Buscar

ETICA, POLITICA E SOCIEDADE IND 2

Prévia do material em texto

1.
	O conceito de modernidade foi moldado a partir das revoluções: industrial, cultural e científica. O renascimento cultural do século XIV, a Reforma Protestante, as grandes navegações e o processo de colonização na América, Ásia e África foram contextos históricos que ajudaram a formar o pensamento da modernidade. A modernidade traz consigo processos de pensar baseados em questionamentos sobre a forma de ser e estar do ser humano no mundo. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A supremacia da técnica.
II- A morte do Homem.
III- A sobrevivência planetária.
(  I  ) A racionalidade técnica domina e relaciona o homem com a técnica, com predomínio da razão instrumental na contemporaneidade.
(  III  ) Precisa ser garantida em virtude de sinais enviados pelo planeta, para que se mantenham as possibilidades de vida nesta esfera.
(  II  ) O homem passa a ser compreendido como condicionado por instituições sociais e estruturas que o moldam, em detrimento de sua consciência de sujeito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I.
	
	b) II - I - III.
	
	c) I - III - II.
	
	d) I - II - III.
	 
	 
	2.
	A cultura ocidental tem suas fontes nas tradições greco-romana e judaico-cristã. Nossos costumes e ideias são grandemente influenciados por essas duas correntes do passado. Durante o período medieval, podemos identificar traços das tradições greco-romana e judaico-cristã na prática política no período. Quanto ao papel, à influência e às características das tradições mencionadas nas práticas políticas durante a Idade Média, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) No período medieval, o poder era hierárquico por inspiração platônica.
	
	b) No período medieval, os filósofos baseavam a política somente na Bíblia.
	
	c) Os hebreus eram ilegalistas, não seguiam leis, só a tradição.
	
	d) Na visão romana era papel do imperador promover a guerra.
	 
	 
	3.
	Para Aristóteles, a ética é indissociável da política. Segundo esse filósofo, seria na prática política que se exercitaria a ética. Para Aristóteles, política seria uma consequência natural da ética. Com relação ao pensamento político aristotélico, analise as seguintes afirmativas:
I- Para Aristóteles, a finalidade da política é promover o bem humano.INCORRETO
II- Em Aristóteles, a causa da prática política está na natureza humana. CORRETA
III- Aristóteles distinguia a justiça distributiva da justiça participativa. INCORRETO
IV- Aristóteles era um defensor da sofocracia: o governo do rei-filósofo. INCORRETA
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa II está correta.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	4.
	Não existe uma única maneira de compreender a democracia no campo da política e da filosofia. Por isso, nessa discussão, áreas do conhecimento, como a história, geografia, linguística, educação e ciência política, podem contribuir no aprofundamento sobre a diversidade do conceito de "democracia". A palavra democracia indica, de maneira simplista, que o governo é do povo, ou seja, é nela que se baseia o Estado de Direito Democrático. Acerca das definições e características da democracia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta informações coerentes com o termo:
	
	a) O Estado de Direito Democrático é uma particularidade política do Brasil, ele não é um modelo vigente em outros países.
	
	b) Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	
	c) Na democracia, o poder é exercido pelo povo de forma direta ou por meio de seus representantes.
	
	d) A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	 
	 
	5.
	Na atualidade, um dos problemas mais sérios que a sociedade civil enfrenta com relação à ética encontra-se no campo do trabalho e da propriedade. Poderíamos, diante das graves questões que enfrentamos, advogar por uma reforma política e ética no que diz respeito às regras de aquisição da propriedade e das relações de trabalho. Quanto aos problemas éticos ligados à propriedade e ao trabalho, analise as seguintes afirmativas:
I- É antiético a propriedade ser exclusividade de poucos. CORRETO
II- A falta de trabalho não consiste em um problema ético. INCORRETO
III- As formas análogas à escravidão no trabalho são antiéticas. CORRETO
IV- Falar de ética implica manter inalterado o status quo. INCORRETO
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	 
	6.
	O Império Romano do Ocidente foi o responsável pela oficialização do cristianismo. Durante o período medieval, a cultura cristã ocidental prevaleceu entre os povos. Com base nessa afirmativa, podemos dizer que o cristianismo também influenciou o pensamento político da época, como continua a influenciar até hoje. Acerca do pensamento político cristão, analise as afirmativas a seguir:
I- Os governantes devem seguir as leis divinas para governar, pois é esta que deve conduzir o povo. CORRETA
II- As virtudes cristãs devem ser cultivadas pelos governantes, tais como fé, esperança, lucro e desenvolvimento econômico. INCORRETA
III- A hierarquia política se justifica na ideia de uma ordem social eclesiástica, baseada na ideia de Direito Natural. CORRETA
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa II está correta.
	 
	 
	7.
	Atualmente, a ética vem sendo pensada como um dos instrumentos políticos que podem desempenhar um papel importante em termos de gestão e liderança no campo empresarial. Se hoje exigimos um comportamento ético das organizações, dentro dessas, a ética vem sendo valorizada na condução da liderança e chefia dos funcionários. Assim, a gestão e a liderança podem favorecer que as ações da organização se voltem para o bem coletivo. Quanto aos tipos de liderança que encontramos no âmbito das organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Na liderança democrática, o líder orienta a equipe. CORRETA
	
	b) Na liderança autocrática, o grupo decide as diretrizes. INCORRETA
	
	c) Na liderança democrática, o líder é pessoal no elogio.
	
	d) Na liderança autocrática, a participação limitada do líder.
	 
	 
	8.
	O mundo atual é marcado por paradoxos, contradições e desafios que são amplamente questionados na perspectiva ética contemporânea. Podemos citar os problemas ambientais, as desigualdades sociais, as crises econômicas, as guerras, a má distribuição dos benefícios da tecnologia e da ciência. Acerca da ética neste período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- Muitas situações obrigam um posicionamento individual acerca de algumas questões, e os princípios éticos nos dão este suporte para nos situarmos no mundo. CORRETO
II- A principal característica deste contexto civilizatório é o questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. CORRETA
III- Os princípios éticos não possuem relação com o sentido e a finalidade da vida, ou mesmo do sentido coletivo das condições de existência humana.INCORRETO
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa I está correta.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	Entendemos política como a ação dos governantes na direção da coletividade, organizada em um Estado e representada pelas instituições. A partir desse entendimento, coloca-se a nós a questão de distinguir entre governo e Estado e o papel dos dois na política. Sobre governo e Estado, os papéis desses e as diferenças que têmentre si, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O governo não se reporta ao cidadão.
	
	b) O governo não diz respeito a projetos sociais.
	
	c) Os projetos são exclusivamente propostos pelo Estado.
	
	d) O Estado garante a ação do governo.
	 
	 
	10.
	Ao pensarmos os problemas éticos que dizem respeito ao Estado, nos deparamos com uma grande complexidade, decorrente da própria dificuldade que há em se compreender os ideais políticos, notadamente quanto à questão da liberdade. No que tange a essa, podemos afirmar que as garantias democráticas são imprescindíveis para uma ação ética por parte do Estado. Assim, é necessária uma visão clara do papel do Estado, para a verificação de sua conduta segundo a ética. Quanto ao papel do Estado e sua relação com a ética, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A liberdade do indivíduo não se relaciona com a cidadania. F
	
	b) O Estado deve favorecer um único lado nos conflitos de classes.F
	
	c) O papel do Estado está em garantir a desigualdade social.F
	
	d) O Estado tem o dever de garantir a liberdade de consciência.V

Continue navegando