Buscar

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS

Prévia do material em texto

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS!
Dica 1. Pergunte, não interprete
Não especule quando você não está compreendendo uma situação ou algo que o(a) parceiro(a) quer dizer. Até mesmo por que em uma situação de conflito, estamos atravessados de sentimentos desagradáveis que podem afetar nosso juízo.
Portanto, sempre pergunte e esclareça a situação, antes que ela tome proporções erradas.
Dica 2. Não exagere em utopias
Projetar a “relação ideal” significa, muitas vezes, cair em desilusão com maior facilidade, quando se coloca os sonhos à frente da realidade.
A expectativa e a idealização do Outro acaba sendo um dos maiores fatores de frustração de um casal. Portanto, lembre-se que seu companheiro ou companheira são humanos, e tão passíveis de erros como você.
Dica 3. Autoavaliação é fundamental
Questione-se, crie uma pausa no meio do sentimento de descontentamento. Observe-se e faça uma análise de si, seus pensamentos e ações. Quando tiramos um momento para nós e nos observamos com mais calma, é impressionante quantas coisas descobrimos.
As vezes, uma situação que parece ser muito ruim é apenas exagerada pelos nossos sentimentos do momento. Além disso, a autoavaliação nos permite verificar como podemos melhorar. Ela nos ajuda a nos tornarmos seres humanos mais felizes.
Dica 4. Pratique a empatia
É sempre importante colocar-se na posição de quem está falando ou demonstrando algum sentimento, mesmo que você não concorde. O fato de “ver” pelos olhos da pessoa, fará com que compreenda melhor o contexto e melhore a comunicação no relacionamento.
Dica 5. Tenha humildade
Reconheça quando erra. A pessoa que não necessita identificar seus próprios erros, jamais evoluirá no seu caminho pessoal.
Muitas vezes, a arrogância a levará a estados de intolerância que poderão ocasionar distúrbios psicológicos mais tarde. E isso pode prejudicar e até destruir relacionamentos saudáveis.
Dica 6. Demonstre atenção.
Não converse por apenas conversar, mas demonstre intenção de ouvir, entender, construir, mesmo que esteja longe de solucionar.
Só o fato de prestarmos atenção em nosso cônjuge já reduz a aflição de uma conversa difícil. Assim como é difícil para você, é difícil para o outro.
Além disso, no dia a dia, sempre preste atenção ao seu par estiver conversando com ele, seja para escolher o cardápio, seja para definir o futuro do relacionamento. Isso criará mais intimidade e confiança entre vocês, além de melhorar a comunicação no relacionamento.
Dica 7. Dialogar sem gritar
As gritarias não são sinônimas de diálogo ou de entendimento, pelo contrário, elas podem servir de faíscas para uma briga ou agressão. Caso esteja muito irritado(a), deixe a conversa para um outro momento.
Nada de bom pode ser transmitido em momentos de ira. Gritos apenas resultam na destruição da comunicação no relacionamento.
Dica 8. Não manipule
Os jogos de manipulação são comuns como estratégia de não brigar, mas são igualmente tão piores quanto uma briga. Em nossa cultura, os casais são estimulados a terem disputas de poder e a jogos amorosos.
Tenha ciência de que isso não é saudável e pode até mesmo levar a relacionamentos violentos. Seja sempre leve e saudável, evite jogos e manipulação. Assim você e seu par serão mais felizes.
Dica 9. Seja objetivo
Seja claro e honesto. Não resgate antigos problemas, tente enxergar o futuro. Não desvie o foco da conversa para “saídas laterais”.
O objetivo de uma conversa é chegar a uma conclusão comum, seja na escolha do que vão comer, seja em questões complexas como a decisão de ter filhos.
Dica 10. Exercite a tolerância
Um dos fatores que podem ajudar a criar uma rotina de diálogo saudável para o casal é criar sempre coisas novas para que se experimente o exercício da comunicação. Reconquiste o relacionamento através das palavras e das ações.
Todas as relações têm seus problemas. Identifique como e em que momento é possível tratar do problema. Não deixe para depois, qualquer particularidade pode ser importante.
O mais importante: não minta. Ser honesto com o outro é ser honesto consigo mesmo. Valorize a sua relação através de seus sentimentos e valores.
Deixe que a relação seja construída na base da troca de experiências, compartilhando a todo instante, desejos, e mesmo, as suas fraquezas.
No momento em que você ou seu companheiro/companheira dá um passo para a mudança, toda a dinâmica do relacionamento automaticamente gera algum estado novo.

Continue navegando