Buscar

Simulado de Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Três conseqüências da poluição atmosférica são a destruição da camada de ozônio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas ácidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C são, respectivamente,
	
	
	
	
	dióxido de carbono, dióxido de enxofre e clorofluorcarbono (CFC)
	
	
	Monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de carbono
	
	
	dióxido de enxofre, dióxido de carbono e clorofluorcarbono (CFC)
	
	
	clorofluorcarbono (CFC), dióxido de carbono e dióxido de enxofre.
	
	
	clorofluorcarbono (CFC), dióxido de enxofre e dióxido de carbono
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Em qual documento da década de 1980 foi firmado o conceito de desenvolvimento sustentável?
	
	
	
	
	Carta da Terra
	
	
	Relatório Brundland
	
	
	Agenda 21
	
	
	Carta de Ottawa
	
	
	III Relatório do Clube de Roma
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A Conferência de Estocolmo é resultado da luta anterior de muitos ambientalistas e pesquisadores para a necessidade de uma discussão mais abrangente sobre a importância da ação da população perante o meio ambiente. Ela foi após uma outra conferência, voltada somente para especialistas. Qual é esta conferência anterior?
	
	
	
	
	Conferência sobre Analfabetismo Ambiental
	
	
	Rio +20
	
	
	Rio-92
	
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	Conferência da Biosfera
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A _________________é um fator é inerente à educação ambiental. Se os problemas ambientais são muito complexos e são causados pelos modelos de desenvolvimento adotados até hoje, suas soluções dependem de diferentes saberes, de pessoas com diferentes formações voltadas para o objetivo comum de resolvê-los. Qual alternativa completa a frase?
	
	
	
	
	frequencia na escola de ensino médio
	
	
	interdisciplinaridade
	
	
	relatividade
	
	
	análise pública municipal
	
	
	aquisição de conhecimento científico específico
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Por seu turno, o ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _______________________________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
	
	
	
	
	um regime de uso do meio mais aberto
	
	
	uma prática mais agressiva para o desenvolvimento do país
	
	
	um desenvolvimento tecnológico mais acelerado
	
	
	uma ordem pública
	
	
	uma ética da sustentabilidade
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
	
	
	
	
	É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
	
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
	
	
	Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
	
	
	O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
	
	
	Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi estabelecido pelas ONGs e movimentos sociais durante a Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 (Rio-92). Este tratado propõe princípios para planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental. NÃO É um destes princípios:
	
	
	
	
	Facilitar a cooperação mútua e equitativa nos processos de decisão.
	
	
	Ter enfoque interdisciplinar e holístico.
	
	
	Entender a Educação Ambiental como um ato político.
	
	
	Potencializar o poder das diversas populações na condução de seus próprios destinos.
	
	
	Dar aos empresários o papel de liderança nos avanços sociais.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Sobre interdisciplinaridade em educação ambiental, podemos dizer que:
	
	
	
	
	É o processo independente de ensino das disciplinas no âmbito escolar, respeitando a individualidade e particularidade de cada disciplina, a fim de que os alunos possam aprimorar sua visão compartimentalizada do mundo.
	
	
	É o processo que envolve o trabalho independente das disciplinas, objetivando a formação compartimentalizada do aluno.
	
	
	É o processo que envolve o trabalho independente das disciplinas, com o objetivo de intensificar cada vez mais a fragmentação do ensino.
	
	
	É o processo que envolve a integração e o engajamento de educadores em um trabalho em conjunto, onde observa-se a interação entre as disciplinas e a interação destas com a realidade, com o objetivo de superar a fragmentação do ensino.
	
	
	É o processo que não envolve a integração e o engajamento de educadores em um trabalho em conjunto, com o objetivo de aumentar a fragmentação do ensino.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		A vida no planeta é altamente organizada, obedece a um espectro biológico que abrange também o ser humano, ainda que algumas visões de mundo contemporâneas possam se afastar mais ou menos desse entendimento. A respeito do papel da escola em relação ao meio ambiente, observe o trecho a seguir:
O surgimento e intensificação de doenças relacionadas à poluição e degradação ambiental evidencia a necessidade de se abordar melhor a relação entre ser humano e ambiente natural. A esse respeito, um professor de ensino médio resolve apresentar cenas do cotidiano brasileiro e usar uma abordagem de crítica à paisagem urbana, além de conscientizar a própria população como corresponsável, mesmo em espaços urbanos periféricos.
A esse respeito, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
	O professor está errado, pois corresponsabilizar populações carentes sempre leva a um confrontamento, o que impossibilita o diálogo.
 
	
	
	O professor pode estar correto, caso aborde o tema fora do espaço escolar, já que a escola não pode permitir abordagens como crítica aos costumes e responsabilidade cidadã.
 
	
	
	O professor pode estar errado, caso sugira que a epidemia de doenças decorrentes de poluição possa ser evitada ou mitigada com mudanças no modo de vida, produção e consumo.
 
	
	
	O professor pode estar correto, caso aborde o tema envolvendo, dentre outros aspectos, as alternativas de aprimoramento do convívio urbano e entre ser humano e ambiente natural.
 
	
	
	O professor pode estar errado, caso a escola em que leciona esteja inserida em região periférica e seja pública, pois, nesses casos, a abordagem da transformação social deve se dar pela via da capacitação e treinamento profissional.
 
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Um dos temas ambientais de maior relevância na atualidade é a questão dos resíduos sólidos. A esse respeito, analise as afirmativas:
I - A educação ambiental não deve tratar das alternativas técnicas de gestão de resíduos sólidos urbanos, uma vez que não se trata de tema político, fugindo de seu escopo de transformação social. 
II - Na questão dos resíduos sólidos, é relevante trabalhar a importância da adaptação das cadeias produtivas, para que se desenvolvam materiais e processos mais adequados à redução de consumo, reutilização e reciclagem de materiais.
III - Ao abordar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, o educador ambiental pode incorporar reflexões sobre a necessidade de redução do consumismo,de um lado, com o aprendizado de conceitos técnicos que ajudem os educandos a compreender melhor os processos industriais, de outro lado.
A esse respeito, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
	Somente I é verdadeira, e III é falsa porque o educador ambiental não deve incorporar aspectos políticos como a redução do consumismo em sua abordagem do tema.
 
	
	
	Somente I é verdadeira, e II é falsa porque a adaptação das cadeias produtivas deve envolver processos, e não novos materiais.
 
	
	
	Somente II e III são verdadeiras, e I é falsa porque o educador ambiental deve abordar também conteúdos técnicos.
	
	
	Somente I e II são verdadeiras, e III é falsa porque o educador ambiental não deve incorporar aspectos políticos como a redução do consumismo em sua abordagem do tema.
 
	
	
	Somente II é verdadeira, e III é falsa porque o educador ambiental não deve incorporar aspectos técnicos em sua abordagem do tema.

Continue navegando