Buscar

Questões de Revisão - Estrutura de Concreto

Prévia do material em texto

FACULDADES METROPO’LITANAS UNIDAS - FMU
ENGENHARIA CIVIL
Gilberto Lino dos Santos Júnior RA 6544480
Avaliação N2 15/06/2021 - Estruturas de Concreto Armado - 099207A16
Professor Rodolfo Sertori
São Paulo
2021
Gilberto Lino dos Santos Júnior RA 6544480
Questões de Estruturas de Concreto Armado
1° Explique, com suas próprias palavras, quais os efeitos estruturais quando uma laje maciça de concreto armado atinge seu Estado Limite de Serviço? 
Resposta: È fato que os efeitos estruturais são as fissuras, também conhecida com o nome de “Bicheiras” no canteiro, mas quando identificadas é necessário regularizar o mais rápido possível. Pois podem gerar danos no ato ou ao longo do tempo comprometendo a estética da estrutura e a durabilidade da laje ou piso. A flecha são deformações que afetam a estética da estrutura ou seu uso normal. A vibrações excessivas são oscilações que geram desconforto aos usuários e danos aos equipamentos, ou seja, ás deformações excessivas quando atingem o valor máximo especificado para utilização normal da edificação. 
Portanto temos que seguir os procedimentos, critérios de segurança, relacionados ao conforto, durabilidade e aparência, conforme as normas da ABNT.
2° Explique, com suas próprias palavras, quais as vantagens de se dimensionar um elemento estrutural de concreto armado no Domínio 3. E qual a diferença quando o dimensionamento ocorre no Domínio 4?
 Resposta: É evidente que as vantagens de se dimensionar o elemento estrutural de concreto armado no Domínio 3 são o concreto se deforma ao máximo e aço tem bom alongamento, peça sub armada, ou seja, possui armadura na parte inferior, ou seja, antes da fissura se percebe uma leva flecha. Pois antes da peça colapsar ela te dá avisos do que está acontecendo e bom aproveitamento do aço e do concreto.
Más no dimensionamento no Domínio 4 O aço não é bem aproveitado, a sua seção denominada super armada e a ruína ocorre sem aviso, porque a pouca fissuração.
Gilberto Lino dos Santos Júnior RA 6544480
3° Quando propormos o entre o engastamento entre duas lajes maciças de concreto armado, explique por que da necessidade de compatibilizarmos os momentos negativos que correm na região do engastamento. Além disso, explique também os efeitos estruturais que justificam o engastamento.
 Respostas: Não podemos nos esquecermos que as lajes adjacentes puderem ser consideradas engastadas umas às outras, para o cálculo dos momentos fletores, consideram-se os apoios internos de lajes contínuas como perfeitamente engastados, o que representa uma idealização, pois os engastes são parciais. Em um pavimento, as lajes em geral diferem nas condições de apoio devido as suas dimensões, cargas que são submetidas entre outras variações, resultando no apoio comum dois valores diferentes para o momento negativo. 
 Desta maneira torna-se necessário promover a compatibilzação destes momentos fletores. O engastamento quanto aplicado nas extremidades de uma laje transferirá não só a reação vertical para os apoios como também esforços de torção oriundos do próprio engastamento. 
Resumindo elas poderão ser evitados os deslocamentos que podem afetar o comportamento do elemento estrutura, provocando afastamento em relação às hipoteses de cálculo adotadas. Se os deslocamentos forem relevantes, seus efeitos sobre as tensão ou sobre a estabilidade da estrutura deverão ser considerados, incorporandose ao modelo estrutural adotado.
4° Considere uma laje maciça de concreto armado, simplesmente apoiada, com Lx:3,5m Ly:4,5m, p=Kn/m², cobrimento nominal da armadura c=2,5m, Concreto C20 e Aço CA-50. Calcule: A) A altura e a Altura Útil; B) As flexas (Total e Elástica) 
Resposta:
A - Altura útil é de 7,88cm. 
Altura é aproximadamente 11cm.
B - As flechas (Total e elástica)
A flecha total foi de 1,4cm. 
A flecha elástica foi de 0,19cm.
Gilberto Lino dos Santos Júnior RA 6544480
5° Analise o Resultado obtido na letra B do Exercício anterior e, a partir dessa análise, proponha alguma solução, caso seja necessário. 
Resposta: Chegando aos resultados que demostram que estamos como uma estrutura super dimensionada. Pois uma vez que o resultado valor da carga aplicada é bem menor que 4,81 KN/m² proposto pelo exercício. 
Resumindo podemos diminuir a espessura da laje, mantendo a mesma carga. Temos um ótimo exemplo na execução de um edifício de alvenaria estrutural de 20 andares nos dias atuais, sua laje chega a 10cm de altura.

Continue navegando

Outros materiais