Buscar

Engenharia dos materiais metálicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia dos materiais metálicos
Questão 1 - Em relação aos ensaios para analisar as propriedades mecânicas dos materiais, é correto afirmar que ductibilidade é a capacidade de o material:
Resposta: deformar-se plasticamente sem atingir a ruptura e pode ser obtida da análise do alongamento e da estricção.
Questão 2 - Durante a etapa de seleção dos materiais em um projeto, o engenheiro deve conhecer suas características de deformação a fim de garantir o melhor desempenho possível do componente. Neste tema, analise os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta.
Resposta: A curva 1 refere-se a um material de comportamento frágil
Questão 3 - Um corpo de provas foi submetido a um ensaio de torção e, como resposta a tal procedimento, obteve-se o gráfico momento torçor x ângulo de torção apresentado abaixo
Resposta - limite de proporcionalidade, escoamento, momento máximo e momento de ruptura.
Questão 4 - Analisando o gráfico de tensão e a deformação do material, podemos concluir que:
Resposta: na fase elástica, se dividirmos a tensão pela deformação, em qualquer ponto, obtemos um valor constante. Este valor é chamado de módulo da elasticidade.
Questão 5 - Em um diagrama de fases, a reação peritética de uma liga metálica define-se como uma reação trifásica na qual, durante o resfriamento
Resposta: uma fase líquida e uma fase sólida reagem, formando uma única, e nova, fase sólida.
Questão 6 - No diagrama de fases Ferro-Carbono, uma liga com 0,9 % em peso de carbono, é aquecida até o campo austenítico. Após, é homogeneizada e, então, é resfriada lentamente até a temperatura ambiente exibir as fases:
Resposta: ferrita e cementita
Questão 7 - A figura a seguir apresenta um diagrama de fases Ferro-Carbono. Sobre os compostos indicados pelos algarismos I, II e III, assinale a alternativa correta. A figura a seguir apresenta um diagrama de fases Ferro-Carbono. Sobre os compostos indicados pelos algarismos I, II e III, assinale a alternativa correta.
Resposta: I - Austenita; II - Ferrita, III – Cementita
Questão 8 - Quanto a transformações de fases em diagramas de fases, responda: a reação invariante de três fases em equilíbrio, durante o aquecimento, na qual uma fase sólida se transforma em uma fase líquida e outra sólida, é chamada de:
Resposta: Peritética.
Questão 9 - A transformação de fase martensítica
Resposta: não é exclusiva dos aços, sendo atérmica e adifusional.
Questão 10 - Muitas transformações de fases que ocorrem nas ligas metálicas envolvem difusão atômica no estado sólido. Considere as afirmativas I, II e III apresentadas a seguir, relativas aos mecanismos de difusão no estado sólido em ligas metálicas: 
I. Os átomos, em geral, têm maior facilidade de difusão no ferro CFC do que no ferro CCC, devido ao fato deste ultimo apresentar menor fator de empacotamento atômico. 
II. Solutos intersticiais se movimentam por difusão com maior facilidade que os substitucionais. No ferro a difusão do carbono é mais fácil do que a dos elementos substitucionais. 
III. A difusão ocorre mais facilmente pelo interior dos grãos do que pelos seus contornos, pois a região do contorno de grão possui menor nível de energia disponível para a ativação da difusão. 
É correto afirmar que APENAS a afirmativa:
Resposta: II é verdadeira;
Questão 11 - A Figura abaixo apresenta o diagrama de equilíbrio de fases Fe-C. Uma liga binária de Fe com 1,5% massa de C é aquecida num forno a 750°C.
Resposta: austenita e cementita
Questão 12 - A respeito do diagrama de fase Fe-C, analise as afirmativas a seguir:
I. A perlita é a combinação da ferrita (ferro α) e da austenita (ferro γ).
II. A austenita (ferro γ) é a forma mais estável do ferro puro, que aparece entre as temperaturas de estabilidade 912 e 1394°C.
III. O ferro fundido está próximo da região eutética.
Resposta: se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Outros materiais