Buscar

Paper Cauterização e Queratinização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
QUERATINIZAÇÃO E CAUTERIZAÇÃO
Acadêmicos: 
Alexandra dos Passos Groth
Ellen Pereira Santos dos Borges Santos
Giseli Amaral Santos Dinon
Nilma dos Santos Butzge
Patrícia Amaral Santos Sell
Tutor: Julie Migotto
1. INTRODUÇÃO
	O objetivo deste trabalho é demonstrar como as técnicas de queratinização e cauterização podem ajudar a reconstruir e hidratar os fios capilares.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	 Para a realização dos tratamentos estéticos capilares são utilizados vários agentes de tratamentos químicos como tinturas, descolorações e alisamentos, que interagem com os diversos tipos de cabelo de forma a melhorar sua aparência estética. Entretanto, esses produtos geralmente promovem algum grau de dano que compromete a estrutura da fibra capilar (NAKAMO, 2006). 
 Além desses produtos que podem causar danos a fibra capilar, o cabelo é constantemente exposto a agentes externos, por meio da exposição solar, poluição, água de mar ou piscina e a exposição a altas temperaturas de secadores e pranchas (COLENCI, 2007).
 Atualmente existe uma grande variedade de cosméticos no mercado que promete a reestruturação da fibra capilar, devolvendo elementos fundamentais para o cabelo, principalmente a queratina, que se perdeu durante os processos químicos (CRUZ et al, 2009). 
 Esses produtos são nomeados comercialmente de queratinização, cauterização, plástica capilar, cristalização entre outros, onde os rótulos apresentam ativos semelhantes à composição da fibra capilar, como a queratina, lipídios, aminoácidos e vitaminas (BATISTA, 2008).
Segundo BATISTA (2008), “O principal objetivo desses produtos cosméticos é tratar os cabelos de maneira a causarem um efeito final estético que será percebido pelo consumidor como um cabelo saudável, que apresente brilho e condicionamento”
 Diariamente os cabelos são lavados e condicionados, mas não é 
 suficiente para restaurar a aparência e textura naturais dos fios.
 Mais a ação da química de permanentes, clareamentos excessivos, 
 colorações, secadores de cabelo, prancha de alisamento e exposição ao 
 sol, ar poluição, alteram o pH dos fios causando danos maiores. 
 Esses danos necessitam serem reparados através de hidratações 
 capilares e cauterização, inclusive a cauterização por queratinização. 
 (HALAL, 2012) 
A queratina quando presente em produtos cosméticos para cabelos apresenta baixo peso molecular, sua fixação é elevada. Repara danos na cutícula, fornecendo aminoácidos e auxiliando na hidratação, auxilia na restauração das regiões onde houve rompimento da cadeia peptídica causadas por agentes químicos e físicos, penetra facilmente na cutícula proporcionando brilho, restauração, hidratação e condicionamento (REBELLO, 2005; SOUZA; JUNIOR, 2006)
Imagem : Cabelo saudável X cabelo danificado / Fonte: belezadamulher.com
 A foto acima demonstra a estrutura de um cabelo saudável, com suas cutículas alinhadas, em contraste com um cabelo danificado, onde as cutículas estão desalinhadas e danificadas, tornado o cabelo opaco e quebradiço.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	 Verificando os aspectos práticos dos dois processos observamos que essas duas técnicas reconstroem a fibra capilar por meio de doses de queratina (proteína que compõem estrutura dos fios).
 A cauterização consiste em aplicar a queratina, selar com chapa, incorporando-a ao fio, as vezes pode acontecer de o processo deixar os cabelos selados e recuperados, mas com aspecto áspero. Já a queratinização é um avanço da cauterização, pois além de recuperar, ainda utiliza uma serie de cremes hidratantes e máscaras capilares ricos em colágenos e elastina, que repõem o manto hidrolipídico dos fios, deixando-os saudáveis e macios.
 Independente dos processos, querantina em excesso podem deixar os cabelos rígidos, fazendo com que se quebrem facilmente. É aconselhável uma pausa de no mínimo três meses entre uma aplicação é outra. Outra dica é fazer uma cauterização ou uma queratinização após o processo químico, reconstruindo a agressão causada.
4. REFERÊNCIAS
	NAKAMO, A. N. Comparação de danos induzidos em cabelos de três etnias por diferentes tratamentos. 2006. Dissertação. (Mestrado). Campinas. Disponível em: http://chipre.iqm.unicamp.br/~ines/TesesGrupo/DissetacaoAdelinoNakano.pdf>
COLENCI, A. V. P. Efeito de uma formulação contendo o biopolímero quitosana sobre a fibra capilar caucasiana. 2007. Dissertação. (Mestrado). São Carlos. 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-14022008-090538/>.
CRUZ,Cátia Müller da.; et al.Procedimentos capilares de trasformação como mecanismos de danificação à fibra capilar.2009.TCC. (Graduação emEstética e Cosmético). Curso de Estética e Cosmético.ULBRA, Santa Maria. Disponível em:http://www.ulbra.br/santamaria/eventos/jornada/2009/JPE2009/Eco1256771157.pdf>
BATISTA, A. J. Proposta para implantação de um plano de marketing para tornar conhecida e atrair clientes na empresa Nilva Cabeleireira. 2008. TCC. (Graduação em Administração). Curso de Administração de Empresas. Universidade do Contestado. Fraiburgo. Disponível em: <http://74.125.155.132/scholar?q=cache:v8aJraoa5mUJ:scholar.google.com/+area+da+beleza+salões+de+beleza++estar+em+crescimento+por+isso+e+bom+sempre+estar+atualizado+os+profissionais&hl=pt-BR&as_sdt=2000>.
HALAL, John. Tricologia e a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
REBELO, T. Guia de produtos cosméticos. 6. ed. São Paulo: SENAC, 2005.
SOUZA, V.M; JUNIOR, D. A. Ativos Dermatológicos: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação pra médicos e farmacêuticos. V. 4. São Paulo: Pharmobooks, 2006.
 
1 Alexandra dos Passos Groth, Ellen Pereira dos Santos Borges Santos, Giseli Amaral Santos Dinon, Nilma dos Santos Butzge, Patrícia Amaral Santos Sell. 
2 Julie Migotto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa
	
	
	
1 Alexandra dos Passos Groth, Ellen Pereira dos Santos Borges Santos, Giseli Amaral Santos Dinon, Nilma dos Santos Butzge, Patrícia Amaral Santos Sell. 
2 Julie Migotto

Continue navegando