Buscar

ADM01040 BANCO DE DADOS GR0272202 - 202020 ead-11043 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
A linguagem SQL é bastante ampla e possui comandos e subconjuntos deles com propósitos, tais como definir a estruturação dos dados, manipular os registros de tabelas e ainda para gerenciamento de outros elementos em um SGBD, por exemplo, usuários, permissões, backup, restauração e outros.
 
Em relação a alguns comandos de SQL, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) O INSERT é um comando de DDL e é responsável por criar tabelas e realizar as inserções de seus registros.
II. ( ) O ALTER TABLE é um comando de DDL e pode ser usado, por exemplo, para adicionar ou excluir uma coluna da tabela.
III. ( ) O UPDATE é um comando de DML responsável pela alteração dos registros em tabelas, por exemplo, mudar o nome de um certo cliente.
IV. ( ) O DROP é um comando de DML responsável por excluir as linhas de uma tabela, por exemplo, excluir um certo produto.
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta F, V, V, F.
Resposta Correta:	
Correta F, V, V, F.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa é a correta. Na sequência dos itens, o item I é falso, o comando INSERT não é de DDL (definição de dados), ele é de DML (manipulação de dados) e, além disso, não é responsável por criar tabelas, apenas inserções de registros. O comando para criar tabela é o CREATE TABLE, este sim de definição de dados (DDL). O item II é verdadeiro, pois adicionar ou excluir colunas são alterações em tabelas feitas por ALTER TABLE (definição de dados - DDL). O item III é verdadeiro, pois o UPDATE muda valores em registros (manipulação de dados - DML) como no caso de mudança de nomes. O item IV é falso; o DROP é usado para excluir elementos da estrutura dos dados, por exemplo, excluir tabelas, views, índices, e é um comando de DDL. O certo seria usar o comando DELETE para excluir linhas.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Quando um software precisa ser desenvolvido, é necessário fazer o levantamento de requisitos para compreender as necessidades do cliente, as quais envolvem as funcionalidades no sistema e as necessidades de saber como os dados serão estruturados. Imagine a tarefa de analisar as demandas de um negócio no trato com os dados, a fim de identificar a modelagem apropriada destes. Considerando o exposto, quem é o responsável por essa tarefa?
Resposta Selecionada:	
Correta Projetista de Dados.
Resposta Correta:	
Correta Projetista de Dados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa B está correta, pois é justamente o Projetista de Dados que realiza as tarefas de modelagem dos dados.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Um determinado Analista de Sistema ou Administrador de Banco de Dados precisou executar o seguinte comando em um banco de dados:
CREATE TABLE CLIENTES
( CÓDIGO INTEGER PRIMARY KEY,
 NOME VARCHAR(50),
 CONTATO VARCHAR(2) )
 
Qual é o componente da arquitetura do banco de dados, especificamente do submódulo de “Armazenamento”, que será afetado pelo comando?
Resposta Selecionada:	
Correta Dicionário de Dados.
Resposta Correta:	
Correta Dicionário de Dados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa C está correta, justamente pelo fato de ser um comando de DDL (CREATE TABLE) que altera os metadados. Assim, os dados se referem aos registros que são estruturados no banco de dados e que são armazenados no Dicionário de Dados.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
A normalização de dados é uma atividade que visa analisar e rearranjar a forma como o modelo de dados está sendo tratado. A respeito dessa tarefa de normalização de dados, analise as sentenças a seguir e assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
 
( ) A normalização de dados visa melhorar a estrutura dos dados para evitar anomalias na manipulação de dados e redundância de dados.
( ) A normalização são classificadas em primeira forma normal (1FN), segunda forma normal (2FN) e outras e um modelo ao atender uma forma normal é acumulativo, isto é, deve atender também a uma forma normal anterior
( ) A primeira forma normal trata, por exemplo, do tratamento de campos multivalorados.
( ) As definições do conceito de normalização e de suas formas normais têm forte relação com o conceito de dependência funcional, considerando o quanto um atributo depende funcionalmente de um atributo anterior.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, V, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, V, V.
Feedback da resposta:	Resposta correta . O item 1 é verdadeiro, pois de fato a normalização versa sobre a finalidade da normalização que é melhorar a qualidade da forma como os dados devem ser mantidos, seja evitando inconsistências como redundância nos dados. O item 2 é verdadeiro, pois as formas normais são de fato acumulativas, atender a uma forma normal tem como condição atender a uma forma normal anterior. O item 3 é verdadeiro, pois a primeira forma normal trata a separação dos atributos multivalorados em uma tabela à parte em seu tratamento. Por fim, o item 4 é verdadeiro, pois a fundamentação teórica da normalização é baseada na dependência funcional, sobretudo, na dependência funcional em relação à chave primária das relações.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Na conversão do Modelo MER para o Modelo Relacional, algumas entidades, alguns relacionamentos e outros elementos são convertidos para a representação de como os dados serão logicamente mantidos em relações ou tabelas, com chaves primárias e chaves estrangeiras. Uma conversão comum é quando um relacionamento dá origem a uma tabela associativa.
 
Ao analisar as situações a seguir, é necessário criar uma tabela associativa em:
Resposta Selecionada:	
Correta Um sistema de escola em que um aluno pode cursar várias disciplinas e uma disciplina pode conter vários alunos.
Resposta Correta:	
Correta Um sistema de escola em que um aluno pode cursar várias disciplinas e uma disciplina pode conter vários alunos.
Feedback da resposta:	Resposta correta , pois a tabela associativa é necessária ao converter relacionamentos do tipo N:N ou muitos para muitos, o que ocorre na relação entre Alunos e Disciplinas nessa alternativa.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
De acordo com Elmasri e Navathe (2011), o modelo relacional foi introduzido, em 1970, via um artigo clássico de CODD. Esta teoria de modelo relacional deu origem aos sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais (SGBDs) que têm sido amplamente empregados por aproximadamente 50 anos. 
 
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. Sistemas de banco de dados. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
 
Em relação a esses SGBDs relacionais, analise as sentenças a seguir:
 
I. Um dos motivos de sucesso dos SGBDs relacionais é a linguagem SQL, que serve para expressar os comandos que devem ser executados pelo SGBD
 
Porque:
 
II. Como essa linguagem (SQL) tornou-se um padrão, os usuários apresentam menos dificuldades para migrar suas aplicações; por exemplo, um usuário insatisfeito com um SGBD comercial pode implantar sua aplicação em outro SGBD com esforço e custo mais controlado.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as duas sentenças estão certas e a linguagem SQL é, de fato, um dos fatores de sucesso dos SGBDs comerciais. Isso porque, como ela se tornou um padrão de mercado, vários fabricantes mantêm compatibilidade, desenvolvedores de tecnologia falam a mesma “linguagem”, o que possibilitou um vasto uso no mercado
de TI.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
O uso de agrupamentos é um recurso utilizado ao criar consultas com SELECT para sumarizar dados e realizar contabilizações ou totalizações, e a cláusula usada é o GROUP BY. Uma demanda comum é, ao realizar agrupamentos, realizar algum filtro sobre os campos calculados. Por exemplo, ao avaliar os clientes e o total de compras calculado via uma função SUM, pode-se querer filtrar apenas os clientes com este volume de compras acima de R$500,00.
A palavra chave usada na cláusula que permite realizar este tipo de filtro sobre campos calculados por funções de agregação é a:
Resposta Selecionada:	
Correta HAVING
Resposta Correta:	
Correta HAVING
Feedback da resposta:	 Resposta correta. A alternativa está correta. A cláusula HAVING é a alternativa que se tem para realizar filtro sobre um campo calculado. Por exemplo, para o caso do exemplo, uma cláusula having seria “HAVING SUM(VLR_COMPRA) >= 500”. 
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Na construção de um banco de dados, em seu início, um projetista de dados compreende os requisitos de um sistema e faz a modelagem de dados criando um modelo de entidade e relacionamento ou um modelo relacional. A partir do modelo, os comandos de DDL (Data Definition Language) são usados para criar as tabelas e outras definições no banco de dados.
Para um certo sistema, uma parte do modelo de dados está mostrado a seguir. 
 [1] 
Fonte: Elaborada pelo autor.
Existe a necessidade de criar um comando para gerar a tabela de BAIRRO com todos os campos e restrições, que, considerando que todos os campos são obrigatórios, precisam ser preenchidos na manipulação dos registros. O comando para esta criação da tabela é:
Resposta Selecionada:	
Correta CREATE TABLE BAIRRO ( COD_BAIRRO INTEGER NOT NULL,
 DCR_BAIRRO VARCHAR(50) NOT NULL,
 COD_CIDADE INTEGER NOT NULL,
 PRIMARY KEY (COD_BAIRRO) ,
 FOREING KEY (COD_CIDADE)
REFERENCES CIDADE (COD_CIDADE) );
Resposta Correta:	
Correta CREATE TABLE BAIRRO ( COD_BAIRRO INTEGER NOT NULL,
 DCR_BAIRRO VARCHAR(50) NOT NULL,
 COD_CIDADE INTEGER NOT NULL,
 PRIMARY KEY (COD_BAIRRO) ,
 FOREING KEY (COD_CIDADE)
REFERENCES CIDADE (COD_CIDADE) );
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta pois apresenta todas as definições necessárias, os campos COD_BAIRRO, DCR_BAIRRO, COD_CIDADE e a chave primária (PRIMARY KEY) e a chave estrangeira (FOREIGN KEY), tudo definido corretamente.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Após a etapa de modelagem, é necessária a criação dos elementos que vão acomodar os dados e suas restrições; é a etapa em que as tabelas são criadas junto com chave primária, chave estrangeira e outros elementos que estruturam um banco de dados. A DDL (Data Definition Language) é uma parte da SQL responsável por comandos com esta finalidade.
 
A respeito de alguns comandos e termos empregados na execução de comandos de DDL, analise as sentenças a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
 
I. ( ) A palavra CONSTRAINT pode ser empregada na definição de chaves estrangeiras e primárias.
II ( ) DROP TABLE é o comando usado para excluir uma tabela no banco de dados.
III. ( ) ADD COLUMN é parte de um comando e é usado em geral com comandos de ALTER TABLE.
IV. ( ) NUMERIC é uma palavra usada na definição de campos que aceitam números, em geral, com decimais.
 
Conforme as associações realizadas assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, V, V
Resposta Correta:	
Correta V, V, V, V
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o item I é verdadeiro; apesar de não ser obrigatório, o termo CONSTRAINT diz respeito a restrições, e as mais comuns, em que é usado na definição de chaves primárias e estrangeiras. O item II é verdadeiro, a exclusão de componentes do banco de dados é feita por DROP, por exemplo, DROP TABLE, DROP VIEW e outros. O item III é verdadeiro, pois, quando é necessário adicionar colunas em uma tabela já criada, o ADD COLUMN é usado como parte do ALTER TABLE. Por fim, o item IV é verdadeiro, pois campos que guardam valores com decimais são definidos com NUMERIC.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Leia o seguinte excerto:
“Os metadados são dados que descrevem dados. Uma parte na arquitetura do SGBD armazena a descrição detalhada das entidades e dos atributos de um projeto de banco de dados, ou seja, contém os metadados do projeto”.
 
PUGA, S. Banco de Dados: Implementação em SQL, PL/SQL e Oracle 11g. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p.150.
 
A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta a parte na arquitetura do SGBD responsável por armazenar os metadados.
Resposta Selecionada:	
Correta Dicionário de dados.
Resposta Correta:	
Correta Dicionário de dados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa B está correta. O Dicionário de Dados é onde o SGBD guarda as informações sobre as tabelas e atributos do banco de dados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais