Buscar

IMPORTÂNCIA DO ACS E DO ACE NAS ATIVIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
O D O N T O L O G I A
)
 QUAL A IMPORTÂNCIA DO ACS E DO ACE NAS ATIVIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE? 
Aluna: Gabriela Siqueira de Souza 
Professora: Kátia 
S2 - Manhã - Parque Ecológico 
Fortaleza, CE
28 de maio de 2021
Atividade de tutoria 4
Tivemos um encontro com o convidado Alexandre que é um ACS que trabalham na estratégia saúde da família em que tirou algumas duvidas e esclareceu alguns pontos importantes sobre a sua atuação no trabalho. 
Segundo ele, para um melhor atendimento é feito um mapeamento para ter uma idéia da área que está sendo trabalhada e logo depois o cadastramento das pessoas dessa área, incluindo moradores de rua, através de fichas que informa o agrava da doença em cada morador, número de casos de uma determinada doença e, por último o cadastramento das pessoas com seus agravos, tendo prioridades: gestantes, diabéticos, hipertensos. 
O agente comunitário de saúde é um instrumento de mobilização da área ele tem como função: 
I - Trabalhar com adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida e cadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica vigente, utilizando-os de forma sistemática, com apoio da equipe, para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, e priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local;
II – Utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade;
III – Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético;
IV – Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades;
V – Informar os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames agendados;
VI – Participar dos processos de regulação a partir da Atenção Básica para acompanhamento das necessidades dos usuários no que diz respeito a agendamentos ou desistências de consultas e exames solicitados;
VII – Exercer outras atribuições que lhes sejam atribuídas por legislação específica da categoria, ou outra normativa instituída pelo gestor federal, municipal ou do Distrito Federal.
     No interior das unidades de saúde, os ACS apoiam atividades coletivas associadas aos tradicionais programas de saúde, como grupos de hipertensos, além de outras atividades mais relacionadas com a promoção da saúde, como a educação física. Deveriam participar também das reuniões de equipe e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Outra atividade atribuída ao ACS na unidade é o acolhimento, ou seja, ele tem sido a primeira pessoa a receber, escutar e interpretar as necessidades dos usuários.
 O número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local. Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomendam-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
   A Lei nº 11.585/2.000 instituiu a data 04/10 como o marco de homenagem ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade
Algumas dificuldades definidas por Alexandre foi a falta de material como: tablets, pranchetas, protetor solar, fardamento entre outras coisas que compões a segurança do profissional, além disso o ACS não recebe nenhuma ajuda psicoterapêutica visto que seu trabalho é desgastante mas de muita importância para a população. 
O ACS visita as casas para ver a vulnerabilidade social e em cada visita irá identificar o que cada paciente precisa para chamar a Equipe de Estratégia da Família que fazem parte: médicos, enfermeiros, dentistas, aux ou tec de enfermagem para melhor ver o caso para posteriormente ver qul o motivo em que a pessoas chegou naquela situação/doença.
O ACS não pode andar com policiamento militar ou civil para executar suas atividades, pois é um risco para o agente comunitário. 
É cabível lembrar que médicos, enfermeiros ou dentistas só irá se deslocar a residência do paciente caso o mesmo esteja impossibilitado de se locomover. 
Referências bibliográficas
https://aps.bvs.br/aps/quais-sao-os-direitos-e-deveres-dos-agentes-comunitarios-de-saude/
https://www.epsjv.fiocruz.br/educacao-profissional-em-saude/profissoes/agente-de-combate-a-endemias
https://aps.saude.gov.br/noticia/9996

Mais conteúdos dessa disciplina