Buscar

4 TEORIA DA HISTÓRIA

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Partindo da leitura das telas 13 a 25 da aula 4, é discutido a relação de poder entre as novas perspectivas de poder e a ampliação de objetos da História Política. Responda a alternativa correta:
		
	
	b) A partir da década de 1970, temas como os grandes líderes, a diplomacia, as guerras foram completamente abandonadas pelos historiadores voltados ao campo da História Política, os quais tem procurado entender principalmente os micro-poderes interindividuais.
	 
	e) A História Política que tem sido produzida nos dias atuais possui como uma de suas características o diálogo interdisciplinar com saberes como a Linguística, a Geografia e a Antropologia Cultural.
	
	d) As críticas ao chamado "narrativismo" da História Política que era feita a partir do século XIX e suas relações com os Estados Nacionais motivaram a fundação da Escola dos Annalles na década de 1930 e na sua ênfase à História Cultural.
	
	a) Uma das principais contribuições da História Total Quantitativa foi associar os estudos de fontes administrativas, paroquiais e testamentais com os assuntos estatais e diplomáticos.
	
	c) Os estudos de Louis Althusser sobre micro-poderes e relativos ao "Poder Simbólico" tem sido muito apropriados nos estudos da História Política voltados para os indivíduos e para os chamados "Aparelhos Ideológicos de Estado".
	Respondido em 12/05/2021 19:44:27
	
Explicação:
Pelo enunciado da questão, fica evidente que se trata da História Política onde é discutida a relação de poder entre as novas perspectivas de poder e a ampliação de objetos da História Política.
Portanto, a única que resposta que da conta da questão é a: e) A História Política que tem sido produzida nos dias atuais possui como uma de suas características o diálogo interdisciplinar com saberes como a Linguística, a Geografia e a Antropologia Cultural.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Tucídides, o grego que no século V a.c escreveu a história da Guerra do Peloponeso, evento do qual ele foi participante. Sobre Tucídides não podemos afirmar:
		
	 
	Para Tucídides, o passado é muito importante e deveria ser valorizado, junto com a participação de diversos atores sociais, dentre eles os gregos e os bárbaros.
	
	Tucídides afirmou que Heródoto mentiu ao afirmar que os bárbaros, tais como os gregos, também eram protagonistas de grandes feitos e, por isso, também eram dignos de honrarias.
	
	Tucídides foi um grande crítico de Heródoto. O primeiro acusou o segundo de ter se interessado mais pelos bárbaros do que pelos gregos.
	
	Para Tucídides, o passado não tinha valor em si, sendo apenas o prelúdio do presente.
	
	As críticas de Tucídides levaram a tradição posterior a denegrir a imagem de Heródoto
	Respondido em 12/05/2021 19:44:30
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente os nomes de dois importantes autores envolvidos com os debates teóricos que redefiniram o conceito de poder que é fundamental para os atuais estudos em história política.
		
	
	Marc Bloch e Karl Marx.
	
	Pierre Bourdieu e Karl Marx.
	 
	Pierre Bourdieu e René Remond,
	
	Karl Marx e Michel Foucault.
	
	Michel Foucault e Fernand Braudel.
	Respondido em 12/05/2021 19:44:38
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Assinale a Alternativa ERRADA.
Além da sua notável expansão de objetos de estudo, a História Política renovou-se também a partir dos seus diálogos intradisciplinares com outros campos da História, bem como de seus diálogos interdisciplinares com outras ciências humanas e sociais.
		
	
	Outro conceito relevante para a ampliação dos objetos de estudo dos que se dedicam a História Política é o de "Micro Poder", que tem como entre suas principais referências as obras de Michel Foucault.
	
	A Ciência Política contribuiu simultaneamente para uma renovação do vocabulário da História Política e para a incorporação de novas noções, tais como o conceito de "poder simbólico", proposto pelo sociólogo Pierre Bourdieu.
	 
	Em função da tentativa de interação com outros campos do saber, a História Política passou a sofrer muitas críticas, sendo acusada de se apropriar indevidamente de técnicas, conceitos, vocabulários e problemáticas que não lhe diziam respeito.
	
	Com relação as novas metodologias que passaram a ser disponibilizadas aos historiadores políticos através da renovação dos diálogos interdisciplinares, podemos citar como exemplos a Linguística e a Estatística.
	
	Entre estas ciências humanas e sociais, destacam-se, entre outras, a Sociologia, a Ciência Política e a Psicologia Social.
	Respondido em 12/05/2021 19:44:41
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome de um historiador brasileiro que estabeleceu relações estreitas entre a história e o poder.
		
	
	Caio Prado Jr.
	
	Ciro Flamarion Cardoso.
	
	João Fragoso.
	 
	Francisco Falcon.
	
	Manoelo Florentino.
	Respondido em 12/05/2021 19:44:46
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	"Esses avanços se operam muitas vezes em detrimento de outro ramo, como se todo avanço devesse ser pago com algum abandono, duradouro ou passageiro, e o espírito só pudesse progredir rejeitando a herança da geração anterior. Era pois provavelmente inevitável que o desenvolvimento da história econômica ou social se fizesse às custas do declineo da história dos fatos políticos, daí em diante lançada num descrédito aparentemente definitivo. Ora, o movimento que leva a história, o mesmo que acerretou o declínio da história do político , hoje traz de volta essa história em primeiro plano, Ao lado da história das relações internacionais, profundamente renovada, da história religiosa, também reformada e em pleno desenvolvimento da história cultural, a última a chegar e que desfruta de um entusiasmo comparável àquele de que se beneficiaram tempos atrás a história econômica e a história social, eis que a história política experimenta uma espantosa volta da fortuna cuja importância os historiadores nem sempre têm percebido."
RÉMOND, Réne. "Por uma história presente". In: ____________. "Por uma história política". Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003. p. 13-14.
Qual o objetivo do autor com a passagem acima?
		
	
	Demonstrar que a competição entre os campos historiográficos é corrente e alguns serão beneficiados e outros esquecidos.
	 
	Anunciar uma nova forma de pensar a história política atráves da conexão entre os campos de estudo.
	
	Protestar contra os historiadores que ignoram os fatos políticos em suas análises.
	
	Exaltar o renascimento da política nos estudos históriográficos recentes.
	
	Prever o esquecimento da história cultural, tal como aconteceu com a história econômica e política.
	Respondido em 12/05/2021 19:44:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A partir de fins da década de 1960, a História Política passou por um processo de atualização, levando ao surgimento de uma Nova História Política. Sobre esta corrente, é correto afirmar:
		
	
	A expansão da Nova História Política foi determinada, no nível mundial, pelo crescimento da esfera do Estado e sua ação na economia a partir da década de 1970.
	
	O surgimento de uma Nova História Política foi fortemente impulsionado pela descoberta de casos de corrupção na Europa e suas ligações com as estruturas econômicas.
	
	O campo da Nova História Política surgiu no bojo do paradigma pós-moderno, voltando-se justamente para a negação da política e da possibilidade de se escrever sua história.
	
	A Nova História Política voltou-se para a retomada do estudo dos chamados ¿Grandes Homens¿, representantes democráticos do Estado de Direito.
	 
	Através de uma maior aproximação com a Ciência Política, a Nova História Política se reconstruiu em oposição à história política narrativa tradicional do século XIX.
	Respondidoem 12/05/2021 19:44:56
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Assinale, entre as opções abaixo, aquela que melhor apresenta o conceito de poder que está no fundamento analítico dos atuais estudos de história política.
		
	
	Tal como a história política oitocentista, a atual história política está preocupada, exclusivamente, com a ação dos grandes homens.
	
	Diferente da história política oitotencista, a atual história política tem preocupação, exclusivamente, biográfica.
	
	Tal como a história política oitocentista, a atual história política está preocupada, exclusivamente, com o as relações de poder a nível do Estado.
	 
	Diferente da história política oitocentista, a atual história política não se limita a examinar as relações de poder no nível do Estado, mas se fundamenta em uma concepção "microfísica" de poder.
	
	Não é possível falar em uma "história política" no atual momento da historiografia, pois o estruturalismo da história social francesa ainda continua hegemônico na nossa disciplina.

Continue navegando