Buscar

merc financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 6 - Mercado de Capitais Exercícios de fixação
1) Defina mercado de capitais e explique sua importância para a economia de um país.
O Mercado de Capitais é um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, e também se constitui de umaimportante opção de investimento para pessoas e instituições. Esse fluxo de capitais é de extrema importância para a economia, possibilitando mais desenvolvimento das empresas e das regiões onde elas se situam, assim como melhorar a utilização dos recursos dos poupadores.
2) O que são valores mobiliários? Dê exemplos
Valores mobiliários são títulos de propriedade, também conhecidos como ações, ou até mesmo de crédito, e denominados como obrigações. Quem fiscaliza e controla esses ativos é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para que os investidores tenham mais segurança e transparência ao comprar e vender títulos. Exemplo uma troca de bens presentes por bens futuros.
3) O que são ações e quais os principais tipos praticados no mercado? 
Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário. Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário. existem dois tipos básicos de ações: as ordinárias e as preferenciais. 
Ações do tipo ordinária (ON)
Esse tipo de ação dá o direito de voto ao acionista, que pode ser usado, por exemplo, para eleger membros do conselho de administração da empresa. 
Ações do tipo preferencial (PN)
As ações do tipo preferencial (PN) têm preferência no direito de recebimento de dividendos e em caso de liquidação da empresa. 
4) Quais os direitos garantidos tem um investidor em ações? 
O investidor que adquire ações preferenciais não possui direito a voto. Apesar de não ter direito a voto, quando proprietário de ações preferenciais, o investidor tem preferência no recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio. Já para o investidor que adquire ações ordinárias o direito de voto é garantido. É esse tipo de ação que dá direito a voto nas assembleias gerais e extraordinárias.  De acordo com o determinado pela Lei nº 6.404/76, os acionistas possuem direitos inerentes à sua participação na empresa, que são os chamados direitos essenciais, estabelecidos no artigo 109 da referida carta jurídica (direitos de preferência, de cessão, participação nos lucros, fiscalização, informação, recesso, voto, direito à oferta pública no cancelamento do registro e aumento de participação), não sendo possível sua limitação nem pelo estatuto social nem pela assembleia geral.
5) O que são empresas S.A. e como se subdividem? 
Podemos definir Sociedade Anônima, ou S.A., como um tipo de sociedade empresarial. Regida pela lei 6404/76, também conhecida como lei das Sociedades Anônimas, a S.A. tem seu capital dividido em ações e é distribuído entre os seus sócios, também chamados de acionistas. 
As S/A se dividem em sociedades de capital fechado ou de capital aberto. Então temos:
As S/As de capital fechado não permitem que as suas ações estejam disponíveis para comercialização no mercado da bolsa de valores, por exemplo. Os recursos ficam limitados apenas a um grupo reservado de acionistas, ou seja, os sócios da empresa.
As S/As de capital aberto possuem uma autorização especial para negociar suas as suas ações nas bolsas de valores e nos mercados de balcão, abrindo assim os seus recursos junto ao público. Essa atividade é regulamentada pela CVM.
6) Quais são os elementos que motivam uma companhia abrir o seu capital?
O objetivo aqui é analisar os motivos da abertura de capital, propondo conceitos envolvidos, vantagens e desvantagens e a manutenção da condição de companhia aberta. um meio de financiamento através da emissão de ações, ou seja, aumentando o capital próprio, via novas inversões dos antigos sócios e principalmente através da admissão de novos sócios. É uma fonte de recursos que não possui limitação. Enquanto a empresa tiver projetos viáveis e rentáveis encontrará investidores com interesse de financiá-los.
7) Defina oferta pública, subsequente e de aquisição.
As Ofertas Pública é o processo em que as empresas colocam os chamados títulos de valores mobiliários para venda junto ao público em geral. Esses valores mobiliários podem ser Ações, Fundos Imobiliários, Debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e outros tipos de ativos.
A oferta subsequente das ações de uma companhia é feita de maneira muito semelhante a qualquer emissão de papéis por parte da empresa. No entanto, como já mencionamos, ela só pode ter IPO uma única vez.
Basicamente, uma Ofertas Pública de Aquisição (OPA) é a etapa que ocorre quando uma empresa deseja fechar o seu capital. Ela acontece quando o acionista majoritário (ou controlador) quer aumentar o controle total sobre o negócio. Para isso, ele precisa comprar os papéis dos acionistas minoritários.
8) Defina Governança Coorporativa e seus princípios básicos. 
 Governança Corporativa , definida como um sistema pelo qual organizações são dirigidas e controladas, com base em princípios que visam a uma gestão com integridade, justiça, transparência e com o cumprimento da legislação pertinente.
O IBGC define como quatro os princípios da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Eles são considerados essenciais, pois garantem uma gestão empresarial íntegra e sem práticas ilícitas, além da proteção dos interesses dos stakeholders internos e externos.
10) Quais são os segmentos de governança coorporativa na B3?
Com mais de 300 empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira, as ações são divididas em diferentes níveis de governança corporativa, ou seja, separadas de acordo com suas regras de responsabilidade e transparência com os investidores. Os segmentos especiais de listagem da B3 – Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1 – foram criados no momento em que percebemos que, para desenvolver o mercado de capitais brasileiro, era preciso ter segmentos adequados aos diferentes perfis de empresas.
Todos esses segmentos prezam por regras de governança corporativa diferenciadas. Essas regras vão além das obrigações que as companhias têm perante a Lei das Sociedades por Ações (Lei das S.As.) e têm como objetivo melhorar a avaliação daquelas que decidem aderir, voluntariamente, a um desses segmentos de listagem.
11) Explique o termo Relação com Investidores. 
Relações com Investidores é um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Jurídica, Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais integrando a comunidade financeira nacional ou internacional.
12) Quais os objetivos de um departamento de RI?
Relações com investidores (RI) é um departamento presente em empresas de capital aberto — aquelas com ações negociadas na B3, bolsa de valores brasileira. A atividade do profissional de RI busca gerenciar adequadamente as expectativas do mercado e construir a credibilidade da companhia. O papel da área de relações com investidores vai muito além do que costuma aparecer em descrições funcionais e definições estritamente regulatórias. Para esclarecer as responsabilidades e as atividades do departamento de RI, é preciso entender a visão estratégica e os pilares funcionais que definem o seu papel dentro de uma companhia.
 13) Por que o profissional de RI é considerado uma comunicação de mão dupla?
A comunicação é inata ao ser humano,por isso, se faz presente em todas as esferas sociais, seja entre amigos e familiares ou entre empresas e clientes. E é justamente por estar tão enraizada na vida em sociedade que a importância da comunicação de mão dupla se faz quase que obrigatória nas empresas.
Cabe ao departamento de RI desenvolver os processos para divulgação de informações obrigatórias ou adicionais sobre a companhia. O conteúdo mínimo de informações a serem divulgadas deve obedecer as determinações regulatórias, mas a boa prática recomenda (e o mercado normalmente exige) que informações adicionais sejam divulgadas voluntariamente, para melhorar o posicionamento competitivo da companhia dentro da perspectiva de portfólio descrita anteriormente.

Continue navegando

Outros materiais