Buscar

Ética, Política e Sociedade (ADG18)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:669507) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29806790
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura ocidental tem suas fontes nas tradições greco-romana e judaico-cristã. Nossos costumes e ideias são grandemente influenciados por essas duas correntes do passado. Durante o período medieval, podemos identificar traços das tradições greco-romana e judaico-cristã na prática política no período. Quanto ao papel, à influência e às características das tradições mencionadas nas práticas políticas durante a Idade Média, analise as seguintes afirmativas:
I- Os hebreus eram ilegalistas, não seguiam leis, só a tradição.
II- Na visão romana era papel do Imperador promover a guerra.
III- No período medieval, os filósofos baseavam a política somente na Bíblia.
IV- No período medieval, o poder era hierárquico por inspiração platônica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	Não existe uma única maneira de compreender a democracia no campo da política e da filosofia. Por isso, nessa discussão, áreas do conhecimento, como a história, geografia, linguística, educação e ciência política, podem contribuir no aprofundamento sobre a diversidade do conceito de "democracia". A palavra democracia indica, de maneira simplista, que o governo é do povo, ou seja, é nela que se baseia o Estado de Direito Democrático. Acerca das definições e características da democracia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta informações coerentes com o termo:
	 a)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 b)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	 c)
	O Estado de Direito Democrático é uma particularidade política do Brasil, ele não é um modelo vigente em outros países.
	 d)
	Na democracia, o poder é exercido pelo povo de forma direta ou por meio de seus representantes.
	3.
	O mundo atual é marcado por paradoxos, contradições e desafios que são amplamente questionados na perspectiva ética contemporânea. Podemos citar os problemas ambientais, as desigualdades sociais, as crises econômicas, as guerras, a má distribuição dos benefícios da tecnologia e da ciência. Acerca da ética neste período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- Muitas situações obrigam um posicionamento individual acerca de algumas questões, e os princípios éticos nos dão este suporte para nos situarmos no mundo.
II- A principal característica deste contexto civilizatório é o questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo.
III- Os princípios éticos não possuem relação com o sentido e a finalidade da vida, ou mesmo do sentido coletivo das condições de existência humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Nicolau Maquiavel, escritor e filósofo, foi um dos pensadores que construíram as bases sobre o pensamento da modernidade, em especial sobre as virtudes éticas e a consciência moral dos governantes. Maquiavel ficou conhecido como o "pai da ciência política" com sua obra intitulada "O Príncipe". Acerca destas reflexões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Maquiavel, a lógica política deve ser absorvida pelo governante também para sua vida íntima, não apenas pública.
(    ) Segundo o pensamento maquiavélico, os valores políticos devem ser medidos pela eficácia com a consciência individual do governante.
(    ) O falso moralismo encontrado na política é que confere eficácia ao governante, ele não gera fracasso, segundo Maquiavel.
(    ) Maquiavel separou política e religião, e, assim, sofreu críticas veementes de toda a Igreja Católica da época.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	Ao pensarmos os problemas éticos que dizem respeito ao Estado, nos deparamos com uma grande complexidade, decorrente da própria dificuldade que há em se compreender os ideais políticos, notadamente quanto à questão da liberdade. No que tange a essa, podemos afirmar que as garantias democráticas são imprescindíveis para uma ação ética por parte do Estado. Assim, é necessária uma visão clara do papel do Estado, para a verificação de sua conduta segundo a ética. Quanto ao papel do Estado e sua relação com a ética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A liberdade do indivíduo não se relaciona com a cidadania.
	 b)
	O papel do Estado está em garantir a desigualdade social.
	 c)
	O Estado tem o dever de garantir a liberdade de consciência.
	 d)
	O Estado deve favorecer um único lado nos conflitos de classes.
	6.
	A cultura ocidental resultou da articulação entre dois sistemas de pensamento: a cultura grega e a cultura judaico-cristã. Ambas foram fundamentais para a elaboração da ideia de política no período medieval, influenciada, sobretudo, pelo cristianismo. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma das influências da política cristã foi o formato pensado por Platão, baseado na ideia de uma comunidade hierárquica governada por filósofos.
	 b)
	A teoria política cristã baseia-se na meritocracia, ou seja, o poder político ficava concentrado num grupo por direito de herança, daí a importância dos nomes de família.
	 c)
	A ideia de Direito positivo constituiu uma das bases da política pensada pelo cristianismo, uma vez que a hierarquia social seria definida pela leis dos homens.
	 d)
	O formato político dos cristãos consolidou-se apenas no Império Romano, pois este foi o único que possuiu o cristianismo como religião oficial.
	7.
	Liderar é influenciar e modificar comportamentos para além da simples adesão de ideias, rotinas e atitudes. Historicamente, a liderança influenciou exemplos positivos e catastróficos na humanidade, a exemplo das guerras mundiais. Nesse sentido, existem diferentes tipos de liderança que podemos observar diariamente nas organizações. Sobre os diferentes tipos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na liderança democrática, o comprometimento com as decisões é de todos, pois a participação do grupo é efetiva.
	 b)
	Os modelos de liderança valem apenas para o ambiente das relações de trabalho, nas quais o líder é claramente identificado, e não para outras áreas.
	 c)
	Na liderança liberal, as pessoas não possuem liberdade e quase não participam das tomadas de decisão.
	 d)
	A liderança autocrática é marcada pela dominação de uma pessoa, que utiliza o diálogo como ferramenta principal para liderar.
	8.
	Na atualidade, um dos problemas mais sérios que a sociedade civil enfrenta com relação à ética encontra-se no campo do trabalho e da propriedade. Poderíamos, diante das graves questões que enfrentamos, advogar por uma reforma política e ética no que diz respeito às regras de aquisição da propriedade e das relações de trabalho. Quanto aos problemas éticos ligados à propriedade e ao trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A falta de trabalho não consiste em um problema.
	 b)
	Falar de ética implica manter inalterado o status quo.
	 c)
	As formas análogas à escravidão no trabalho são antiéticas.
	 d)
	A propriedade ser exclusividade de poucos não consiste em um problema ético..
	9.
	Para Aristóteles, a ética é indissociável da política. Segundo esse filósofo, seria na prática política que se exercitaria a ética. Para Aristóteles, política seria uma consequência natural da ética. Com relação ao pensamento políticoaristotélico, analise as seguintes afirmativas:
I- Para Aristóteles, a finalidade da política é promover o bem humano.
II- Em Aristóteles, a causa da prática política está na natureza humana.
III- Aristóteles distinguia a justiça distributiva da justiça participativa.
IV- Aristóteles era um defensor da sofocracia: o governo do rei-filósofo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	Durante o Período Medieval, a prática e a reflexão política foram fortemente marcadas pela herança cultural do Ocidente em suas características judaico-cristãs e greco-romanas. Desta maneira, para os medievais, a noção de política tinha como fonte as tradições grega, judaica e do cristianismo. Os filósofos desta época, ao pensarem acerca da política, se fundamentavam nas contribuições advindas dessas matrizes culturais, o que imprimiu determinadas características específicas à prática politica no período. Quanto à influência dessas fontes no pensamento político medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A polarização do poder entre os reis e o Papa no período evitou a ocorrência de conflitos.
(    ) Os filósofos do medievo fundamentavam a teoria política exclusivamente na Bíblia.
(    ) Na Idade Média predominaram as teorias de poder teológico-políticas, onde o poder é favor divino.
(    ) Entre os hebreus, por tradição, os governos eram teocráticos e de caráter legalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina