Buscar

Atividade 02 - Tainan Jacob

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Introdução a 
Segurança do Trabalho
- CT
Aluno(a):
 Tainan Yohan Jacob 
Data: 
09
 
 /
 06
 /
 2021
Atividad
e
0
2
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
contém 
10
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
 0
2
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) O que são doenças ocupacionais?
R. Doenças ocupacionais (DO) ou profissional, se entende produzido ou desencadeado pelo exercício do trabalho particular a determinada atividade, segundo a lei 8.213, Art: 20, enciso I. 
2) Diferencie doença do trabalho e doença ocupacional.
R. A DO tem ligação a função/ cargo do trabalhador, já a Doença do Trabalho tem ligação com o ambiente do trabalho. 
3) O que cabe ao empregador quanto ao EPI?
R. Obrigações do empregador; adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade, exigir o uso correto do EPI, fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI. 
4) O que cabe ao MTE quanto ao EPI?
R.NR06: fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; recolher amostras de EPI; e aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.
5) O que é CA e qual sua finalidade?
R. É um certificado em forma de numeração, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a fim de atestar a qualidade e a funcionalidade dos EPIs. A numeração é uma forma de confirmar que o equipamento oferece a proteção a que se destina, tendo por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção
6) O que é insalubridade e periculosidade? Cite exemplos:
R. Insalubridade são aqueles trabalhos que podem fazer mal á saúde do trabalhador, expor a agentes nocivos acima do limite fixado pelo TEM, com natureza, iintensidade do agente insalubre e tempo de exposição. Exemplo; exposição continua a produtos químicos, ruídos, exposição a umidade.
Periculosidade são trabalho periculoso caracterizado por atividades que põem em perigo a vida do trabalhador. Em caso de perigo, o tempo de exposição não é levado em conta, uma vez que atividades perigosas podem ser fatais em minutos. Exemplo, trabalho com exposição á inflamaveis, explosivos e energia eletrica, trabalho motocicleta, trabalho de segurança pessoal ou patrimonial. 
7) O que é CIPA e Como funciona o processo eleitoral da CIPA?
R. A CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem o papel de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho. A CIPA é composta tanto por empregados como por empregadores.
Para formar a CIPA, deve-se passar por um processo de eleição, no qual se escolhem os representantes da comissão. O empregador é o responsável pela convocação das eleições para formação da CIPA, respeitando o prazo mínimo de 60 dias antes que termine o mandato atual. A empresa precisa fazer uma comunicação ao sindicato da categoria profissional, alertando sobre o começo desse período. Leia o post e veja como funciona o processo eleitoral da CIPA!
A constituição da comissão eleitoral, as condições para o processo eleitoral da CIPA e os modelos de documentos da CIPA. Tanto o presidente como o vice-presidente da CIPA constituirão os membros em um período de 55 dias antes de encerrar o mandato atual. Trata-se da Comissão Eleitoral (CE), que tem a responsabilidade de organizar e acompanhar todo o processo eleitoral.
No caso de primeira CIPA, a própria empresa constitui a CE e pode até reduzir os prazos no processo eleitoral.
Para o processo eleitoral da CIPA, existem algumas condições, a saber:
Comunicação escrita em duas vias ao sindicato da categoria sobre o começo do processo eleitoral, cabendo ao chefe do sindicato protocolar o recebimento e devolver uma via à empresa;
publicação e divulgação do edital em pontos acessíveis, que permitam boa visualização, em um período mínimo de 45 dias antes que se encerre o mandato atual;
inscrição com prazo mínimo de 15 dias conforme o edital, que determina as datas do início e do final das inscrições;
Todos os funcionários da empresa podem se candidatar, sem levar em conta setores de trabalho;
o emprego é garantido a todos os funcionários até a eleição;
Efetivação da eleição no período mínimo de 30 dias antes de terminar o mandato da CIPA;
realização da eleição em um dia normal de trabalho, desde que, nesse horário, seja possível a participação de todos os funcionários (ou da maioria deles);
voto secreto;
Apuração dos votos em horário de trabalho fiscalizada por representante dos funcionários e por representante do empregador (o número será definido pela CE);
Possibilidade de eleição por meios eletrônicos;
Os documentos da eleição devem ficar guardados pelo empregador pelo prazo mínimo de 5 anos e ficar à disposição do Ministério do Trabalho e Emprego.
8) Cite três atribuições dos membros da CIPA.
R. Convocar os membros, por escrito, para a reunião da CIPA;
Coordenar as reuniões da CIPA, encaminhando ao empregador e ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, quando houver, as decisões da comissão;
Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA.
9) Todas as atividades consideradas perigosas percebem um adicional mínimo de 30% sobre o salário base? Por quê?
R. Sim, todas as atividades consideradas perigosas, os trabalhadores recebem um adicinal de 30% sobre o salário base, sem acrescimo de gratificação, prêmios ou participações nos lucros. Isso porque, o adicional de periculosidade é devido aos trabalhadores que executam atividades que o expõem a um perigo de vida durante a sua execução. Já o adicional de insalubridade é devido para os trabalhadores que executam atividades que apresentam riscos à sua saúde.
10) O simples fornecimento do EPI descaracteriza a insalubridade?
R. A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) decidiu que o uso de equipamentos de proteção individual não descaracteriza a insalubridade da atividade exercida pelo trabalhador, que passa a ter direito à contagem de tempo de serviço especial.
 (
Atividade
 0
2
:
Introdução a S
egurança do Trabalho
- CT
)

Outros materiais