A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA Hematologia e Imunologia Básica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina:
	Hematologia e Imunologia Básica (18843)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655720) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25697192
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Mais de cem vermes parasitas podem infectar os humanos, podendo desenvolver doenças que afetam muitos tecidos e órgãos. Alguns lugares no mundo as infecções parasitárias são problemas de saúde pública. Como se pode imaginar, um microrganismo parasitário helmíntico é um patógeno muito grande e pode estimular respostas imunes que causam danos ao hospedeiro. Descreva a resposta imunológica adquirida estimulada por microrganismos parasitários helmínticos apresentando as células e as citocinas que são estimuladas nessa resposta.
	Resposta Esperada:
*A resposta imunológica adquirida aos helmintos é mediada pela imunidade celular, do tipo TH2, caracterizada pela produção de anticorpos da classe IgE e ativação de eosinófilos.
As citocinas que fazem parte dessa resposta são:
*IL-4: estimula produção do anticorpo IgE, que se liga aos mastócitos e eosinófilos.
*IL-5: estimula a ativação de eosinófilos para destruir a parede do parasita, através da liberação de grânulos chamados de proteína básica principal.
*IL-13: induz a produção excessiva de muco para promover a expulsão dos vermes no intestino ou pulmões.
	2.
	A medula óssea é o local de geração da maioria das células sanguíneas maduras circulantes, incluindo hemácias, granulócitos e monócitos, e o local dos eventos iniciais na maturação da célula B. A geração de todas as células sanguíneas é chamada de hematopoese. Em termos celulares, diante de estímulos dados pelos fatores de crescimento hematopoiético, as células-tronco hematopoiéticas se diferenciam em células-tronco multipotentes, ainda capazes de se diferenciar em todas as células sanguíneas. Essas células multipotentes, por sua vez, se diferenciam em células progenitoras comprometidas com uma das linhagens celulares que darão origem às células sanguíneas maduras. Existem dois tipos de células progenitoras. Disserte sobre essas células progenitoras dentro da hematopoese.
	Resposta Esperada:
A hematopoese é um processo de produção, diferenciação e maturação das células sanguíneas, separados em: eritropoese, leucopoese e trombocitopoese. Existem dois tipos de células progenitoras: progenitores linfoides, células comprometidas com a linhagem linfoide responsáveis pela formação dos linfócitos T e B; e progenitores mieloides, células comprometidas com a linhagem mieloide responsáveis pela formação dos eritrócitos, granulócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos) e monócitos.
Parte inferior do formulário