Diretor de entidade que desenvolve programa de institucionalização de longa permanência veda a estadia de um idoso na casa, em razão de o ancião se negar a
outorgar-lhe procuração. De acordo com o Estatuto do Idoso, tal conduta poderá ensejar:
a) responsabilização administrativa;
b) instauração de inquérito civil;
c) apuração de irregularidade em entidade de atendimento;
d) responsabilização criminal;
e) ajuizamento de ação civil pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/283427
FGV - Psic (Osasco)/Pref Osasco/2014
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (crimes)
O Artigo 57 do Estatuto do Idoso classifica como infração administrativa passível de aplicação de multa “Deixar o profissional de saúde ou o responsável por
estabelecimento de saúde ou instituição de longa permanência de comunicar à autoridade competente os casos de crime contra idoso de que tiver conhecimento”. Analise
as situações a seguir:
I Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.
II Lavrar qualquer ato notarial que envolva pessoa idosa sem a devida representação legal.
III Submeter o idoso a condições desumanas ou degradantes privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis quando obrigado a fazê-lo.
IV Obstar o acesso de alguém a qualquer cargo público por motivo de idade.
São crimes contra o idoso previstos nessa Lei:
a) apenas I e II estão corretas;
b) apenas III e IV estão corretas;
c) apenas I, II e III estão corretas;
d) apenas I, III e IV estão corretas;
e) I, II, III e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/272544
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/283427
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/272544
599) 
600) 
FGV - Del Pol (PC AP)/PC AP/2010
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (crimes)
Relativamente ao Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), analise as afirmativas a seguir:
I. O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
II. Os crimes definidos no Estatuto do Idoso são de ação penal pública incondicionada, não se lhes aplicando os arts. 181 e 182 do Código Penal.
III. Aos crimes previstos no Estatuto do Idoso, cuja pena máxima privativa de liberdade não ultrapasse 2 (dois) anos, aplica-se o procedimento previsto na Lei no
9.099, de 26 de setembro de 1995, e, subsidiariamente, no que couber, as disposições do Código Penal e do Código de Processo Penal.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2485920
IDIB - Sarg (PM ES)/PM ES/2023
Legislação Penal e Processual Penal Especial - Do Registro (arts 3º ao 5º da Lei nº 10.826/2003)
Com base nas premissas contidas no Estatuto do Desarmamento (Lei Federal nº 10.826/2003), o sujeito que queira adquirir arma de fogo de uso permitido deve,
além de declarar a efetiva necessidade, atender a uma série de requisitos. Assinale a alternativa que apresenta requisitos da Lei para aquisição de arma de fogo de uso
permitido.
a) Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal e, no caso de pessoa do sexo
masculino, apresentação da carteira de reservista, demonstrando o efetivo treinamento para manuseio da arma de fogo de uso restrito
b) Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Estadual, Militar e Eleitoral e de não
estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos.
c) Comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas por escola de tiro devidamente registrada no órgão
municipal competente para realização da avaliação técnica.
d) No caso de pessoa do sexo masculino, apresentação da carteira de reservista, demonstrando o efetivo treinamento para manuseioda arma de fogo de uso
restrito, requisito dispensável para requerentes do sexo feminino.
e) Comprovação de idoneidade com apresentação de certidões que demonstrem não ter sido condenado, com transito em julgado, por qualquer crime, não
podendo ser requeridas informações a respeito de inquéritos policiais ou processos criminais que não tenham transitado em julgado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2485920
Gabarito
401) B 402) D 403) D 404) A 405) C 406) B 407) E
408) Certo 409) A 410) E 411) A 412) C 413) E 414) D
415) Anulada 416) D 417) A 418) A 419) A 420) B 421) B
422) A 423) E 424) E 425) C 426) A 427) B 428) D
429) A 430) Anulada 431) E 432) E 433) A 434) B 435) C
436) A 437) B 438) C 439) D 440) D 441) E 442) A
443) C 444) A 445) C 446) D 447) C 448) D 449) B
450) B 451) D 452) Anulada 453) E 454) E 455) D 456) A
457) E 458) A 459) B 460) B 461) A 462) B 463) A
464) E 465) C 466) A 467) A 468) B 469) A 470) B
471) B 472) E 473) B 474) D 475) B 476) A 477) A
478) D 479) E 480) A 481) C 482) D 483) C 484) D
485) D 486) E 487) E 488) B 489) D 490) D 491) E
492) B 493) C 494) D 495) D 496) D 497) B 498) Errado
499) Certo 500) B 501) D 502) A 503) D 504) D 505) D
506) D 507) D 508) C 509) A 510) B 511) D 512) C
513) A 514) C 515) D 516) E 517) A 518) A 519) B
520) Errado 521) C 522) B 523) D 524) A 525) E 526) C
527) E 528) D 529) D 530) D 531) C 532) D 533) A
534) D 535) C 536) E 537) C 538) A 539) Errado 540) B
541) C 542) A 543) B 544) B 545) B 546) E 547) B
548) C 549) A 550) A 551) D 552) A 553) E 554) D
555) A 556) E 557) A 558) E 559) D 560) A 561) C
562) B 563) B 564) D 565) Errado 566) Certo 567) E 568) E
569) A 570) D 571) D 572) C 573) E 574) D 575) C
576) A 577) D 578) E 579) B 580) E 581) C 582) C
583) C 584) E 585) C 586) B 587) D 588) E 589) Anulada
590) A 591) D 592) A 593) A 594) D 595) Certo 596) E
597) D 598) D 599) B 600) B

Mais conteúdos dessa disciplina