Buscar

AV discursiva Anatomia e Fisiologia Humanas (PSI23)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Anatomia e Fisiologia Humanas (PSI23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669102) ( peso.:4,00)
	Prova:
	34331561
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema esquelético humano é formado por 206 ossos distribuídos pela cabeça, pescoço, tórax, abdômen e membros superiores e inferiores. Eles apresentam diversas formas e tamanhos, que variam de acordo com a função desempenhada e local em que se encontram. Assim, os ossos sofreram uma classificação de acordo com a forma. Com relação à classificação baseada na forma dos ossos, cite, explique e exemplifique três tipos de ossos.
	Resposta Esperada:
Ossos longos: são os ossos que apresentam o comprimento maior que a espessura e a largura. Exemplo: tíbia, fêmur, fíbula.
Ossos irregulares: são os ossos que não apresentam uma caracterização bem definida. Exemplo: ossos da vértebra.
Ossos curtos: são os ossos em que as três dimensões (espessura, largura e comprimento) se equivalem. Exemplo: ossos do tarso, do carpo.
Ossos planos ou laminares: são ossos em que a largura e comprimento prevalecem sobre a espessura. Exemplos: ossos do crânio, do quadril, escápula.
Ossos pneumáticos: são ossos com orifícios em seu interior. Seu volume predomina sobre seu peso. Exemplo: ossos etmoide, esfenoide.
Ossos alongados: são ossos que, embora longos, não apresentam canal medular e são achatados. Exemplo: costela.
	2.
	Um neurônio é uma célula responsável pelo recebimento e condução dos impulsos nervosos, é graças a eles que podemos reagir aos estímulos do ambiente. Identifique na figura a seguir o corpo celular, os dendritos e os axônios e descreva suas funções.
	
	Resposta Esperada:
Corpo celular é a zona estrutural do neurônio. Nele podem ser encontrados o núcleo, o citoplasma, as organelas e o citoesqueleto.
Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, funcionando, portanto, como "antenas" para o neurônio.
Os axônios são prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Os axônios podem se ramificar e essas ramificações são chamadas de colaterais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando