Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 1 (3) respondendo

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: JOSUE DE SOUSA LOPES
	MATRÍCULA: 01441331
	CURSO: EDUCAÇÃO FISICA
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
		TEMA DE AULA: ARTROLOGIA 
RELATÓRIO:
As articulações são conexões da estrutura óssea, capacitando em dar movimentos entre um osso a outro osso. Articulação também permite a angulação desse movimento, pois acaba juntando elemento ósseo a outro elemento ósseo. As articulações possuem grau variado de mobilidade, algumas têm mobilidade restrita e outras permitem grande mobilidade. As articulações são classificadas, de acordo com a composição das estruturas presente nelas em: Articulação cartilagínea, articulação fibrosa e articulação sinovial. Articulações cartilagíneas são unidas por cartilagem hialina ou por fibrocartilagem, um exemplo é a que ocorre no osso em desenvolvimento, no qual a epífise do osso e o corpo do osso são unidos por uma lâmina ou disco epifisário. Articulações fibrosas são caracterizadas pela presença de um tecido fibroso unindo as estruturas ósseas que se articular, como exemplo as suturas do crânio, que unem os ossos do crânio. Articulação sinovial que nos permite movimentos mais amplos, possui um líquido sinovial que está localizado dentro das articulações sinoviais, bolsas e bainhas de tendões, temos como exemplo o joelho, ombro, dedos, quadril que facilita a realização de movimentos combinados, restringe a translação de articulações e promove uma melhor distribuição de peso sobre as maiores áreas de superfície.
			TEMA DE AULA: MIOLOGIA
RELATÓRIO:
Os músculos tem a capacidade de transmitir movimentos ao nosso corpo, é através desses músculos conseguimos gerar a nossa própria temperatura realizando uma termo regulação assim como no sistema cardiovascular como também o sistema nervoso, porém ao se movimentar irá gerar calor auxiliando no termo regulação. Os músculos são classificados em músculo esquelético, músculo cardíaco e músculo liso. O tema abordado será o músculo esquelético onde encontramos no corpo humano mais de 600 músculos esqueléticos onde estão fixados ao esqueleto, às fáscias dos membros, à parede corporal e à cabeça e pescoço. A classificação dos músculos é de acordo com a ação: agonistas (que são músculos que ao se contraírem promovem determinado movimento), antagonistas (que são os músculos que se opõem à ação dos agonistas), sinergista (complementam a ação do agonista), fixadores (fixam a parte proximal de um membro, para que os músculos distais realizem um movimento na extremidade distal). Podemos destacar os músculos da cabeça onde os músculos da face são classificados em músculos da fronte (músculo occiptofrontal), músculos da boca, lábios e bochechas, e da órbita. Citamos os músculos da face (músculo occipital frontal, músculo orbicular da boca, músculo abaixador do ângulo da boca, músculo zigomático maior e menor, músculo risório, músculo masseter que é o mais forte do corpo humano, músculo orbicular do olho e os demais). No pescoço podemos destacar o esternocledomastóideo. Nos músculos do abdome destacamos o obliquo externo, obliquo interno e reto do abdome. Nos membros superiores podemos citar o deltoide, músculo peitoral maior, musculo peitoral menor, músculo serrátil anterior, bíceps braquial, tríceps. No antebraço e mão temos flexor ulnar do carpo, extensor radial longo e curto do carpo. Os músculos dos membros inferiores destacamos o quadril (quadrado femoral, glúteo médio e máximo, tibial anterior, extensor longo dos dedos, gatrocnêmio, tibial anterior.
			TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO 
RELATÓRIO:
O sistema digestório tem a capacidade de captar o alimento, processar o alimento, absorver esse alimento, e fornecer para todo nosso corpo, assim como ou outros sistemas é fundamental para a vida humana. O sistema digestório inicia muito antes de ingerirmos o alimento na boca, quando sentimos o cheio de um alimento ou até mesmo pensamos nossa língua começa a salivar, isso porque o sistema digestório começa a trabalhar, ou seja, o início da digestão. Na região oral o alimento é mastigado pelos dentes, e a saliva auxilia no processo de formação do bolo alimentar. O processo de deglutição é iniciado na cavidade oral. A deglutição que ocorre na cavidade oral é voluntária. Na região externa da face nós temos os lábios superior e inferior, os lábios existem o músculo orbicular da boca e os músculos, vãos e nervos labiais superior e inferior. A língua repousa sobre o palato e entre as porções internas dos arcos dentais. As principais funções da língua são; formação das palavras durante a fala e espremer o alimento dentro da faringe durante a deglutição. O esôfago é uma estrutura muscular que via da faringe até estômago. No estômago o esôfago termina na cárdia. O esôfago atravessa o diafragma através do hiato esofágico localizado no diagrama. O estômago está localizado entre o esôfago e o intestino delgado. O estômago é a região mais litada do troto gastrointestinal e tem formato j na maioria das pessoas. No interior do estômago podemos observar as pregas gástricas. Durante a deglutição há a formação de um canal gástrico entre as pregas gástricas longitudinais da túnica mucosa. O intestino delgado se comunica com o estômago (óstio pilórico) e com o intestino grosso, o duodeno, jejuno e íleo faz par do intestino delgado. O jejuno e íleo começa na flexura duodeonojejunal e o íleo vai até a junção ileocecal. Grande parte do íleo se localiza no quadrante superior esquerdo, enquanto que a maior parte do íleo está no quadrante inferior direito. A distinção do intestino grosso do delgado é a presença das tênias do colo, saculações, apêndices omentais e o calibre. O fígado está localizado no quadrante superior direito e estende-se ao quadrante superior esquerdo. Possui uma face diafragmática é uma visceral. A face diafragmática fica em contado com a região inferior do diafragma. A vesícula biliar em o formato de pera e funciona como reservatório de bile. Ela está localizada na face visceral do fígado, no lobo direito. O pâncreas é um órgão que se situa posteriormente ao estômago. Podemos encontra no pâncreas encontramos o ducto pancreático, que inicia no colo do pâncreas, percorre o corpo e vai até a cabeça do pâncreas onde se une ao ducto biliar e forma a ampola hepato-pancreática, que penetra na parte ascendente do duodeno, através da papila duodenal maior.
 
				TEMA DE AULA: CARDIOVASCULAR 
RELATÓRIO:
O sistema cardiovascular é fundamental para manutenção da homeostasia do nosso corpo, pois é responsável em fornecer para os tecidos nossos órgãos oxigênio e nutriente, isso tudo vindo da corrente sanguínea. O sistema circulatório é constituído pelo coração, pelas artérias, veias, arteríolas, vênulas. O coração é um órgão muscular responsável pelo bombeamento de sangue arterial para todo corpo. O coração possui quatro câmaras, o átrio direito, o átrio esquerdo, o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo. Os átrios recebem o sangue do corpo, enquanto os ventrículos, através da ação muscular, bombeiam sangue para o corpo. O ciclo cardíaco compreende o bombeamento simultâneo das duas bombas atrioventriculares direita e esquerda. O ciclo cardíaco começa com o período de relaxamento ventricular e termina com um período de contração ventricular conhecido como sístole. O coração é formado pelo Endocárdio (é a lâmina mais interna, ela reveste o coração e as valvas cardíacas), Miocárdio (é a lâminalocalizada entre o endocárdio e o epicárdio, composta pelo músculo cardíaco, Epicárdio (é a lâmina mais externa, formada pela lâmina visceral do pericárdio seroso.
O miocárdio está fixado no esqueleto fibroso do coração. O esqueleto fibroso forma quatro anéis, os anéis fibrosos que circundam as valvas cardíacas. O coração e os grandes vasos estão localizados dentro pericárdio. A base do coração é a face posterior do coração. É a face oposta ao ápice do coração. É formação pelo átrio esquerdo, possuindo uma contribuição menor do átrio direito. O átrio direito recebe o sangue venoso proveniente das veias cavas superior que desemboca na parte superior do átrio direito. Sendo que no inferior desemboca no átrio direito na altura da 5ª cartilagem costal. 
As artérias conduzem o sangue proveniente do ventrículo esquerdo para o corpo humano. Com exceção da artéria pulmonar que transporta sangue pobre em oxigênio. As artérias são revestidas por túnicas externa, média e íntima. O lúmen da artéria é o local por onde o sangue passa. A túnica íntima das artérias é elástica; a túnica média é mais espessa para suportar a pressão do fluxo turbilhonar de sangue que passa dentro das artérias. A túnica externa é composta por tecido conjuntivo e fibras elásticas, nas artérias e mais fina que a túnica média.
As veias transportem o sangue pobre oxigênio do corpo para o coração. As veias também possuem túnicas íntima, média e externa. A túnica íntima da veia não possui lâmina elástica e média das veias é mais fina em comparação com a túnica média das artérias. A artéria aorta é responsável por enviar suprimento sanguíneo e todas as partes do corpo. Temos a aorta ascendente, arco da aorta, artéria carótida, artérias renais, artérias frênicas, artérias lombares, artéria sacral dentro outros.
				TEMA DE AULA: OSTEOLOGIA 
RELATÓRIO:
Os ossos são tecidos vivos, formados por uma matriz sólida de tecido conectivo. Como todos as estruturas do nosso corpo, os ossos possuem suas funções particulares. Formam um arcabouço de proteção para órgãos vitais, como pulmões, coração, medula espinhal, cérebro, cerebelo, tronco encefálico e outros. O sistema esquelético possui duas partes principais; o esqueleto axial, composto pro crânio, vértebras, sacro, cóccix, costela, esterno. Esqueleto apendicular, compreende os ossos dos membros superiores e inferiores. Na maioria dos indivíduos existe 206 ossos. Podemos classificar os ossos de acordo com sua forma como por exemplo, ossos longos, ossos curtos, osso planos, ossos irregulares, ossos sesamoides, ossos acessórios, ossos heterotópicos. O esqueleto axial é composto por crânio, 12 pares de costelas, esterno e 33 vertebras. O corpo humano possui 33 vértebras, sendo 07 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e de 1 a 4 coccígeas. Vale salientar que entre as vertebras existem os discos vertebrais e sua função principal é evitar o atrito de um osso ao outro, além de absorver impacto. As vertebras cervicais estão localizadas na região do pescoço, sua principal característica é a presença de forame oval no pescoço transverso. A 1ª vértebra cervical é atípica, conhecida como atlas, essa vértebra suporta o peso do crânio. A 2ª vértebra cervical é o áxis, que é uma das vértebras mais resistentes, por ter que sustentar o atlas e o crânio. Os processos espinhosos da 3º e 5º vértebra cervical são curtos e bífidos, o processo da 6º vértebra cervical é longo e o da 7º vértebra é o mais longo. As vértebras torácicas T1 a T4 possui algumas características das vértebras cervicais. A vértebra T1 é atípica, e possui processo espinhoso longo e horizontal. Além disso a vértebra T1 possui fóvea costal completa na margem superior do seu corpo, que se articula com a 1º costela e possui uma semifaceta na sua margem inferior que se articula com a 2º costela. As vértebras T9 e T12 também são atípicas e possuem tubérculos. As vértebras lombares são maiores que as demais, pois suportam mais o peso do corpo em relação as vértebras cervical e torácica. O sacro é um único osso de formato triangular e que apresenta suas vértebras fundidas. O cóccix é um pequeno osso com forma triangular, que possui vértebras fundidas. Os ossos da mão são os ossos do carpo, os metacarpos e as falanges. Os ossos do carpo estão fixados uns com outros por meios dos ligamentos interósseos. Os ossos do pé são os ossos do tarso, os metatarsos e as falanges. Vale ressaltar que os ossos das mãos são do carpo e os metacarpos e os ossos dos pés são os tarsos e os metatarsos.

Mais conteúdos dessa disciplina