Buscar

Função dos hormônios sexuais masculinos

Prévia do material em texto

FUNÇÃO DOS HORMÔNIOS SEXUAIS MASCULINOS
· Eles são hormônios esteróides produzidos pelos testículos.
· São eles: testosterona, diidrotestosterona (é formado nos tecidos periféricos e possui maior efeito biológico) e androstenediona. 
· Os hormônios sexuais masculinos são lipofílicos e não são armazenados na célula. Eles vão se difundir para o meio extracelular por diferença de concentração (do mais concentrado para o menos concentrado), por difusão passiva ou simples. No sangue, vão se ligar às proteínas plasmáticas (albumina e SHBG) A célula alvo pode ser qualquer célula do organismo, pois todas têm receptores de testosterona. 
· Os efeitos primários estão relacionados com o desenvolvimento da parte fenotípica sexual (diferenciação sexual), genitália interna e externa.
· Os caracteres sexuais secundários estão associados à puberdade, virilização, desenvolvimento muscular e ósseo (anabolismo), efeito pró-mitótico (pode ser cancerígeno), estímulo à eritropoiese.
· Praticamente todas as células do corpo tem receptores para a testosterona.
· Existe um outro grupo de andrógenos (sinônimo de hormônio sexual masculinos) que são produzidos na parte cortical da suprarrenal, mais precisamente na zona reticular do córtex em ambos os sexos. São eles: DHEA e androstenediona.
· A liberação dos andrógenos pelo córtex da suprarrenal acontece após o estímulo do ACTH.
· Imagem: como os hormônios vão ser operados. O colesterol é o precursor dos hormônios esteroides, e é oriundo da alimentação. Uma vez disponibilizado, ele entra na síntese de vias metabólicas, gerando os produtos. 
· A progesterona vai ser formada pela disponibilização do LDL, e pode ser convertida a mineralocorticoides, glicocorticoides ou a testosterona. 
· A testosterona vai gerar DHT pela ação da 5-alfa-redutase. Quando aromatizada, forma o estradiol (isso acontece mais em mulheres).
· A 5alfa-redutase está presente em todos os tecidos do corpo. 
· Os hormônios sexuais masculinos atuam em receptores que tem efeito intranuclear, induzindo a transcrição gênica para a síntese de proteínas (anabolismo proteico). 
EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE – TESTÍCULO
· Tudo começa no hipotálamo, relacionado ao sistema límbico, à emoção. Assim, o emocional pode influenciar na liberação.
· O GnRH estimula a liberação de FSH e LH pela adeno-hipófise, não em forma de pulsos, como nas mulheres, porém de forma contínua. Eles agem nos testículos (glândula alvo).
· O FSH estimula as células de Sertoli a estimular a espermatogênese e o LH estimula as células de Leydig a secretar testosterona.
· A testosterona atravessa a membrana e cai na corrente sanguínea, fazendo a sinalização parácrina e consequentemente os efeitos secundários (espermatogênese e etc). Ela se liga a proteínas carreadoras como a albumina e a SHBG para o transporte plasmático.
· Uso exógeno de testosterona: pode levar a uma atrofia do eixo HH devido à supressão exercida pelo feedback negativo. A degradação ativa desses compostos no fígado também facilita a instalação de tumores hepáticos.
· A testosterona, assim como o estradiol, é um hormônio pró-mitótico, sendo potencialmente cancerígeno (câncer de próstata e câncer de mama) = a terapia hormonal dever ser muito bem avaliada previamente.
SECREÇÃO, METABOLISMO E BIOQUÍMICA DOS HORMÔNIOS MASCULINOS
· Androgênios são hormônios capazes de promover e manter características secundárias masculinas.
· Testosterona: é o mais abundante da corrente sanguínea.
· Diidrotestosterona: possui ação mais potente do que a testosterona. 
· Androstenodiona e DHEA (produzido na suprarrenal). 
· São 5 etapas da síntese de testosterona. 
TRANSPORTE E METABOLISMO
· Cerca de 98% da testosterona circulante fica ligado as proteínas plasmáticas.
· TRANSPORTE: Ocorre por associação com proteínas plasmáticas: proteína ligadora de hormônios sexuais (SHBG) e a albumina.
· METABOLISMO: glicuronídeo de testosterona e 17-cetoesteróides.
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA TESTOSTERONA
· Diferenciação sexual;
· Promoção e e manutenção da espermatogênese;
· Inibição do desenvolvimento mamário;
· Efeito anabólico sobre os músculos;
· Efeito anabólico sobre a medula óssea;
· Alongamento das cordas vocais;
· Indução enzimática e regulação da síntese protéica hepática;
· Libido.
· Desenvolvimento embrionário da próstata e crescimento e atividade na vida adulta;
· Regulação da secreção de gonadotrofinas - GnRH;
EFEITOS FISIOLÓGICOS DHT 
· Amadurecimento da genitália;
· Maturação sexual na puberdade;
· Desenvolvimento embrionário da próstata e crescimento e atividade na vida adulta;
· Atividade das glândulas sebáceas;
· Crescimento de pêlos corporais
· Indução enzimática e regulação da síntese protéica hepática;
· Libido.
O FÍGADO NA TRANSFORMAÇÃO DO METABOLISMO DOS FÁRMACOS
· Indução enzimática no fígado: a degradação dos andrógenos pelo fígado acontece em fases.
· A fase 2 é considerada mais importante, pois é quando os esteróides são transformados em compostos hidrossolúveis.
· Para que essa reação ocorra, alguns resíduos de ácido glicurônico são liberados. Esses hormônios são agora hidrofílicos, podendo ser eliminados na urina. 
· Sua excreção é mais fácil dessa forma, pois dificulta seu retorno pelas membranas biológicas sem que haja um transporte ativo.
· Portanto, uma forma de avaliação de um possível doping é através do exame de urina. Ele irá conter os resíduos do ácido glicurônico em grande quantidade, se o uso de esteróides exógenos for feito previamente.
· Degradação dos andrógenos: é feita pelo fígado, interrompendo seus efeitos biológicos.
· Algumas patologias hepáticas podem resultar no excesso de andrógenos devido a degradação ineficiente. Um exemplo é a ginecomastia nos homens com alguma disfunção hepática.
· A degradação ineficiente de andrógenos (e também de estradiol resultante da aromatização da testosterona) tem como consequência o acúmulo de estradiol e a apresentação de alguns caracteres femininos (ginecomastia).
· Algumas drogas que necessitam de metabolização hepática para serem ativadas também se tornam ineficazes, pois essa metabolização não está acontecendo de forma correta.
CASO CLÍNICO
Wadton, 16 anos é um adolescente que se angustiava devido ao fato de ser mais magro que os demais colegas do colégio e por sofrer brincadeiras de mau gosto e até apelidos pejorativos. Começou a fazer musculação com 14 anos, mas achou que estava demorando muito para ficar forte. Escutou falar que se utilizasse hormônios masculinos injetáveis teria um crescimento e força musculares maiores e muito mais rápido.Como ele sabia que já tinha hormônios masculinos achou que não iria fazer mal.Iniciou uso de durateston uma ampola intramuscular de 15/15 dias e ganhou em 30 dias, 6 centímetros de braço e 10 centímetros de tórax. Gostou do resultado e resolveu continuar. Após 6 meses observou diminuição do volume testicular e do volume do ejaculado
Questões:
1. Como você explica o ganho de massa muscular de Wadton em um período tão curto de tempo? Dentro da sua resposta destaque os processos bioquímicos que são diretamente relacionados a esse evento. Ao fazer uso de Durateston, um anabolizante análogo à testosterona, haveria a indução para a formação de fibras musculares (actina e miosina) gerando hipertrofia do músculo. 
1. Explique o mecanismo de ação da droga utilizada por Wadton. Após a aplicação, os compostos do Durateston serão transportados pela corrente sanguínea como mensageiros na forma livre ou combinada a moléculas transportadoras, como a albumina, por exemplo. Após isso, entrarão na célula se ligando ao receptor androgênico, aumentando o metabolismo celular, levando a migração para o núcleo celular. No núcleo celular, acontecerá a síntese proteica que gera a hipertrofia muscular.
1. Liste e Explique os principais efeitos colaterais que Wadton pode apresentar com o uso contínuo dessa droga. Neoplasias - por induzir a síntese proteica, a administração de androgênicos pode acelerar o desenvolvimento de neoplasias. 
Cardiopatias - As células musculares cardíacas possuem afinidade a testosterona,semelhante à das células musculares, podendo gerar hipertrofia da musculatura cardíaca.
Alterações Hepáticas - o uso de anabolizantes leva a hepatomegalia e também leva a indução hepática, com a ativação de enzimas pode provocar câncer com o aumento da taxa de proliferação dos hepatócitos e fibroblastos, o que pode gerar até ginecomastia, isso acontece pela lesão hepática que não degrada o excesso de estrógenos.
1. Explique como o uso dessa droga pode influenciar nos efeitos de outros medicamentos. O uso de hormônios promove a indução hepática, o que acaba fazendo com que o processo de degradação de outros medicamentos seja acelerado. Se a metabolização hepática estiver deficiente, a degradação dos outros medicamentos será prejudicada, podendo causar acúmulo deles no organismo. 
1. Estabeleça uma relação entre uso contínuo dessa droga e o desenvolvimento de infertilidade. O uso contínuo dos esteróide exógenos pode causar supressão e consequente hipotrofia ou atrofia do eixo hipotalâmico-hipofisário e também dos testículos devido ao feedback negativo induzido pela alta concentração do hormônio. Depois que o consumo exógeno se encerrar, a produção endógena estará prejudicada, visto que foi suprimida previamente. A atrofia testicular, ao atingir as células de sertoli, prejudica a espermatogênese, podendo levar a infertilidade.

Continue navegando