Buscar

Prévia do material em texto

Paulo Ricardo Aguiar
Contração Muscular e Seus Processos Fisiológicos e Anatômicos
Contração muscular como o próprio nome já diz é processo de encurtamento da célula muscular, através de reações químicas, fisiológicas e anatômicas, músculos são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração  avermelhada das fibras musculares se deve à mioglobina, proteína semelhante à hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos, que cumpre o papel de conservar algum O2 proveniente da circulação para o metabolismo oxidativo.Os músculos representam 40-50% do peso corporal total. 
Fisiologicamente a contração do músculo esquelético ocorre nas seguintes etapas:
Um potencial de ação trafega ao longo de um nervo motor até suas terminações nas fibras,musculares; Em cada terminação, o nervo secreta uma pequena quantidade de substância neurotransmissora, a acetilcolina; Essa acetilcolina atua sobre uma área localizada na membrana da fibra muscular, abrindo numerosos canais acetilcolina-dependentes dentro de moléculas protéicas na membrana da fibra muscular; A abertura destes canais permite que uma grande quantidade de íons sódio flua para dentro da membrana da fibra muscular no ponto terminal neural. Isso desencadeia potencial de ação na fibra muscular; O potencial de ação cursa ao longo da membrana da fibra muscular da mesma forma como o potencial de ação cursa pelas membranas neurais; O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também passa para profundidade da fibra muscular, onde o faz com que o retículo sarcoplasmático libere para as miofibrilas grande quantidade de íons cálcio, que estavam armazenados no interior do retículo sarcoplasmático; Os íons cálcio provocam grandes forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que eles deslizem entre si, o que constitui o processo contrátil; Após fração de segundo, os íons cálcio são bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático, onde permanecem armazenados até que um novo potencial de ação chegue; essa remoção dos íons cálcio da vizinhança das miofibrilas põe fim à contração.O mecanismo da contração muscular será demonstrado a teoria dos filamentos deslizantes, uma série de hipóteses é admitida para explicar como os filamentos deslizantes desenvolvem tensão e encurtam-se, uma delas é a seguinte:
1) Com o sítio de ligação de ATP livre, a miosina se liga fortemente a actina;
2) Quando uma molécula de ATP se liga a miosina, a conformação da miosina e o sítio de ligação se tornam instáveis liberando a actina;
3) Quando a miosina libera a actina, o ATP é parcialmente hidrolizado (transformando-se em ADP) e a cabeça da miosina inclina-se para frente;
4) A religação com a actina provoca a liberação do ADP e a cabeça da miosina se altera novamente voltando a posição de início, pronta para mais um ciclo.
Anatomia do músculo esquelético 
Os músculos esqueléticos são compostos de fibras musculares que são organizadas em feixes, chamados de fascículos. Os miofilamentos compreendem as miofibrilas, que por sua vez são agrupadas juntas para formar as fibras musculares. Cada fibra possui uma cobertura ou membrana, o sarcolema, e é composta de uma substância semelhante a gelatina, sarcoplasma. Centenas de miofibrilas contráteis e outras estruturas importantes, tais como as mitocôndrias e o retículo sarcoplasmático, estão inclusas no sarcoplasma. A miofibrila contrátil é composta de unidades, e cada unidade é denominada um sarcômero. 
Fonte: site descomplica
Anatomicamente a contração muscular ocorre da seguinte maneira após o processo fisiológico de estimulação do músculo a celular muscular se contrair, através de cada sarcômero que forma os musculos eles são delimitados pela banda Z um dentro de cada sarcômero estão presentes a actina e miosina no ato da contração muscular ocorre o deslizamento da actina e miosina fazendo uma união delas que fecha o ciclo de contração.
Referencias:
FERREIRA, Alice Teixeira. Fisiologia da Contração muscular.< http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2005/RN%2013%20SUPLEMENTO/Pages%20from%20RN%2013%20SUPLEMENTO-15.pdf> Acesso em 23 de abr.2020.
LEVY, José Antonio. MECANISMO DA CONTRAÇÃO MUSCULA.< http://www.scielo.br/pdf/anp/v18n3/05.pdf> Acesso em 23 de abr.2020.

Mais conteúdos dessa disciplina