A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ATIVIDADE 4 LIBRAS

Pré-visualização | Página 1 de 3

Atividade 4 - 	libras
PERGUNTA 1
1. Leia o excerto a seguir:
“O ensino da fala tirava da escola para surdos um tempo precioso que deveria ser gasto com conhecimento de mundo e conteúdos escolares, entre outros. Por outro lado, a falta da oralização restringia as possibilidades de integração dos surdos nas escolas de ouvintes”.
 
PEREIRA, M. C. da C. et al . Libras : conhecimento além dos sinais. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 14.
 
Com base no trecho apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Atualmente, a educação de surdos que se considera ideal é a que utiliza o método da oralização.
Pois:
II. O objetivo da oralização é, através do treino da fala, fazer os sujeitos surdos articularem as palavras oralmente.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Leia o trecho a seguir:
“[...] é determinado que as SRM serão ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do AEE. Assim, o AEE deve instituir-se preferencialmente pela oferta de ‘salas de recursos multifuncionais’ (BRASIL, 2008), para   que estudantes com deficiência não interrompam seus percursos escolares na classe comum e, simultaneamente, tenham supridas suas demandas de escolarização”.
 
TEIXEIRA, K. C. A criança surda na educação infantil : contribuições para pensar a educação bilíngue e o atendimento educacional especializado. 2016. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2016. p. 26. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=9619 . Acesso em: 30 dez. 2020.
 
A partir do trecho anterior, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os materiais didáticos destinados aos alunos surdos encontram-se nas salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado.
Pois:
II. A escola regular inclusiva disponibiliza intérpretes educacionais para atender o aluno surdo em sala de aula.
 
Indique a alternativa correta.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o trecho a seguir:
“[...] a escolha que fizemos foi utilizar o termo ‘tradutor e intérprete’ [...] entendemos que tais ações, a tradução e a interpretação, se apresentam de maneira dialética e que ambas compõem uma unidade no escopo do trabalho. Sendo assim, esses dois elementos, que não são idênticos, fazem parte de uma mesma totalidade e por isso nossa opção é indicar as duas ações ao mencionarmos o nosso objeto de estudo”.
 
SILVA, K. S. X. O trabalho do tradutor e intérprete de Libras-Português e o contexto educacional . 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2020. p. 30. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=14299 . Acesso em: 28 dez. 2020.  
 
De acordo com a acepção anterior, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A tradução, geralmente, é concebida pela ideia de verter de uma língua para outra na forma escrita.
II. Para a população surda, basta apenas o serviço de interpretação entre as línguas orais e as línguas de sinais.
III. A interpretação, muitas vezes, é entendida pelo ato de verter de uma língua para outra durante o ato comunicacional.
IV. Para o tradutor e intérprete de língua de sinais, essas duas atividades fazem parte do seu trabalho como um todo.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	I, II, e III, apenas.
	
	
	I, II, e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Considere a afirmação a seguir:
“Desta forma podemos compreender que a criança surda sente prazer de [em] participar das brincadeiras, pois isso ajuda [a] levantar a autoestima e desenvolve a comunicação. As contribuições e o afeto do professor fazem com que haja interação e aproximação entre professor e aluno[,] o que possibilita segurança no processo”.
 
BERTOLLI, E. M. G.; RACHE, Z. Como ensinávamos através das brincadeiras. In : VICTOR, S. L. et al . (orgs.). Práticas bilíngues : caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM, 2010. p. 131.
 
A partir da análise da citação anterior, analise as afirmações a seguir.
 
I. O processo de aprendizado da criança surda precisa ser o mais distante e austero possível, pois desde cedo é preciso aprender com rigor.
II. A maneira como se dá o ensino na educação infantil e no fundamental, nas séries iniciais, influenciará o comportamento e o desempenho do aluno surdo.
III. O estímulo à produção e expressão em Libras desde cedo fará com que o aluno surdo se sinta mais emocionalmente seguro.
IV. O aprendizado através do estímulo e afeto estabelece, entre alunos surdos e professores sinalizantes, um vínculo estreito de amizade e confiança.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia o excerto a seguir:
“[...] essa tipificação que distingue o tradutor e intérprete de língua de sinais que atua em contextos amplos dos que atuam na Educação, tem por objetivo indicar a especificidade dessa atuação. Ressalta, porém, que essa especificação não indica que tal profissional irá ocupar o lugar de professor na tarefa de ensinar”.
 
SILVA, K. S. X. O trabalho do tradutor e intérprete de Libras-Português e o contexto educacional . 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2020. p. 30-31. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=14299 . Acesso em: 28 dez. 2020.  
 
A partir do texto anterior, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) O tradutor e intérprete de Libras-Português que atua na Educação também é conhecido como intérprete educacional.
II. (  ) O intérprete de Libras educacional é responsável pelo aluno surdo, e esse profissional deve assumir a responsabilidade de ensiná-lo.
III. (  ) O intérprete educacional está na escola para interpretar para os alunos surdos e não deve interferir no processo de aprendizado deles.
IV. ( ) Apesar de trabalhar na Educação, o intérprete educacional não deve assumir a função de professor.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, V, V, F.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	F, V, F, V.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Leia o texto a seguir:
“Para que o processo ensino-aprendizagem de matemática para surdos aconteça de forma efetiva, é necessário elaborar conceitos, estratégias e teorias compatíveis com a especificidade educacional do saber matemático e da viso-espacialidade surda, ou seja, matemática visual-espacial”.
 
CARVALHO, D. J. Problematizando a multiplicação matemática com alunos surdos. In : VICTOR, S. L. et al . (orgs.). Práticas bilíngues :
caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM, 2010. p. 74.
 
A partir da leitura anterior, observa a imagem a seguir:
Fonte: Megastocker / 123RF.
 
#PraCegoVer : imagem de um ábaco sob um fundo branco. Esse ábaco é um objeto médio de madeira, com dez hastes de alumínio, e em cada haste há