Buscar

A3 Saude Coletiva FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
9 em 10 pontos
	
	
	
	Quando lidamos com saúde é imprescindível o estabelecimento de muito mais do que uma assistência, é preciso que se construa uma atenção à saúde integral e que atenda às necessidades de quem está sendo cuidado. Assim, transcende-se a concepção assistencialista, para uma condição de atenção ao ser de forma integral.
Nesse sentido, produza um texto dissertativo e argumentativo sobre as reais necessidades de saúde e os entendimentos sobre o processo saúde-doença. Organize seu texto em uma sequência lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Traga argumentos condizentes e embasados teoricamente sobre o tema de forma contextualizada. Seu texto deve ter de 1.500 a 2.500 caracteres com espaços.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	O SUS  acredita que o indivíduo deve ser olhado como um todo. Muitos falam de visão 360 graus e da pessoa no centro de toda a atenção básica para que o paciente esteja e venha em primeiro lugar, para que o foco seja na manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando-se reduzir riscos e adoecimento e com adequada assistência, em caso de doença e reabilitação. Quando falamos  em saúde de forma integral falamos diretamente dos princípios  do Sistema único de saúde  a Integralidade que significa, primeiramente, que as ações e serviços de saúde devem visar não só a recuperação , mas também a promoção e a proteção da saúde. Além disso, a assistência integral implica atendimento individualizado, segundo suas necessidades particulares, e em todos os níveis de complexidade. A assistência integral deve se pautar nas reais necessidades terapêuticas, sem acrescentar o que possa ser considerado supérfluo ou desnecessário ou retirar o essencial ou relevante. devendo assim ser algo gratuito para atingir os menos favorecido e todos que precisem consequência lógica dos princípios da universalidade, igualdade e integralidade. Para que o acesso às ações e serviços de saúde seja universal, integral e igualitário, é necessário que ele seja totalmente gratuito. Assim, nenhum valor deve ser cobrado do paciente que utilizar os serviços do SUS.
A complexidade da vida contemporânea, com as atuais mudanças globalizadas somadas à juntamente com a transição demográfica e difusão de novos hábitos e padrões de comportamento tanto de grupos isolados como a coletividade em geral, alterou as condições e a qualidade de vida da e vem fazendo com que a população altere a cada dia tais hábitos, o que causou mudanças no perfil das doenças e agravos à saúde.  
Essas mudanças também se refletem na transição epidemiológica brasileira, persistindo, de um lado, as doenças que emergem e/ou reemergem, como as infectocontagiosas, e, de outro, a predominância de condições crônicas, frequentemente referidas como doenças e agravos não transmissíveis.O maior exemplo de evolução epidemiológica no ano de 2020 foi a pandemia global causada pela COVID 19, mudando hábitos, mudando a forma com que politicas publicas para o tratamento de pandemis era utilizado, implementando um plano de ação impar. Algo nunca utilizado e visto pela (OMS) foi empregado em decorrência da pandemia.Hoje encontramos a população mundial enfrentando o novo normal. Nossos modos de tratamento foram alterados, nosso modo de socializar foi revisto, o isolamento e distanciamento social foi e ainda é preciso.
O Ministério da Saúde vem desenvolvendo ações, que focam a promoção da saúde e a prevenção no Brasil. A educação em saúde surge como estratégia que promover saúde e prevenção primária e secundária e deve ser uma prática social centrada na problematização do cotidiano, na valorização da experiência dos indivíduos e grupos, tendo como referência a realidade na qual eles estão inseridos. 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	[Sem Resposta]
	
	
	
Domingo, 20 de Junho de 2021 17h23min41s BRT

Continue navegando

Outros materiais