Buscar

A1%20-%20Gestão%20do%20Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO:
	Gestão de Recursos Humanos
	Sissiliana Vilchez
	
	
	
	
	TURMA:
	GRH0501N
	VISTO DO COORDENADOR
	PROVA
	TRAB.
	GRAU
	RUBRICA DO PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	Gestão do Conhecimento
	AVLIAÇÃO REFERENTE:
	A1 X
	A2 ☐
	A3 ☐
	PROFESSOR:
	Jimmy Corrêa
	MATRÍCULA: 
	171201515
	Nº NA ATA:
	
	DATA:
	De 06/04 a 13/04 (às 23:00 horas)
	 NOME DO ALUNO:
	KARLA CRISTINA ARAUJO GOULART 
	UNIDADE:
	CLASSROOM 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
	Clareza
	Até 0,5 ponto
	As ideias são apresentadas de forma clara. Boa redação - não utilização de gírias ou jargões populares, pontuação adequada, fluidez do texto, etc. 
	0,5
	Linha de raciocínio
	Até 0,5 ponto
	A prova segue uma linha de raciocínio com aderência ao tema, questionamento proposto com boa linha de argumentação e raciocínio que se encadeie e complemente cobrindo lacunas de entendimento. 
	0,5
	Coerência com as orientações
	Até 0,5 ponto
	O trabalho responde às questões propostas pelo enunciado da atividade. Se a atividade está dividida em questões: responder por questões.
Outro item que se enquadra aqui é o número mínimo e máximo de páginas que devem seguir ao estipulado nas regras da atividade original de cada professor. 
	0,5
	Embasamento no conteúdo
	Até 0,5 ponto
	A argumentação é sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina e nos debates dos fóruns.
	0,5
	Aqui podem ser utilizadas diversas formas de fontes externas e/ou do material de apoio para complementação. Figuras, tabelas, dados, estatística, citações de outros autores sobre um conceito específico, trechos de reportagens, etc. Conteúdo mais técnico, em contexto diferente da exemplificação.
	
Observações: 
· Respeitar o número mínimo de linhas solicitadas para cada questão.
· O aluno deverá preencher seus dados na prova, baixar este arquivo e responder as questões e anexar o arquivo no formato em Word no local inserido no Google Classroom e no período assinalado no cabeçalho.
· Se houver respostas com plágio, ou seja, questões copiadas e coladas, inclusive mudando algumas palavras, será atribuída nota zero na questão.
· Fazer a Avaliação em Times News Roman, com fonte 12 e alinhamento justificado.
· Questões com respostas idênticas dos colegas serão atribuídas nota zero.
· Esta prova vale 8,0 (oito) pontos, tendo em vista que a Atividade Prática Supervisionada valerá 2,0 (dois) pontos.
· Esta prova possui 4 (quatro) questões, valendo 2 (dois) pontos para cada.
1ª Questão (Valor: 2,0 pontos): Manuel Castells, sociólogo espanhol, autor do clássico A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, editado em português em 1999, defende o termo capitalismo informacional. Castells sustenta o nascimento de um novo modo de desenvolvimento, informacional, proporcionado pelas tecnologias informacionais, cuja fonte de produtividade é a tecnologia de geração de conhecimento, de processamento de informações e de comunicação de símbolos (CASTELLS, 1999). 
O autor destaca que, embora conhecimento e informação sejam elementos cruciais em todos os modos de desenvolvimento (mesmo nas sociedades industrial e agrícola), “o que é específico ao modo informacional de desenvolvimento é a ação de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos como fonte principal de produtividade.” (CASTELLS, 1999, p. 35). Fonte: CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura Vol. 1 - O Poder da Identidade. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1999.
Pelo texto, nota-se claramente que uma informação altamente precisa necessita de maior tempo para estar disponível. 
Nesse sentido explique os seguintes processos de informações: captura e liberação da informação. No mínimo quatro linhas para cada processo.
Respostas: 
Processo de captura: É o processo que envolver atividades de acompanhamento do ambiente; classificando as informações em um estrutura importante. Colocando todas as informações levantadas em forma de um documento.
Processo de Liberação: É o momento onde as informações já foram levantadas, analisadas e verificadas de acordo com sua veracidade e relevância e já pode passar para a organização. Assim ela vai poder ser colocada na melhor estratégia para a transmissão. 
2ª Questão (Valor: 2,0 pontos): A valorização do conhecimento é uma forte base para a competitividade e a superação da concorrência. O crescimento exponencial das inovações tecnológicas, bem como dos sistemas de informações que aproximaram o relacionamento cliente empresa, criaram a mudança de vários valores dentro das organizações, com o advento da sociedade do conhecimento.
Segundo Terra (2005), cabe ao gestor de Recursos Humanos atuar em três grandes e importantes níveis, quanto a adoção da gestão do conhecimento: atuar abertura de horizontes para o nível executivo, na educação da gerência e na instrução da linha de frente. Fonte: TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do Conhecimento – O grande desafio Empresarial. – São Paulo: Negócio Editora, 2005.
Nesse sentido, explique a atuação do gestor de pessoas como educador e como facilitador.
Respostas:
Educador: Um gestor de pessoas é capaz de mobilizar a equipe em torno do negócio da empresa. Quando um gestor entende que as pessoas não chegam prontas para atuarem e interagirem na busca de soluções, ele assume o papel de "gestor educador" que orienta e acompanha a evolução da sua equipe. 
Facilitador: Um gestor que se coloca a serviço da equipe para que os objetivos sejam alcançados e projetos concluídos. Sua principal função é conectar as pessoas, aumentar a sua consciência através de praticas constantes de feedback e remover as barreiras que impedem de entregar o resultado.
No mínimo cinco linhas para cada processo.
3ª Questão (Valor: 2,0 pontos): No momento atual com alta competitividade em praticamente todos os seguimentos da economia, surge uma crescente demanda pela contratação de gestores do conhecimento. Isso em todas as áreas de especialização. Este cenário, sem dúvidas, vai ao encontro das necessidades dos tempos modernos. 
Esses profissionais do conhecimento tem um altamente relevante na economia, por agregarem valor nas organizações.
Como reflexo disto, houve empresas como, por exemplo, o Facebook, a Google, a Microsoft, dentre tantas outras, independente do porte a requisitarem por estes profissionais. Nesse sentido, tornou-se imprescindível a contratação de Trabalhadores do Conhecimento.
A partir da leitura do texto, disserte em no mínimo oito linhas a importância do trabalhador do conhecimento para as organizações.
Resposta: 
O trabalhador do conhecimento ele contribui para a produtividade da empresa por meios intelectuais. Ele tem uma alta capacidade de resoluções de problemas organizacionais, soluções corporativas, entre outras. Como por exemplo, o ambiente virtual; ele vai criar ou aumentar uma venda em redes sociais, divulgar uma marca, pessoa ou uma campanha. O trabalhador do conhecimento é altamente especializado, por este motivo contribui para o alcance de objetivos da organização ou de certos departamentos. 
4ª Questão (Valor: 2,0 pontos): Os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, da Universidade de Hitotsubashi, em Tóquio, Japão, autores do clássico Criação do Conhecimento na Empresa, editado em português em 1997, conceberam a espiral do conhecimento, também conhecida como modelo SECI, uma das mais conhecidas e citadas teorias sobre a Gestão do Conhecimento, para apresentar o processo de interação entre o conhecimento explícito e o conhecimento tácito (TAKEUCHI; NONAKA, 2008). 
Sobre os ativos intangíveis de uma organização, considere as afirmações a seguir mencione quais os itens CORRETOS, justificando sua resposta em até cinco linhas.
I. Uma marca pode ser analisada na forma de um ativo intelectual, por apresentar uma rede de relacionamentos exteriores à empresa, além de facilitar a gestão do conhecimento pela empresa.
II. As atividades relacionadas ao conhecimento são altamente cognitivas e, por sua tipicidade, são análogas às práticas de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa, pois também acarretam conhecimentode valor organizacional.
III. O capital intelectual é de suma relevância para a gestão do conhecimento organizacional, sendo este composto pelos conhecimentos explícito e tácito, além da rede de relacionamentos referentes aos ambientes interno e externo da empresa.
Nesta questão não há itens a serem assinalados. Ou seja, aqui você irá responder, qual (quais) a opção (opções) estão corretas, justificando em seguida num texto único de até cinco linhas seu posicionamento.
Resposta: 
III - O capital intelectual consiste em um conjunto de conhecimentos e informações, ou seja, as habilidades intelectuais do capital humano, onde possibilita a análise dos ambientes internos e externos da organização para o alcance dos objetivos organizacionais.

Outros materiais