Buscar

Epidemiologia e Prevenção de Doenças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1). No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população. Os estudos que privilegiam temáticas da saúde pública, em geral, estão frequentemente interessados em investigar o modo pelo qual as condições sociais influenciam e determinam o processo saúde-doença das populações, o que tem gerado uma forte articulação entre a epidemiologia e as ciências sociais. 
Clínica médica: A Epidemiologia Clínica reúne conceitos da clínica e da epidemiologia clássica, e tem por objetivo auxiliar o profissional de saúde na solução de questões associadas ao risco, diagnóstico, terapêutica e prognóstico do câncer que se apresentam na prática clínica. 
Na estatística: “É a ciência e a arte de coletar, resumir e analisar dados sujeitos e variações” (LAST, 1995). Tem papel de destaque na determinação e seleção da amostra, na análise dos dados, nas associações e controle das variáveis, etc. Garante a aleatoriedade da amostra e o controle das variáveis que influenciam na leitura dos dados coletados. A estatística deve estar presente desde o planejamento da pesquisa epidemiológica, estimando o tamanho da amostra necessária para garantir uma abrangência adequada da população ou evento estudado. A utilização da informática por meio dos programas estatísticos para análise de grandes grupos amostrais dinamizou as tarefas de cálculo, aproximando ainda mais as duas áreas.
Katz (2001) divide em 9 tópicos as contribuições da epidemiologia às ciências médicas. A epidemiologia social tem como foco principal o estudo do modo pelo qual a sociedade e os diferentes modos de organização social influenciam a saúde e o bem-estar dos indivíduos e dos grupos sociais, possibilitando a incorporação de suas experiências societárias, para a melhor compreensão de como, onde e porque se dão as desigualdades na saúde.
2). HIV e Sífilis, considerando o número de aumento de casos no território se encontram em nível de prevenção secundária, tendo em vista que  a prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo
O grupo de adolescentes trabalhando em saúde e qualidade de vida, considerando o alto nível de adolescentes na comunidade se encontram em nível de prevenção primária, tendo em vista que a ação foi tomada tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica.
No odontológico, como a doença já está instalada (cáries), se encontra em nível de prevenção 2, onde a intenção é propiciar uma melhor evolução clínica para os indivíduos afetados, impedindo ou retardando a evolução das enfermidades.
3) LETRA C

Continue navegando